terça-feira, 7 de maio de 2013

Motivos ou Desculpas?

Situações que nos levam a ceder:
Pressa
Preguiça
Estresse
Tédio
Quando falta “muito”
E por incrível que pareça - Quando Falta Pouco-  também
Quando os números da balança não mudam
Se não acreditamos que vamos conseguir

Como reverter tudo isso?
Com calma, uma situação de cada vez, não conseguimos enfrentar mais do que uma ou duas de uma só vez e precisamos superar cada um desses obstáculos e passar para a próxima fase.

A pressa depende de uma certa estabilidade na rotina, sem conseguir se organizar nunca será possível adequar suas ações aos seus propósitos.

A preguiça merece ser tratada com algum mecanismo de “drible”, preparar o que precisamos comer exige um tempo, então devemos tentar algum esquema que possa reduzir o número de vezes que teremos que parar só para fazer isso, preparando várias porções de uma vez por exemplo.

O Estresse está vinculado à uma rotina desorganizada, com a falta de tempo, ou então com algum problema de ordem pessoal ou de saúde, primeiro precisamos tratar e eliminar essas causas para depois acabar com os sintomas.

O Tédio é um sentimento negativo que nos aflige agora numa situação de muito conforto, sem muita coisa para fazer nem para se preocupar, ficamos enjoados de uma determinada rotina e caímos no tédio. É preciso mudar o foco, procurar algo para se ocupar, encontrar algo que nos traga algum tipo de distração, para desta forma pararmos de pensar em comer aquelas coisas que sabemos que não devemos e que não vale à pena para nossa dieta.

Quando paramos para pensar no quanto falta para eliminar, esquecemos de pensar o quanto já foi conseguido e valorizar esse resultado positivo. O importante é focar nas ações não nos resultados imediatos, pois eles são gradativos e lentos, as metas precisam ser fracionadas de forma a nos trazer bem estar ao chegarmos a cada uma delas, e não angustia por ainda estar faltando “tanto”.

Se a balança não é sua aliada, não se prenda aos resultados apontados por ela, busque outro tipo de comparação como roupas maiores ou menores. Estabeleça metas pequenas e atingíveis, não queira reduzir em uma semana o que levou meses para engordar, pois a balança não vai fazer essa mágica.

Acreditar na própria capacidade é fundamental para progredir, temos que nos convencer que somos sim capazes, pois o sentimento de impotência gera certo conforto, e acabamos nos convencendo de que não somos capazes e pensando assim, nem fazemos mais força para conseguir. É uma rendição.

A luta continua, não joguei os doces fora, nem dei para outras pessoas como algumas sugestões que chegaram pois não adianta adotar esse tipo de atitude, nós não seremos tentados somente com o que temos em casa e além de tudo as demais pessoas da família não merecem ser privadas daquilo que somente nós não conseguimos resistir. Se um membro da família consegue comer apenas um docinho ele tem o direito de ter à sua disposição e nós não temos o direito de jogar fora o doce que seria dele.

O enfoque é outro, nós temos que resistir, tanto em casa quanto em qualquer outro lugar. Não dá para chegar à casa de alguém e ao nos oferecerem as guloseimas simplesmente entrarmos em pânico. Precisamos estar preparados para comer apenas um ou então resistir e não consumir nenhum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.