terça-feira, 23 de outubro de 2012

Atividade Física e Endorfina

Vários estudos apontam para a constatação de que a prática regular de atividade física produz um hormônio muito importante para nosso organismo, denominado Endorfina.

 

Muitas teorias afirmam que esse hormônio é capaz de melhorar o humor, a disposição, a resistência, o sistema imunológico, mas é conhecido principalmente por ser denominado o hormônio da felicidade.

 

Pois bem, no meu caso acho que: Ou não consigo produzir endorfina, ou meu nível de adrenalina é tão alto que neutraliza totalmente a endorfina produzida durante a atividade física.

 

Estou firme e forte nas aulas de Pilates, mas gente! Ainda não senti nenhum prazer, assim como em nenhum outro tipo de ginástica que já tentei.

 

Sim, eu sei que faz pouco tempo, então estou mesmo dando tempo ao tempo, não vou desistir no primeiro obstáculo, mas me intriga constatar que o que me falta é a bendita da endorfina para me “apaixonar” por alguma Atividade Física.

 

Conversando com a professora, expus meu intrigante pensamento e mencionei que não consigo mesmo entender como TANTAS pessoas afirmam com tanta propriedade que têm ADORAÇÃO por A.F, pois a minha impressão é que muita gente nem gosta tanto assim, mas é mais bonito dizer que gosta também. Pasmem vocês, a professora me confirmou o que eu suspeitava há tanto tempo, ela como profissional da área disse que não conhece ninguém que pratique AF por puro prazer, conhece apenas pessoas que fazem por pura necessidade.

 

Se ela que lida com isso diariamente não conhece, então eu só posso concluir que sim, existem pessoas que gostam de fazer ginástica, mas funciona mais ou menos como vocação mesmo, tem gente que adora cuidar de doentes e vai ser médico, enquanto outros não podem ver um machucadinho se quer, e jamais seriam doutores. Tem gente que adora matemática (nesse caso poucos mesmo), assim como tem muita gente que detesta fazer contas.

 

Portanto, Gostar de Atividade Física não é assim tão comum. E nós que não gostamos, não somos ANORMAIS por isso.

Estar ACOSTUMADO, condicionado ou até viciado, não significa necessariamente ter prazer em praticar Atividade Física.

GOSTAR SE ACOSTUMAR

Gostar de alguém é diferente de se acostumar a esse alguém, muita gente confunde esse sentimento até nos relacionamentos.

 

Assim, eu penso que tem muita gente por aí até acreditando que adora fazer ginástica, quando na verdade se acostumou e se condicionou.  É diferente, por isso quando alguém não gosta fica constrangido em assumir, afinal de contas todo mundo que pratica afirma que é uma das coisas mais maravilhosas do mundo, “Como só eu posso achar que não gosto?”

 

Lembrando que o meu laboratório nesse momento é exatamente descobrir os efeitos da Atividade Física, sem depositar nessa atividade nenhum tipo de expectativa quanto ao emagrecimento, pois a certeza de que no meu caso não ajuda em nada eu já tenho, por isso sigo firme, forte e persistente.

26 comentários:

  1. nossa, conheço tantas pessoas e eu mesma frequento academia há 12 anos e adoro. muita gente que corre tbem sente o que é chamado de runner's high, que é qdo a betaendorfina (que é opiáceo) "bate" e a pessoa fica altinha, como se tivesse bebido. é exatamente isso que acontece comigo. sensação absurda de prazer.

    o que reparei ao longo dos anos é que isso só acontece qdo o treino tem um ritmo e uma carga considerável. e a pessoa tem que se concentrar no que está fazendo.

    não acredito que as pessoas paguem mais de 400 reais por mês pra suarem horrores e pagarem de bonitas. entra ano e sai ano, algumas mesmas pessoas sempre estão lá. e muitas vêm e vão de acordo com a estação. pagar caro, suar um monte, pagar tênis caro e ficar lá por anos... olha, costume não dura tanto.

    sobre adiantar ou não. o pilates faz com que vc mantenha sua musculatura tonificada e inteira. mesmo que vc treinasse bem pesado, teria que comer de acordo com os objetivos. tanto é que a gente diz que, mesmo treinando muito, alimentação é 70%.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo perfeitamente o que diz.

