quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Página Virada

No ano passado, ao final do mês de Fevereiro, eu havia eliminado nada mais nada menos de que 6,600 Kg. (Um resultado fantástico para dois meses de esforço).

Então, precisarei me concentrar nos meus objetivos para conseguir um resultado razoável, uma vez que o mês de janeiro foi perdido nesta nova etapa.

São apenas 8 quilos, dos quais faço questão de despachar apenas 5, restam 335 dias, desses precisamos excluir novamente as festas de final de ano, o que me deixa 324 dias.

Acho que dá não é mesmo? MENOS 5 QUILOS EM 324 dias, isso daria aproximadamente 154 gramas a cada 10 dias.

Seria muito mais fácil se funcionasse assim não é mesmo?

Mas quero complicar um pouquinho, quero eliminar esses 5 quilos até o final de Junho, para sair de férias, bem tranquila. É exatamente 1 quilo a cada mês. Será que dá?  Talvez fique “apertado”, talvez não, Só o tempo dirá.

Como sempre foi essa é só mais uma parte da experiência. Penso que os 15 quilos eliminados realmente foram queimados rapidamente com o controle da alimentação porque estavam realmente SOBRANDO no meu corpo e quando cortei radicalmente a ingestão de alimentos que só serviam para engordar, o organismo passou a queimar as “reservas”.

Agora, realmente não tenho muito para eliminar e o corpo resiste muito, acaba me deixando enfraquecida, desanimada e muitas vezes exaurida de minhas energias, justamente para me fazer buscar as calorias que desencadeiam reações químicas que acabam proporcionando um bem estar que compensa rapidamente o cansaço.

Preciso aprender a driblar esse cansaço, que inclusive tem me impedido de fazer qualquer atividade física, coisas simples como andar com as crianças na rua nas férias me causaram uma exaustão fora do comum. Às vezes, ao tentar fazer qualquer esforço adicional no meu dia a dia tenho a impressão que vou desfalecer.

Por isso a importância dos exames que estou fazendo, e que aos poucos estão ficando prontos. Assim que terminar a maratona de exames e após a avaliação dos médicos eu faço um resumo aqui no blog, e veremos se posso ou se devo voltar a pensar na Atividade Física como mais uma aliada, pois agora eu realmente quero até para me proporcionar mais condicionamento, para que eu consiga brincar mais com meus filhos, pois:"Não basta ser mãe, temos que participar" Não é mesmo?

16 comentários:

  1. Olá,
    Engraçado você falando dessa exaustão, me sinto assim também, no meu trabalho tem uma escada de uns 10 degraus, quase morro ao subi-la, chego a ficar ofegante e cansada demais, as pernas parecem que não vão suportar o meu corpo em pé...Mas acho que é por conta do peso.Será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eusiane,

      Eu acabo de chegar do médico, já tenho algumas "conclusões", embora não tenha RESPOSTAS.

      Mas eu sentia tudo isso antes de eliminar os 15 quilos, e também achava que era pelo excesso de peso, e agora preciso a toda hora destacar para os médicos que os sintomas não mudaram com a perda de peso, pois eles tendem a achar que foi pela perda drástica de peso, e eu SEI QUE NÃO FOI, pois sinto as mesmas dores de antes, nem mais, nem menos.

      Então, no seu caso, pode ser que SIM, pode ser que NÃO, só alguns exames poderão comprovar, embora os meus não tenham comprovado absolutamente nada, então talvez você só possa ter um POSSÍVEL diagnóstico, como eu já tenho, após a eliminação de boa parte do que tem para eliminar, pois no meu caso, não existe exame se quer para comprovar o que provavelmente eu tenho - Foi o que ouvi do médico hoje...

      Depois vou fazer um "relatório" sobre tudo e você pode entender melhor, mas primeiro procure eliminar o "excesso" de peso, depois você parte para investigar outras possibilidades, se o seu problema persistir.

      Excluir
    2. É vou fazer isso, sim...até que estou mais animadinha ultimamente com emu objetivo, tirando a orgia alimentar de ontem...
      é pakabá viu...Abraço, ótimo restinho de tarde...

      Excluir
  2. Força na peruca, meninas. Desanimar nunca.

    Eu não sinto esses sitomas o que sinto é um desanimo quando alguem chega pra mim e diz. Parece que ta mais gordinha....heheheheh Mas eu sei que não estou, ai penso, ela deve está com inveja mesmo...kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!
    Ontem descobri o teu blog sem querer, vi um comentário de uma moça numa página do terra.. resultado, fui dormir tri tarde e ainda falta coisa para ler hehe! Me viciei!

