quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O Óbvio

Como não poderia deixar de ser, os alimentos base são o que qualquer nutricionista ou especialista em dieta recomenda.

Posso ter me esquecido de algum alimento, mas caso eu me lembre ou mesmo acrescente algum alimento, farei a atualização dessa tabela.

Em seguida vem um texto mais detalhado, mas não tem nenhuma fórmula mágica, penso que é tudo uma questão de treino, eu me treinei a comer menos e incluí muito mais legumes e verduras em todas as refeições e sempre prefiro refogados, já que não gosto de nada cru, nem "Al Dente".


Essa é a base, mas mesmo os itens do "não" eu eventualmente utilizo, só que muito raramente e em quantidades reduzidas. Desses só as batatas estão abolidas da minha dieta desde Janeiro.


__________________________________________________________________________________



Explicando o Óbvio

Embora em muitos “posts” eu aborde o tema sobre os alimentos que ajudam e que atrapalham nossa dieta, atendendo aos diversos pedidos, mais uma vez vou tentar passar de uma forma prática como eu me comporto quando o assunto é alimentação.

Como qualquer ser humano normal, eu adoro as chamadas “besteiras.

Mas depois de iniciar essa DIETA que para mim tinha que dar certo, pois já estava cansada de tanto tentar, e sempre desistir, primeiro eu fui relembrar todas aquelas regrinhas que cansamos de ouvir dos médicos que consultamos e mesmo que encontramos na mídia: Não comer isso, não comer aquilo, fazer atividade física.

Analisei cada uma dessas regras que todos temos quase que decoradas em nossa mente e passei a estudar o que eu conseguiria ou não fazer, de cara já sabia que a atividade física seria muito difícil, a princípio pelo peso que eu imaginava ser um grande impedimento para conseguir manter algum ritmo.

Então deixei a atividade física para um segundo momento, e juro que ainda estou tentando...

Depois comecei a testar o que eu conseguia tirar da alimentação para reduzir a quantidade, buscando sempre retirar os itens mais calóricos e aqueles que eu costumava comer em maior quantidade. O pão foi o primeiro corte, pois nunca me contentei com um pãozinho só, com duas fatias ridículas de pão de forma, e, além disso, eu comia esse item praticamente o dia todo, qualquer coisa me levava a buscar uma fatia de pão, com margarina, com requeijão (bastante requeijão) e até mesmo puro com um cafezinho, outro vício terrível que tenho, passo o dia inteiro tomando café, e nunca fumei heim...

Cortar o pão no começo foi difícil, e nem pela manhã eu comia, pois percebi que o pão me fazia sentir mais fome que o normal. Depois de quinze dias sem comer pão, me acostumei e não sentia mais falta dele pela manhã.

Atualmente, se eu como pão pela manhã, eu não como arroz no almoço, concentro nos legumes refogados e na proteína.

Se temos arroz e macarrão, eu como apenas um dos dois e em quantidades pequenas. Batata, nem me lembro quanto tempo faz que não como.

Sinto que a água gelada é muito eficaz, segundo a teoria que encontrei na internet, o organismo gasta uma boa quantidade de calorias para aquecer a água para que ela fique na temperatura do nosso corpo quando é ingerida gelada. O inconveniente é que por motivos óbvios, só dá para tomar bastante água quando não preciso sair muito ou ficar muito tempo fora de casa, por exemplo, no trânsito.

Outra coisa que gosto bastante e que parece também ajudar é a pimenta, eu adoro pimenta e coloco uma boa quantidade nos meus pratos, já que os demais membros da família não apreciam.

Agora o que acontece quando eu resolvo ceder e comer umas bolachinhas: Fico enlouquecida, acabo comendo as bolachinhas, alguns pães, fatias de bolo, o que eu encontrar pela frente, por isso muitas vezes meus resultados são verdadeiros fracassos, e quando perco o controle num dia, o resultado aparece imediatamente na balança no dia seguinte pela manhã, e se eu estiver meio irritada, acabo continuando o descontrole, e em dois ou três dias acabo recuperando até DOIS QUILOS.

Por isso, aprendi a regra da compensação, se exagerei em um dia, faço uma dieta rígida imediatamente e recupero o peso de antes dos abusos facilmente, já que o aumento do peso ainda não se instalou.

O que eu evito a todo custo SEMPRE: açúcar e doces em geral, todo tipo de legume que contenha amido tipo batata, mandioca e similares, frutas, já que eu sempre prefiro as mais calóricas, detesto maçã, por exemplo, que é menos calórica que a banana, além do que nunca me satisfaço com apenas uma unidade de fruta, como já mencionei antes as frutas me dão mais fome e apetite, imagino que minha insulina não reage muito bem à frutose, ainda não sei por que, mas por isso prefiro evitar, fritura eu nunca como, mesmo antes da dieta em casa só fazia fritura a cada seis meses.

