terça-feira, 18 de outubro de 2011

Perseverar


= Conservar-se firme e constante; Continuar a ser ou ficar; Permanecer sem variar ou sem mudar de intento; Persistir

Essa é a definição que encontrei no famoso Dicionário Aurélio.

Hoje parei para pensar nessa palavra que costumo usar tanto aqui no blog porque nesse tempo todo, relatando minha experiência, discutindo com os leitores as dificuldades para se manter firme na decisão de MUDAR, foram muitas pessoas que passaram e deixaram suas contribuições, de alguma forma colaboraram com o blog, mas muitas dessas pessoas, simplesmente desapareceram, eu analisei até os seguidores e percebi que alguns deixaram de seguir o blog.

Quero muito acreditar que todos os que pararam de visitar ou que deixaram de seguir o blog, tenham feito isso por falta de tempo, por dificuldades momentâneas ou até mesmo por não terem se identificado com os textos, mas infelizmente não dá para deixar de considerar a pior das possibilidades: A DESISTÊNCIA.

Eu venho escrevendo aqui todos os dias desde 01 de Janeiro, os únicos dias que não escrevi foram por algum problema de saúde meu ou alguém da família, ou no sábado quando geralmente publico os comentários da semana, e não coloco nenhum texto inédito e aos domingos quando reedito a nossa “brincadeira Séria”, intitulada “Competição”, portanto, quando decidi fazer o blog, ele se tornou uma obrigação vinculada ao meu dia a dia e diretamente relacionado às mudanças que eu me propus para atingir minha meta.

Uma condição básica para meu compromisso era a garantia que eu estaria diariamente reservando um tempo para pensar na “dieta”, nos hábitos, nos vícios e sinto que muito do que conquistei na questão do emagrecimento, se deve a esse comprometimento com meus leitores.

Independentemente de ter ou não alguém lendo o que eu estou escrevendo, eu paro todos os dias para refletir sobre algum tema.

É muito mais fácil desistir, eu mesma já tinha desistido tantas vezes, afinal de contas para desistir não precisamos sacrificar nada, nem nosso tempo, nem nossas vontades nem nossos sonhos – Opa! Acho que o sonho de reduzir alguns quilinhos até é sacrificado, mas nem percebemos mais isso.

Estive visitando alguns blogs de pessoas que participaram desse blog no começo e percebi que ninguém escreve diariamente, alguns blogs até foram abandonados, outros nem existem mais, e eram pessoas que pareciam estar empolgadas com a mais remota possibilidade de MUDAREM de verdade.

Mas é mesmo muito difícil, a perseverança é uma luta diária, é o SIM contra o NÃO o tempo todo, é a presença constante do “MAS”, sem contar o “E SE...”

Somos desafiados todos os dias a viver e mesmo sendo tão difícil não desistimos, mas quando o assunto é abandonar algum vício, o problema foge totalmente ao nosso controle.

Por quê? Talvez o vício traga satisfação. Geralmente o vício traz a falsa impressão de que estamos fazendo algo agradável, e pode até ser agradável naquele instante, o problema é que na maioria das vezes traz conseqüências desagradáveis, mas NUNCA queremos pensar nas sensações desagradáveis quando estamos nos utilizando do elemento viciante.

Quem nunca ouviu aquela “piada” meio sem graça em que alguém diz ao fumante que o cigarro mata aos poucos e o fumante responde que não tem pressa de morrer?

É assim, o ser humano não está preparado para enfrentar desafios que retirem facilidades e sensações agradáveis, o instinto busca sempre saídas mais fáceis, soluções mais rápidas. Somos capazes de pagar o dinheiro que nem temos, financiar, pedir emprestado, só para resolver da forma mais rápida qualquer problema que nos aflija.

Espero sinceramente que as pessoas que desistiram, um dia se “achem” e consigam encontrar o seu caminho, pois quem desistiu talvez esteja por aí, vagando em busca de algum desses milagres que geralmente levam o nosso dinheiro, o nosso tempo, a nossa esperança e só deixa frustração.

Quem ainda está por aqui, não desista, independentemente de acompanhar o blog, ou onde quer que esteja daqui algum tempo, persista e acima de tudo ACREDITE EM SI MESMO.

Nota: Penitência do dia 50 minutos de esteira (Também já consegui aumentar um pouco a velocidade).

23 comentários:

  1. Uau!!!!

    Você descreveu com perfeição o que acontece com a maioria das pessoas que decidem iniciar uma dieta. Eu, muitas e muitas vezes, comecei e parei. Desisti facilmente muitas vezes?! Isso me trouxe algum benefício? Alguma satisfação? Não. De jeito nenhum.

