quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Identificando Obstáculos

Hoje quero refletir sobre meus resultados, pois eles estão me deixando um pouco confusa.

Num dia acordo com um quilo a mais, no outro sem esse quilo adicional, mas tudo indica que meu organismo está tentando reter as calorias e devagarzinho estou recuperando peso.

Tenho a impressão que os efeitos das férias estão aparecendo agora, em forma de dependência de carboidratos.

Não quero aqui culpar os alimentos, mas estou muito mais tentada a comer massas e pães do que estava antes das férias, quando me sentia realmente muito RESISTENTE.

Talvez agora, eu possa estar mais fraca para resistir aos produtos que mais atrapalham minha dieta, devido ao consumo excessivo de carboidrato no período de férias, e dos piores possíveis, pois foi muito pão branco, como relatei antes, era o mais fácil e prático para o esquema que montamos.

Como durante as férias andávamos muito, no mínimo 8 quilômetros por dia, eu não ganhei peso, mas agora não tenho conseguido resistir como antes aos alimentos que até então eram dispensáveis, principalmente os preparados com farinhas branca e as santas massas, que eu tanto adoro.

Hoje vou tentar mais uma vez nem olhar para esses tentadores pratos, nem mesmo o arroz vou ingerir, pois preciso retornar ao domínio de minhas “vontades”.

Como já escrevi algumas vezes aqui, eu não posso ter vontade de algo que sempre fez parte de meu cardápio, posso até sentir vontade de um pudim que faço uma ou no máximo duas vezes ao ano, mas pão, pizza, macarrão e lasanha são pratos muito comuns para receberem um “status” tão alto, não é mesmo? rsrsrs

O fato de não registrar mais o que tenho comido, também tem favorecido os abusos, afinal de contas eu não conto para ninguém. Assim, não conto com aquele efeito psicológico de não “fazer coisa errada” .

Como já mencionei antes o comodismo gerando o conformismo também estimula o subconsciente a não se concentrar tanto no que está sendo ingerido.

Opa! Então passou da hora de dar aquela “chacoalhada”. Não posso e realmente não quero regredir...

13 comentários:

  1. Oi Edamoa...
    Sei bem o que vc está sentindo com relação ao "comodismo". Não estou acima do meu IMC, mas não estou como eu já fui um dia e como deveria estar para engravidar confortavelmente... sendo assim meu inconsciente acaba me deixando dar as escapulidas do fim de semana, o que não me deixa sair do lugar =\ Percebo que qdo engordo acaba ficando mais fácil, pois me concentro e emagreço, mas qdo perco peso acabo cedendo mais fácil e fico nesse ciclo sem sair do lugar... Essa semana foram -0,500, vamos tentando achar esse novo foco, mas sei bem que naum é fácil neh ;) Sei que vc não vai regredir e logo logo vai ter mandado seus totais 20kg para onde vc nunca mais vai encontrá-los!!! Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. É isso Kazinha,

    Exatamente isso, o fato de conseguirmos controlar o peso, subindo e descendo alguns gramas acaba nos dando a falsa segurança, começamos a pensar que vamos eliminar quando bem quisermos, mas se não tomarmos cuidado podemos colocar tudo à perder e voltar a engordar mesmo.

    É essa minha preocupação e estou em estado de alerta para voltar ao ritmo anterior às férias.

    ResponderExcluir
  3. Ola Edamoa,
    apesar de dizer q so voltaria a postar algum comentario aqui no seu blog amanha, para passar meu peso, nao vou resistir. Nao gostei de ve-la assim pra baixo, voce vai CONSEGUIR SIM. Nao desanima nao, porque, veja bem, se desanimar, quantos de nós nao iremos tambem desanimar, se pra começarmos a luta nos focamos em voce...Faça isto, lute, vença, por voce e por nós tambem. Sabe aquela frase? "VOCE É ETERNAMENTE RESPONSAVEL POR AQUILO QUE TU CATIVAS?"Entao, voce me cativou, nos cativou, agora entao...bola pra frente....Tá? beijos

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Célia,

    Mas tenha certeza que o desânimo passou longe, só registrei a reflexão para realmente me concentrar naquilo que SEI que está errado.

