quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Economia & Dieta


Percebi que depois que passei a concentrar minhas compras em produtos menos calóricos, mais naturais e mais saudáveis, houve uma pequena economia no orçamento doméstico, mas será que esse fator pode ser forte o suficiente para estimular as pessoas a não comer o que não devem?

Ainda nessa semana, mais uma notícia sobre medidas oficiais para combater a obesidade, dessa vez na Dinamarca, onde os alimentos que engordam terão seus impostos aumentados, visando desestimular o consumo desses itens.

Mas será que funciona? Penso que provavelmente terá o efeito que tem sobre os cigarros: Quem fuma, não está nem um pouco preocupado em pagar até 75% em impostos sobre o cigarro e mantém o vício mesmo que o custo seja elevado.

Com os alimentos, talvez o efeito não seja tão nulo como no caso dos cigarros, mas o percentual de pessoas que vai deixar de consumir determinados produtos em função do seu preço será muito pequeno, pois a conscientização do sobrepeso precisa acontecer antes da preocupação com o preço do alimento. Não será o preço que irá despertar o interesse em emagrecer.

No meu caso, foi natural, aos poucos fui fazendo substituições e escolhas mais saudáveis e comecei a notar que o gasto semanal com as compras tem sido menor, mas é preciso deixar claro que não compro uma série de produtos destinados às dietas, farelo disso, farelo daquilo, açúcar mascavo, sementinha disso ou daquilo. Compro somente o básico e só aumentei os legumes e verduras, porque se for necessário comprar esses itens específicos ai vamos estourar o orçamento fácil, fácil.

Quem é chocólatra, por exemplo, vai consumir chocolate independentemente de pagar altos impostos. Basta ver como se vende Ovos de Páscoa, ninguém presta a atenção à ENORME diferença de preço do chocolate em barra e o ovinho, que pesando muito menos custa muito mais, se é assim na Páscoa, alguém vais se preocupar com o imposto embutido no preço do chocolate?

O benefício, com a cobrança desses impostos adicionais, seria talvez a destinação dessas verbas arrecadadas, para tratamentos de casos de pacientes graves em decorrência da alimentação inadequada, mas não acredito que possam alterar hábitos de consumo.

2 comentários:

  1. Cecinha

    Boa tarde
    Edamoa.

    Estou super motivada essa semana,espero continuar assim,comecei de verdade a me alimentar de maneira equilibrada em 03.10.2011 mesmo dia que você iniciou sua dieta em janeiro, preciso focar meu objetivo e ter a determinação de pernanecer com ele sem permitir que nemhum evento o atrapalhe, vem ai dia 12 de outubro além de feriado também é aniversario do marido, pense! temos projeto de ir a piscina do clube que ele é sócio, porém bate um desespero sem saber o que vai ter para comer e bebe, não quero sai da dieta, entao estou te pendindo um help, como devo me alimentar? faço minha bolsinha de lanche para levar ou como o mínimo as opções que o clube oferecer?
    Que dilema!
    vou te passar o peso na segunda,pretendo caminha no sábado e no domingo, vim trabalhar andando esses dias, mais quero completar a semana inteira de exercicios e ver o resultado na segunda.
    Você tem razão quando diz que o orçamento diminui quando estamos de dieta, sinto no bolso, principalmente nos finais de semana que adoro umas cervejinhas, por outro lado passei a comprar as sementizinha que você citou. rsrsrsr

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde Cecinha!

    Confesso que é bem difícil dar palpite na rotina alimentar dos leitores.

    No seu caso, não sei bem o que você pode encontrar para comer no clube e também não sei como funciona a questão de levar o próprio lanche, em alguns lugares esse procedimento é um pouco difícil, mas se fosse eu e houvesse condição de levar de casa, eu levaria, até porque prefiro ter certeza e garantia de como o alimento foi preparado.

    Eu já tenho esse hábito em casa, quando viajamos, geralmente o hotel não tem refeição, ou tem só 1/2 pensão, por exemplo, então eu levo um verdadeiro supermercado na bagagem, principalmente porque tenho criança e pelo menos um que não come qualquer coisa, entenda-se por "qualquer coisa": quase nada, é bem difícil, não gosta de praticamente nada saudável e é uma verdadeira guerra fazer comer o que precisa.

    Agora se ficar muito difícil ou causar transtornos, é melhor comer o que encontrar, mas controlando muito a quantidade. Evitando refrigerante, se não resistir àquela cervejinha, que seja o mínimo possível. Não precisa ser estraga prazer, mas dá para enrolar bastante tempo com o copo na mão e beber bem devagar, e ainda comer socialmente, controlando a vontade e a voracidade.

    Mas lembre-se, não vai ser na sua primeira tentativa que o controle vai ser sensacional, isso exige muita prática e muitas tentativas até que esteja pronta para enfrentar qualquer evento sem ficar atormentada.

    Por garantia, seja o mais rigorosa que puder na alimentação até o dia do evento, assim você já estará compensando alguns pequenos deslizes antecipadamente.

    Quanto à sementezinha, eu também até compro algumas coisinhas, mas se entrarmos numa dependência desses itens muito específicos e não controlar o restante da alimentação, acabaremos comendo tudo que comemos normalmente MAIS as sementinhas e farelinhos e ainda teremos um “rombo” na conta no final do mês.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.