sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Eu Mereço

Para quem pensou que eu não iria fazer um balanço da última festinha de aniversário, se enganou, porque venho avaliando os prejuízos, ainda quando estava nos preparativos.

Há muito tempo eu não abusava tanto dos docinhos de festa, e somando-se a esses abusos, estou sem praticar atividade física há duas semanas. Os resultados da balança também não poderiam ser outros...

Dois Pontos Negativos para mim, mas não significa que estou em pânico. Já faz muito tempo que essas oscilações não me abalam tanto, pois eu sei muito bem o que fiz de errado e decidi aceitar as consequências, ou seja, quando eu “caio em tentação” eu assumo o prejuízo já considerando que vou precisar me esforçar bastante no momento seguinte, e é assim que funciona.

Meu cartão de hoje? Pode ser outro que não o VERMELHO?

Então eu entro no final de semana já controlando para ficar mais fácil, ou menos difícil, no decorrer da semana, e me preparando psicologicamente para a tão difícil Atividade Física, e já vou adiantar que estou fazendo umas pesquisas e descobri mais um motivador para insistir na Ginástica, custe o que custar, terei que encará-la DE FRENTE.

14 comentários:

  1. Olá Edamoa!
    Gostei dos comentários de hoje pq eu tb sou do tipo q assumo quando erro, sabe tenho vontade de comer algo vou la e cedo ciente q terei consequencias e depois vou ter q correr atras dos prejuízos. Isso não me abala pois é um fato consciente!
    O que me deixa mal é o que eu ja havia comentado ontem, fiz tdo certinho consegui progredir na esteira e meu resultado com tudo foi 86kg....Estou mto triste com isso!esperava um resultado mega melhor e na um passo para trás...Mas enfim...prosseguimos na batalha...
    Ha, fica aguardando o que mais tem de positivo na atividade física pq eu não consigo mesmo encontrar nada!E hoje na revolta mto menos.......

    ResponderExcluir
  2. Elaine,

    Estou fazendo umas pesquisas e agora que já consegui eliminar os quinze quilos, que de vez em quando voltam aos quatorze, minha preocupação agora está tomando outro rumo, estou trabalhando num texto para a próxima semana no qual pretendo resgatar a necessidade de atividade física, mas não como alternativa para perder peso, mas para a saúde. Encontrei algumas informações que embora tragam certo terrorismo às pessoas, servem de alerta para a busca da atividade física.

    Mas volto a repetir, não acredito na ginástica para eliminar peso, ela pode funcionar, mas somente depois do nosso organismo estar mais equilibrado, enquanto estamos descontrolados em todos os sentidos ela não traz resultado que sirva para animar e motivar.

    ResponderExcluir
  3. Cecinha

    Bom dia

    Edamoa, ja te falei em outros comentarios que possuo equipamentos de ginastica em casa e servem de cabide, lembra da cama elástica? incrivel! nunca pratiquei, atualmente estou encontrando muito prazer e motivação em fazer as caminhadas até o trabalho, percuso que levo 55min, será que posso considerar isso como uma ativ. física? tenho minhas duvidas, o bom que que estou adorando e quando não posso fazer parece que falta alguma coisa, menos 400g estou no controle para ver se chego em dezembro menos gorda.

    ResponderExcluir
  4. Cecinha,

    Na minha modesta opinião de leiga, tenho quase certeza que caminhar 55 minutos por dia está super bom., acredito que deve sim ser considerada atividade física.

    A atividade física que eu menciono como minha e que estou lutando se resume a 30 ou 40 minutos de caminhada lenta na esteira, o que eu considero RIDÍCULA, mas nem essa eu tenho conseguido.

    Acabei de ver uma reportagem na TV sobre Fadiga Crônica, estou desconfiada que esteja com alguns dos sintomas desse problema, vou insistir um pouco na atividade, mas vou investigar minha dificuldade que nesse momento não é psicológica, mas física mesmo, eu não tenho aguentado, e quando faço qualquer coisa a mais fico sem energia e totalmente exaurida.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Não achei o link da competição (brincadeira séria) então vou postar aqui. Não passei o resultado da semana passada (28/10) porque meio que desanimei, eu vinha toda empolgada fazendo uma dieta certinha e pela primeira vez tendo bons resultados até que veio a semana da TPM e ai não sei explicar uma vontade de comer doces e coisas muito calóricas ai relaxei e meti o pé na jaca e o resultado foi 2,600 a mais eu sabia que ia engordar mas achei que não fosse ser mais que 1,500 ai fiquei chateado e não quis passar o resultado até a próxima pesagem, confesso que fazia a pesagem todos os dias (não tenho balança me peso sempre em uma farmácia perto do meu serviço), bom mas graças a Deus a TPM passa domingo mesmo comecei novamente a dieta e me pesei hoje dos mais de 2kg que engordei já perdi mais que 1,600. Ainda estou negativa 1Kg minha meta na semana que vem é volta aos 84,650 e eliminar mais 1Kg. Então repassando 28/10 = + 2,600 - 04/11 = - 1,600

    ResponderExcluir
  6. Ok Larissa,

    Mas é assim mesmo, não dá para ser certinha 100% do tempo – infelizmente somos seres humanos e nesse caso fragilizados - precisamos aprender a lidar com isso e depois de nos acostumar tiramos de letra você vai ver, é uma questão de se adaptar e entender bem as respostas de seu organismo.