    Desta vez, decidi acreditar em mim. Depositei em mim mesma a esperança de "chegar lá" e, posso dizer com segurança, que vou chegar.

    Bjo,
    Paula
    PS.: apesar de não ter muitos leitores no meu blog, quero compartilhar este texto maravilhoso com outras pessoas. Vou colocar um link para ele no post de hoje.

    Bjo,
    Paula

    ResponderExcluir
  2. Olá Edamoa
    tenho lido seus postes quase que diariamente embora não tenha postado nenhum comentário e não esteja participando da competição. Estou numa fase de reflexão e ajustes na minha reeducação alimentar pois recentemente por causa de festas e confraternizações engordei 4 quilos, retomei meu foco e eliminei 5 quilos até agora mas, fico no cartão vermelho, pois somado todos os meus esforços desde de abril só eliminei 1 quilo verdadeiramente.

    Estava ontem conversando com uma amiga sobre seu blog e de como é importante estes relatos que você posta sobre sua experiência e os comentários de todas as meninas porque nos faz lembrarmos que não estamos sozinhas nessa caminhada e, que é difícil para todas nós, mas é possível.

    Ontem não tive tempo de ler o blog, só li o post hoje e infelizmente também compartilho da mesma experiência que você quanto ao emagrecimento juntamente com exercícios, só consegui emagrecer quando fiz reeducação alimentar sem atividades físicas. Acredito que quando temos muitos quilos a eliminar precisamos ver resultados mais satisfatórios, se não acabamos por desistir. Como postei a alguns meses eu venho de uma batalha com a balança a cinco anos emagreci 25 quilos e ainda faltava 8 quilos para chegar a minha meta final, quando parei a dieta e engordei 12 quilos, neste momento preciso eliminar 17 mas vamos em frente que a estrada é longa. Muita persistência para todas nós.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Paula,

    E tenha certeza que essa sua confiança em si mesma fará TODA A DIFERENÇA.

    ResponderExcluir
  4. Jô,

    Infelizmente nós NUNCA mais poderemos parar com o controle alimentar.

    Podemos até dar uma alivio na dieta, mas vamos ter que nos monitorar eternamente para não voltar a engordar, por isso a necessidade de acompanhar de perto o peso, se ficarmos atentas às oscilações e fizermos as compensações conseguiremos manter um equilíbrio relativo.

    Também teremos que fazer escolhas inteligentes, se soubermos que teremos uma festa no final do mês, por exemplo, o ideal é fazer uma contenção prévia, controlar os alimentos mais calóricos, reservando uma margem para os possíveis e muitas vezes inevitáveis abusos da festa e não descuidar também após a festa, fazendo as compensações. É muito mais fácil se privar de algumas coisinhas do dia a dia do que passar uma festa inteira sofrendo por comer alguma coisa ou por não comer nada.


    Agindo assim fica um pouco mais fácil manter e não recuperar o que se demorou tanto para eliminar.

    Mantenha o foco na sua meta, seja o mais resistente que conseguir a cada dia, vencendo uma batalha por dia você vai chegar ao seu objetivo.

    ResponderExcluir
  5. olá Edamoa. Dei uma sumida por falta de tempo de comentar, mas tenha certeza que todos os dias de manhã eu venho ler alguma coisa aqui no teu blog, pois várias vezes encontrei algo que me servia como uma luva. Eu tenho apenas 26 anos e luto com a balança desde os 20, fui sempre uma menina magrela e fui engordando e engordando nos últimos 6 anos, sempre tentando uma dieta milagrosa, e só agora, nessa última tentativa é que me encontrei e decidi MUDAR de verdade, nunca uma dieta minha durou mais de 1 mes e agora já são 2 meses e tenho certeza que tenho muito caminho pela frente e não me desespero por isso. Teu blog com certeza é algo necessário na minha dieta, pois antes dele eu lia os blogs das gastroplastizadas, mas que benefício eu tinha com isso, visto que elas se operam e comem um boi por uma perna mesmo assim? Isto pra mim, não é perseverança, é procurar o caminho mais fácil e isso eu não quero, portanto é bom saber q existem outras pessoas como nesse blog que decidiram emagrecer sem remédios e sem cirurgia, como eu, que não emagrecem 5 kgs por semana, mas comemoram cada 200g perdidos. Não deixe de postar nunca nem de acreditar que mudou muito a percepção de dieta e PERSISTENCIA na vida de muitas de nós. DESISTIR JAMAIS.
    um beijo, ana

    ResponderExcluir
  6. Cecinha

    Oi

    Edamoa, te falei que sou assinante de um site de emagrecimento, faz exatamente um ano esse mês, e até o momento só jogo dinheiro fora, porque não me empenho de verdade com a dieta, apesar dos pesares, continuo acreditando que vou encontrar meu equilibrio, durante todo esse ano ja vi pessoas alcançando suas metas, outras desistindo... porém percebo que mesmo não conseguindo bons resultado por minha tão grande culpa, se tivesse desistido minha situação estaria muito pior. adorei o post da Jô 25kilos sem exercicios, inacreditavel.

