quinta-feira, 24 de novembro de 2011

As Enganações

Outro dia me assustei quando vi um renomado palestrante, que embora não me inspire muita confiança, por ser muito “multitarefa” para meu gosto (ele é escritor, conferencista, psicólogo, médico, especialista em neurolinguística), e como dizia um pediatra muito experiente que conheço: _”Desconfie sempre de profissionais que só faltam costurar, bordar, pintar, lavar, cozinhar...”

Geralmente pessoas assim tão formadas e informadas, estão faturando um dinheiro muito alto em cima da ingenuidade das pessoas... (Acho que sou mesmo muito desconfiada).

Mas retornando ao que o digníssimo palestrante falou: Preocupou-me o fato dele apresentar uma série de contradições sobre os alimentos que atualmente são tão difundidos como alternativas SAUDÁVEIS.

Um deles foi o óleo de CANOLA, que através desse depoimento descobri que não se trata de uma planta, mas de uma sigla, sim fui pesquisar para confirmar o que foi dito e CANOLA é a sigla para Canadian oil - ou óleo canadense.

Ora, eu sempre acreditei que CANOLA fosse uma planta e agora descubro que é uma sigla e que a origem desse óleo é uma planta transgênica, derivada da Colza, que foi usada inclusive para produção de gás letal na segunda guerra mundial!

Lendo sobre o produto é possível encontrar uma vasta literatura informando que mesmo após a transformação, os agentes presentes nessa planta são altamente tóxicos.

Ah! Mas tem um detalhe, a produção dessa plantinha aparentemente inofensiva é infinitamente mais barata do que a produção de oliveiras de onde vem o azeite, tão recomendado por médicos e nutricionistas e mesmo assim, o óleo de Canola é muito mais caro que qualquer outro óleo, ou seja, uma vantagem econômica fantástica para os produtores desse óleo que também é recomendado por médicos e nutricionistas.

Será que esses médicos e nutricionistas não sabem disso? Eu já usei muito óleo de Canola achando que fazia a melhor opção do planeta, mas poderia ter usado o óleo de soja que é muito mais saudável e barato que o de Canola.

Há algum tempo venho utilizando somente o óleo de Girassol, mas da forma como as coisas são conduzidas na indústria alimentícia e também pelos órgãos reguladores, já não sei mais nem se o óleo de Girassol que eu compro é mesmo de Girassol – Vai saber...

Vivendo e Aprendendo...

2 comentários:

  1. Olá, tudo o que escuto falando corro lá e compro, mas nunca vejo resultados tão eficazes conforme as promessas, já utilizou o óleo de cártamo? o que acha? Não vejo nenhuma diferença.

    ResponderExcluir
  2. Eusi,

    Nunca na minha vida havia ouvido falar disso.

    Acabei de fazer uma busca rápida na internet e percebi que é vendido como cápsulas, pra variar para auxiliar na perda de peso.

    Lendo alguns posts mais antigos deve ter percebido que sou muito cética com produtos para ajudar a emagrecer e embora eu não conheça esse especificamente, não faria uso, principalmente pelo fato de ser algo caro.

    Talvez até seja eficiente naquilo que se propõe, mas tem tanta coisa sendo vendida por aí que não cumpre o que promete que eu prefiro não arriscar, principalmente quando envolve algum investimento.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.