segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Competição 3010-R

Atualizado em 31/Out/11   

Lembrando a todos os leitores que todos podem participar dessa nossa “brincadeira séria”, como definimos no início, basta acompanhar seu peso semanalmente e enviar o resultado até o sábado, para tabulação dos dados.




Parabéns Regiane Cristine, a medalha merecidamente fica com você e quase que por unanimidade, use-a com muita sabedoria nessa semana!!!!


Nota:
As participantes que deixam de enviar seus resultados por muito tempo acabam sendo retiradas temporariamente da lista para não ficarmos com lacunas inteiras sem preenchimento, mas tão logo consigam se reorganizar e voltar a passar os dados, serão automaticamente incluídas.

domingo, 30 de outubro de 2011

Competição 3010

Atualizado em 30/Out/11   

Lembrando a todos os leitores que todos podem participar dessa nossa “brincadeira séria”, como definimos no início, basta acompanhar seu peso semanalmente e enviar o resultado até o sábado, para tabulação dos dados.




Confesso que se fosse um aplicativo automático, com um sistema definido por uma fórmula matemática, seria muito mais simples, o computador analisaria os resultados e a medalha iria para aquele cujo resultado matemático fosse o mais positivo, mas como sempre escrevo aqui, não acredito que nossas reações possam ser medidas com fórmulas, pois essas fórmulas teriam que ser muito complexas para considerar TODAS as variáveis possíveis e imagináveis, e exatamente por isso avaliar a individualidade de cada uma depende de uma visão muito particular.
Desta forma, temos mais uma decisão difícil, e por acreditar muito no bom senso de todas, na democracia, acho que vale a opinião de cada uma das participantes, para os resultados dessa semana para não desestimular ninguém e também para não iludir nenhuma das participantes.
Sabemos o quanto é difícil conseguir resultados, e o quanto é ainda mais difícil consolidá-los, até o meu resultado da semana passada ainda não se consolidou como devia, nessa semana, com a correria, me alimentei com certo controle, mas não foram os alimentos mais indicados e, além disso, por não parar em casa, praticamente não tomei água e o resultado já se refletiu na balança, recuperando 400 gramas, quando havia eliminado 300, ou seja, eu preciso mudar de patamar, saindo dos 70 o quanto antes, só assim o resultado poderá ser mantido, e vai ser sempre assim, se eu quiser manter o peso de 65, precisarei atingir os 64, para sempre ter uma margem de “vai e vem” para trabalhar com o sistema de compensação, nos momentos de abusos ou falhas. 
Assim, peço a opinião de cada uma para as seguintes questões, que certamente servirão para todas se avaliarem quando eventualmente passarem por situações similares, desenvolvendo um senso crítico para lidar da melhor forma possível com essas situações:

ANA – Vem apresentando pequenas oscilações ganhando e perdendo, mas eliminou por 2 semanas seguidas, apresentando resultados consideráveis.
PAULA – Iniciou sua pesagem nessa semana, não é possível determinar todo seu potencial, nem a consolidação desse resultado ainda.
REGIANE CRISTINE – Teve um resultado excepcional, mas pode estar relacionado ao probleminha de saúde momentâneo, embora venha de outro resultado fantástico na semana anterior, e possa estar num “embalo” muito positivo. 
Ao me deparar com esses resultados fiquei na dúvida, pois todas são na verdade, merecedoras das medalhas, cada uma por um motivo PARTICULAR: 
ANA – Pela determinação e por ter mantido a redução da semana anterior e ainda reduzido muito nessa semana. 
PAULA – Por ter começado muito bem, estar com muita empolgação e já ter registrado na estréia, um excelente resultado. 
REGIANE CRISTINE – Por também ter conseguido não recuperar o que eliminou na semana passada e ainda ter reduzido bastante nessa semana, pois mesmo que recupere algum peso depois de passado o problema de saúde, não será muito, e deverá manter uma boa parcela desse resultado.
Agora temos que decidir e até discutir esses resultados para depois chegarmos a alguma conclusão, conto com vocês.

E.T.: Só para complicar, analisando apenas os números no período inteiro temos: Ana = - 0,800 / Paula = -1,500  / Regiane Cristine = - 3,000

Nota:
As participantes que deixam de enviar seus resultados por muito tempo acabam sendo retiradas temporariamente da lista para não ficarmos com lacunas inteiras sem preenchimento, mas tão logo consigam se reorganizar e voltar a passar os dados, serão automaticamente incluídas.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Cartão Vermelho

Essa semana não vai dar, vou precisar de um cartão vermelho.

Estou com a alimentação bem controlada, mas a correria com preparativos para o aniversário do filhote retirou o pouco tempo livre, a quase nenhuma disposição e a pouca vontade de fazer a atividade física, durante toda a semana.

Nem um dia se quer, aliás, nem olhei para a roupa de ginástica, nem tão pouco para a esteira e a bicicleta.

Como terei que enfrentar uma festinha básica no final de semana, é melhor que o cartão seja vermelho para que eu me lembre dele durante todo tempo.

Fico realmente chateada quando perco o embalo na atividade física, mas realmente essa semana não consegui, foi muito entra e sai desde muito cedo e as poucas vezes que parei foi no final da noite para escrever os textos, ou durante o dia, para responder alguns comentários.

Quando meus textos forem publicados muito cedo ou muito tarde é porque meu dia foi realmente corrido. Pelo horário das publicações dá para perceber, eu nunca escrevo nada antes das 7 da manhã, portanto publicações antes desse horário foram escritas no dia anterior à noite (geralmente bem tarde), porque eu já sabia que não daria tempo, o mesmo para publicações após as 16 horas, pois geralmente não sobrou tempo nem de escrever antecipadamente. E quando não vem nenhum texto, ou faltou hora no relógio naquele dia, ou estou com algum problema de saúde em casa.

Espero que todas consigam me enviar os resultados das pesagens, pois domingo pretendo fazer a divulgação ok?

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Peso Ideal


Ontem ao utilizar esse termo durante o desenvolvimento do texto sobre presentes, decidi que seria um bom tema para ser abordado.