    ResponderExcluir
  7. Ana,

    Tem certeza que você não tem comentado? Então temos outras Ana´s? Provavelmente, mas que comenta e interage, eu pensava que só havia uma.

    É que temos uma Ana que tem feito visitas frequentes. Gostaria de confirmar, pois, talvez eu responda uma pensando que é a outra, ou não?

    Agora fiquei confusa.

    Sumir por aqui é ficar sem mandar notícias nem comentar por mais de dois meses, se você é a Ana que só está reduzindo os comentários, não deve se considerar SUMIDA.

    ResponderExcluir
  8. Cecinha,

    Também acho que se você não estivesse envolvida ou comprometida com algo relacionado ao emagrecimento poderia estar pior, mas tome cuidado, fique atenta para não desperdiçar seu dinheiro, se você acredita mesmo no site, faça sua parte, cumpra seu compromisso, até para exigir deles o retorno correspondente, e NUNCA se deixe ficar dependente de ninguém para atingir seus objetivos, pois ao ficar refém de qualquer pessoa, situação ou empresa, seus esforços acabam sendo desestimulados, consciente ou inconscientemente.

    Lembre-se que é preciso existir obeso para que muita gente fature em cima deles, infelizmente é uma legião de pessoas sustentando uma indústria enorme que vive de vender emagrecimento de todos os tipos.

    Não estou aqui julgando o site que nem sei qual é, mas sou muito radical quando o assunto é “ganhar dinheiro com dietas”, ninguém vai desenvolver em você a VONTADE de emagrecer, ninguém poderá emagrecer no seu lugar e ninguém terá uma fórmula tão exclusiva que você mesma não seja capaz de encontrar.

    Todos nós sabemos muito bem o que precisamos fazer, o que podemos ou não comer, e o pior, temos sim conhecimento suficiente para saber onde é que erramos, a questão é psicológica, é preciso encontrar uma forma de SE CONTROLAR e isso ninguém vai conseguir fazer por nós.

    ResponderExcluir
  9. Oi edamoa....estou a bem pouco tempo lendo suas postagens,e ja me identifico 100% com tudo o que vc escreve, nossa isso é um FATO onde todos que participam ja passaram por por tudo o que vc descreve, comigo não é diferente, não sou alta, alias sou até baixinha tenho 1.56 e 81.300, engordei ao longos dos anos, a principio na minha gravides onde engordei 19.5 e somente perdi 11, tenho 40 anos e um disturbio renal, onde por uma cirugia meu rim morreu...mas não acredito que seja por isso que tenha engordado ainda mais não, é somente uma desculpa, como vc tambem ja tomei sibutramina e nada, somente adquiri ainda mais, este ano minha pressão tem oscilado muito, chega até 20/12 o que não é nada bom....e agora lendo seu blog e seus comentarios tem me dado força para pegar ainda mais firme....obrigado por ter me aceitado como seguidora...tenho certeza que me trará bastante beneficio, somente espero que quando voce chegue na sua meta...não largue da gente...um grande beijo e muito obrigado mesmo.....

    ResponderExcluir
  10. Edmoa, Vc falou exatamente o que acontece, nós seres humanos odiamos sair da nossa zona de conforto mesmo sabendo que essa saida pode nos trazer muitos beneficios. Eu mesma sou uma das que tinha parado de ler o blog, nunca tinha interagido mas eu sempre lia,inclusive ele está aqui nos meus favoritos, pra te ser sincera ja tinha até esqucido ele e outro dia eu deletando alguns favoritos cliquei no link sem querer. Mas agora pretendo firmar um compromisso comigo mesmo de perder esses 6 quilos e quem sabe depois perder mais e tudo graças a esses incentivos que vejo por aqui. Obrigada por dedicar parte do seu tempo nesse blog que com certeza mas do que a você ele ajuda a todas nós.