      Minhas reflexões são realmente polêmicas, assim como a meu próprio processo de emagrecimento, que foi testado diariamente e no começo recebeu muitas críticas e quase todas muito pesadas, afinal, era tudo tão radical que os mais conservadores optavam por me condenar, entretanto insisti, e após todo o processo, me submeti a uma bateria de exames que comprovaram que além de não ter adoecido, eu consegui melhorar de modo geral minha saúde.

      Eu precisei descobrir muita coisa sozinha sobre a minha própria fisiologia.

      Acredito sim que você e mais um milhão de pessoas têm sim prazer em praticar atividade física, e eu afirmo isso na minha análise, a questão é que pode sim existir pessoas que jamais vão gostar, podem tentar qualquer coisa, que não vão conseguir sentir o mesmo prazer que você sente, por exemplo.

      Da mesma forma que a dieta não funciona igualmente para todos, os corpos não respondem de maneira igual à atividade física. Comprovando minha tese de que ninguém é igual a ninguém e por isso não temos que nos sentir E.T.'s só porque somos os únicos que não gostamos de atividade física.

      Por outro lado, não estou afirmando que o fato de não gostar nos dá o direito de SE RECUSAR A FAZER, talvez tenhamos mais obrigação ainda de nos manter em movimento, e é isso que nos castiga, pois passa a ser um sofrimento, diferentemente de vocês que adoram praticar A.F., quem não gosta precisa se SACRIFICAR e muito para criar o hábito e não ceder ao sedentarismo.

      Quanto a não adiantar fazer atividade física para emagrecer, estão surgindo teses sobre isso também. Recentemente algumas correntes vêm apresentando análises concretas afirmando que é melhor tentar emagrecer por outros métodos antes de buscar a ginástica, pois algumas pessoas estão com seu nível hormonal e de insulina tão descontrolados e desbalanceados, que a prática de exercícios físicos pode desencadear muito mais fome. Sabemos que com mais fome a tendência é comer muito mais do que se consome na Atividade Física.

      Só que eu descobri isso muito antes de surgirem essas teorias, quando parei para analisar as centenas de tentativas de praticar Atividade Física, visando o emagrecimento e em TODAS ELAS, eu acabei engordando ainda mais, foi assim que eu ganhei sem sorteio, 15 quilos extra e mais alguns que ainda persistem, foi depois do meu segundo parto, que incomodada com 3 ou 4 quilos eu comecei a fazer ginástica para tentar ficar em forma e sempre acabava aumentando no mínimo um quilo a cada 6 meses de tentativas.

      A partir do momento que decidi me concentrar somente numa coisa, ou seja, no controle rigoroso da alimentação, eu consegui me livrar de 15 dos 20 quilos que me incomodavam em 10 meses, mantive a saúde e nesse ano, recuperei um quilo por ter cometido muitos deslizes, mas o quilo vai e volta, pois perdi um pouco o foco e a disciplina.

      Então, o que menciono no texto serve apenas de alívio para quem se sente ANORMAL por não gostar de Atividade Física. Estou praticando Pilates para ter um pouco mais de energia, mas até agora NADINHA de alterações ou mudanças. Continuo me sentindo a mesma de anos atrás, mas não quero com isso arranjar uma desculpa para parar, vou continuar, pois agora é uma questão de honra, manter o corpo em movimento, e entendo também que preciso realmente dar tempo ao tempo como escrevi no texto.

      Excluir
  2. Socorro!

    Se eu tiver que pagar 400 reais por mês para fazer ginástica, aí que vou ficar doente mesmo.
    Então além disso tudo que você disse Edamoa, ainda complemento que tem gente que faz academia POR STATUS. Por mais absurdo que possa parecer também temos que considerar essa ótica.
    LAIS-S.B.Campo, SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lais!

      Acho que já vi outros comentários seus por aqui.

      Sabe que eu não tinha pensado nisso? Mas às vezes temos essa impressão mesmo.