Não me prendo especificamente a nenhum ingrediente, procuro controlar muito mais as quantidades do que me “agarrar” a algum tipo de alimento específico, evitando claro, frituras, doces e refrigerantes.

Tomo pouco suco, pois geralmente tem açúcar e alguns deles ficam intragáveis com adoçante, então eu tomo mesmo água, porém nunca próximo às refeições, sempre com uma hora antes ou depois.

Ontem por exemplo, eu fiquei com uma vontade incrível de comer uma bela de uma manga que eu estava namorando há quase uma semana na fruteira, e lógico, não comi apenas um pedacinho, comi logo uma manga inteira, mas no almoço eu não tive nenhuma fome e então só para não ficar sem comer nada, comi um bife pequeno e passei o dia assim, sem sentir fome.

Então tudo depende de quanto se está condicionado, no começo eu ficava “morrendo” de fome, pois estava acostumada a grandes quantidades de carboidratos, mas depois de 1 mês, eu já estava bem mais acostumada a comer e conseguia parar antes de me sentir completamente saciada, que é onde geralmente erramos, pois só paramos de comer quando já não agüentamos mais, e quando paramos ainda sentindo alguma fome, logo nosso cérebro envia a mensagem de que já nos alimentamos e a fome passa.

Mas mesmo os itens que eu evito, eu acabo consumindo naqueles deslizes, mas, por exemplo, quando eu sinto vontade de tomar refrigerante, desde o início do ano, todas as vezes que tomei, foi no máximo dois goles, de verdade, eu coloco no copo uma quantidade quase insignificante, apenas para sentir o gosto e consigo me contentar apenas com isso.

Mas volto a repetir isso depende muito de quanto se está condicionado, e eu só adquiri esse condicionamento sendo muito rigorosa mesmo, cortando na “carne”, sendo radical, como costumam falar por aí. Depois que radicalizei acabei encontrando equilíbrio e por isso consigo me controlar tanto.

Por isso não dá para fazer um resuminho do que eu como e do que eu não como, porque eu não sigo nada tabelado, pois muitas vezes acabo nem encontrando o produto que procuro e preciso adaptar a dieta do dia, ou até da semana.

13 comentários:

  1. Cecinha

    Oi

    Edamoa, muito bom seu resumo,você como sempre nos passando bem mastigadinho seus conhecimentos em relação a comida, vou imprimir, pois sempre pego carona no seu aprendizado, só não cobre pelo suporte ok rsrsrs. brincadeira, sei que faz tudo isso com o intuito de realmente ajudar as amigas, que assim como euzinha estão encontrando dificuldades em conseguir o equilibrio tão necessario nesta longa estrada que é a perca definitiva dos quilos indesejaveis, valeu mesmo por toda orientação muito bem vinda.
    Estou tristinha, porém consciente que meu resultado essa semana foi + que merecido, 700g a mais, pudera, no feriado foi uma comelança geral, da cerveja ao sorvete, pizza até cocada recheada com leite moça... nossa! só de falar me doi a consciente, agora que vir o resultado da balança, porque no dia só queria me farta, tenho que voltar ao comando do barco e não deixa-lo afundar, Vou batalhar muitoooo para ter melhores resultados na próxima pesagem.
    Que peninha la se foi a medalhinha,rimou rsrs

    ResponderExcluir
  2. Cecinha,

    Comentário recebido, mas contendo resultado, só publico no final de semana ok?

    Espero mesmo que o resumo seja útil, como eu "disse", não sou muito dependente de uma regra específica, e procuro apenas ficar MUITO ATENTA ao que como.

    Hoje por exemplo, não resisti a um pedaço de pizza (daqueles que tempos atrás nunca sobrariam, pois eu comeria dois ou três pedaços no dia e não precisaria guardar na geladeira, nem as azeitonas), então comi o pedaço de pizza, o que fiz em contrapartida? Não almocei, pois comi o santo pedaço bem perto do almoço e claro fiquei sem fome, e estou enrolando agora com muita água e daqui a pouco vou comer um pedaço de melancia, que dá certa saciedade até o jantar, que deve ser outra tortura, pois na sexta geralmente comemos lanche, então tenho que retirar o pão, comer só o recheio (salsicha, o hambúrguer, seja o que for o recheio do lanche), ou controlar onde for possível...

    E assim vou seguindo, quando minha compensação é forte, a balança não se altera, já quando eu além de não compensar, não resisto em seguida à outra tentação, nem reclamo mais da balança, já me conheço tão bem que sei até quanto será o prejuízo, mesmo antes de me pesar...

    ResponderExcluir
  3. Cecinha,

    Nem me fale dessas delícias!!! Acho que engordei só de ler "Cocada recheada de Leite condensado..." Socorrooooo!!!!!!

    Mas é assim mesmo, basta um feriadinho ou mesmo o final de semana para darmos aquela escapada... Mas você vem vindo muito bem, seus resultados estão pra lá de firmes, você tira de letra rapidinho.

