terça-feira, 25 de outubro de 2011

Os Custos

Contabilizando o que deixei de fazer nesses últimos meses para eliminar os 15 quilos "despachados" até agora, me lembrei que tenho no freezer três pamonhas que foram congeladas ainda em Abril.

No post, ”Balanço do Feriado” do dia 26 de Abril eu mencionei algumas delícias que minha mãe havia trazido de Minas Gerais para mim, e para não comer tudo de uma só vez eu decidi congelar as pamonhas.

Vejam a que ponto chegou minha força de vontade: Tenho pamonha congelada desde Abril, tenho uma compota de figos em calda, que eu simplesmente adoooooro guardada há mais de um ano.

As pamonhas eu praticamente não vejo, pois estão no fundo de uma gaveta do freezer, já a compota de doce está super visível, pois é um lugar que estou a toda hora pegando ou guardando alguma coisa e mesmo assim eu tenho RESISTIDO BRAVAMENTE.

Confesso que estou com muita vontade de comer os dois itens que para mim são uma verdadeira perdição, mas não vou poder comer os dois numa mesma semana, além disso, a compota de doce precisa durar algum tempo, então preciso abrir a compota e só muito tempo depois, descongelar as pamonhas, portanto, será preciso PLANEJAMENTO, para não exagerar.

Essa semana está descartada, pois tenho um aniversário em programação, e o pior eu vou fazer o bolo e os docinhos, então não vou aumentar meus problemas.

Mas essa situação ilustra muito bem do que precisamos abrir mão quando decidimos emagrecer, e o quanto nos custa essa decisão.

É uma decisão que exige muita convicção, e a toda hora que olho para a compota de doce repito para mim mesma: “Ainda não eliminei tudo o que QUERO, e eu quero muito mais chegar ao meu peso do que comer esse doce”, e saindo de perto, mudando o pensamento e saindo da situação, sempre acabo esquecendo.

12 comentários:

  1. Resistir as delícias do dia a dia é muito difícil. No meu trabalho, o pessoal sempre faz uma pausinha para um lanche pela manhã. Mas o lanche é um pastel, um achocolatado, uma coxinha.... e eu, só na barra de cereal. Não é fácil, o cheiro vem e a vontade de comer é enorme. Mas não posso mudar meu foco, preciso emagrecer. Como meu tio falou: para emagrecer é difícil, mas engordar é muito fácil, pois não precisamos fazer esforço nenhum.
    Tento a cada final de semana, comer menos besteiras, mas às vezes abuso. Tentarei me manter firme e forte no meu foco. Sei que vou conseguir...

    ResponderExcluir
  2. nossa....isso sim é determinação! mas comer uma coisinha num final de semana não faz mal né? eu estou lutando contra um pote de sorvete caseiro no freezer...mas só comerei no sábado, se ainda tiver (espero que os gordos aqui de casa terminem com ele antes rsrs). ultimamente tenho conseguido comer mais do que estava acostumada e mesmo assim tenho emagrecido, graças ao pilates e plataforma vibratória que estou fazendo...recomendo muitooo!!! mas claro que ainda me cuido e tudo mais, só que as escapadelas do fim de semana nem fizeram cócega na balança, e com certeza por causa da atividade física.
    beijos ana s.

    ResponderExcluir
  3. Calycia,

    Até eu daqui, senti o cheiro.

    E cheiro é algo tão tentador que às vezes sentimos cheiro de algo que estamos com vontade de comer, mesmo que aquela delícia não esteja por perto.

    Quem nunca sentiu cheiro de alguma coisa deliciosa só de pensar nela?

    Mas é isso, "matar um leão por dia". Todo dia você vai precisar enfrentar essas tentações, às vezes vai conseguir resistir, às vezes não, mas a cada dia que conseguir resistir uma força adicional é somada à sua capacidade e quando você perceber estará quase blindada.

    ResponderExcluir
  4. É Ana,

    Mas não se esqueça que as tentações do final de semana são outras (churrascos, almoços na mãe, na sogra, lanches), por isso venho resistindo a essas que mencionei.

    No último fim de semana, por exemplo, enfrentei um churrasco com cerveja e até refrigerante, que já fazia um bom tempo que eu não tomava.

    No próximo fim de semana tenho aniversário do meu filhote, embora o bolo tenha que ser de chocolate, e como todos sabem não dou a mínima para chocolate, teremos churrasco, refri e cerveja para os adultos, além de docinhos.

    Então, vou adiando a abertura do doce e o descongelamento das pamonhas para não aumentar os prejuízos.

    Mas se não prestarmos atenção, realmente cedemos, esquecemos das tentações que geralmente já são regra de final de semana, e adicionamos mais uma dose durante a semana. Por isso é tão importante anotar o que se come diariamente, pois percebemos melhor o que devemos, podemos (e o mais importante o que é possível) ou não evitar.