      Os atletas que me perdoem, mas tem gente que vai para a academia como um compromisso social mesmo, mas eu também não gastaria 400 reais por mês de jeito nenhum para isso.

      Tanto que o GASTAR com isso é um dos maiores obstáculos para que eu me interesse por academia.

      Atualmente estou pagando muito menos que isso pelo Pilates, mas é uma academia de condomínio, os custos são muito menores, já que não existe aluguel do ponto, e acaba ficando economicamente viável.

      Mas tô com você, se algum dia eu estiver gastando tudo isso com ginástica, pode me internar que eu fiquei maluquinha, maluquinha... rsrsrsrs

      Excluir
    2. gente, como status, se todos dentro da academia vão estar pagando o mesmíssimo valor? status pra quem? pelamor, isso é apelar. e cada pessoa sabe o que pode/quer gastar com academia e personal (ou sem personal). se não tá roubando e nem fazendo mal a ninguém, por que tanto julgamento?

      Excluir
    3. Desculpe anônima,

      Não tenho a intenção de ofender ninguém, e concordo que cada um sabe "onde aperta o calo", e não disse nada contra isso, afirmei apenas que EU jamais gastaria tanto dinheiro com academia, mesmo porque aqui em casa só tem um coitado para trabalhar e quatro para gastar então temos que destinar muito bem as verbas.

      E como todos nós sabemos dá muito bem para praticar uma atividade física sem muitos custos, o problema é que nós realmente não nos dispomos e ficamos tentando nos AMARRAR numa academia para conseguir vencer o sedentarismo, pois muita gente está na academia para se forçar a ir usando o famoso jargão: "Estou Pagando, tenho que ir".

      Mas venhamos e convenhamos é um mercado valioso e que gera muita renda e como você disse ninguém está roubando, desde que não prometa MILAGRE, pois sabemos que não existe mágica, e DE NOVO, não é nada pessoal, mas todo mundo sabe que muita gente frequenta academia para se sentir ENTURMADO e quanto MAIS CARA A ACADEMIA mais a pessoa se sente PODEROSA...

      Não estou afirmando que é seu caso, longe de mim, querer julgar quem eu não conheço, eu falo de gente REAL e que eu conheço, e se parar para pensar bem vai se lembrar de pelo menos uma pessoa que se enquadra nesse perfil, então não estamos agredindo ninguém, apenas comentando situações e casos que conhecemos.

      Aqui, antes de qualquer julgamento de valores, vale a liberdade de expressão e pensamento. Se nós temos essa impressão e você pensa diferente não compensa entrarmos em discussão já que você não vai nos fazer mudar de opinião e nós, tão pouco, temos essa pretensão quanto à sua realidade, que repito, pode ser outra completamente diferente da minha ou de qualquer outro leitor.

      Você pode ser uma leitora constante, e até gostar de algumas coisas do blog, mas nem por isso precisa concordar com tudo, e nem tudo que se comenta por aqui deve estar de acordo com normas e regras, são experiências e impressões individuais, não necessariamente servirá para todos indistintamente.

      O que é útil para alguns, pode ser completamente dispensável para outros, e é isso que faz do blog um espaço extremamente democrático.

      O que serve, nós aproveitamos o que não serve, descartamos, simples assim. Eu mesma recebo muitas opiniões críticas e sugestões, algumas, entendo que posso ao menos tentar utilizar, outras eu simplesmente deixo para outros leitores decidirem, pois pode servir para outras pessoas.

