sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Patinando...

Vinte e um dias para continuar no mesmo lugar. Voltando ao controle, abusando novamente, e vendo os dígitos da balança subirem além de qualquer expectativa, consigo novamente voltar ao peso de 21 de Outubro.

Para quem não está acostumado, é uma verdadeira tortura ver a balança, subir, subir, subir, mas confesso que estou mesmo ficando um pouco “cara de pau”, pois eu sei que comer à vontade tudo o que não convém só pode resultar nisso, por isso nem reclamo mais.

No final de semana passado, mesmo entrando com um cartão vermelho, eu continuei os abusos, na anterior, tive a festinha de aniversário e comi muito docinho (como foi bommmmm), muito churrasco, não podia esperar nada além de aumento no peso.

Por duas semanas seguidas eu abusei, na terceira semana, quando voltei a me conter, consigo me livrar de todo o excesso, ou seja, é a patinação na dieta e nos resultados, vai e vem, mas o que me conforta é manter o resultado conquistado.

O conformismo nos faz fracos, o fato de já ter atingido minha meta, acaba me tirando do novo propósito que é a redução adicional, até para voltar a ter certa paz com os momentos de festas, confraternizações e comemorações, pois quero ter mesmo uma boa margem para poder saborear as coisas boas da vida sem tanta cobrança.

Mas justamente por já ter conseguido tudo isso, eu preciso ter paciência para continuar evoluindo, pois agora talvez seja muito mais importante eliminar mais devagar, já que não tenho tanto sobrando.

Começo novamente o final de semana com Cartão Vermelho, mesmo sabendo que ele só vai funcionar se eu realmente me policiar, e acredito que essa semana será sim de eliminação.

Já venho de alguns ciclos assim, duas semanas aumentando, a terceira voltando ao patamar inicial e a quarta eliminando alguma coisa, isso vem se tornando uma rotina, às vezes apenas uma semana para aumentar, mas sempre retornando num próximo momento e reduzindo alguma coisa na sequência.

Meu objetivo agora é tentar sair desse ciclo vicioso, busco, portanto pelo menos a manutenção do peso, ou seja, se não eliminar nada, que não aumente.

Daqui até o Natal as regras precisam ser claras e eu preciso ser coerente, pois durante as festas “O Bicho Vai Pegar...”. É melhor que eu faça uma reserva agora, para garantir um equilíbrio até completar os 365 dias de emagrecimento.

12 comentários:

  1. Oi Edamoa,
    Essa semana me cuidei na alimentação e consegui eliminar 500gr. Se eu tivesse feito meus exercícios e tomado mais água teria conseguido eliminar mais...e amanhã começa um feriado grandinho e já estou ficando preocupada...Sempre saio da linha nesses feriados...
    E as festas do final de ano...ai meu Deus...tenho férias coletivas na empresa em que trabalho...e férias não são nada boas para minha reeducação alimentar...
    Mais vamos lá..força na peruca! rs...
    Bjus e bom feriado!

    ResponderExcluir
  2. Cecinha,

    O texto sobre meus hábitos alimentares que prometi para hoje ainda não ficou pronto, mas na próxima semana com certeza estará disponível, pois estou tentando escrever de uma forma mais prática sobre os alimentos especificamente.

    ResponderExcluir
  3. Cecinha

    Oi Edamoa

    Sem problemas, estou no aguardo para aproveitar ao máximo suas dicas valiosas.
    Lembra que te falei da dieta da USP? pois bem, 8 dias atraz estava com 69,300kg hoje 67,400kg fiquei tão radiante que sai colocando a balança em todos os cômodos da casa para saber se realmente estava correto rrssrsr, foi uma semana compricada,sem cervejinha, pão, feijão arroz... porém valeu apena, fazia um ano que não saia dos 69,70,71 acredito que daqui para frente tenho que ter muitoooo cuidado para não recuperar o que foi eliminado,adoraria estar no Natal com 65kg ficavam faltando 5k para meu objetivo inicial, ok. Em janeiro estou de ferias, pretendo intensificar as caminhadas, manhã e tarde, são projetos que precisam dar certo, preciso ser determinada o suficiente para alcançar meus tão sonhado 60kg
    (Por enquanto)

    ResponderExcluir
  4. Cecinha, comentário recebido, mas por conter resultados só publicarei no domingo. Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. aiiiiii.....tem algum cartão pior que o vermelho!!!...pois esta semana foi cruel, alem de não perder nada a semana passada ganhei ,300 esta semana.....o pior que sei que não fiz nada direito....bem feito pra mim.....mas vou continuar....com certeza....Edamoa...quase não fiz nenhum comentário esta semana...pois foi cruel...fim de ano num escritório de contabilidade é um sufoco....mas continuo amando seus post...me ajudam muito, um beijo um super feriado a todas nós masss......sempre no controle

    ResponderExcluir
  6. Olá edamoa, venho contar que ao me pesar essa manhã, após 1 semana sem me pesar constatei +300g =/ ...nem acho que comi mais nem nada, creio que meu peso voltará ao normal em breve
    ana s.

    ResponderExcluir
  7. Regiane e Ana,

    Seus comentários foram devidamente recebidos, e como contém resultados da semana, para deixar a competição mais emocionante, decidi publicar somente após o fechamento da tabela da semana.