De onde vem essa utilização? O que realmente significa “Peso Ideal”?

É ideal para quem? Em função de quê?

Qual é a ótica utilizada para essa definição? Médica? Matemática e Estatística? Estética?

Todas essas questões podem ser consideradas porque muitas vezes nos baseamos no VISUAL para imaginar o quanto estamos fora do “Padrão Ideal”.

Mas IDEAL, é algo idealizado, não tem nada a ver com saúde. Alguém simplesmente imagina algo que parece ser bom, belo, agradável e define como ideal.

O nosso ideal é muito relativo, o modelo ideal de saúde, de beleza...

Só para avaliar o quanto o termo é equivocado analisem a definição do dicionário, novamente o mais famoso deles Aurélio:

“IDEAL: (1) Que existe somente na idéia; Imaginário. (2) Que reúne toda a perfeição concebível. (3) Que é objeto de nossa mais alta aspiração. (4) O modelo sonhado pela fantasia do artista...”

Como podemos assumir um determinado padrão de peso como IDEAL, se ele se refere à perfeição ou só existe no imaginário?

Ah, mas o termo é utilizado baseando-se no IMC... Nem sempre. As pessoas olham pra você e dizem que está fora do peso ideal e esse ideal parte do conhecimento leigo que todos temos sobre o assunto.

A mídia vende como peso ideal, imagens de pessoas magérrimas, a indústria da moda busca produzir roupas para um manequim sem muitas curvas, ou seja, o ideal muitas vezes está muito distante do REAL.

Claro que quando um médico usa o termo, ele se refere à relação peso x altura, mas quando andamos nas ruas não é exatamente esse conceito que funciona.

Se o ideal não existe o termo deveria ser trocado para adequado, compatível ou então saudável, o que não significa que todos precisamos seguir um mesmo padrão, nem mesmo em função do IMC, pois se compararmos, alguns atletas tem o IMC bem mais alto que o “ideal” devido à grande massa muscular que possuem e nem por isso podem ser considerados “acima do peso ideal”.

Portanto, temos que estar atentos inclusive aos termos utilizados, para não nos iludirmos e passarmos uma eternidade em busca de uma perfeição inatingível.

O PESO IDEAL, que busco é aquele em que me sinto bem, confortável e saudável, sem qualquer referência estética ou de padrões pré-determinados. Ainda não cheguei nesse peso, mas já estou bem próxima de atingi-lo.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Presente de Grego

O que fazer quando ganhamos um presente para aquele tamanho GG que tínhamos antes?

Sinceramente não sei, eu fiz aniversário no mês passado e ganhei um item que está totalmente fora das minhas medidas atuais, e a pessoa, acostumada a comprar tamanhos ENORMES para mim, mesmo sabendo que eu estava emagrecendo, acabou optando por comprar algo que já estava acostumada, não parando para refletir se eu por acaso poderia ter mudado de manequim.

O pior é que a pessoa mora longe, não tenho como trocar, pois a compra também foi feita provavelmente na região em que mora e vou ficar com o presente e muito provavelmente não usarei.

Vou tentar pensar em alguém que eventualmente esteja usando esse manequim e talvez repasse o presente, embora considere que presentear com tamanhos grandes é estimular que fique acima do peso, mas por outro lado, se oferecermos presentes menores, estes não serão usados, então talvez seja melhor não presentear com roupas, é melhor a pessoa que usa “tamanho especial” escolher, provar, pois assim, já é complicado, com terceiros escolhendo e comprando, fica ainda mais difícil de acertar.

Também ganhei uma peça que ficou um pouquinho justa, mas essa é mais uma daquelas peças que servirão de incentivo para reduzir um pouco mais as medidas, aliás, talvez até já esteja servindo já que de lá para cá eu já eliminei um pouco mais de peso.

Pensando sobre a questão, me ocorreu o quanto é constrangedor quando ganhamos uma roupa de presente e não serve porque é pequena para nosso manequim. Às vezes a pessoa quer que experimentemos para ela ver como ficou, e ao tentar vestir a roupa, ela não entra e ficamos sem saber como nos comportar, se desfilamos a peça apertadíssima mesmo ou se voltamos e dizemos que não serviu.

Além do constrangimento de muitas vezes precisar pedir para a pessoa trocar o presente, que já é uma situação super chata, pois já dá tanto trabalho sair para escolher algum presente, imaginem, precisar retornar à loja para trocar, às vezes não se encontra o mesmo item em numeração maior (coisa muito comum, menor às vezes é fácil, mas G e GG, é uma dificuldade), pois bem, além de toda essa trabalheira, a dificuldade de falar que precisar ser MAIOR – É muito chato!!!

E esse tipo de problema não se restringe somente ao nosso manequim, pois, as modelagens também acabam causando problemas quando um tamanho G pode ser menor que um M, por isso agora tem uma indústria em franca expansão, a do “Plus Size” que faz G que veste G e GG que veste GG, se especializando em modelos que realmente vestem as pessoas que estão acima do peso “ideal” – ainda não sei de quem é esse “ideal”, mas chamam de “ideal”.

Mas, quando a roupa não serve porque ficou grande, é uma satisfação, principalmente se estivermos fazendo aqueles esforços e enfrentando todas aquelas dificuldades para reduzir nosso manequim, mas mesmo assim, preferi não falar para a pessoa para não causar a preocupação com a troca, não valeria à pena.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Os Custos

Contabilizando o que deixei de fazer nesses últimos meses para eliminar os 15 quilos "despachados" até agora, me lembrei que tenho no freezer três pamonhas que foram congeladas ainda em Abril.

No post, ”Balanço do Feriado” do dia 26 de Abril eu mencionei algumas delícias que minha mãe havia trazido de Minas Gerais para mim, e para não comer tudo de uma só vez eu decidi congelar as pamonhas.

Vejam a que ponto chegou minha força de vontade: Tenho pamonha congelada desde Abril, tenho uma compota de figos em calda, que eu simplesmente adoooooro guardada há mais de um ano.