      Excluir
    4. edamoa, eu não concordo com muita coisa que vc diz e nunca me senti desrespeitada aqui. faço pesquisa na área de nutrição esportiva e psicologia e, por isso, leio vários blogs. trabalho indiretamente com isso e tenho vida de atleta praticamente. não prego isso pra ninguém. tanto é que nenhum amigo meu tem o mesmo estilo de vida que eu. dito isso, eu não me referi ao seu comentário. não sei como isso funciona no blogspot, mas cliquei no "responder" abaixo do comentário da lais porque ele foi bem curto e grosso se referindo ao valor que eu pago. e falei o valor super de boa, querendo dizer que eu acho um exagero tirar uma parcela do meu salário, que vem de muito trabalho e estudo, pra fazer algo que eu não gosto. em seguida, me veio um julgamento sobre o valor que eu pago. neste país, parece que ter um pouquinho de grana é pecado. sei bem de onde vem meu dinheiro. e não quero que todos deem a mesma importância aos exercícios que eu dou. nunca fiz isso na vida "real", não faria aqui. a laís leu meu comentário e, sem seguida, já veio com um "então" e falou em status. ninguém na rua que não pergunte vai saber onde eu treino. e quem tá lá dentro da academia paga o mesmo valor. ou seja, somos todos lá dentro iguais. a gente lá não julga ninguém por grana, falta dela (até pq mesmo o pessoal da faxina tem bolsa e treina com a gente), por estar acima do peso ou o quê. nós, os mais antigos, gostamos do bom ambiente e queremos preservá-lo. eu pego o carro pra ir pra essa academia. tem uma a 5 minutos do meu prédio que é da maior rede da américa do sul. e aí? se eu quisesse status e não treinar, não seria mais lógico eu ir a essa? então eu só peço que quem não queira ser julgado não julgue. existe, sim, gente que treina por puro prazer e não pra mostrar pros amigos. pq destinar horas da semana, grana pra roupa, suplementos, nutrólogo e academia, esforço, etc só por status... desculpa, mas tem jeitos mais fáceis de mostrar status.

      Excluir
    5. Como eu disse antes, não te julgo e também não penso que qualquer leitor aqui queira ou se sinta assim tão à vontade e, julgar, só faço questão que você entenda que eu conheço sim pessoas que acham que academia dá "status".

      Sei de gente que economiza o que nem tem paga poder pagar uma academia de GRIFE pois nesse caso JULGA aquelas mais baratinhas como "coisa de pobre". O meu anonimato me garante poder te afirmar isso, sem medo de cometer injustiça.

      Outro dia li na internet mesmo que a classe mais endinheirada está reclamando que os produtos e serviços estão piores devido ao acesso dos pobres a esses produtos e serviços e que deveria existir produto/serviço para rico e para pobre, fiquei INDIGNADA, e olha que eu não sou uma pessoa pobre... Veja a matéria e me diga se o ser humano não está cada vez mais desumano: http://economia.ig.com.br/2012-09-12/dados-apontam-que-ascensao-da-classe-c-incomoda-consumidores-da-classe-ab.html?fb_action_ids=414281408627963&fb_action_types=og.recommends&fb_source=aggregation&fb_aggregation_id=288381481237582

      É LAMENTÁVEL, mas o ser humano é DECEPCIONANTE.

      Volto a repetir, ACREDITO DE VERDADE que você realmente tenha paixão por atividade física, afinal de contas trabalha com isso, e quando escolhemos uma profissão é fundamental nos identificarmos profundamente com ela, caso contrário, seremos infelizes profissionalmente e pelo resto da vida.

      De verdade, espero que você não leve o assunto para o lado pessoal, pois percebo que sua colaboração acrescenta aqui, acho que foi você que me disse que o Pilates poderia me servir, já que sou tão ruim de disciplina, como "disse" antes, todos que participam do blog sempre tem alguma coisa para acrescentar e até para aprender e tenho certeza que mesmo suas colocações trazem reflexões para que muitas pessoas se agarrarem e assumam um compromisso com a A.F., até para se auto desafiar e quem sabe, descobrir que também gosta de se movimentar.

      Só para você ter uma ideia, eu sou uma pessoa tão CHATA, que no último final de semana estive no Ibirapuera e fiquei irritadíssima quando não conseguia parar o carro, depois com aquela multidão correndo de lá pra cá, você quer andar devagar tem alguém quase te atropelando, você vai atravessar vem a bicicleta - SOCORROOOO, não gosto daquele movimento todo. Percebe como tenho mesmo algum problema com aglomerações? Nunca gostei, mas o pior de tudo é que também detesto atividades MUITO paradas, como Ioga, por exemplo, não consigo me ver numa turma desse tipo, vou enfartar de tédio.

      Ou seja, não gosto de tumulto, mas também não gosto de muita calmaria, difícil né?