    ResponderExcluir
  4. Entaum.... nada como um feriado pra quebrar nossa rotina!!! Infelizmente +1,100 e ainda falta jantar com as amigas e aniversário de 80 anos da vó. Sem contar que nem vi a cara da academia essa semana neh =\ Mas vamos nessa, acabaram os feriados e ainda temos 1 mes pro Natal, quem sabe esses quilinhos que me perseguem me deixam até lá, hauhuauh!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Edamoa
    li seu post de hoje e confesso que me identifiquei com muitas coisas, principalmente no quesito ingestão de carboidratos, o meu corpo pede por carboidratos e sei que muitas vezes engordo por ingeri-los em demasia. Também não consumo frituras com frequencia porque passo mal, eu e todos os membros de minha família (isto pra mim é uma maravilha), mas estou tendo problemas neste último mês não estou conseguindo diminuir a quantidade de carboidratos, e por isso neste mês não consegui eliminar nada, mas ainda me dou por satisfeita que não tenha engordado. Sei que você não é especialista, mas gostaria que com sua experiência você pudesse me ajudar, o que você faz quando sente muita vontade de ingerir carboidratos?

    ResponderExcluir
  6. Jô,

    Quando realmente não me agüento, acabo comendo, não tem jeito, só que pego leve, como uma quantidade pequena e logo vou fazer outra coisa, pois se eu sentar para comer não paro mais.

    Depois eu tomo muiiiiiita água para esquecer e até para senti menos fome nos momentos seguintes.

    Mas o segredo, se é que existe algum segredo, é maneirar a quantidade, parar de comer ainda sentindo fome.

    ResponderExcluir
  7. Cecinha

    Edamoa

    Deus te ouça querida, vou tentar caminhar amanhã umas duas horas,eu disse tentar! porque quando chega o fim de semana o que tenho de afazeres, trabalho até as 18h e quando chego em casa é para fazer jantar e dar uma organizadinha de leve, o grosso só no final da semana mesmo, neste periodo de final de ano, onde fazendo aquela faxina geral, sem falar em pintura de casa.. ja estou cançada de hoje, não sei se vou ter resistencia para o projeto caminhada, o ideal é fecha a boca e quem saber até segunda feira ja tenha recuperado do prejuizo.
    Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  8. Oi Edamoa,
    Essa semana eliminei 1.100.
    Pra mim a atividade física ajuda muito, quando faço pelo menos três vezes na semana sempre fico mais feliz com a pesagem da semana!

    Os alimentos da coluna do NÃO é o que estou tentando manter longe da minha alimentação também...porém no fim de semana sempre dou umas escapadas!

    E a água é mesmo bem dificil tomar dois litros por dia. Na empresa em que trabalho o banheiro fica no andar de cima e eu trabalho no andar de baixo...se tomo muita água de 5 em 5 minutos tenho que subir escada.

    Isabel

    ResponderExcluir
  9. Kazinha,

    (Comentário com resultados guardado)

    Muita gente escorregou nesse feriadão, e olha que não me refiro somente aos seguidores do blog, então, é encarar a maratona até o Natal, porque lá vai ser o “bicho”.

    Agora eu estou buscando conseguir alguma margem para chegar no Natal PODENDO, pois não vai dar para encarar tantas coisas gostosas e falar que “Estou de dieta”.

    Temos que fazer Dieta entre o Natal e o Ano Novo.

    Entre o Ano Novo e o Natal, é praticamente IMPOSSÍVEL, são tantas delícias, e fala sério: Eu já comentei aqui que eu faço pudim somente nessa época do ano, e alguém acha que não vou comer ou não vou fazer só porque entrei numa dieta?

    Por isso vale a pena fazer uns sacrifícios nesse período que antecede as festas

    ResponderExcluir
  10. Isabel,

    (Comentário com resultados guardado)

    Essa questão da água, realmente só tendo um esquema muito prático, caso contrário é mesmo inviável, eu discuto isso em “Inviabilidades” de 25 de Fevereiro.

    Mas mesmo que você não ingira muita água, é importante também não ingerir outros líquidos inadequados.

    Controlando os demais itens, evitando o que precisa ser evitado você consegue também algum bom resultado, logo se percebe isso com seus excelentes índices.

    Além de tudo você está firme na atividade física, outro importante fator que ajuda muito.

    É assim, sem nenhuma fórmula mágica, o que precisamos mesmo APLICAR ao nosso dia a dia é: Comer MENOS, ou queimar MAIS calorias. Quem consegue fazer as duas coisas tem uma grande vantagem e um aumento fantástico na qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  11. edamoa, peso de hj: +500 gr. estou triste e feliz ao mesmo tempo, triste por estar engordando nas ultimas semanas e feliz pq achei q ia engordar bem mais. semana q vem voltarei com pelo menos -800g, pra zerar as ultimas duas semanas..um beijo, ana.

    ResponderExcluir
  12. Ok Ana,

    Resultado computado. Força para a próxima semana!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.