    Conceição

    ResponderExcluir
  11. Oh Regiane! Não vai torcer para eu não conseguir chegar à minha meta heim? KKKK

    Brincadeirinha, eu realmente não sei até onde vou com o blog, ele começou tão por acaso que não fiz planos, não estabeleci nenhum prazo, então acredito que devo continuar por um bom tempo por aqui, mesmo porque tenho ainda 6 quilos que preciso mandar pra bem longe e, além disso, ainda tenho a REEDUCAÇÃO FÍSICA que preciso fazer, essa parece que vai exigir muito de minha perseverança, pois está sendo muito mais difícil do que a reeducação alimentar.

    Preocupa-me bastante sua condição de saúde, não desconsidere esse fator de grande importância, por favor. Esteja muito atenta pois com saúde não se brinca, o que são uns quilinhos a mais se comparados com problemas sérios de saúde.

    É de extrema importância que você tenha algum tipo de orientação médica pois ninguém é capaz de saber o que você realmente pode ou não pode fazer na busca pelo emagrecimento, é muito perigoso e arriscado além de muitas vezes ter efeitos inversos.

    Primeiro tenha um compromisso muito sério com a sua saúde, depois emagrecimento ok?

    ResponderExcluir
  12. Obrigada Conceição!

    Mas aqui todos acabam se ajudando mutuamente e o fato de algum leitor estar conseguindo estimula os demais a continuarem insistindo, espero mesmo que muita gente consiga evoluções gratificantes e possam servir de exemplos para outros e outros que aparecerem, pois o que mais falta é CORAGEM, e quando temos vários exemplos que dão certo, somos encorajados a tentar mais uma vez, até que um dia acertamos e vencemos também.

    ResponderExcluir
  13. eu sou a ana que sempre comenta sim rsrs
    vou passar a me identificar como Ana S. pra n ter mais confusão

    ResponderExcluir
  14. edamoa vou torcer sim....mas pra vc vencer...
    agradeço pela preocupação na minha saude, mas acho que se eu tiver bem mais magra vai ser mais facil né....bjus

    ResponderExcluir
  15. Ah! Ana!

    Você me confundiu toda, falando que andava meio sumida, achei que eu estava falando com DUAS ANAS pensando que era UMA SÓ.

    Você não está sumida, sumida estão algumas leitoras de 6 meses atrás, que começaram animadas e desapareceram.

    ResponderExcluir
  16. Regiane,

    Geralmente reduzir peso ajuda com alguns problemas de saúde sim, mas é preciso tomar cuidado com os métodos que utiliza para perder peso, por isso me preocupo, não quero que ninguém aqui no blog queira emagrecer A QUALQUER PREÇO, pois realmente é muito perigoso.

    ResponderExcluir
  17. Olá Edamoa
    Estava vendo os comentários e lendo o que Regiane disse com relação a pressão arterial dela estar elevada, acredito que eu nunca tenha comentado mas o motivo pelo qual me impulsionou a começar a eliminar peso foi o fato de eu estar hipertensa desde o nascimento de minha filha, tomava remédio, consultava com cardiologistas, fazia exames e nada adiantava até que um dia numa destas consultas em que fui levar o resultado de meus exames (que deram todos normais) o cardiologista me disse que a causa de minha hipertensão era a obesidade, então após eu ter emagrecido os primeiros 10 quilos a minha pressão arterial voltou ao normal, não tomo mais medicamentos e recebi alta do cardiologista ha 5 anos. Espero que minha experiência a estimule ainda mais.
    Um abraço a todas

    ResponderExcluir
  18. Legal Jô,

    Obrigada pela valiosa contribuição.

    Eu imagino mesmo que o excesso de peso pode ser prejudicial, mas é importante que se tenha algum cuidado quando se apresenta algum quadro de saúde que possa influenciar a dieta ou que a própria dieta possa afetar.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, estou tentando recuperar, ou só simplesmente chegar perto do peso que tinha antes de engravidar...Já fazem 1 ano e 7 meses que estou na luta. Engordei 12 Kg. Mas só há 2 semanas que realmente entrei de cabeça. Achei o seu blog em uma página da internet, que não me recordo o nome, e desde então venho acompanhando diariamente. Seus textos me incentivaram a lutar, persistir numa reeducação alimentar. Os primeiros dias foram difíceis, mas agora estou me acostumando. Já perdi 1,5 Kg. E a cada dia que passa, sinto-me feliz com cada conquista, porque a é sempre uma luta.
    Sempre que der, passarei no blog para deixar um recadinho de como está sendo minha luta. Obrigada por fazer esse blog existir e nos incentivar a persistir.