      Excluir
  3. Olá Edamoa

    emagrecer com AF realmente não funciona para nós duas mesmo (rsrsrs), por falar nisso, eu estava na academia pagando minha penitência (rsrrs), quando chegou uma cliente nova, o professor foi atendê-la era uma jovem senhora de aproximadamente 40 anos e deveria estar uns 40 quilos acima do peso, perguntou ao professor do horário que é o dono da academia, por coincidência quanto tempo ela tinha que frequentar a academia para eliminar o excesso de peso, ele simplesmente virou para ela e fez a seguinte pergunta: quanto tempo você levou para engordar tudo isso? Ela ficou meio constrangida e ele emendou: você precisa eliminar tudo o que é desnecessário de sua alimentação, porque a alimentação é de 75-80% do emagrecimento a atividade física vai te ajudar a não ficar tão flácida. Ela foi embora e não se matriculou na academia, ele virou para mim e disse: ela queria ouvir uma mentira e com certeza ouvirá na próxima academia, irá se matricular, começará toda empolgada e quando não vê os resultados que espera irá desistir, eu não vendo milagre!

    Fica ai a reflexão para todas nós, é óbvio que não estamos fazendo nenhuma apologia ao sedentarismo, contudo o objetivo da atividade física não deve ser o emagrecimento.

    Boa semana querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim isso é FATO COMPROVADO Jô.

      Já escrevi aqui muitas vezes que em todas as vezes que busquei a Atividade Física para emagrecer eu só engordei ainda mais, e só consegui emagrecer de verdade quando me concentrei somente no controle alimentar.

      Isso é muito complicado quando recebemos aquelas "RECEITAS PRONTAS" de médicos e nutricionistas que mandam que agente coma bolachinha água e sal, frutinha, gelatininha, fazer pelo menos 6 refeições por dia e praticar uma atividade física pelo menos 3 a 4 vezes por semana - SOCORROOOO! É ai que aquela coitada que está com o metabolismo todo desregulado, a insulina desbalanceada, entra e fica presa na maior armadilha que o próprio corpo pode produzir, pois faz ginástica, sente mais fome, come mais e no final de 3 meses percebe que além de não ter emagrecido ENGORDOU...

      De novo o ALERTA: Receita de Endocrinologista e Nutricionista e Academia de Ginástica não tem efeitos idênticos em TODO MUNDO. Cada organismo reage diferente do outro e por isso os resultados e principalmente as consequências são INDIVIDUAIS. É para essa percepção que eu procuro sempre chamar a atenção do leitor, observar suas reações metabólicas pode ser fundamental para o sucesso ou fracasso do seu objetivo.

      Boa semana pra você também Jô.

      Excluir
  4. Sabe que eu estava desesperada por um texto desses! estou me obrigando a caminhar 5km por dia há 2 meses, 5 vezes por semana...e vou te dizer..qdo comecei achava um porre! ai todos meus amigos que sao ratos de academia e corredores diziam pra eu aguentar as primeiras semanas q depois ficaria viciada..pois bem, 8 semanas se passaram e CONTINUO ODIANDO! pra mim é uma verdadeira tortura ter que fazer caminhada, quando alterno pra corrida sinto que vou morrer, nao tem endorfina nenhuma aí...cada minuto parece 10 min!só que quando digo isso pra alguém já me olham feio e consigo ler os pensamentos dizendo "é preguiçosa demais, por isso engordou tanto".
    obrigada pelo texto! abraços
    laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Laura,

      Se o objetivo central for o emagrecimento dificilmente você terá resultados que te animem.

      Entendo e defendo que precisamos nos movimentar, pois minha experiência pessoal indica que parece que vamos literalmente ENFERRUJANDO com o passar do tempo, mas para quem não gosta ou não consegue produzir endorfina durante a Atividade Física sempre será uma PENITÊNCIA, como costumo chamar.

      Talvez a conscientização nos leve a AGUENTAR, mas daí a passar a adorar praticar atividade física, tem uma grande distância.

      Não aconselho você a parar, mas sim ter consciência de que para emagrecer é preciso controlar muito, o que come, e durante o período que está praticando atividade física precisa redobrar a atenção, pois sua fome vai parecer sempre maior do que realmente é, e se não se policiar vai acabar comendo mais calorias do que queimando, e o resultado pode ser inversamente desastroso.

