quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Peso Ideal


Ontem ao utilizar esse termo durante o desenvolvimento do texto sobre presentes, decidi que seria um bom tema para ser abordado.

De onde vem essa utilização? O que realmente significa “Peso Ideal”?

É ideal para quem? Em função de quê?

Qual é a ótica utilizada para essa definição? Médica? Matemática e Estatística? Estética?

Todas essas questões podem ser consideradas porque muitas vezes nos baseamos no VISUAL para imaginar o quanto estamos fora do “Padrão Ideal”.

Mas IDEAL, é algo idealizado, não tem nada a ver com saúde. Alguém simplesmente imagina algo que parece ser bom, belo, agradável e define como ideal.

O nosso ideal é muito relativo, o modelo ideal de saúde, de beleza...

Só para avaliar o quanto o termo é equivocado analisem a definição do dicionário, novamente o mais famoso deles Aurélio:

“IDEAL: (1) Que existe somente na idéia; Imaginário. (2) Que reúne toda a perfeição concebível. (3) Que é objeto de nossa mais alta aspiração. (4) O modelo sonhado pela fantasia do artista...”

Como podemos assumir um determinado padrão de peso como IDEAL, se ele se refere à perfeição ou só existe no imaginário?

Ah, mas o termo é utilizado baseando-se no IMC... Nem sempre. As pessoas olham pra você e dizem que está fora do peso ideal e esse ideal parte do conhecimento leigo que todos temos sobre o assunto.

A mídia vende como peso ideal, imagens de pessoas magérrimas, a indústria da moda busca produzir roupas para um manequim sem muitas curvas, ou seja, o ideal muitas vezes está muito distante do REAL.

Claro que quando um médico usa o termo, ele se refere à relação peso x altura, mas quando andamos nas ruas não é exatamente esse conceito que funciona.

Se o ideal não existe o termo deveria ser trocado para adequado, compatível ou então saudável, o que não significa que todos precisamos seguir um mesmo padrão, nem mesmo em função do IMC, pois se compararmos, alguns atletas tem o IMC bem mais alto que o “ideal” devido à grande massa muscular que possuem e nem por isso podem ser considerados “acima do peso ideal”.

Portanto, temos que estar atentos inclusive aos termos utilizados, para não nos iludirmos e passarmos uma eternidade em busca de uma perfeição inatingível.

O PESO IDEAL, que busco é aquele em que me sinto bem, confortável e saudável, sem qualquer referência estética ou de padrões pré-determinados. Ainda não cheguei nesse peso, mas já estou bem próxima de atingi-lo.

6 comentários:

  1. Olá Edamoa
    concordo com o que você disse no post acima, principalmente porque as pessoas possuem biotipos diferentes e nem sempre o peso dito como ideal no nosso IMC é o mais adequado para nós, falo isto de experiência própria pois o meu peso ideal de acordo com meu IMC está na faixa entre 60-65 quilos, porém quando eu chego a marca dos 70 quilos não posso emagrecer mais pois fico feia, pois meu biotipo é semelhante ao de milhares de brasileiras cintura fina, quadril e ombros largos e também não possuo barriga, então quando começo a emagrecer demais o meu corpo fica feio, perco minhas curvas e fico reta o que não é nada feminino. Acredito que cada uma de nós deve refletir sobre o quanto devemos emagrecer para acabar não se decepcionando na busca de um corpo que não existe. É óbvio que nessa reflexão não devemos ficar muito acima da relação peso-altura para não comprometermos nossa saúde.

    ResponderExcluir
  2. É Jô,

    Assim como as reações de nosso organismo aos diferentes métodos para o emagrecimento, dietas e alimentos, o meu peso ideal será sempre diferente do seu ou de qualquer outra pessoa e querer definir isso com uma fórmula matemática está bem distante da realidade e das características genéticas de cada pessoa.

    ResponderExcluir
  3. Edamoa,

    Você tem toda razão. Ontem, li sobre uma técnica para se obter o peso certo pra cada pessoa, no blog Mulheres & Desafios. Por curiosidade, segui as indicações e o resultado, na minha opnião, foi absurdo.
    A técnica não leva em consideração nenhuma características do biotipo de cada indivíduo.
    No meu caso, mesmo que eu chegasse ao peso indicado (o que me parece ser muito improvavél), eu ficaria HORROROSA de magra.
    O que considero meu peso ideal, meu objetivo, é exatamente o que vc mencionou: um peso em que me sinta bem, confortável, saudável e, por que não, feliz.

    Bjo,
    Paula

    ResponderExcluir
  4. É Paula!

    Às vezes entramos numa "neurose" pela busca de uma perfeição que não existe.

    No meu caso, a busca pela perfeição sempre gerou frustração suficiente para além de desanimar, ficar totalmente descuidada, pois parecia que não valendo à pena buscar o inatingível, também não valia à pena cuidar do básico, parece que me convenci que já que não tinha "jeito", deveria deixar de me preocupar, e quando me dei conta, já havia engordado tanto que quase não acreditei.

    Deixando de me preocupar, parei de prestar atenção à mudanças físicas e dos hábitos alimentares, passando a comer mesmo sem estar com fome, exagerando nas guloseimas, como já mencionei num post, usando roupas cada vez mais largas sem me dar conta que eu não precisava buscar a perfeição, mas também não deveria abandonar a preocupação com a saúde.

    Por isso, se basear em fórmulas matemáticas ou em imagens fictícias para encontrar o equilíbrio com a balança não funciona, o essencial é cada um sentir-se bem e também se contentar com o que é possível, como eu sempre escrevo, não adianta querer um corpo que não se encaixa na sua composição física, ou aos 40 tentar ser “paquita”.

    Nós precisamos aprender a nos contentar com o que conseguimos fazer ou ter, não dá para ser feliz se sempre estivermos correndo atrás daquilo que não podemos ter fazer ou ser, isso em todas as situações da vida.

    ResponderExcluir
  5. Oiii... perfeita escrita. Concordo em gênero, número e grau!!!
    Estou viajando à trabalho, então fico devendo o peso dessa semana, mas tenho, na medida do possível, voltado ao meu ritmo de antes das férias!!! Vamos ver no que vai dar...
    Bom restinho de semana!!! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi....concordo e muito....pois acho que o Peso Ideal para cada um....á aquele que nós achamos ser ideal.....e não pela conclusão ou opnião dos outros....bjus

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.