    Como minha experiência serve de inspiração para muitas pessoas, preciso passar também as dificuldades para que todos saibam que embora eu esteja DETERMINADA, também tenho meus escorregões, o importante é CONSEGUIR contornar essas dificuldades sempre.

    Quando aponto onde posso estar errando, serve também para que outras pessoas possam perceber onde pode estar o próprio erro, e assim, corrigindo as falhas é possível chegar ao objetivo final, mas como eu sempre “digo”, não é fácil mesmo, é preciso muito empenho.

    Como já disse antes, o resultado da dieta depende 80% de ESFORÇO e só 20% da própria dieta, pois controlar o que se come é pura DETERMINAÇÃO.

    ResponderExcluir
  5. Oi, voltando a postar meus resultados. Estava afastada por motivos de força maior. Mas hj me pesei e em relação à última pesagem estou com -0,600 kg. Confesso que relaxei, mas vou voltar ao meu ritmo de antes. Preciso muito não desistir, pois os problemas estão tentando me desestimular e me destruir...MAS EU NÃO VOU DEIXAR, NÃO VOUUUUUUUUUUUUUUU....
    Beijão.

    ResponderExcluir
  6. Olá Manuela, continue firme, não se preocupe tanto com o "tamanho" do resultado, é muito mais importante não recuperar peso, portanto mesmo que você zere ainda assim estará conseguindo manter o autocontrole e a determinação.

    Como não temos seu resultado da semana anterior, vou fazer uma média desse número para as duas semanas ok.

    E não vale à pena perder muito peso rapidamente, pois quanto mais rápido você perder, maior o risco de recuperar depois.

    Aos poucos fica mais fácil do organismo se acostumar com os novos hábitos e também de aceitá-los.

    ResponderExcluir
  7. Ei Edamoa,

    Você é minha inspidora, imprecionante que eu emagreço quando falta dois ou três quilos para atingir minha meta eu engordo dinovo, não sei o que acontece, mas assim como você vou recomeçar e acredito muito em você e tento seguir todas as suas dicas para atingir meu objetivo. EU QUERO EU VOU CONSEGUIR, OU MELHOR VAMOS JUNTAS CONQUISTAR NOSSA VITÓRIA.
    Andréia

    ResponderExcluir
  8. Edamoa...HEEEELLLLPPPP!!!
    Estou muuuuuuuito triste...estou regrando direitinho minha alimentação, faço meia hora de caminhada todos os dias e..hoje na balança 87,200...Poxa vida pq tem q ser assim hein....
    Consegui perceber claramente essa semana uma coisa q vc disse...Se vc ñ come nada de errado é fácilimo ser resistente as tentações agora se a gte abre uma excessãozinha...já era, parece q todo o resto q vc vê e lembra se torna absurdamente impossível de resistir e ai vc cede a mais um e mais um e mais um....
    Preciso exterminar de vez com a menor migalha de açucar e tentação que for...Estava focada na novela...rs Que por sinal na minha opinião esta tendo um final muito fraquinho...Mais enfim, este final de semana acaba a perda de tempo com a novela e apartir da próxima vou tentar fazer alguma atividade no período da noite para ver se consigo melhor um pouco as coisas...
    Fiquei mesmo mto chateada qdo vi o resultado hoje e percebi q saí de novo dos 86...
    Força p nós!

    ResponderExcluir
  9. Olá Andréia,

    É assim mesmo, e mesmo eu que já estava com um bom controle também passei e passo por altos e baixos, como já mencionei em outras ocasiões, vai ser sempre assim. Não dá pra descuidar, é preciso estar sempre atenta para não recuperar.

    Essa semana meu resultado foi trágico, mas já estou no comando novamente e sei que na próxima terça já reverti tudo.

    E acredite sim que vai conseguir, pois quando acreditamos na nossa própria força temos muito mais condições de enfrentar os desafios.

    ResponderExcluir
  10. Elaine.
    ATENÇÃO: Não se desespere, é assim mesmo, nosso corpo tente a boicotar nossa dieta e acaba gerando alterações que confundem o organismo e às vezes a dieta tem efeito contrário.

    É uma verdadeira SABOTAGEM que nosso cérebro faz e nós precisamos ser ainda mais espertas (os), para também enganá-lo.

    Continue FIRME, pelas contas você ainda está com um saldo positivo de 200 gramas e pode até parecer pouco, mas se você valorizar, os quilos vão acabar sendo eliminados quase sem você perceber.

