terça-feira, 14 de maio de 2013

Reiniciando Parte I


Não. Não pretendo abordar as dificuldades como justificativas, mas é importante falar delas para superá-las.

Analisando minha conduta a partir do momento que meu peso ficou estacionado, venho fazendo algumas reflexões, entretanto o fato dessas reflexões serem feitas apenas mentalmente, não vem dando o resultado que precisaria dar, já que o cérebro continua sabotando qualquer pensamento coerente com a dieta que eu vinha seguindo e que vinha dando bons resultados.

Iniciei no efeito platô, em meados de Maio de 2012, e a proximidade com as férias me fez relaxar, parei de me preocupar com a necessidade de evoluir um pouco mais.

Saí de férias, em Julho de 2012, e por muita sorte não “ganhei” peso, mas continuei numa mesmice insustentável, não via resultado em nada que tentava.

Então, decidi que deveria tentar outras dietas, já que a minha não era baseada em nada além de reduzir a quase zero os carboidratos mais nocivos como pães, bolos, doces, massas.

Então eu fui tentar entender um pouco mais a dieta da proteína e embora estivesse muito controlada com os carboidratos, achava que seguindo à risca essa dieta poderia ter mais resultados, afinal, parada não dava mais para ficar...

Então: A dieta da proteína, tem algumas questões, que para quem não tem muito controle, é uma grande armadilha, e eu caí nessa teia e até hoje estou sofrendo as consequências.

Muitos autores e até praticantes descrevem que nessa dieta “Você Pode Comer o Quanto Quiser” daqueles alimentos permitidos, mas esse “quanto quiser”, não funciona muito bem comigo.

Essa frase dispara algum gatilho no meu cérebro que acaba me induzindo à compulsão.

Tenho consciência de que minhas dificuldades nada têm com metabolismo, embora depois de um tempo é o metabolismo que compromete a concentração no foco, ou no objetivo.

Então: Após instalada a compulsão, mesmo pelos alimentos “permitidos” na dieta da proteína, o que acaba acontecendo é que aos poucos, vamos incluindo itens não permitidos, pois muitas vezes nos deparamos com a falta do que “poderíamos” comer, e a disponibilidade imediata do que temos que evitar.

Nessa brincadeira, voltei a comer pães como antes, doces como antes, alimentos que praticamente estavam abolidos do meu cardápio há mais de um ano, e com um detalhe: Até então não sentia falta deles.

Assim, deixei de seguir o controle que tinha e que era relativamente tranquilo e voltei a ingerir descontroladamente praticamente tudo que já tinha abandonado e que nem me fazia falta.

Pelo descontrole que passei nesse período, o resultado poderia ser muito pior do que o que é.

Continua... 

2 comentários:

  1. Cecinha

    Oi Eda, tudo bem contigo!

    Vou relatar um pouquinho da minha experiência com a dieta da proteína, já te falei em post anteriores que em 2 anos engordei 10k, passei de 60 para 70 , tudo isso em 1,54m, nesse intermédio tentei de tudo, remédios, reeducação alimentar, nada deu certo, os remédios tiravam a fome, porém a ansiedade permanecia e mesmo sem fome continuava ansiosa e comendo, a reeducação me deixava irritadíssima porque a quantidade de comida era mínima e eu vivia morrendo de fome, enfim, sempre fui comilona e gosto de quantidade rsrsr, em março de 2012 conheci o blog da Jô através de você, resolvi aderir a dieta da proteína, me encantei, fui dos 70 para 62,5kg em 2 meses sem passar fome, comendo generosos pedaços de bife,frango,peixe... a quantidade não era problema ” no meu caso” continuava eliminado peso, embora senti-se falta dos carboidratos, ver o ponteiro da balança descendo era mas compensador do que qualquer desejo, minha meta inicial era voltar aos 60k, porém o tempo foi passando e os 2kg finais demorando a ir embora, comecei a fazer das exceções rotinas, abrindo espaço para comidas, guloseimas, cervejinhas etc.sem foco os quilinhos eliminados foram voltando um a um , durante todo o processo eu sabia que caminhava para esse patamar, era uma sabotagem consciente. Hoje com quase todo peso recuperado preciso admitir e aceitar que essa escolha de alimentação tem que ser um estilo de vida e não uma simples dieta com dia e hora certa para terminar .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso Cecinha!

      Disse tudo, a mudança precisa ser pra sempre.

      É preciso aprender a comer apenas um salgadinho naquela festinha, um bombom muito eventualmente.

      No meu caso a dieta da proteína não foi legal, talvez porque eu também não consiga ter a disciplina que essa dieta requer.

      Fico muito estressada quando tenho que garantir determinado alimento, na verdade eu não gosto muito é de REGRA, acho muito mais fácil comer só sopa durante quinze dias, do que ficar procurando a proteína que tenho que ingerir. É eu seu, coisa de gente maluca mesmo, mas tudo que tem um esquema muito fixo eu não consigo seguir, e a dieta da Proteína é meio assim, tem um período que pode isso ou aquilo, depois muda algumas coisinhas e eu quero coisas mais práticas, mesmo que fique enjoada de comer sempre a mesma coisa, no caso sopa, pois faço uma quantidade enorme, congelo e vou ingerindo, e intercalo uma carne que esteja servindo para os demais membros da família.

      E no meu caso o maior vilão é o pão, salgadinhos e bolos, então fica relativamente fácil, principalmente depois que consegui desintoxicar, que é o período mais difícil já que os resultados demoram no mínimo quinze dias para aparecer, e a falta de paciência para esperar esse prazo é o que mais nos atrapalha.

      Mas, vamos lá! Vamos conseguir sim.

      Excluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.