As pamonhas eu praticamente não vejo, pois estão no fundo de uma gaveta do freezer, já a compota de doce está super visível, pois é um lugar que estou a toda hora pegando ou guardando alguma coisa e mesmo assim eu tenho RESISTIDO BRAVAMENTE.

Confesso que estou com muita vontade de comer os dois itens que para mim são uma verdadeira perdição, mas não vou poder comer os dois numa mesma semana, além disso, a compota de doce precisa durar algum tempo, então preciso abrir a compota e só muito tempo depois, descongelar as pamonhas, portanto, será preciso PLANEJAMENTO, para não exagerar.

Essa semana está descartada, pois tenho um aniversário em programação, e o pior eu vou fazer o bolo e os docinhos, então não vou aumentar meus problemas.

Mas essa situação ilustra muito bem do que precisamos abrir mão quando decidimos emagrecer, e o quanto nos custa essa decisão.

É uma decisão que exige muita convicção, e a toda hora que olho para a compota de doce repito para mim mesma: “Ainda não eliminei tudo o que QUERO, e eu quero muito mais chegar ao meu peso do que comer esse doce”, e saindo de perto, mudando o pensamento e saindo da situação, sempre acabo esquecendo.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Competição 2310

Atualizado em 24/Out/11    17:43h

Lembrando a todos os leitores que todos podem participar dessa nossa “brincadeira séria”, como definimos no início, basta acompanhar seu peso semanalmente e enviar o resultado até o sábado, para tabulação dos dados.




Parabéns Isabel, nessa semana foi você quem estreou com o "Pé Direito".




Mais uma vez, quero lembrar que ninguém deve se preocupar se não teve um desempenho tão bom, muitas vezes eliminar pouco pode ser uma imensa vitória, assim como recuperar proporcionalmente menos do que poderíamos ter recuperado. Tentem se concentrar num objetivo claro, independentemente do resultado, o que vale é o esforço contínuo, a resistência frequente. 

Hoje temos até um grande exemplo de determinação que também merece uma medalha, a nossa leitora campeã da semana ainda relata nos comentários abaixo que resistiu bravamente a uma vontade de comer "Gostosuras Calóricas" e acredito que tenha sido necessário MUITA CORAGEM E DETERMINAÇÃO, pois nós sabemos como é difícil resistir.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Quase Verde

Significa quase maduro? Ou Quase Vermelho? O Seria Quase Amarelo?

Se acompanharmos o raciocínio Quase Cheio, também pode ser quase Vazio...

Pois é, o Cartão de hoje é Quase Verde, porque em fim depois de todos esses meses eu cheguei ao peso que havia proposto no início, como algo atingível, imaginando que precisaria dos 365 dias para conseguir eliminar 15 quilos.

E foram 271 dias de sobe e desce nos números registrados na balança, embora na maioria das vezes os números mais desceram do que subiram.

Os últimos 3 quilos foram mais complicados, em parte pelo comodismo que acabou me dominando temporariamente, pois vendo muita roupa antiga voltando a me servir e algumas até ficando largas, entrei num estágio de tranqüilidade, não engordando, mas também não eliminando nada, estacionando e sentido que conseguia manter o peso sem nenhum sofrimento, não me castigando tanto com as privações e entendendo que a partir dali eu poderia sim comer o que bem quisesse apenas de uma forma mais saudável, sem transformar a situação numa rotina, pois como já mencionei outras vezes, os sabores tentadores só compensam quando utilizados eventualmente, quando se tornam rotineiros, deixam de ser especiais e viram um PROBLEMÃO, que nós conhecemos muito bem.

Então foi preciso mais uma vez DECIDIR e QUERER continuar na mudança, para sair da estagnação e embora um pouco lentamente, considerando que para eliminar os 12 primeiros quilos foram pouco mais de 5 meses, e os últimos 3 quilos, quase quatro meses, justamente por ter me acomodado. Mas foi também um período de descobertas sobre o que eu poderia ser capaz, concluindo que o limite quem faz realmente é o interessado, com disciplina e determinação é possível chegar numa situação muito confortável, eu experimentei essa situação de conforto e poderia ter ficado nela, mas resolvi que precisava realmente atingir a meta estabelecida.

Eu até perdi aquele medo tão difundido por aí, até com certo terrorismo que é feito sobre o assustador “Efeito Sanfona”. Minha experiência com o uso de medicamentos sim, trouxe o efeito sanfona, tomando o remédio reduzia um pouco, quando parava o medicamento, o peso voltava a subir, mas dessa vez foi muito diferente.

Se o emagrecimento começa a partir de nosso cérebro, da nossa forma de encarar os alimentos, não precisamos nos preocupar com esse tal Efeito Sanfona.


É um processo de CONVENCIMENTO, você precisa convencer a si mesmo de que esse ou aquele produto embora seja saboroso, fornecerá calorias que você não será capaz de eliminar, e que ao armazená-las, seu sofrimento irá durar muito mais tempo do que o prazer de saboreá-lo.

Lembrando que quando comemos algo gostoso, logo aquele gostinho nos deixa, enquanto as calorias ficarão em nosso corpo, causando uma insatisfação que permanece por muito tempo, e com ela o gosto AMARGO e desagradável. O Erro pode estar em não nos lembrarmos do sabor agradável quando estamos sofrendo com o excesso de peso.

“Ah, mas eu comi aquelas deliciosas 3 fatias de bolo, aquele pote de sorvete, aqueles 4 pedaços de pizza, hummm estava tão bom! Valeu à pena ter ganho esses 2 quilos...” Mas não, geralmente nós merecemos um pedaço a mais do bolo, mas não merecemos alguns gramas a mais na balança... É essa contradição que não pode existir.

Não! Eu vou comer somente uma pequena fatia do bolo porque eu quero continuar entrando naquele jeans, eu quero poder entrar em qualquer loja e escolher a roupa que eu quiser, pois encontrarei numeração adequada e ficará bem em mim (passei muito tempo sem olhar vitrines de roupas).