    ResponderExcluir
  20. Calycia seja bem vinda!

    Parabéns! Pelo que entendi você eliminou 1,5 Kg em duas semanas? Isso é muiiiito legal!

    Fico muito feliz vendo outros leitores (as) conseguindo também.

    É o que sempre escrevo: Não é fácil, mas se você realmente se empenhar os resultados acabam aparecendo.

    É muito importante não fraquejar porque no começo, qualquer deslize faz com que se recupere e quando regredimos a idéia da desistência nos domina.

    Seja firme, continue com o controle rigoroso, principalmente para que seu organismo entenda que realmente trata-se de uma mudança, não uma emergência, pois quando ele entende como emergência, funciona como se você estivesse passando por algum outro problema, falta de alimento, doença, e acaba impedindo o progresso.

    Não pense em quanto ainda falta, vibre muito com o que já conseguiu e comemore muito por menor que seja a eliminação.

    Tenho certeza que logo estará LIVRE desses quilinhos que a incomodam.

    Acredite de verdade, o seu resultado está diretamente dependente dos seus esforços, e quando achar que não agüenta mais, tente se imaginar numa roupa legal que você viu numa vitrine e não comprou porque não "servia".

    ResponderExcluir
  21. Cecinha

    Oi

    Edamoa, estou sentindo muita fome a noite e sinceramente as vezes saio da linha, comendo mais do que devo, será que é fome ou meu cérebro me boicotando? se bem que durante o dia estou comendo o mínimo possivel, almoço em restalrante self serv e não passo de 200g lancho umas sementizinha(nozes ou amendoa ou castanha do pará) em quantidade pequena, porém quando chego em casa bate uma fome de leão, diante desse quadro me orienta como devo reverter essa situação.
    Estou andando todos os dias 55min, mais comercei a ficar com medo da balança na próxima pesagem devido as extravagancias noturna.

    ResponderExcluir
  22. Cecinha,

    Vocês sabem como tenho receio de passar orientações, e novamente destaco que só sei o que realmente funcionou comigo o que não pode ser considerado como regra.

    Uma parte da fome noturna é decorrente da drástica redução de alimentos no decorrer do dia, mas também vem acompanhada de um pouco de sabotagem do cérebro pois, à noite, estamos “menos ocupados” e quando estamos mais quietos dá tempo de pensar mais em comida, e quanto mais pensamos, mais fome sentimos. Somos capazes de sentir até o cheiro de algo gostoso para então perdermos o controle.

    Eu já escrevi aqui que às vezes sinto vontade de comer os travesseiros durante a madrugada, e geralmente tomo um copo de água e volto a dormir, mas quando a fome vem antes de pegar no sono, às vezes quando ainda estou assistindo algo na TV, e eu realmente não consigo esquecer, devoro 4 damascos secos, ou uma porção pequena de nozes ou castanha de caju (aliás estou sem castanha de caju em casa e não tenho encontrado, acho que vou encomendar de você já que aí vocês tem tanto dessa delícia), e trato de tentar dormir o mais rápido que puder para parar de pensar em comida.

    No seu caso, talvez esteja exagerando na redução de alimento durante o dia, tenha cuidado para não fazer isso por muito tempo.

    Eu até fiz uns “tratamentos de choque” no início, mas nunca mantive a redução drástica por mais de 2 semanas, pois acabamos ficando muito fracas e a probabilidade de desistir é aumentada, pois geralmente voltamos com mais voracidade ainda aos alimentos que foram cortados.

    Em substituição à fruta seca ou as “sementinhas”, você pode optar por comer um ou dois tomates com sal, pois às vezes o alimento salgado é melhor aceito, tudo depende muito do seu gosto, se preferir algo doce, as frutas secas são ótimas, se preferir algo salgado o tomate é muito legal para dar uma boa “enganada” nessa fome que realmente nos atormenta.

    Não se preocupe tanto com a balança a cada pesagem, você vem evoluindo muito bem e o ideal é levar a situação com um pouco mais de tranqüilidade, se não eliminar ou se recuperar alguma coisa, não “esquenta”, mantenha-se concentrada para a próxima semana e assim vai sustentando sua meta e sem perceber estará evoluindo.

    ResponderExcluir
  23. Cecinha

    Ok! se quizer a castanha, aqui realmente tem de montão, me diz como posso te enviar, rsrsrsr
    suas dicas são execelente e me ajudam bastante, preciso realmente relaxar essa preocupação com a balança, o bom é que me sinto muito motivada participando do seu blog e recebendo seus comentarios, brigadão.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.