terça-feira, 8 de novembro de 2011

Gordura Visceral

Embora já tenha ouvido falar do assunto, somente na semana passada consegui pesquisar um pouco sobre gordura visceral, algumas seguidoras já haviam comentado sobre isso no blog, mas só agora eu parei para ler um pouco a respeito o que encontrei me preocupou bastante.

Agora não estou só preocupada com a redução de peso, mas com a taxa dessa gordura abdominal que no meu caso, está dentro de um nível de normalidade de acordo com os cálculos que encontrei, mas ainda considero alto, pois o limite seria 85 e no meu caso o resultado encontrado foi 81.

Esse cálculo é feito dividindo-se a medida da cintura em centímetros pela medida do quadril em centímetros e o resultado máximo aceitável seria 85, acima disso passa a ser muito preocupante devido ao aumento acentuado para riscos cardiovasculares.

Pensando nisso, fico ainda mais preocupada com a minha falta de interesse pela atividade física, que segundo os estudos pode ajudar bastante no processo de redução dessa gordura.

Não sou uma pessoa propensa a entrar em pânico, e na verdade sou um pouco avessa a essas pesquisas que geralmente trazem o terrorismo para as pessoas, mas mesmo sem muito terror, eu ainda penso que é melhor NÃO “pagar para ver”.

Dentro de certa coerência, convém parar para pensar no assunto e não havendo nenhuma dificuldade que comprometa nossos interesses pessoais, não havendo nenhum impedimento que possa inviabilizar esse equilíbrio, parece se tratar simplesmente da necessidade de adoção de hábitos saudáveis, não exigindo de ninguém um compromisso financeiro, ideológico e nenhum modismo, e, portanto pode ser seguido sem maiores prejuízos.

Essa minha maneira de analisar a situação se justifica, pois sou extremamente cética, e todos nós sabemos que muitas vezes, pesquisas são lançadas no mercado sem nem mesmo estar concluídas, com objetivos únicos e exclusivos de faturar com a notícia, antes mesmo de haver qualquer resultado comprovado, mas nesse caso, mesmo que não seja uma verdade absoluta, aparentemente não vamos perder nada, mudando nossos hábitos alimentares, que muitos já mudaram, e buscando formas de se exercitar para tentar mudar essa tendência de acúmulo de gordura na região abdominal.

Por isso, como eu mencionei na última sexta feira, EU PRECISO ENCARAR A ATIVIDADE FÍSICA DE FRENTE, não é mais uma questão de estética, não se trata apenas de eliminar peso, mas de eliminar algo que pode causar problemas muito sérios de saúde.

Não dá mais para ficar PARADA.

Chega de Sedentarismo!

Chega de Preguiça!

Chega de Folga!

Eu tenho mesmo que arranjar algum tempo exclusivo para a atividade física e para isso, talvez eu sacrifique um pouco o tempo utilizado para pesquisas e para escrever para o blog, pois talvez esse seja o único tempo que eu tenho para “negociar” comigo mesma, mas será por uma boa causa.

4 comentários:

  1. Edamoa, tenho acompanhado sua luta para se organizar e praticar atividade física, é muito difícil mesmo, pois o hábito é muito difícil de ser enraizado.
    Mas quero também registrar meu apoio a você pois percebe-se que você tem se exposto demais e tem exigido muito de você mesma, e lembre-se: Ninguém é perfeito - Você já possui uma qualidade muito rara, a confiança e a persistência já te fez uma vencedora até aqui, não queria exigir demais, tenha mais tolerância com seus limites e aos poucos vai conseguir incluir a "penitência" como você chama da ginástica. Thayná

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Thainá,

    Eu realmente tenho procurado me controlar nesse sentido, evitando exigir de mim mais do que a minha capacidade pode suportar, mas nessa fase, onde já atingi meu objetivo principal e ainda não consegui encontrar minha vocação para a atividade física, começo a me sentir um pouco ineficiente, mas tenho certeza que uma hora ou outra eu acerto, engato uma quinta e sigo sem parar....

    ResponderExcluir
  3. adorei o blog, também estou me reeducando para uma vida mais leve e mais saudável. Força pra nós.

    http://passosparaemagrecer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Juliana!

    Sempre com muita determinação e força de vontade vamos conseguindo nos superar.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.