Ah, mas dá para comer dois pedacinhos de bolo, ninguém vai “morrer por isso”, ou o mísero pãozinho de queijo que o Zeca Camargo tanto quis e não o deixaram comer. Sim, desde que amanhã não queiramos repetir a mesma situação, ainda que com produtos diferentes.

Notem que me refiro a produtos, pois alguns itens NÃO PODEM ser considerados alimentos, e não sendo alimentos, são dispensáveis, sendo dispensáveis só podem entrar no cardápio muito raramente.

Agora inicio uma nova fase, pois como já mencionei antes, ainda gostaria de eliminar 5 quilos, não sei quanto tempo vou precisar, mas vou continuar empenhada, quem sabe até o Natal eu já tenha conseguido, talvez seja querer demais? Mas QUERER DEMAIS é o que mais conta para conseguirmos o que desejamos, então vou continuar querendo demais...

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Anti-doping

Hoje a atleta aqui, não passaria no exame anti-doping, pois ontem eu realmente sentia dores musculares e precisei tomar um relaxante muscular para dormir, pois tenho um medicamento desse tipo que deve ser usado quando tenho algum estresse excessivo para evitar crises de enxaqueca.

Ainda tem mais essa, se eu fico muito cansada, mas esse muito é muito mesmo, aquele cansaço que não nos deixa nem relaxar para dormir, é certeza que no dia seguinte terei enxaqueca, então preciso estar atenta à fadiga física, tomar esse medicamento, para não sofrer no dia seguinte.

Nem acho que estou exagerando tanto assim, mas considerando o Prazo de Validade (para quem não sabe a idade kkkkk) e a total falta de condicionamento físico, só poderia resultar nisso.

Tenho feito 1 hora, 50 minutos ou pelo menos 45 minutos entre esteira e bicicleta, mas num ritmo baixo, mas somando a ginástica e a agitação do dia a dia, passar muito tempo de pé, fazendo algumas daquelas tarefinhas domésticas como, por exemplo, cozinhar, passar roupa, pode estar causando um aumento do estresse muscular que antes não tinha.

E eu que pensava que o excesso de peso era o grande vilão da ginástica, sinto que não é bem assim, pois o cansaço que sentia quando ainda estava com aqueles 14 quilos a mais é praticamente o mesmo.

Agora fico um pouco mais irritada que antes. Será que era porque eu aliviava minha irritação com algumas guloseimas proibidas e agora não arrisco mais?

Percebo que com a alimentação eu consegui encontrar as melhores alternativas para meu organismo, agora me resta descobrir o que melhor se enquadra em termos de atividade física, como já escrevi antes, precisamos ser muito observadores para encontrar nossas soluções.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Cozinhar


Hoje, passei a manhã muito ocupada, embora eu não goste nem um pouco de cozinhar, precisava preparar algumas alternativas para minhas refeições, pois ultimamente com a correria e muita pressa, tenho acabado comendo o que encontro disponível.

Sem muito tempo para comprar os legumes e as verduras, que sem dúvida são essenciais, tenho comido mais arroz e mais feijão, já que contar somente com a carne não é suficiente para controlar a fome nos intervalos.

Em 06 de janeiro no post “Mercado Outra Vez” eu abordei a dificuldade de precisar fazer compras com mais frequência quando estamos nos propondo o emagrecimento. É uma chatice precisar fazer compras toda semana quando não, mais de uma vez na semana, pois principalmente as verduras não resistem muito tempo na geladeira, e quem vive na correria, precisa tanto economizar tempo que às vezes negligencia essa tarefa de comprar, levar pra casa, lavar, picar, cozinhar, haja tempo sobrando!

É por isso que as indústrias de alimentos congelados cresceram tanto, é muito mais fácil aquecer uma daquelas sopas congeladas que se encontra no supermercado, mas não dá para fazer dieta com esse tipo de alimento, então, hoje tirei a manhã para lavar muitas folhas, muitos legumes e preparar logo um panelaço de sopa, pois meus resultados estão mesmo deixando a desejar devido à falta dos itens apropriados, só tomar baldes e baldes de água gelada não está mais adiantando.

Ainda não terminei, pois precisei fazer três panelas para caber tudo e ainda estou cortando alguns dos ingredientes, já que a higienização é bem demorada.

Eu geralmente cozinho tudo e separo em porções menores e congelo para facilitar e vou consumindo aos poucos, geralmente no jantar. Após o descongelamento é que decido se vou consumir em pedaços ou batida, para ter uma variação da mesma sopa.

Todo esse trabalho rende sopa para aproximadamente 2 semanas se for consumida todos os dias, mas eu consigo um fôlego para intercalar sopa congelada num dia e algo mais fresquinho em outro dia, procurando deixar a sopa congelada para aqueles dias de muita correria em que eu provavelmente iria comer macarrão por falta de opção, assim acaba rendendo um pouco mais e eu não como tanto carboidrato.

Por isso até agora só havia conseguido responder alguns comentários, se bem que algumas de minhas respostas são maiores que um “post”.


Nota: Hoje me senti uma verdadeira atleta. Hahahah!!! Acordei morrendo de dores musculares, principalmente nas pernas (com certeza são efeitos dos últimos dias de sacrifícios na esteira e na bicicleta), e sinceramente não consegui fazer nenhuma ginástica, vou tentar fazer agora à tarde, mas não sei se vou conseguir, depois volto para registrar aqui se consegui mesmo ou não, não prometo nada, pois as pernas realmente doem...

Acho que tão decepcionada quanto qualquer leitor, registro que não fiz ginástica e nem vou mais fazer, não aguento, estou muito cansada, as dores nas pernas ainda resistem, vai mesmo ficar para amanhã.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Perseverar


= Conservar-se firme e constante; Continuar a ser ou ficar; Permanecer sem variar ou sem mudar de intento; Persistir

Essa é a definição que encontrei no famoso Dicionário Aurélio.