      E continuo repetindo, não somos ET´s só porque não gostamos de ginástica. Uns gostam de ler outros de pintar outros de não fazer nada disso cada ser humano é único e suas ações e reações também...

      Excluir
  5. Bom dia Edaoma,
    Acabei de ler o livro Dieta Bota 10 do DR Guilherme de Azevedo Ribeiro,(apesar de já ter eliminado 13kg, acho importante não perde o foco) bom nesse livro tem trecho que diz assim¨...Mas é importante alerta que apenas se exercitar não emagrece ninguém. Exercitar-se é bom por melhorar a saúde e potencializar os efeitos da dieta. Mas o que realmente emagrece é a alimentação racional...¨
    No meu caso vou a academia 5x por semana, e com isso estou conseguindo manter o peso sem grandes restrições alimentares como era no inicio,ainda não estou apaixonada, mas já tá rolando um clima rsrsrsrs,sinceramente no começo não fazia nada, só comecei a caminhar quando eliminei meus primeiros 5kg, mesmo pq eu não aguentava.
    Abraços
    Michelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Michelle.

      É mesmo muito motivador quando a atividade física deixa ou ao menos começa a deixar de ser uma PENITÊNCIA.

      Acredito que a alta frequência ajuda nesse condicionamento que acaba colaborando na produção da endorfina e consequentemente leva ao bem estar que contribui para nos manter querendo continuar, mas é preciso mesmo muita persistência para começar a desenvolver esse bem estar.

      Quanto à atividade física não emagrecer, um grande inimigo dessa teoria é justamente o LUCRO que as academias e as fábricas de equipamentos para ginástica têm com esse grande público que busca MILAGRE. Quando eles não afirmam que emagrece, eles omitem que não é só isso que é preciso fazer, ou seja, quando não pecam pela enganação, pecam pela omissão.

      Além disso, ainda tenho que considerar que quando resolvem ter uma nutricionista para atender aos alunos, a prescrição é aquela TABELADA que em tese funcionaria para todo mundo e como eu costumo dizer quando é igual para todo mundo, na verdade não funciona para ninguém.

      É como propaganda de xampu, quando dizem que serve para todos os tipos de cabelos é porque não serve para nenhum... rsrsrsrs

      Parabéns por continuar estudando o assunto para também estudar suas próprias funções e cada vez melhorar mais.

      Excluir
  6. Huahuhuauha.... Tive que rir, nem consegui ler tudo de tanta polêmica!!!
    Bom, vou falar o que acho, concordo com a EDA em gênero, número e grau. As únicas coisas que me fazem gostar de atividade física são o fato de conseguir me superar as poucos, o fato de emagrecer mais rápido e por último os benefícios que tenho fazendo AF. Não sou apaixonada por treinar, mas sou pelos seus resultados, o que é beeeeem diferente ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Kazinha,

      As vezes é preciso muitos textos para realmente entendermos o contexto da abordagem, e minhas respostas costumam ser tão completas e complexas que não dá para ler tudo de uma só vez e às vezes os comentários e respostas são maiores que o próprio post.

      Excluir
  7. Li tudinho e gostei muito do que vi!
    Sinceramente eu não conheço essa Dona Endorfina nao! rsrsrs

    Sigo os pensamentos da Kazinha, faço AF pq nos ajuda a emagrecer mais rapido e nos traz beneficios físicos. Mas AMAR de paixão, aí já é outros 500!
    Eu admiro essas pessoas que dizem sentir-se inebriadas com a AF, mas não consigo imaginar!
    Consigo me ver que nem um PERU suando horrores depois de correr ou andar de bike, mas na certeza que alguns quilinhos vão embora. Claaaaro que controlando a alimentação, porque senão o efeito é contrario.
    Já engordei uns belos quilos antigamente depois de entrar na academia.
    Em vez de emagrecer, ganhei alguns quilos, pois alem dos musculos adquiridos, tinha a sensação de fome e as compulsões alimentares.