    ResponderExcluir
  5. nossa parabens pela força de vontade, é muito dificil mesmo, mas é assim que vamos conseguir...eu tenho um filho de 15 anos, e vive cheio de vontade e de fome falo que ele tem uma lagarta no estomago...o pior ele é bem defenido no seu corpo, mas conclusão sou mãe tenho que fazer coisa pra ele comer.....e to resistindo.....ai.....vou resistir.....eu vou....bjus

    ResponderExcluir
  6. É Regiane,

    O pior é que eles ainda estão em fase de crescimento, então realmente sentem fome e precisamos suprir todas as necessidades deles e resistir o tempo todo, pois nós estamos também em fase de crescimento, mas, para os lados... rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Edamoa,

    Adorei o “Ainda não eliminei tudo o que QUERO, e eu quero muito mais chegar ao meu peso do que comer esse doce”.
    Tenho feito algo parecido em algumas situações e tem me ajudado muito.
    Manter o foco em nosso objetivo é o que nos faz ir adiante, mesmo com alguns tropeços.

    Paula

    ResponderExcluir
  8. Ah Paula!

    Assim não vale! Eu estava lendo seu blog e deixando um comentário enquanto você estava aqui?

    Fiquei com seu blog aberto mais de uma hora, porque acabei saindo do computador e fui fazer outras "emergências" e uma hora depois voltei... Isso que dá querer fazer 4, 5 6 coisas ao mesmo tempo kkkk.

    Quanto ao FOCO, precisa ser assim. Sempre que tenho uma vontade louca de comer alguma coisa dispensável, eu PARO, PENSO e REPITO o que eu realmente QUERO, e na maioria das vezes funciona.

    ResponderExcluir
  9. Olá Edamoa
    realmente é preciso ter muita força de vontade
    quando realmente queremos algo tão difícil quanto é chegar ao nosso peso ideal. Acredito que esta seja a parte mais difícil da reeducação alimentar, saber que não podemos comer tudo o que queremos e gostamos (e que geralmente é muito calórico)numa mesma semana. Eu brinco aqui em casa que nós que decidimos emagrecer, somos igual aos dependentes químicos precisamos viver um dia de cada vez.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. É exatamente isso Jô,

    Nós somos sim viciados em açúcares e gorduras, mas principalmente o DOCE, gera uma dependência inclusive comprovada por estudos científicos.

    O açúcar age em nosso cérebro, na mesma região que as drogas agem.

    Por isso tanta dificuldade.

    Por isso não devemos nos sentir tão culpados e sofrer tanto quando não conseguimos. Precisamos lutar sim, mas sem CULPA, existem muitos fatores que nos atrapalham e a dependência é apenas mais um desses fatores.

    ResponderExcluir
  11. Olá Edamos!Bom como sabe tb estou na luta e sabe, eu sou louca por doce, mais tenho consiguido resistir tb assim como vc esta fazendo!
    Agora o que pra mim ta sendo pior são os tais exercicios...vejo q vc t sofre...menina o q fazer?Sabe eu odeio!Tenho feito na marra mais tem dias tipo hoje, q parece mentira mais nao é, eu termino os exercicio mal, passando mal de verdade, mto fraca, e é estranho pq parece q sinto falta de comida mas ai estou tao fraca q o organismo nem aceita comer, e fico enjoada nossa é mto estranho fico mal mesmo....não sei o q fazer em relação a isso, ja nao tenho vontade nenhuma de fazer exercicios e ai termino passando mal, nossa da raiva sabe vontade de nunca mais nem pensar neles p poxa ao inves de me fazer bem acabo logo depois ficando de cama fraca e enjoadal....
    alguma dica? vc ja passou por isso?
    parabens pelas vitorias! bjos

    ResponderExcluir
  12. Elaine,

    Será que você não está exagerando na atividade?

    Embora eu também fique bem cansada, mas não tenho enjôos, nem falta de apetite.

    Dependendo do seu peso, talvez seja melhor se concentrar mais no controle da alimentação e esperar estar com um peso reduzido para praticar atividade física mais intensa.

    Penso que quando estamos com muito peso sobrando o melhor é fazer caminhada leve, sem exagerar, pois o desgaste das articulações também pode ser muito alto quando estamos com muito peso para eliminar.

    Eu só passei a fazer alguma coisa e mesmo assim sem me exigir demais, depois de ter eliminado 13 quilos, antes, todas as vezes foram lamentáveis, não conseguia dar continuidade além de não conseguir focar no controle alimentar.

    Tente fazer no máximo 30 minutos, sem exagerar na intensidade e na frequência, procure descansar num dia e se exercitar no outro, intercalando e dando algum descanso, pode ser que funcione melhor do que tentar exigir o máximo sem condicionamento e com excesso de peso fica praticamente impossível agüentar.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.