    Menina, sabe que quando me sinto tri fraca, mesmo não estando de regime, é por causa de anemia? Faço exame e tá lá o resultado confirmando a suspeita! E olha que nunca é nada grave, é uma anemia discreta, mas dá muuuuita diferença! Resultado, acabo apelando para vitamina, pois comer bife de fígado de boi para mim está fora de cogitação, detesto!

    Mas tem vezes que me sinto fraca e clinicamente está tudo normal... tenho um médico que me diagnosticou com depressão ano passado, mas me receitou muuuitos remédios. Saí apavorada do consultório! Isso foi na primeira semana de novembro do ano passado. Resultado, resolvi cuidar de mim, cuidando melhor da minha alimentação, já que o ponteiro apontava 79 kg para 1,65m.. nunca tinha estado tão pesada. Já consegui eliminar 10kg, mas ainda tenho muita coisa pela frente que, infelizmente, é mais difícil de perder, tal como ocorre ctg.

    Tenho em mente que vai ser um longo caminho, mas fico feliz em ter descoberto este blog! Estou ctg!

    Muito obrigada pelas palavras de incentivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seja bem vinda!

      Os leitores, tem mesmo gostado do blog, fico muito contente em poder colaborar para que as pessoas possam encontrar alternativas para tantas dificuldades enfrentadas no processo de emagrecimento.

      Quanto à fraqueza que menciono, o pior é que meus exames clínicos estão excelentes, alias muito melhores do que estavam antes do meu emagrecimento, o que prova que não foi assim tão errado emagrecer baseada na vigilância da alimentação, mesmo sem praticar atividade física. Agora vou mais uma vez me dedicar a me estudar para tentar controlar os sintomas, ou quem sabe descobrir as causas do problema, já que a medicina ainda não tem respostas precisas sobre a doença, que já é conhecida, mas ainda não foi estudada.

      Você conseguiu se livrar de 10 quilos em 4 meses? Que maravilha! Isso comprova que se nos esforçarmos o suficiente é possível, mas é imprescindível ter em mente que engordar foi muito mais fácil, saboroso e agradável do que será emagrecer, não é mesmo?

      Excluir
  4. Oi Edamoa!

    Eu também ia mencionar a anemia como provável causa da tua fraqueza, mas como já respondeste para a anônima acima, teus exames estão bons. Eu já tive esses sintomas e era uma discreta anemia, mas que fazia toda a diferença. Até cogitei parar de comer carne, porque acho desumano o modo como os animais são abatidos, mas o médico e a nutricionista na época me proibiram de fazer isso.

    Vou confessar aqui e agora, que estou com vontade de desistir de tudo. Não vejo resultados, sinto um desânimo cada vez maior tomando conta de mim. Tenho crises de choro constantes por conta do meu peso. Olho meu roupeiro cheio de roupas que um dia me serviram e que agora parecem ser de outra pessoa. Leio histórias de sucesso aqui no blog e vejo na tv pessoas que conseguiram eliminar muitos quilos e me sinto uma fracassada, impotente diante de um prato de comida. Me controlo numa refeição, mas na outra acabo comendo em dobro. É horrível. Será que eu preciso de tratamento com medicamentos prá controlar minha vontade de comer? Sim, porque é vontade e não fome. Não sei mais de onde tirar forças prá continuar...

    Desculpe pelo desabafo, mas eu precisava colocar isso prá fora.

    Obrigada Edamoa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lidy,

      Quanto a anemia, como eu disse anteriormente meus exames estão ótimos, e apesar de controlar ao máximo o que como (embora nos últimos meses nem me controlei tanto assim), eu como bastante itens que contém ferro, folhas verdes, feijão, carne, então não teria mesmo essa deficiência, mas vou me observar mais para tentar entender.

      Não, NÃO DESISTA! Eu entendo perfeitamente seu desânimo, sei o quanto é difícil, mas continue tentando, mesmo que os resultados não colaborem, é tentando que encontramos onde estamos errando mais, ou até descobrimos os reais motivos da nossa dificuldade que não necessariamente está na falta de empenho, mas pode estar no empenho fora da dose, ou podemos ainda estar equivocados com alguns tabus.

      Por isso sempre faço questão de chamar tanto a atenção para as reações que temos frente aos diferentes tipos de dieta.

      Muitas vezes achar que a dieta certa é aquela que todo mundo "fala", ou que "aquela dieta não me serve" pode gerar confusões.