    Desta vez, eu emagreci sim...20kilos. E cheguei no meu objetivo inicial.

    Mas PRIMEIRO de tudo aprendi a comer, a me controlar, a controlar a ansiedade e principalmente a compulsão.
    Só depois, que comecei a focar nos exercicios, mas de forma leve e tentando variar.
    Sou uma pessoa que enjoa MUITO fácil das coisas, então imagina eu puxando ferro e contando as séries...fico enjoada. Sem paciencias!
    Vou aprendendo, mas não ignorei a pratica de exercicios, só não tornei como foco principal. O foco principal foi uma alimentação saudável e APRENDER A COMER.
    Porque todas as vezes emagreci e engordei, vivi no efeito sanfona e vivi refém das dietas mirabolantes dos endrocnos. SIM, temos que dar nos tempo e aprender o que faz e o que nos faz bem.
    Dietas regradas e feitas pra todo mundo, não dá certo pra quase ninguem.
    Generalizar não adianta, somos todas diferentes e é por isso que temos que aprender a nos conhecer.

    Bjokas
    Moh
    cinturinhafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Moh!

      E eu continuo muito feliz em ver que um pouquinho das "bobagens" que acabo abordando aqui, servem de inspiração para que todos procurem se conhecer mais e não se iludam com informações distorcidas ou propagandas enganosas, e encontrem seus próprios caminhos de sucesso.

      Temos vários exemplos aqui no blog, uns descobriram que se dão bem na dieta da proteína, outros na R.A. pura e simples, outros numa mescla de várias alternativas e no final a grande maioria tem superado muitos obstáculos a cada dia.

      E você Moh, é uma das maiores vitoriosas que temos por aqui. Parabéns de verdade pelas conquistas.

      Excluir
    2. Olá Edamoa, já lhe escrevi certa vez. Como disse certa vez, este negócio de ginástica , pra mim, é predisposição, e só. Como não tenho a característica de gostar verdadeiramente deste negócio (aliás é negócio mesmo-400 pratas por mês!!),muito menos de ser masoquista, faço o que sempre fiz: contento-me com minha opção sedentária de viver, e acredite, venho emagrecendo. Sobre a tal da endorfina...sou igual a você, ou não produzo ou é tão baixa que não a sentiria.
      Pare de pagar penitencias e vá ser feliz.
      Luizão-o rei dos sedentários.

      Excluir
    3. Luiz,

      Acho que me recordo de você.

      Eu ainda não vou abandonar porque realmente quero fazer um verdadeiro laboratório e se eu parar agora com apenas um mês, não terei argumentos concretos sobre a minha experiência.

      Mas confesso que o negócio (que no meu caso é mais baratinho...rsrsr), está DIFÍCIL. É um verdadeiro HORROR. Fico contando os segundos no relógio para terminar a aula, mas o que está me incomodando mais é que quando eu fazia qualquer coisa em casa, bicicleta, esteira, ou mesmo qdo atacava de maluca e começava a dançar sozinha no meio da sala por uns 40 minutos, com uma sequência razoável em média 3 vezes na semana, eu me sentia muito melhor em termos de disposição, o problema é a disciplina, que acaba comprometida nesse caso porque qualquer coisa é motivo para não fazer, enquanto na academia, estamos pagando e nos obrigamos a ir de qualquer jeito. Parece que gastando dinheiro o resultado é pior DUAS VEZES, pelo gasto e pelo pouco resultado... rsrsrs

      Mas vamos tentar mais um pouco.

      Excluir
    4. Fico imaginando uma conversa (pessoalmente) nossa, acho q renderia um livro *-*
      E parabéns Moh, vc realmente é um exemplo, assim como a Eda!!!

      Excluir
    5. É Kazinha,

      Eu até já pensei em conseguir uma forma de reunir todos os participantes "sócios" do blog, mas precisaria conseguir um patrocinador para organizar um evento num local adequado, além da locomoção de muitas pessoas pois não somos todos nem do mesmo estado. O ideal seria confirmar o estado ou cidade que concentra mais seguidores e locomover o menor número de pessoas possível. E ainda nem mencionei que tem gente de vários outros países...