    ResponderExcluir
  7. Oie,

    Essa semana não foi das melhores, a balança não se mexeu, nem pra baixo e nem pra cima (ainda bem). O resultado é 0.
    Também sei muito bem o porque disso e na segunda-feira volto pra linha! Ainda tenho que mandar embora 10Kg desse corpinho, não posso vacilar...rs

    Isabel

    ResponderExcluir
  8. olá edamoa! procurei a resposta do meu último comentário mas não achei nos posts, será que eu não mandei e me confundi ou ele não foi aceito?? de qualquer maneira estou passando pra mandar meu peso dessa semana, -800g, e o pior é que não fiz atividade física nenhum dia e me alimentei mal, mas comecei a trabalhar e na minha profissão não ficamos sentadas no computador nem nada do tipo, é uma correria de um lado pro outro, então acho que foi por isso que emagreci. vou tentar visitar o blog com mais frequencia depois de me adaptar ao trabalho. Abraços e bom fim de semana para todas as regimeiras.

    Ana S.

    ResponderExcluir
  9. oi, meu peso esta semana foi os mesmos 78.300 da semana passada!! mas continuo firme..bjs

    ResponderExcluir
  10. Edamoa,

    Exercícios físicos ajudam na perda de peso, sim. Afirmo por experiência própria.
    Essa semana eliminei - 0,700kg

    Paula

    ResponderExcluir
  11. Isabel,

    Considerando seus últimos dois resultados, depois de eliminar quase dois quilos, o zero dessa semana pode ser considerado ótimo.

    ResponderExcluir
  12. Ana,

    Seu comentário entrou sim, mas eu tive uns problemas com o blog e não estava conseguindo responder ninguém, o seu acabou arquivado com o post que em mencionava o problema.

    Eu já estava preocupada com sua ausência, mas já entendi que está com a rotina alterada.

    Seu resultado está muito bom e PROMETE HEIM?

    ResponderExcluir
  13. Regiane,

    Depois de 3 quilos, está de bom tamanho não eliminar mas principalmente não recuperar nada.

    É o seu objetivo se consolidando.

    ResponderExcluir
  14. Paula,

    Eu não consegui resultados quando tentei as duas coisas (ginástica e dieta), ao mesmo tempo.

    E não tentei somente o "Faça Você Mesmo", em casa, eu tentei com academias também.

    Talvez a fraqueza psicológica sempre me sabotava com a desculpa de que a fome era decorrente da atividade física, e eu sempre fingindo acreditar nessa teoria para continuar comendo, comendo, comendo...

    Além disso, como eu sempre faço questão de DESTACAR, cada organismo reage MUITO DIFERENTE UM DO OUTRO, e não dá mesmo para assumirmos absolutamente nada como REGRA, nem como EXCEÇÃO, tudo depende de nossa observação, e de entendermos rapidamente o que está sendo melhor ou pior.

    Também não sei se leu o “Post” “Tipos Sanguineos e Dieta” de 17 de Março, que eu abordei por acaso, por ter encontrado o assunto durante minhas pesquisas sobre o assunto, e embora pareça CONVENIENTE no meu caso, eu analisei a situação e realmente me enquadro nas características mencionadas pela pesquisa, não dependendo de atividade física, além de realmente ter um péssimo condicionamento físico.

    No seu caso, eu acredito de verdade que realmente traz resultados, mas temos que considerar que você tem um condicionamento físico, já está bem adaptada ä rotina de exercícios, e o que é melhor TEM PRAZER em praticar atividade física, e eu realmente acredito que existam pessoas que podem sim não ter prazer nenhum com exercícios físicos, assim como eu conheço pessoas que DETESTAM comer, que comem única e exclusivamente para ficar de pé. Por isso não canso de pregar a diferença entre as pessoas, os organismos, o metabolismo e tudo que puder ser individualizado.

    Se não fosse assim, TODAS AS DIETAS receitadas pelos endocrinologistas, nutricionistas, nutrólogos, e até cientistas, seriam eficientes COM TODO MUNDO indistintamente e eu sou a prova viva de que não é assim que funciona, e se não considerarmos essas diferenças individuais causamos muita frustração e consequentemente DESISTÊNCIAS, pois as pessoas começam a se sentir inúteis e fracas, e não conseguindo entender onde pode estar o problema passam a acreditar que NÃO TEM MESMO JEITO.

    Também não quero fazer apologia ao sedentarismo, tanto que recentemente fiz novas pesquisas e encontrei informações alarmantes que me preocuparam bastante nesse sentido e será tema de postagem na próxima semana, mas também não posso negar que vivo uma ROTINA SUPER HIPER MEGA APERTADA, e talvez meus hábitos diários quase sejam suficientes para configurar atividade física.

    E sinceramente, quando chega à noite, nos dias em que não tenho algum compromisso, eu não tenho a menor força para fazer ginástica, pois já corri tanto durante o dia todo, fiquei tanto tempo de pé que só quero deitar, esticar minhas pernas e esquecer tudo que ainda ficou para ser feito no dia seguinte...

    Para se ter uma idéia, essa semana eu comprei, Chuchu, Abobrinha, Repolho, Alho Poro, Couve, Couve Flor, Espinafre, tudo para preparar um grande refogado para minhas refeições, priorizando o jantar, e não consegui preparar tudo, tamanha a minha correria, eu só consegui fazer uma verdura ou legume desses em cada dia, desde a terça-feira, e ainda estão na geladeira o Chuchu e o Repolho, pois em nenhum dia eu consegui tempo suficiente para lavar, descascar, picar e refogar todos eles.

    Parei para pensar nisso ontem à noite, inconformada por não ter conseguido fazer minha sopa básica, que tanto gosto de tomar no jantar.

    Então imagine o meu DESESPERO quando tento encaixar nessa rotina apertadinha míseros 30 minutos de ginástica e não consigo. Isso gera em mim um estresse altíssimo, e tenho a impressão que causa um efeito totalmente inverso na luta pelo emagrecimento.


    (Nossa essa resposta virou um post!!)

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.