terça-feira, 20 de novembro de 2012

Energia Falsa

Estive avaliando os resultados DEVASTADORES dos carboidratos sobre meu dia a dia e além de tudo que já sabemos sobre o comprometimento dos resultados na eliminação de peso, também percebi que a energia fornecida por eles é tão passageira que acaba deixando o corpo ainda mais fraco.

 

Talvez seja por isso que quanto mais comemos mais fome sentimos, no meu caso especificamente quando zero ou me aproximo bastante de “zero carboidrato” minha fome fica muito mais controlada.

 

Portanto, ao fornecer uma energia altamente volátil, os carboidratos simples, acabam por “roubar” energia. Ficamos moles, nos sentimos fracos, pois os carboidratos refinados ou simples são transformados em energia rapidamente descarregando um acentuado teor de açúcar na corrente sanguínea que rapidamente compensa com uma grande carga de insulina e em pouco tempo a taxa de açúcar cai e o corpo entra num estágio de sonolência.

 

Eu não sinto nenhuma diferença entre os carboidratos simples e os chamados integrais, minha fome não fica menor, e também não demoro mais a ficar sonolenta, mas tem muita gente que afirma sim ter resultados diferentes utilizando produtos integrais.

 

Para mim, comer um pacote de pão integral é a mesma coisa que comer um pacote de pão normal, a condição de saciedade é a mesma e o tempo de resposta à fome também é o mesmo, mas acredito sim que para muitas pessoas essa diferença realmente tenha um efeito melhor na dieta.

 

Portanto, talvez seja melhor adotarmos os produtos integrais, considerando que necessitamos de carboidratos, então que sejam os “menos” prejudiciais.

 

Mas ainda tenho alguns questionamentos quanto aos chamados integrais e as contradições entre a farta oferta de produtos refinados em detrimento dos mais saudáveis e já discuti isso no post “Saúde x Alimentação x Propaganda” (http://emagrecendo365dias.blogspot.com.br/2011/02/saude-x-alimentos-x-propaganda.html) de 17/Fev/2011, quando questiono os altos custos do produto “saudável” e a falsa ideia de serem destinados a doentes. A impressão que fica é que esses produtos são indicados apenas a quem tem algum distúrbio de saúde.

 

Então, ficamos reféns dos altos custos de itens que seriam muito mais saudáveis, além de muitos deles nem estarem disponíveis e fáceis de serem adquiridos. Como é sempre preciso criar uma dificuldade para se vender facilidade nossa saúde também vai ficando embrulhada num comércio cruel e até desumano, por isso nós é que precisamos ficar atentos e nos cuidar da forma mais equilibrada possível, driblando as armadilhas e vencendo os vícios.

7 comentários:

  1. concordo plenamente, fiz um exame de sangue há 4 meses e o resultado foi devastador: glicose em jejum: 89 (normal)/glicose pós prandial 68 (hipoglicemia severa). insulina em jejum 15 (normal)/ insulina pós prandial 90 (elevadíssima). em 4 meses de dieta consumindo carboidratos refinados somente aos finais de semana e durante a semana utilizando somente os carbos de frutas, vegetais e uma única fatia de pão preto no café da manhã, além dos 13 quilos a menos no corpo refiz meu exame de sangue e os resultados foram animadores! glicose normal em jejum e pós prandial e insulina pós prandial baixou de 90 para 18!!!! ou seja, a alimentação influencia sim e basta termos controle para isso. não tem outra maneira, para quem como eu tem hipoglicemia, o que leva a obesidade, o melhor a fazer é diminuir drasticamente o consumo de carbos, e para toda a vida! é triste mas já me acostumei e me sinto tão melhor que não quero nem pensar mais em comer aquele paozinho frances toda manhã ou aquela bela macarronada ao meio dia! eliminei de vez da minha vida (tirando um fim de semana ou outro...).
    laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem consegue reduzir drasticamente os carboidratos como nós Laura, é um excelente mecanismo para acelerar a perda de peso.

      Mas tem muita gente que tem dificuldade nessa redução radical, aí é necessário trabalhar muito o psicológico para VENCER O VÍCIO no açúcar e conseguir controlar a quantidade.

      Excluir
    2. Ops, a ELIMINAÇÃO de peso, não a perda, perder é um termo que eu não gosto de usar, pois aumenta as chances de encontrar novamente... rsrsrs

      Excluir
  2. Oi Eda, eu sinto muita diferença qdo diminuo o carboidrato simples, tenho evitado eles de todas as formas e durante a semana só como uma porção de arroz integral (cateto com vermelho) e 2 fatias pão integral por dia. Para minha sorte sinto diferença na fome qdo como estes dois itens ao invez do arroz normal e do pão frances.
    Acho que devemos continuar comendo de tudo, pois afinal esta dieta vai ser seguida o resto da vida, mas os carboidratos que devemos consumir devem ser "preferencialmente" os de baixo indice glicemico ou complexos, pois a maioria das pessoas sente apenas o lado positivo deles... Mas como vc sempre diz, cada um é cada um e resta a nós encontrar o que nos faz bem ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente por isso Kazinha, que você está conseguindo excelentes resultados.

      Você descobriu sua fórmula e consegue seguir, essa é a mágica que todos procuramos, só que sem ter esse conhecimento, por isso muitos acabam se perdendo e desistindo.

      Excluir
  3. Cecinha

    Oi Eda

    Lembro que você citou em um comentario, que devemos procurar conhecer nosso organismo, o que nos ajuda ou atrapalha na eliminação de peso, baseada na sua esperiência pude constata que realmente os carboidrato me levaram ao sobrepeso. Como sabe, venho fazendo a dieta da proteina, burlando algumas vezes, porém consciente que jamais poderei voltar a consumi-los como fazia antes.
    Depois dos feriados e com 3kg a mais, resolvir passar 14 dias só na proteina, hoje fazem 7 dias e despachei 1kg, percebi que das outras vezes eliminava 2,00kg 2,50kg em uma semana, mas devido a tantos deslizes o organismo não esta correspondendo do mesmo jeito, ja era de si esperar, o importante é que após uma semana a fome e a ansiedade diminuiram, assim fica um pouco mas fácil ser parciente e esperar os kilinhos irem embora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecinha,

      Desculpe a demora na resposta, mas estive mais enrolada do que o normal nos últimos dias.

      É isso mesmo, depois de um tempo o corpo tenta se readequar e cada vez mais ele tenta economizar, fazendo com que nossos esforços e sacrifícios sejam enormes com resultados às vezes até insignificantes, e é aí que temos que estar muito ESPERTAS, pois geralmente o resultado baixo nos leva a "entregar os pontos", ou seja NOS RENDEMOS e deixamos para recomeçar na próxima semana, e entra semana, sai semana, estamos sempre RECOMEÇANDO e NÃO SAÍMOS DO LUGAR.

      Temos que aceitar o resultado pequeno para chegar no grande, aos poucos com muita paciência e persistência.

      Excluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.