quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Domando a Balança

No começo, subimos nela como se ela fosse um touro indomável, que está ali para nos derrubar, com o passar do tempo, vamos compreendendo melhor nossas reações, e vamos percebendo nossas fraquezas, aceitando nossas limitações e passamos a encará-la como uma aliada para nossa difícil, desgastante e sofredora luta para emagrecer.

Eu aprendi rapidamente que a balança poderia ser uma excelente ferramenta para conseguir enxergar com clareza minhas dificuldades e apenas para ilustrar como consigo interpretar muito bem os números que ela me apresenta, abaixo tenho uma tabela dos últimos dias depois de 21 de Outubro quando atingi minha meta inicial eliminando 15 quilos:

  
É nítido o aumento de peso toda segunda-feira, por mais que eu procure me controlar, eu realmente saio da rotina, tomo menos água, e como o que for mais fácil, mas em contrapartida, na terça ou quarta feira eu já estou conseguindo retornar ao mesmo patamar da sexta-feira, dia do meu controle semanal.

Em alguns momentos, onde fico um pouco mais ansiosa, ou por algum motivo, e até mesmo sem motivo algum, eu acabo abusando um pouco da alimentação durante a semana, acaba complicando um pouco, mas sempre acabo reequilibrando, até com certa tranqüilidade.

Penso que o mais importante é providenciar para que o aumento de peso não permaneça por muito tempo, talvez esse seja um dos segredos das pessoas que comem de tudo e não engordam, embora essa forma de abordagem seja um pouco simplista, pois comer de tudo em nosso caso não é exatamente o que parece, temos que ter coerência e principalmente não dá para comer de tudo SEMPRE e sem parar...

Em quase 20 dias, o peso sobe e desce, e às vezes os números são até altos, mas depois que passamos a entender bem o que eles realmente significam não causam qualquer estresse.

Através desse acompanhamento, eu sei se a quantidade de água ingerida está sendo suficiente, se faltou, se a redução das calorias foi ideal, se consigo reduzir alguma coisa mais e assim vou driblando vontades, saciando aquelas que eu sinto que posso saciar e minha rotina de alimentação passa a ser menos sofrida, porque eu percebo exatamente quanto um determinado alimento interfere na dieta. 

4 comentários:

  1. cecinha

    Oi Edamoa

    Voce realmente encontrou o caminho das pedras, rsrsr, me diz por onde devo começar, será que suas constatações só é possivel porque verifica o peso todos os dias? no meu caso fica dificil saber onde estou errando porque só verifico uma vez por semana? quero e preciso muito ter esse auto conhecimento de como lidar com a comida, saber exatamente como posso me alimentar sem prejudicar a perca de peso e principalmente sem ansiedade nem extresse, acredito que essa é formula do sucesso, mais uma vez meus parabens por tantas descobertas em materia de alimentação.

    ResponderExcluir
  2. Cecinha,

    No meu caso eu não tenho dúvida que me pesar diariamente tem feito toda a diferença, mas como já disse para outras leitoras, isso pode não funcionar com outra pessoa, pois é preciso mesmo saber lidar bem com a ansiedade e mesmo eu que tanto já conquistei, tenho algumas recaídas quando vejo o peso se elevando tanto de um dia para o outro, e deixo a raiva e o desânimo me dominar e acabo continuando com o " pé na jaca", e por isso, aumento novamente no dia seguinte, mas depois de dois ou três resultados ruins, eu ACORDO e dou um grito comigo mesma, e volto ao controle absoluto.

    Então nem sempre se pesar todos os dias vai trazer resultados positivos, mas, por exemplo, alguém citou aqui que conta as calorias de tudo que come, eu não tenho a menor condição de fazer isso, vou ficar meio "doida", já outra pessoa talvez funcione muito bem apenas anotando diariamente TUDO o que come, procedimento que me ajudou bastante no começo, pois assim eu aprendi a pensar antes de comer e passei a controlar muito mais a mania de ficar o dia inteiro mastigando alguma coisa.

    Acho que você precisa prestar muita atenção ao seu dia a dia, tentar perceber algo que pode realmente fazer a diferença para você, pois comprar uma balança que só vai te atormentar, não vale à pena.

    Procure algo que te ajude, mas que não exija investimento. Comece anotando de verdade o que você come, num caderno, assim, no começo você vai reagir normalmente, depois de um tempo, quando você for comer alguma coisa que dá para dispensar, você vai se lembrar do diário e não vai querer que aquele item conste da sua lista daquele dia.

    ResponderExcluir
  3. Olá Edamoa
    não sei se você ou alguma das meninas já deu uma olhada neste site: http://www.pensemagro.com.br, eu o encontrei por acaso hoje e li bastante coisa e achei bem interessante acredito que vale apena dar uma olhada.

    ResponderExcluir


  4. Desculpe o atraso na resposta ao comentário, não é minha prática demorar tanto para postar tanto os comentários quanto às respostas a eles.

    Já tinha ouvido falar de um livro com esse título, e não encontrei no site nenhuma referencia ao livro, mas é válido sim como fonte de pesquisas, só não aceitem informações sem comparar com outras fontes, leiam bastante, comparem as diversas óticas e só depois tirem as suas próprias conclusões, lembrando sempre que não existe verdade absoluta nesse segmento de mercado e que existem muitos interesses sustentando muitas teorias e teses.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.