Hoje parei para pensar nessa palavra que costumo usar tanto aqui no blog porque nesse tempo todo, relatando minha experiência, discutindo com os leitores as dificuldades para se manter firme na decisão de MUDAR, foram muitas pessoas que passaram e deixaram suas contribuições, de alguma forma colaboraram com o blog, mas muitas dessas pessoas, simplesmente desapareceram, eu analisei até os seguidores e percebi que alguns deixaram de seguir o blog.

Quero muito acreditar que todos os que pararam de visitar ou que deixaram de seguir o blog, tenham feito isso por falta de tempo, por dificuldades momentâneas ou até mesmo por não terem se identificado com os textos, mas infelizmente não dá para deixar de considerar a pior das possibilidades: A DESISTÊNCIA.

Eu venho escrevendo aqui todos os dias desde 01 de Janeiro, os únicos dias que não escrevi foram por algum problema de saúde meu ou alguém da família, ou no sábado quando geralmente publico os comentários da semana, e não coloco nenhum texto inédito e aos domingos quando reedito a nossa “brincadeira Séria”, intitulada “Competição”, portanto, quando decidi fazer o blog, ele se tornou uma obrigação vinculada ao meu dia a dia e diretamente relacionado às mudanças que eu me propus para atingir minha meta.

Uma condição básica para meu compromisso era a garantia que eu estaria diariamente reservando um tempo para pensar na “dieta”, nos hábitos, nos vícios e sinto que muito do que conquistei na questão do emagrecimento, se deve a esse comprometimento com meus leitores.

Independentemente de ter ou não alguém lendo o que eu estou escrevendo, eu paro todos os dias para refletir sobre algum tema.

É muito mais fácil desistir, eu mesma já tinha desistido tantas vezes, afinal de contas para desistir não precisamos sacrificar nada, nem nosso tempo, nem nossas vontades nem nossos sonhos – Opa! Acho que o sonho de reduzir alguns quilinhos até é sacrificado, mas nem percebemos mais isso.

Estive visitando alguns blogs de pessoas que participaram desse blog no começo e percebi que ninguém escreve diariamente, alguns blogs até foram abandonados, outros nem existem mais, e eram pessoas que pareciam estar empolgadas com a mais remota possibilidade de MUDAREM de verdade.

Mas é mesmo muito difícil, a perseverança é uma luta diária, é o SIM contra o NÃO o tempo todo, é a presença constante do “MAS”, sem contar o “E SE...”

Somos desafiados todos os dias a viver e mesmo sendo tão difícil não desistimos, mas quando o assunto é abandonar algum vício, o problema foge totalmente ao nosso controle.

Por quê? Talvez o vício traga satisfação. Geralmente o vício traz a falsa impressão de que estamos fazendo algo agradável, e pode até ser agradável naquele instante, o problema é que na maioria das vezes traz conseqüências desagradáveis, mas NUNCA queremos pensar nas sensações desagradáveis quando estamos nos utilizando do elemento viciante.

Quem nunca ouviu aquela “piada” meio sem graça em que alguém diz ao fumante que o cigarro mata aos poucos e o fumante responde que não tem pressa de morrer?

É assim, o ser humano não está preparado para enfrentar desafios que retirem facilidades e sensações agradáveis, o instinto busca sempre saídas mais fáceis, soluções mais rápidas. Somos capazes de pagar o dinheiro que nem temos, financiar, pedir emprestado, só para resolver da forma mais rápida qualquer problema que nos aflija.

Espero sinceramente que as pessoas que desistiram, um dia se “achem” e consigam encontrar o seu caminho, pois quem desistiu talvez esteja por aí, vagando em busca de algum desses milagres que geralmente levam o nosso dinheiro, o nosso tempo, a nossa esperança e só deixa frustração.

Quem ainda está por aqui, não desista, independentemente de acompanhar o blog, ou onde quer que esteja daqui algum tempo, persista e acima de tudo ACREDITE EM SI MESMO.

Nota: Penitência do dia 50 minutos de esteira (Também já consegui aumentar um pouco a velocidade).

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Ser Realista


Estive pensando nos meus resultados e considerando que nunca consegui tamanha evolução, eles estão sendo satisfatórios.

Destaco ainda que cheguei até aqui, estabelecendo metas viáveis de serem atingidas e não me preocupando tanto com questões estéticas, como flacidez, estrias entre outros probleminhas que vem a partir da perda de peso.

Naquele programa do Fantástico, chamaram a atenção para a necessidade de fazer a dieta acompanhada da atividade física e os envolvidos acabaram tendo uma redução de peso proporcionalmente pequena em relação ao esforço empreendido, pois segundo o que os especialistas que acompanhavam a dupla disseram, eles trocaram gordura por músculos.

Quando ouvi essa afirmação tive certeza que não queria que meu emagrecimento fosse daquela forma, por quê? Porque no meu caso isso iria me desestimular DEMAIS, eu precisava ver minhas roupas de tamanho menores, voltando a me servir e para isso eu precisaria mesmo reduzir o tamanho do corpo, não adiantava substituir a gordura por músculo, que por acaso eu nem aprecio tanto, pois penso que o corpo feminino precisa ter formas realmente femininas, com alguns arredondamentos, até uma barriguinha redondinha, faz parte da forma da mulher.

Tudo bem que é bonito ver aquela barriga sarada, mas se não tiver um pequeno arredondamento em torno do umbigo deixa de ser mulher, desculpem, mas barriga musculosa é para atleta, e fica melhor nos homens. É claro que ninguém precisa ter pneuzinho e não estou aqui falando daquela barriga esteticamente desproporcional, mas das formas femininas de uma bela mulher, que não precisa ser cheia de músculos duros para ser bela.

Desta forma, eu decidi que para mim só serviria o emagrecimento mesmo, e eu já havia tentado perder lentamente, e não funcionou em nenhuma das centenas de tentativas anteriores. Porém é preciso ter um mínimo de noção, não adianta querer o corpinho da adolescência, é preciso se livrar um pouco de padrões de beleza vendidas na mídia, temos que ser realistas e buscar o que é realmente possível dentro do nosso próprio padrão.