      Veja por exemplo, seus médicos disseram que você não pode deixar de comer carne, e temos aqui no blog pelo menos uma seguidora que deixou de comer carne, eu não vivo sem comer carne, então tudo é uma questão de adaptação do organismo, talvez você ainda não tenha encontrado a melhor solução para a sua condição, mas também só vai encontrar se continuar tentando.

      E ESQUEÇA O QUE AS PESSOAS DIZEM NA TV, isso deve ser abolido de sua capacidade de absorção, o que dizem na mídia não tem absolutamente nada a ver com a NOSSA VIDA REAL.

      Sei que nem tem mais forças, mas RESISTA, a vontade de comer deve estar sendo desencadeada por alguma outra coisa, ou orgânica ou psicológica. Talvez algum alimento que você costuma consumir gere a necessidade de ficar o tempo todo com algo na boca, talvez a ociosidade gere a necessidade de procurar algo para mastigar, em algum momento do seu dia deve haver alguma explicação.

      Tente substituir o alimento calórico por outro menos calórico. Vou fazer uma sugestão meio "torta", pois para mim não funciona, mas quem sabe. Corte cenouras em tiras pequenas, e quando sentir vontade de comer algo fora das refeições pegue as cenourinhas, ou então maçã em rodelas ou cubinhos. Outro truque e nesse caso funciona comigo é a água, vontade comer, pego dois copos grandes de água gelada e dá uma aliviada, pois às vezes o corpo está pedindo é água, mas como nós não gostamos de água, vamos atrás de outras coisas, já li que muitas vezes confundimos facilmente sede com "fome" ou "vontade de comer".

      Excluir
  5. Oieee Edoma,

    Essa semana pra mim esta sendo dificil, não estou conseguindo resistir a picolés devido o calor :(. Falando sobre disposição e fraqueza, antes de fazer o regime e as aulas de jump o meu filho de 02 anos consumia todas minhas energias. Anoite quando estava dormindo parecia que meu corpo não descansava.Depois que comecei a me alimentar melhor e fazer a atividade fisica tenho mais disposição, mais mesmo assim ele acaba comigo, ele não para kkkk

    Beijus

    Lica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lica,

      Estou pesquisando sobre meu estado físico, e realmente estou pensando na atividade física, mesmo sem ter NENHUMA energia, mas antes vou concluir alguns outros exames.

      Mas a qualidade do meu sono é HORROROSA, talvez eu tenha o famoso distúrbio do sono também, mas para fazer esse exame é uma verdadeira penitência, temos que dormir no laboratório do sono, com um montão de fios ligados ao nosso corpo, aí é que não se dorme mesmo.

      Vou tentar outras medidas antes, pois como já mencionei aqui anteriormente, eu simplesmente sou viciada em café, estou trabalhando a redução dessa cafeína no meu organismo para também testar como fica meu sono, que é "dormido", mas sem qualquer descanso, eu consigo dormir até em pé, encostada, torta, não tenho problema de insônia, por isso nunca achei que o café pudesse ser assim tão "mau", mas talvez eu tenha desenvolvido alguma resistência à cafeína, entretanto ela pode estar afetando somente a qualidade do sono e não o sono diretamente. Vai saber? Se nem os médicos estão conseguindo entender o meu quadro clinico...

      Já quanto à alimentação, também não tenho dúvidas que esteja adequada, eu tenho comido variadamente os grupos alimentares recomendados, o único problema é que voltei a abusar um pouco dos carboidratos, meus inimigos na dieta, por isso estacionei um pouco.

      Já os filhos, esses são o máximo na nossa vida. Os meus já são até grandinhos, nem posso me referir a eles como "crianças" pois ficam bravos, um de 11 e uma de 13, e eu já não aguento acompanhar, fico imaginando você com um pequenino de 2 anos, força aí que essa fase nos consome, mas passa tão rápido...

      Excluir
  6. Bóra malhar, Edamoa!!!!!!!
    Tenho certeza que vc sabe que é só isso que falta e, a não ser que você tenha algum problema muito sério de saúde, os médicos vão te incentivar a praticar alguma atividade física.

    Bjo,
    Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Paula!

      Acho que nem isso os médicos estão tendo muita certeza para me recomendarem.

      Imagine que o médico de hoje me indicou IOGA. S O C O R R O!!!

      Se eu tentar fazer algo assim tão parado MORREREI DE TÉDIO. Não sirvo para atividade monótona e paradona, ah! não dá mesmo!

