Ontem me questionaram sobre manter o peso, sem recuperar o que foi eliminado.
Disseram-me que “perder é fácil, difícil é manter o peso...”
Se eu não conhecesse a pessoa ficaria até ofendida – Dá licença!
Quem foi que disse que Emagrecer é fácil? Onde é que alguém pode encontrar esse tipo de informação? Tanto sacrifício, tantas privações, tanta disciplina, para depois alguém afirmar que é fácil?
Então pensando na minha própria experiência fiquei aliviada, pois estou ha seis meses no mesmo peso, ou seja, estou estacionada e não recuperei nada do que eliminei no ano passado, embora frustrada por não evoluir mais, tenho que comemorar por conseguir manter.
Esse é um grande pesadelo para todo mundo que emagrece, pois segundo aquelas “estatísticas do mal”, é praticamente certo que o peso será recuperado, e não foi o meu caso.
Mas novamente tenho que registrar que o hábito de me pesar diariamente me garante esse controle, fico atenta a qualquer oscilação e não me deixo iludir com as falsas impressões que geralmente nos assombram, como inchaço, retenção de líquido, não, para mim o peso subiu, é hora de controlar rigorosamente o que como e ponto final.
Então eu penso que é tão difícil emagrecer quanto manter-se com o peso reduzido, pois é preciso muita atenção ao dia a dia sempre.
No meu caso é como se eu estivesse em “Stand by” e o piloto automático entrasse em funcionamento a cada pequena alteração no peso. Não podemos relaxar e voltar a comer de tudo e nas quantidades que comíamos.
Mas além da atenção constante às oscilações no peso, também passei a ser mais seletiva, eu procuro “abusar” de uma forma programada, tento na medida do possível selecionar os abusos, procurando não comer muita coisa “extra” no mesmo dia.
Na sexta, sei que é quase impossível escapar da pizza, então eu procuro controlar durante todo o dia.
Se tiver uma festa, faço um “jejum” básico no dia anterior. Claro que não morro de fome, mas corto bastante do que for possível cortar.
Claro que às vezes eu não resisto alguma coisa pela manhã e no final do dia acabo sendo surpreendida com algo também inevitável, mas eu tento controlar isso ao máximo, pois se ABUSAR O DIA INTEIRO, TODOS OS DIAS, realmente não tem peso nesse mundo que se mantenha.
Então novamente temos que nos lembrar das nossas ESCOLHAS, elas precisam ser muito bem pensadas, para não lamentarmos depois...