quarta-feira, 11 de maio de 2011

Receitas Impróprias

(Para Maiores de 60 quilos... rsrsrsrsrsr)


Todo dia, quando entro para acessar a internet, surge saltitando, alguma receita de guloseima para prepararmos no café da manhã, no lanche ou em qualquer outra refeição.

Fico impressionada como essas matérias fazem sucesso, poucas vezes se vê alguma receita de algo pouco calórico, traduzindo - MENOS GOSTOSO.

As fotos dão água na boca.

Que pena que não podemos nos atrever a tentar fazer a receita.

Mas um consolo: Em breve poderemos sim, basta que passemos a controlar definitivamente nosso impulso com os alimentos, e seremos capazes de comer apenas uma fatia do bolo, da torta ou da delícia que quisermos...

O sistema de compensação funciona muito bem, mas como já chamei a atenção anteriormente, não dá para comer descontroladamente e depois tentar compensar, o sistema sé funciona se for eventual, a freqüência, faz o organismo entender tudo errado e só armazena, acaba não eliminando o que eliminaria naturalmente.

Não desanime, todo o sacrifício será recompensado, por mais dolorido que seja deixar de comer aquilo que gostamos, a satisfação pela redução no peso e no manequim é muito maior. Eu vivi isso, e posso garantir a qualquer um, que é uma alegria impossível de ser descrita.

Tenha em mente que nenhuma dor ou frustração pode ser maior do que se olhar no espelho e não gostar do que vê refletido.

O prazer momentâneo, do fast food, da batata frita, do bolo de chocolate, do pudim, do pão de queijo, traz uma marca que ficará eternamente se não for dado um BASTA.

Eu apenas garanto que toda a perda de peso passa antes pelo controle do que se come, depois pode ser complementado com a ginástica, que pode acelerar o processo.

Considero muito mais URGENTE parar de comer doces e frituras do que fazer ginástica.

Claro que a ginástica ajuda bastante, você pode perder o dobro de peso no mesmo período, mas é preciso tomar cuidado com a forma que se alimenta antes e depois da atividade física, caso contrário, ao invés de reduzir, pode estar aumentando a quantidade de alimentos ingeridos.

Todas as vezes que tentei fazer ginástica e dieta ao mesmo tempo, não fiz nenhuma delas direito e sempre voltei a engordar. Agora me concentrei apenas na alimentação e estou conseguindo realmente eliminar de forma definitiva os quilos que estavam sobrando fazia muito tempo.

Sinto que não vou mais recuperar, pois já não consigo comer da mesma forma que comia, mesmo quando abuso de algum alimento considerado “proibido”, o abuso se restringe apenas ao consumo moderado do que não deveria, nunca mais comi uma quantidade exagerada de absolutamente nada.

Ainda tenho dificuldade de evitar alguns alimentos considerados irresistíveis, mas já consigo consumi-los com bastante controle, por isso passei mais de um mês sem eliminar nada, mas também não recuperei um grama se quer.

Então tenha consciência de que se fizer uma atividade física que consome 500 calorias por dia, nada vai adiantar se adicionar 500 ou mais calorias na sua dieta diária.

Então, muita atenção ao que come, antes e depois da ginástica.

2 comentários:

  1. Oi Edamoa,
    Eu acho que existem sim receitas pouco caloricas e muito saborosas, o que nos falta è criatividade. Parece que quem faz dieta come sò peito de frango com alface e aì nao tem quem resista mesmo...

    Acredito que o segredo è usar sempre ingredientes de excelente qualidade e frescos (nada de porcarias enlatadas ou congeladas) e caprichar nos temperos.

    Um exemplo de prato de peixe ao forno que faço sempre, que todo mundo lambe os beiços e ninguem se preocupa com a quantidade de calorias ou acha ruim que è receita de dieta:

    As quantidades sao meio a olho, entao nao vou descrever como faço.
    Esse peixe è feito dentro de "pacotes" de papel de forno e aluminio, entao vou explicar como se faz 1 "pacote" daì è sò multiplicar pela quantidade de pessoas.

    Corte cenoura e cebola cruas em cubinhos bem pequenos, a quantidade è mais ou menos umas 2 colheres de sopa de cubinhos misto para cada pacotinho e a quantidade de cebola e cenoura varia de acordo com o gosto de cada um (eu gosto com mais cenoura e menos cebola, meu marido jà è chegado numa cebola).

    Pique bem miudinho a sua erva aromatica preferida (eu normalmente uso salsinha, mas com hortela ou tomilho tb fica gostoso) dà tb pra misturar as ervas conforme o gosto. A quantidade è mais ou menos 1 colher de sopa de erva picada pra cada pacote de peixe.

    Tire a casca de um limao e corte em rodelas bem finas - servirao umas 3 ou 4 rodelas por peixe.

    Daì coloque na mesa uma folha de papel aluminio, por cima uma folha de papel de forno (papel manteiga) - o aluminio serve pra fechar bem o pacote e o papel de forno para cozinhar o peixe.
    Pegue um filè de peixe (peixe que preferir), tempere com sal e pimenta a gosto, coloque sobre o papel de forno, e sobre o peixe coloque o picadinho de cenoura e cebola, as ervas aromaticas, as rodelas de limao e um fio de azeite de oliva.

    Feche bem o pacote e coloque no forno medio por uns 20-30 minutos (de acordo com o tipo e tamanho do filè do peixe). Na hora de servir, è sò levar os pacotes fechados pra mesa.

    Cada um tem o seu pacotinho pronto, nao come demais pq as quantidades jà sao estabelecidas antes de comecar a cozinhar e è um prato saboroso e pouco calorico.

    Dà pra acompanhar com verdura refogada por exemplo. Eu costumo fazer um refogado de abobrinha com nozes que fica super bom.

    Bjs e sucesso!

    Luisa

    ResponderExcluir
  2. Nossaaaaa! Luisa!

    Que delícia. Pronto, tive uma nova idéia: Juntar receitas de baixa caloria que cada um quiser compartilhar também aqui.

    Vou ter que mudar o título dessa postagem e criar uma nova só para colocarmos receitas.

    E já aproveito para te pedir a do refogado de abobrinha com nozes.

    Não sou nada criativa na cozinha, até gosto de fazer, mas não invento muito, às vezes por preguiça, às vezes por não ser mesmo atrevida com culinária.

    Vou tentar fazer, e assim que tiver o resultado comento aqui. Só que sou meio demorada para me arriscar em novidades na cozinha...

    Quando disse que normalmente não aparecem receitas de baixa caloria, me referi aos sites que geralmente colocam as mais calóricas nas primeiras páginas ou nos seus destaques culinários, e em algum momento aqui no blog me lembro de ter mencionado que muitas vezes nem sabemos onde achar determinado ingrediente quando pesquisamos por receitas específicas, principalmente de baixa caloria, mas você salvou o dia... rsrsrs

    Obrigada pela colaboração, tenho certeza que muitos leitores vão adorar a sugestão.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.