      Eu até posso não ter disposição para atividade física, mas eu sou muito agitada para ficar parada meditando, sem falar nada, não é meu perfil.

      Portanto até para recomendarem a atividade física os médicos às vezes patinam.

      Estou pesquisando, ainda não tenho muita certeza, mas meu caso está entre Síndrome da Fadiga Crônica e Fibromialgia. Discuti isso com o médico hoje, e ele disse que são coisas diferentes, mas que ambos os casos não podem ser diagnosticados com nenhum exame clínico, receitou um remédio, RPG e Fisioterapia, pois, além disso, ainda constatei outro problema que eu já sabia (só fiz os exames para ter certeza), uma inflamação na sola dos pés chamada Fascite Plantar.

      Bom Resumindo e concluindo, estou mesmo “ruizinha” fisicamente, vou atrás da fisioterapia e RPG e ver no que dá. Vou pesquisar um pouco mais e fazer mais alguns testes para ver se eu consigo encarar alguma atividade física, mas COM ATIVIDADE, nada de paradinha ou monotonia...

      Excluir
  7. oi edamoa..força nessa peruca mulher! não viva a vida em torno de uma doença que talvez tu tenha. e tenho certeza que tu ter emagrecido todos esses quilos te ajudou e muito, principalmente com a Fascite plantar, pois quanto mais pesada é a pessoa mais os pés "fervem" ...normalmente a fisio dá uma boa ajuda com os sintomas, espero que dê bons resultados pra ti, procure um bom profissional pois tá cheio de charlatão por aí.
    Abraços, Ana S, (sou fisioterapeuta - lembra que disse q passei num concurso? trabalho num prefeitura, e atendo várias mulheres tanto com fibromialgia como fascite,qq coisa estou à disposição)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Legal Ana!

      Acho que vou mesmo tirar algumas dúvidas com você vez ou outra.

      Estou pesquisando o assunto pois como eu disse a única coisa que tenho certeza é a Fascite Plantar, que se confirmou pelos exames. Mas sinceramente, não senti diferença com a redução do peso, os sintomas são os mesmos, e eu acabei descobrindo antes mesmo de fazer os exames justamente por ser muito curiosa e buscar informações sobre os sintomas.

      Mas estou mais preocupada com o que não conseguimos diagnosticar e se não existem exames para diagnosticar significa que poucas são as chances de RESOLVER os problemas, e sinceramente depender de remédios não é uma opção, pois controlar a dor não resolve, precisaríamos descobrir as causas para tentar ACABAR com o problema.

      E Parabéns pela profissão que é muito bonita. É preciso tanta paciência e determinação, é mesmo uma doação ao próximo que precisa tanto desse tipo de tratamento. PARABÉNS pela aprovação no concurso e que você tenha mesmo muito sucesso.

      Excluir
  8. Oi Edamoa,tenho certeza q vc vai conseguir,vc è forte e guerreira pois p quem conseguiu eliminar 15 quilos e depois conseguir mante-los è so mesmo com muita determinaçao e esforço.quanto a fadiga,eu tenho a mesma opiniao, penso q com a atividade fisica isso melhora realmente.eu tbm iniciei a atividade fisica e estou me sentindo outra pessoa,nem pareço c aquela mulher cansada e desanimada ate mesmo p brincar c minhas tres filhas,neu animo triplicou,estou menos ansiosa e me sinto renovada.tenha fè em Deus,vc vai conseguir bjus Iris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iris,

      Vou começar com a Fisioterapia, que já vai ser UM TRANSTORNO ENORME na minha rotina, eu falei para o médico, que eu não tenho tempo para isso, e ele disse que eu terei que arranjar e PONTO.

      Depois de tomar os remédios, fazer a fisioterapia a RPG ai sim vou pensar na ginástica.

      Eu vou fotografar o verdadeiro arsenal de equipamentos para ginástica que eu tenho em casa, ninguém vai acreditar que tenho tanta coisa e que ninguém consegue usar... Seria trágico se não fosse tão CÔMICO. Já estou ficando sem espaço para tanta "tralha" e tudo sem uso, pra ajudar meu marido comprou outro recentemente. O problema é que não adianta ter o equipamento é preciso usá-lo, mas acho que às vezes pensamos que só o fato de comprar já estamos fazendo ginástica. Não podia ser assim? Só de olharmos para tantos equipamentos, já ficamos cansados e nosso corpo já responderia? kkkk eu e minhas piadinhas infames...

      Excluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.