Pensando assim, percebi que fiquei muito menos exigente do que era anteriormente, quando queria emagrecer para ter corpo de modelo, e penso que esse é o grande erro que cometemos no início, quando ainda temos poucos quilos para eliminar, ficamos correndo atrás de uma imagem inatingível e a frustração por não conseguir chegar nesse nível, faz com que a cada desistência mais alguns quilos sejam aumentados no corpo e provavelmente essa busca pela perfeição tenha levado a desconstrução da nossa própria imagem.

Imagino que se no início, quando temos só aqueles 3 ou 4 quilinhos a mais, nos concentrássemos somente em eliminá-los, adotando hábitos alimentares mais saudáveis, sem ficar o tempo todo preocupadas em estar “malhadas” ou “saradas”, nossos resultados tivessem sido muito mais positivos do que foram. O problema é que quando temos só alguns quilinhos a mais, queremos voltar a ter corpinho da adolescência, talvez inconscientemente, mas buscamos uma perfeição muito difícil de conseguir e não chegando à perfeição fazemos da desistência um trampolim para aumentar ainda mais de peso, pois descuidamos cada vez mais da imagem já que a que queremos está tão distante de nossa realidade.

Por isso, creio que independentemente de se optar por malhar e praticar atividade física, precisamos ter muito claro qual é o nosso objetivo, pois algumas opções podem ser incompatíveis com esses objetivos, emagrecer e ficar forte pode não combinar com a expectativa de entrar no jeans justíssimo que está guardado, mas emagrecer e ficar com alguma flacidez também não vai proporcionar bem estar se quisermos desfilar aquele biquíni cortininha pequenininho que adorávamos antes de ser mães, por exemplo.

Portanto, muita atenção ao seu OBJETIVO, não se confunda, estabeleça metas viáveis, tenha bem claro até onde pretende chegar e tenha DETERMINAÇÃO para atingir esse objetivo.

Lembro ainda, que quando engordamos nós não ficamos contando as horas, os dias nem tão pouco os meses e, portanto agora não podemos cronometrar o emagrecimento. É preciso muita paciência e persistência, não vai ser da noite para o dia que chegaremos onde determinamos, sim, pois o limite quem faz somos nós mesmos, com bom senso e empenho, só precisamos QUERER MUITO.

Nota: Continuo na minha persistência com a atividade física diária, em média 50 minutos por dia.

domingo, 16 de outubro de 2011

Competição

Atualizado em 16/Out/11

Lembrando a todos os leitores que todos podem participar dessa nossa “brincadeira séria”, como definimos no início, basta acompanhar seu peso semanalmente e enviar o resultado até o sábado, para tabulação dos dados.




Parabéns Conceição, como eu previa, seu resultado não foi superado pelo menos até hoje, dentre os resultados que foram passados, portanto a medalha que eu antecipei é realmente sua. Estreando com o Pé Direito heim?
 
Na semana passada, a medalha foi dada à Cecinha, que merecidamente precisava de um estímulo a mais e não vou retirar, pois os dados que superaram a marca dela chegaram depois e penso que seja desmotivador, ganhar um prêmio num dia e no seguinte precisar devolver. Por isso a necessidade dos dados serem enviados até o sábado de cada semana, caso contrário a medalha muda de mão todo dia.

Nessa semana, por exemplo, faltou metade dos dados, caso alguém informe amanhã ou depois eu só terei condições de atualizar a tabela, talvez, no final de semana e não vou tirar a medalha que já foi "entregue". O que pode ser feito é remanejar os dados, se a pessoa passar após o sábado, o resultado fica valendo para a próxima publicação.

Esclareço ainda que a partir de agora, o resultado vencedor  vai considerar também os resultados anteriores, pois se alguém engordar 3 quilos numa semana e eliminar esses mesmos 3 quilos na seguinte acaba levando a medalha, no lugar de alguém que pode estar eliminando frequentemente menos, mas sempre eliminando. Acho mais justo e coerente com todos os nossos esforços, espero que todas as demais “competidoras” também concordem.

Claro que acontecem os escorregões com todas, mas se analisarem a tabela com atenção poderão perceber que em alguns momentos a medalha foi dada a uma competidora, mas outra talvez merecesse mais, pois teve um resultado mais constante, pelo menos considerando dois resultados, uma ganhou peso numa semana e o eliminou na seguinte enquanto outra eliminou nas duas semanas e na segunda até teve um resultado expressivo, mas que foi superado. Isso acontece muito, estive analisando os dados mais antigos e talvez seja o motivo de tanta desistência. Tenho uma lista de 17 competidoras que começaram e pararam, algumas nem enviaram resultado, mas penso que para a "brincadeira" funcionar como estímulo, nós precisaremos ser um pouco mais "Sérias".

Lembrando ainda que não estamos competindo umas com as outras, mas conosco mesmo e justamente por isso é preciso considerar a evolução individual, não apenas um número isoladamente.

Agradeço pela confirmação de todas as participantes e caso alguém não concorde também fique à vontade para suas colocações e sugestões, como sempre escrevo aqui, essa "brincadeira" não pode trazer estresse, é para ser apenas um motivo a mais para resistirmos só que precisa ser reorganizada para que realmente MOTIVE  e não desmotive.

Nota:
As participantes que deixam de enviar seus resultados por muito tempo acabam sendo retiradas temporariamente da lista para não ficarmos com lacunas inteiras sem preenchimento, mas tão logo consigam se reorganizar e voltar a passar os dados, serão automaticamente incluídas.

sábado, 15 de outubro de 2011

Tirar o Atraso

O sábado sempre foi destinado para que os leitores coloquem a leitura em dia e tenham mais tempo para refletir nos temas abordados, ficando mais fácil para deixarem seus comentários.

Portanto, vamos voltar a reservar o sábado para colocar a leitura e os comentários em dia.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Desânimo

Hoje acordei, e ao me pesar o dia ficou NEGRO!

Fiquei muito desanimada, pensei, pensei e só agora decidi o que viria escrever.

Primeiro meu cartão de hoje será VERMELHO.

Querendo tanto zerar meu peso, não consegui, por quê? Porque passei a semana, ou pelo menos o começo da semana correndo atrás da escorregada do final de semana.