      Isso faz parte de alguns dos meus devaneios, ainda não consegui uma forma de viabilizar, mas quem sabe, com o tempo conseguimos?

      Mas já imaginei sim, um simpósio, um congresso, uma reunião dos seguidores com vários especialistas no assunto, seria muiiiito interessante --- rsrsrs --- "Acorda Alice!"

      Excluir
    6. Salve Edamoa, depois de um tempo sem dar as caras, resolvi abusar da sua paciência...rsssssss.
      Olha, não disse que você deveria parar de fazer ginástica, apenas que deveria parar de pagar penitencias e ser feliz.
      Afinal, ao contrário do que os neuro cientistas apregoam em sua nova religião, acredito que para ser feliz precisamos nos concentrar naquilo que gostamos, e não na produção de betas endorfinas em ciclos de exercícios massacrantes que fariam o mais rigoroso guerreiro espartano "pedir prá sair".
      Dançar 40 minutos na sua sala te faz ficar feliz? Compre uma coleção de CDs do seu agrado,curte bicicleta? Vá pedalar, sem compromisso.Esqueça a obrigação, não se transforme masoquistamente em ratinho de laboratório.
      Você me parece ser uma pessoa bem legal para se martirizar, mesmo em nome "ciência", já que aposto que suas conclusões não serão publicadas na Lancet rsssssssss
      Sabe faço um desafio, alguém poderia me informar se os cientistas que testaram, e ou, comprovaram os tais benefícios do exercício físico, depois de lerem suas próprias conclusões se inscreveram numa academia? Se transformaram em clones do Rambo?
      Aposto 40 anos de sedentarismo que continuaram piores que eu neste quesito.
      Um abraço e não deixe de escrever, não sei se você é jornalista, mas como dizemos no jargão, você tem texto.
      Luizão

      Excluir
    7. É isso Luiz,

      A pesquisa é para mim mesma.

      Quero ter certeza se é falta de condicionamento ou se realmente não tenho absolutamente nada a ver com GINÁSTICA.

      Não tenho pretensão de virar uma celebridade das experiências, e só compartilho aqui porque tem muita gente que gosta de ler algumas "bobagens" para quem sabe se inspirar e porque não SE DESAFIAR TODOS OS DIAS e tentar vencer alguns dos próprios limites.

      Estou tentando não sofrer tanto, mas o DESAFIO DO MOMENTO é esse, já que não estou muito preocupada com eliminar peso, nesse meu momento.

      Alguma leitora comentou aqui que descobriu a atividade física quando decidiu investir num esporte em que ela se superava a cada estágio, uma espécie de competição com ela mesma, esse é um dos caminhos, eu ainda estou procurando o meu, mesmo que seja me aliar a você no sedentarismo total, só não quero me precipitar.

      Obrigada, mas não sou jornalista, gosto muito de ler e de escrever, mas sei que tenho muito que aprender ainda.

      Excluir
    8. Se tem muito a aprender, está no caminho certo.
      Quanto ao meu desafio continua: Estas pesquisas científicas são coordenadas por clássicos professores universitários-gordões-sedentários & nerds a lá Sheldon Cooper, ou por cientistas que se transformaram nos schwarzeneggers da ciência?
      São patrocinadas por governos e instituições sérias ou pelas reebocks e nikes da vida???
      Um abraço Edamoa.
      Luizão

      Excluir
    9. Tenho que concordar totalmente com você Luiz.

      Muitas pesquisas são sim patrocinadas por interesses comerciais e fica mesmo difícil saber quando realmente estão trabalhando no interesse da humanidade e quando o interesse é puramente financeiro.

      Eu faço um abordagem interessante sobre o surgimento de todas essas necessidades modernas que incluem dietas e ginástica na academia, no meu texto de 16/Ago/2011 "Voltando no Tempo( http://emagrecendo365dias.blogspot.com.br/2011/08/voltando-no-tempo.html ) citando que a indústria da "engorda" é que sustenta a indústria do "emagrecimento".

      Existem muitos interesses, e nós precisamos estudar e sair dessas verdadeiras armadilhas, que são vendidas por aí.

      Excluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.