terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Roendo Unhas

Tenho tentado comer pouquinho, mas em compensação ando roendo uma unha, que já não aguento mais.

Por isso resolvi postar aqui para saber se alguém sabe como fazer para acabarmos com esse vício horroroso.

Eu sempre roí unhas, nunca tive aquelas unhas maravilhosas que a maioria das mulheres tem, e o pior é que minha filha, lógico copiou o hábito, digo o vício que tenho.

Em algumas épocas até consigo manter as unhas relativamente “bonitas”, e como na questão do peso, que abordei em outras ocasiões, tenho um formato de unha que favorece, pois mesmo curtinha fica bonita porque é bem comprida. Já comentei aqui sobre a sensação de que aumentar de peso não faria tanta diferença porque eu sempre fui alta e todos acabavam dizendo que eu estava bem, mesmo estando acima do peso,  pois com as unhas é mais ou menos igual, por ter um formato comprido, psicologicamente acabo não me preocupando tanto com o fato de roer e ficar tão feia, me incomoda a eventual dor, quando exagero e acabo roendo muito e machucando.

Mas consegui fazer um paralelo do aumento de peso com esse vício, é sempre a sensação de que está bom, que não vai atrapalhar em nada, e quando percebemos estamos com as unhas “medonhas” e nossas roupas também não estão servindo. Por isso, assim como fiz com a questão do peso, pretendo também vencer mais esse vício. Quem sabe terei que fazer um blog “Parando de Roer Unhas em 365 dias”? Espero que não demore tanto tempo hahahahahah.

Ainda bem que unha não engorda... Mas com certeza faz mal, mesmo lavando-se as mãos constantemente, as unhas possuem elementos contaminantes e isso me arrepia.

Então, se por acaso alguém souber de alguma simpatia, reza, promessa, além dos famosos esmaltes com sabor ruim, ou pimenta, que eu já testei e não funcionaram, estou aceitando sugestões.

Que coisa feia...

14 comentários:

  1. Olá Bom dia, ainda bem que não tenho esse vício de roer unhas,o que acha de por gotinhas de pimenta nas pontas dos dedos....rsrsrs brincadeira... mas sou bem alta também , e todos me dizem assim, você não tá gorda, você é alta, mas pra mim ser alta d+ é outro agravante, meço quase 1,80,pois si estou gorda não acho roupa, e mesmo estando magra não acho por causa da altura, mas lógico que estando mais magra ajuda muito né...Abraço...

    ResponderExcluir
  2. Eusiane,

    O pior é que eu ADOROOO pimenta. Por isso não funciona.

    Lembrei-me dessa questão realmente por estar muito próxima da acomodação com relação Peso x Altura.

    Quem é alto acaba se iludindo com a impressão de que o aumento do peso não vai ser tão aparente como é em pessoas de estaturas mais baixa, mas essa ilusão acaba nos levando ao aumento constante no peso, e se alguém da nossa família pra "ajudar" ainda diz que não estamos "Gordas", ai é a perdição total.

    Eu sempre escutei isso e com relação às unhas a mesma coisa: "Sua unha é bonita mesmo curtinha, ai que inveja!" E ai vou roendo uma num dia a outra no outro, quando crescem rôo novamente, isso é falta de noção, PAREI, preciso fazer como fiz com a dieta. ACORDAR.

    Espero ter o mesmo empenho e dedicação, pois só assim conseguirei resultados.

    ResponderExcluir
  3. Edamoa,
    Eu também roia minhas unhas, mais minhas unhas não são bonitas naturalmente...rs
    O que fiz foi começar a manter minhas unhas sempre feitas...daí ficava com dó de estragar o que tinha me custado tempo e dinheiro! rs...
    Hoje não tenho mais tempo de fazer as unhas toda semana e elas ficam "daquele jeito" por muito tempo, mais o vício, pelo menos, foi embora...rs

    Bjus
    Isabel

    ResponderExcluir
  4. Usa luvas por um tempo, amiga!!!A luva impede de vc roer

    ResponderExcluir
  5. Isabel,

    As minhas unhas só ficam algum tempo belas e formosas quando faço no salão.

    O problema é que justamente pela falta de tempo (já comentei em alguns post que falta hora no relógio), eu sempre deixo para a próxima semana e assim o tempo passa, e eu acabo fazendo as unhas literalmente “nos Dentes”.

    Às vezes eu tento fazer em casa, então num dia amoleço a cutícula, dois dias depois tento retirá-las, mais um dia para passar a base, espero secar bem, pois acho que se passar o esmalte logo vou “borrar”, então mais um dia para passar o esmalte e acabo não passando, vou cutucando, cutucando até a unha quebrar.