Como sempre digo, quando falamos para nós mesmos: “_Eu mereço um pedadinho dessa delícia...”, precisamos assumir as conseqüências e aceitar que merecemos também o resultado que vem em seguida.

Continuo com o peso da semana passada, ou seja: ZERO.

Então fiquei muito brava, não fiz nada pela manhã e ME RECUSEI A FAZER A GINÁSTICA. Pior pra mim, quem perdeu? Claro que eu mesma, fazer birra não resolve nada.

Então parando para pensar, usando o cérebro (que temos justamente para essas horas de alucinações), recobrei a razão e conclui o mais óbvio do processo:

Quando estamos lutando com alguns quilinhos adquiridos dois ou três dias antes, conseguimos nos livrar facilmente assumindo o controle, enquanto aqueles quilinhos que nos acompanha por anos, resistem muito para deixar nosso organismo.

Eu eliminei pouco mais de 1 quilo das bobagens do final de semana e os 300 gramas (que estão aqui há mais de 10 anos talvez), não querem me largar.

Mas não tem nada não, esse fim de semana será de rotina normal, não vou à padaria, não tenho nenhuma festa, então fica fácil se policiar e restringir a alimentação aos itens permitidos.

Ah! Quase me esqueço de contar que eu acabei fazendo agora à tarde, 45 minutos de esteira, para não me prejudicar ainda mais, pois estou tentando de verdade descobrir como a atividade física pode me ajudar, e como até agora ainda não consegui chegar a nenhuma conclusão, vou insistir até que eu tenha certeza absoluta de seus resultados, sejam eles positivos ou não para mim.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Situações Cômicas

Quando a aliança ficou apertada e chegou o cúmulo de precisar comprar outra, achei que era apenas por causa da gestação, talvez o inchaço natural, e acreditei realmente que depois do nascimento da criança, voltaria a usar a aliança original do casamento.

Não dava mais para me enrolar na toalha de banho, ela não tinha comprimento suficiente para enrolar o "corpinho", passei então a utilizar as chamadas “banhão”, mas nós sabemos que o “ão” no meu caso, não se referia ao banho, pode ser no máximo “corpão”, “barrigão”, “panção”, na realidade nunca foi o banho que foi para o aumentativo.

Lembrei-me também de uma teoria que talvez alguém tenha me falado algum dia na qual me agarrei: “Você é muito alta, nem parece que está acima do peso...”

Gente! Que coisa mais ridícula! Se apoiar nesse tipo de afirmação significa, engordar cada vez mais e mais, sem nunca pensar, sem nunca refletir sobre sua real situação, acho que foi assim que perdi a noção e cheguei onde cheguei.

Dava até para pegar as filas de gestantes se eu estivesse com pressa, embora eu nunca tenha me utilizado dessa estratégia, ouvi muitas perguntas querendo confirmar se eu estava grávida, para quando seria o bebê, e infelizmente era necessário fazer “cara de paisagem” e responder que não se tratava de nenhuma gestação.

Seria trágico que não fosse cômico, mas agora (10 anos depois da aliança ter ficado apertada),  percebi que minha aliança original voltou a servir, enquanto a outra ficou larga, já uso tranquilamente as toalhas de banho tradicionais, sem ficar faltando tecido para me enrolar e faz um bom tempo que não me perguntam sobre o “bebê”.

Que alívio! Que sensação reconfortante, se olhar no espelho e ver outra pessoa, mudada tanto física como psicologicamente!

Depois de passar tanto tempo sem querer encarar o problema e em alguns momentos de desespero buscar fórmulas milagrosas, tentar, parar... tentar, parar... eu posso afirmar com toda certeza que não sou mais refém da alimentação.

Mesmo que não resista em algumas ocasiões, isso realmente fica restrito a eventualidades, o que não acontecia meses atrás, antes de começar o blog, quando o mais comum era perder do controle.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Recuperando a Rotina


Hoje, um feriado meio sem graça, pois no meio da semana, o que dá pra fazer além de dormir? Mas vamos aproveitar para tentar recuperar a rotina e reduzir um pouco os excessos de tarefas, colocando alguns eventuais atrasos em dia, para ter um tempinho maior para a terrível ginástica.

Como havia previsto na segunda feira, já recuperei o peso da última sexta, zerando os prejuízos do final de semana.

A grande diferença? Penso que o que fiz de mais extraordinário, além de não comer um bolo inteiro, foi tomar muiiiita água. No sábado e no domingo, além de ter abusado das guloseimas, eu ingeri bem pouca água, enquanto nos dois últimos dias bebi “baldes” de água, e na maioria das vezes gelada.

Fico impressionada com a diferença do metabolismo diário com e sem água, eu sempre ouvi e sinceramente nunca acreditei que fosse assim tão decisivo deixar de beber água diariamente.

Nunca gostei de água, hoje tomo quase como se fosse remédio, mas tomo porque percebo o resultado diariamente.

Assim, tenho o dia de hoje e de amanhã para conseguir evoluir na minha meta, já que passei os dois últimos correndo atrás do prejuízo, então, concentração e muita, muita DEDICAÇÃO, pois quero zerar a meta inicial essa semana, e estou tão pertinho de conseguir, que quase não acredito.

Faltam apenas 300 gramas, para ELIMINAR DIFINITIVAMENTE 15 quilos.

É agora ou nunca! Vou entrar a próxima semana já buscando a meta complementar de menos 5 quilos, agora eu sei que POSSO e vou conseguir.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Recapitulando

(Mais uma vez bem atrasada, mas hoje precisei socorrer a cachorrinha, que é das crianças, mas na hora de dar banho, levar ao médico, dar remédio, dar comida, ela é minha. Passei a manhã inteirinha no veterinário, a pobre está com problema na coluna, vamos cuidar "tadinha").

Bom, até agora só consegui responder alguns comentários e preciso narrar a luta de ontem:

Recapitulando, na semana passada eu fiz 1 hora de esteira dois dias e no terceiro já reduzi para 40 minutos, no quarto e quinto dia, correria, cansaço e preguiça, não fiz nada, somando com o sábado e o domingo que já estão fora do programa de exercícios, eu descansei 4 dias e me exercitei 3 – Que raiva de mim mesma!