    Nesse momento e importantíssimo, que você não fique pensando tanto no sacrifício, FOQUE O BENEFÍCIO, tente esquecer o quanto precisa abrir mão de coisas que geralmente só servem para engordar e encare esses alimentos dessa forma mesmo, vai ser mais tranquilo se começar a pensar que não precisa dessa ou daquela guloseima, e que elas só te atrapalham.

    Eu tive uma fase que passei a sentir certa raiva desses alimentos, e dá para perceber isso nos “posts” quando entro com críticas severas aos alimentos, às indústrias da Engorda e à falta de atuação dos órgãos de governo do mundo, para minimizar os efeitos desses alimentos nas pessoas.

    ResponderExcluir
  11. É amiga eu entendo..até não tenho me torturado tanto sabe, to levando tranquilo, só fico chateada de estar me esforçando e ai a gte fica naquela espectativa e sobe na balança e...nada...
    Vc sabe como é....Achei mto estranho pq como estou cuidando mais da alimentação e investindo em mais saladas e frutas meu intestino tb funcionou muuuuuuuuito melhor sabe, eu até estava conseguindo me ver um pouco mais desinchada mais ai de repente vou me pesar e essa decepção...fiquei mto triste..Mais enfim bola p frente, vou ficar ainda mais atenta ao q estou ingerindo e sexta ei de ter um resultado muuuuuuuuuuuito melhor!

    ResponderExcluir
  12. OI,EDAMOA VI O NOME DO SEU BLOG EM UM COMENTARIO OUTRO DIA E FIQUEI CURIOSA PRA LER,EM 2 DIAS COMECEI A LER E NA PAREI,SENTI QUE POSSO TAMBEM,LENDO AS SUAS POSTAGENS DESCOBRI VARIAS COISAS,TAMBEM ADORO PÂO,MAS ELE È MINHA MAIOR TORTURA,PORQUE NAO CONSIGO RESISTIR.MAS SENTI QUE POSSO MUDAR GRAÇAS A VOÇE ME SENTI INCENTIVADA,NAO SOU GORDA PESO 63 KG TENHO 1,68 MAS ESTOU NA FASE MENOPAUSA(MALDITA MENOPAUSA)VOU ACOMPANHAR PARA VER SE CONSIGO PELO MENOS CRIAR CORAGEM DE PERDER ALGUNS QUILINHOS RSRSRSRS.

    ResponderExcluir
  13. Olá Vilma, seja bem vinda!

    Com certeza você vai sim encontrar muitas coisas que certamente vão te fazer refletir e tanto meus relatos como os comentários dos demais participantes do blog acabam colaborando muito para encontrarmos as melhores soluções.

    Eu sou tão motivada por todos, quanto tento motivar e quando discutimos algum assunto, muitas vezes abrimos horizontes fazemos descobertas que jamais imaginávamos ser possível.

    Eu mesma sinto que REDESCOBRI muitas coisas, coisas simples como algumas que constam do Resumo, mas que não prestava atenção e percebi que fazem diferença.

    Eu sinto que como eu, existem muitas pessoas espalhadas, que já estão desiludidas, pois já tentaram de tudo e mesmo com todas as receitas que os médicos ou nutricionistas prescreveram, não conseguiram NENHUM resultado, e sei que falta acontecer com essas pessoas o que aconteceu comigo, DECIDIR DAR UM BASTA e procurar uma forma de resolver mas com experiências muito particulares, testando tudo com muita calma e ATENÇÃO ao que o organismo responde.

    No começo eu recebi algumas poucas críticas, e sempre fui muito aberta a elas até para tentar descobrir a melhor solução, mas tenho uma guardada que pretendo abordar, onde o comentarista simplesmente questiona minha dieta, se referindo a ela como uma “Dieta Imbecil” . Na época fiquei chateada principalmente porque a pessoa não utilizou nenhum argumento, apenas CRITICOU. Hoje eu dou muita risada, pois foi com a dieta imbecil que consegui chegar até aqui.

    Então eu realmente acredito que essas descobertas não têm preço, e poder compartilhar tudo isso me faz muito bem, pois eu acredito que estou sim ajudando as pessoas a encontrarem suas soluções.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.