    Assim criamos um suspense em torno dos resultados... rsrsrsr

    ResponderExcluir
  8. Olá! Meu apelido é Bia. Estou numa fase de "tormenta" porque há quase 3 meses estou num platô, Há 14 meses inicieu uma dieta, na verdade parei de consumir doces, comprar Habbi s,Mac Donalds. Eu estava com 98kgs e atualmente oscilo entre 80,00 a 82,00 mesmo em uma semana!
    Avaliei q quando cheguei aos 79 kgs, parece q deu um "tilt" na minha cabeça, começei a sonhar con doces, bolos, vontade louca de comer chocolate, churros...olha eu tive q comer e aí fiquei neste platô terrível.
    Como mas pelo menos consegui parar de comer tudo de uma vez.
    Mas a vontade foi enorme e penso até se foi o meu próprio organismo "pedindo" algo com q estava acostumado há anos. Este platô está me deixando ansiosa e sei q tenho q me policiar porque senão vou engordar de novo.
    Eu tenho 1,63, estou mto feliz, mas sei q tenho uma meta.
    Na realidade, começei a engordar na infância com 12 anos e até hoje vivi lutanto contra a balança. Se bem q por 10 anos parei e cheguei a 108,ooKgs.
    Olha, eu depois dos 18 anos nunca consegui voltar abaixo de 80,00, talvez seja lgo q me bloqueie. ;Estou com 43 anos e finalmente tenho consciência de q tenho que me cuidar.
    Antes eu era uma pessoa q acreditava q as outras pessoas viam a "beleza interior" e depois aos trancos e barrancos, vejo q mesmo vc sendo ótima profissional, sendo uma pessoa ética, tudo se resume naquele primeiro "olhar" geralmente qdo mulher, elas te olham de baixo para cima, não é maldade, mas creio q já é um costume delas já se compararem pela vestimenta.
    Este site é mto legal porque vi q não só so eu q estou incomodada com meu peso, saúde.
    E tb dá força pra gente continuar.
    Obrigada!
    Bia

    ResponderExcluir
  9. Oi Edamoa, minha primeira pesagem deu - 0,5 kg. Tudo de bom.

    bjos
    Renata

    ResponderExcluir
  10. Olá Bia, seja bem vinda!

    Sua redução em torno de 16 e 18 quilos, parece ser o nível crítico.

    É quando o corpo começa a resistir mais e nosso cérebro parece estar em constante esforço para desistirmos.

    Eu consegui me livrar de 15 quilos e cedendo freqüentemente às gostosuras, muitas vezes recupero pelo menos 1 quilo numa semana.

    Penso que isso é o COMODISMO tomando conta da gente e precisamos reagir rapidamente para não desejar ficar assim.

    Parece que já conseguimos o suficiente, mas se pararmos agora vamos ceder cada vez mais e recuperar tudo novamente, pelo menos comigo sinto que é mais ou menos assim.

    Essa fase em que achamos que o que importa é o que temos em nosso interior, é a fase da ilusão, quando queremos acreditar que podemos continuar engordando, que não fará diferença em nossa vida, em nosso dia a dia.

    Infelizmente as aparências são julgadas diariamente, entretanto ninguém precisa querer ser modelo, mas o aspecto considerado saudável não pode ter muito excesso de peso, e temos que concordar que realmente não é muito bom para nossa saúde manter um peso muito acima do nosso padrão corporal, considerando a relação altura x peso.

    Mas também não devemos querer emagrecer para agradar outras pessoas, temos que querer isso para nós e por nós, pois assim estaremos mais motivadas, pois quando é para agradar outra pessoa, geralmente não recebemos o reconhecimento que achamos que merecemos e isso frustra, muitas vezes nem notam que estamos melhorando e quando notam, fazem questão de ressaltar que não estamos fazendo mais que nossa obrigação.

    Por isso, eu afirmo que é preciso querer mudar para nossa satisfação pessoal, pois essa realmente vai ajudar a aumentar nossa auto-estima.

    Quanto ao efeito “Platô”, temos que persistir muito e voltar ao RIGOR com os alimentos “PROIBIDOS”, pois são eles que nos fazem permanecer estacionadas, e o pior, temos que ficar felizes quando conseguimos estacionar com esses abusos, pois eles geralmente fazem com que se recupere cada vez mais peso, por isso é importante estar muito ALERTA quando não conseguimos sair do lugar, é sinal que está na hora de rever nossas regras na alimentação, geralmente estamos abusando mais do que o EVENTUALMENTE, que julgo ser tão importante.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Boa tarde!Meu apelido é Hortência.
    Também estou nesta batalha. Hj estou com 82 Kg e não consigo parar de engordar. Tenho hipotireoidismo e tomo hormônio todos os dias. Sei que não tenho hábitos saudáveis, como o que não deveria e não pratico nenhuma atividade física. Preciso de uma força para sair dessa.Quero que me inclua no controle semanal, a partir dessa segunda começarei uma nova rotina. Parabéns pela iniciativa, os seus comentários nos fortalece e nos incentiva a lutar por uma vida mais saudável e feliz.

    ResponderExcluir
  12. Hortência seja bem vinda!

    A conscientização sobre os nossos erros, falhas e mesmo limitações, já é um grande passo para as mudanças tão importantes para uma saúde melhor.

    No seu caso, é importantíssimo seguir as recomendações de seu médico, mas aqui você vai descobrir alguns truques para driblar as dificuldades com a Dieta prescrita para você, que na verdade é a dificuldade de muitos de nos, e por que não dizer de todos aqui.

    Tenho certeza que ao ler meus relatos e dos demais participantes, a cada dia vai encontrar alguma coisa para te encorajar e motivar.

    Tente se inteirar o máximo que conseguir desde o princípio, pois essa jornada começou em 1º de Janeiro de 2011 e em quase todos os dias eu coloquei aqui alguma dica ou algum comentário para motivar a mim mesma, e acabei motivando muitos dos leitores também.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.