Ontem, tive outro dia de loucura, quase não consegui escrever o texto do dia, que já ia acabando quando eu me troquei correndo e fiz 30 minutos de esteira, antes de sair para um compromisso que só acabou após as 23 horas.

Encaixei 30 minutos ontem, num espaço que nem cabia, pois quase me atrasei para o compromisso e hoje vai ser a mesma coisa, isso se eu conseguir encaixar, e é isso que me estressa. Não conseguir me programar é uma verdadeira tortura pra mim.

Agora o resultado do dia, lembram-se que aumentei meu peso em 1,100 Kg no final de semana certo? Hoje, já registrei – 800 gramas, e garanto para todos que não passei fome, apenas comi somente o que realmente é permitido numa dieta, ou seja, dá para mandar alguns quilos ganhos num final de semana pra bem longe, desde que a compensação entre em ação. Por isso é tão importante lembrar que não engordamos em um evento, infelizmente vamos engordando com o acúmulo de vários e vários eventos sem controle e sem compensação.

Concordo que nem todo mundo tem o mesmo metabolismo, talvez eu tenha alguma facilidade nesse sentido, mas garanto que se eu não me controlasse, hoje talvez estivesse com pelo menos alguns gramas a mais, e se não for possível eliminar 1 quilo, que seja 100 gramas, o importante é se controlar e conter de verdade o vício em alimentos não recomendados.

Bom, vou correr e tentar fazer o “encaixe” do dia – Ginástica, ginástica, ginástica JÁ!!!!!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Que Inveja

É, me rôo de inveja das pessoas que afirmam poder comer de tudo e não engordam, mas sinceramente fico um pouco desconfiada.

Ontem, domingo, vi uma reportagem na TV que falava sobre uma pesquisa que foi feita com pessoas que ao serem submetidas ao dobro de calorias que consumiam normalmente, engordaram proporcionalmente pouco, ou seja, os efeitos do excesso de alimento não foram devastadores como em pessoas consideradas “normais”.

Como já frisei em outras discussões acredito que o fator idade favorece e muito esse perfil de metabolismo, mas tenho que concordar que algumas pessoas podem sim ser privilegiadas e não ter a chamada “Tendência” a engordar, os que nós costumamos denominar “Magros de Ruim”.

Tenho uma experiência muito real dessa semana e vou colocar aqui os resultados dia a dia.

Na sexta feira, dia da minha pesagem semanal, eu registrei Zero, ou seja, meu esforço da semana foi nulo, mas aí tenho que confessar que ataquei um pacote de biscoitos, comi muito pão e não fiz ginástica nem na quinta-feira, nem na sexta-feira, portanto ainda posso me considerar no lucro.

Entretanto, no final de semana, já irritada por não ter cumprido minhas obrigações da semana e por não ter eliminado 1 graminha se quer, “enfiei o pé na jaca”.

Viajei, e ao ir até uma padaria para comprar um lanchinho para a noite de sábado, vi um bolo de milho verde, quentinho, que acabava de sair do forno, aquele cheiro... Não resisti, peguei o meu e trouxe para casa, acompanhado de alguns pãezinhos para fazer um hot dog básico.

Ao chegar, acham que esperei para comer um pedacinho somente depois do jantar? Claro que não! Lembram quando eu “falo” que temos direito de sentir vontade do que não comemos frequentemente? Pois esse foi o meu momento da VONTADE sem nenhum controle.

Chegando em casa comi um pedaço bem generoso do bolo, e sim, comi hot dog também no jantar, e ainda tomei refrigerante, pouco mas tomei, e lógico, após o jantar comi mais bolo.

No café da manhã do domingo comi bolo, tentei controlar um pouco o almoço, comendo apenas escarola refogada e um pedaço de carne, mas comi mais bolo à tarde, ou seja, uma HERESIA TOTAL pra minha dieta.

Sem a balanço, só consegui me pesar hoje pela manhã, e o resultado não poderia ser outro: + 1,100 Kg nos ponteiros da balança? Não! No meu corpinho mesmo!

Vejam como é fácil aumentar o peso, mas eu estou acostumada com isso e sei que em dois ou três dias retorno ao peso correto, desde que mantenha o controle RÍGIDO.

Assim, vou narrar para os leitores esse processo, até para que outros que enfrentam situações parecidas tenham certeza que isso acontece sim, e que basta compreender, aceitar e admitir o erro e corrigir o comportamento IMEDIATAMENTE.

Eu ganhei 1,100 Kg em apenas 3 dias, se mantiver o nível de calorias, recupero rapidinho o que eliminei até aqui, se não fizer o “detox” imediatamente, ficarei com esse quilo adicional, pois ele se instala e a cada dia fica mais difícil eliminá-lo.

Amanhã passo a situação e assim dia a dia até a sexta-feira, quando devo registrar o resultado da semana. Penso que será um ótimo exemplo para ilustrar para quem esteja um pouco desorientado com o sobe e desce dos ponteiros da balança, que insistem em refletir no nosso “corpinho”.

domingo, 9 de outubro de 2011

COMPETIÇÃO

Atualizado em 09/Out/11


Lembrando a todos os leitores que todos podem participar dessa nossa “brincadeira séria”, como definimos no início, basta acompanhar seu peso semanalmente e enviar o resultado até o sábado, para tabulação dos dados.





Parabéns Cecinha! Se considerarmos seu resultado a medalha é sua nessa semana, portanto mude o dia base, somente se for realmente conveniente.


Seus esforços vêm sendo recompensados, continue firme e VALENTE, enfrentando todas as dificuldades pois você sempre vencerá todas.




Nota: As participantes que deixam de enviar seus resultados por muito tempo acabam sendo retiradas temporatiamente da lista para não ficarmos com lacunas inteiras sem preenchimento, mas tão logo consigam se reorganizar e voltar a passar os dados, serão automaticamente incluídas.