    É uma indisciplina terrível, e é a mesma indisciplina que tinha com a alimentação.

    Preciso corrigir isso também, mas como já comentei em alguns “posts”, não tenho muito tempo para mim, a prioridade é sempre os outros ao meu redor e isso acaba me desviando de muitas metas, uma delas a atividade física e outro exemplo seria a manutenção das unhas...

    ResponderExcluir
  6. Anônimo (a) acima,

    Não dá para cozinhar, lavar, passar ou digitar usando luvas.

    Talvez se eu fizesse menos coisas diariamente fosse possível manter as unhas sempre bem feitas, mas sendo uma mulher multitarefa, não dá mesmo!!!

    ResponderExcluir
  7. Tudo é uma questão de força de vontade. Minha filha hoje tem 14 anos,sempre roeu as unhas. De quando começou nascer os dentinhos até o dia que decidiu que era muito feio uma mocinha com as unhas ruidas. Tive uma surpresa quando vi as unhas dela parecendo unhas de "gente grande" muito bem feitas e no tamanho normal. Se ela conseguiu você também vai conseguir. Maria

    ResponderExcluir
  8. Amiga voce tem de prestar atençao em que momento do dia você roe as unhas, entendo que enquanto vc ta cozinhando, lavando e passando assim como não daria pra usar luvas tb n dará pra roer a unha, vc tenta usar a luva apenas nos momento que vai estar com as mãos livres oas quais usaria as unhas pra roer.

    ResponderExcluir
  9. É Maria,

    FORÇA DE VONTADE é tudo nessa vida.

    Eu tive tanta força de vontade para jogar para bem longe 15 quilos, e como foi difícil, não vai ser um "viciozinho" bobo como esse que vai me derrubar não é mesmo?

    ResponderExcluir
  10. Anonimo(a) acima!

    Não é que você tem toda razão?

    Eu não tinha parado para pensar nisso.

    Vou tratar de conseguir uma luva confortável para usar nos momentos em que eu não estiver fazendo nada, provavelmente vou conseguir controlar uma parte desse terrível vício, pois ainda acho que acabo roendo as unhas quando estou numa fila, quando estou até dirigindo, mas acredito que sejam momentos mais limitados.

    Acho que na maioria das vezes isso ocorre quando estou assistindo algum filme, ou algum programa na TV.

    Legal! Chamou a atenção para prestar mais atenção nesses momentos, da mesma forma que passei a prestar mais atenção aos alimentos que comia diariamente...

    Se nem tenho certeza de quando costumo roer unhas, como quero controlar esse problema?

    ResponderExcluir
  11. Olá Edamoa ...
    Eu tinha esse vicio também é horrivel até brigas com meu noivo causaram pq ele achava feio ..
    Pois é depois de apenas uma palavrinha dele com determinação eu parei ... comecei a fazer a unha toda semana mesmo que ela não ficasse tão bonita mesmo assim eu fazia .. e pronto aos poucos foi crescendo e hj está em um tamanho que já dá para fazer uma francesinha e não é tão facil de quebrar tamanho menina de 20 anos mais dona de casa ... rsrsrs espero ajudar e outra vc é muito esforçada vai tirar isso de letra ...

    Bjos

    Lidia

    ResponderExcluir
  12. É Lidia,

    Como diz minha filha:

    "Isso está parecendo MSN..." rsrsrsrs

    Ela costuma dizer que eu quero que o e-mail funcione como o MSN, tamanha a minha ansiedade para que as pessoas me respondam logo, quando envio uma mensagem... rsrsrsr

    Pois é, eu nunca acho tempo para ir fazer a unha, depois tenho um "medão" danado de contaminação, sabemos que é muito difícil confiar nos estabelecimentos comerciais, sempre o LUCRO EM PRIMEIRO LUGAR, então eu não consigo confiar em lugar nenhum, e parando para prestar atenção, percebi que rôo unha até enquanto estou aqui, digitando, pensando ou navegando na internet.

    Ai que raiva!!!!! Mas eu vou encontrar um caminho...

    ResponderExcluir
  13. Rsrsrsrs .. Verdade .. Edamoa bom eu me arrisco a fazer em casa mesmo .. comprei os utensilios necessarios só para ir retirando um pouco da cuticula e sempre passo um esmalte ... tem ajudado ..

    ResponderExcluir
  14. Lidia ?

    O pior é que eu tenho um "tantão" de utensílios para fazer as unhas e uma maleta de esmaltes, nem sei quantas cores e tipos eu tenho, e no fim não faço nem em casa, nem fora... Tá difícil.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.