segunda-feira, 18 de junho de 2012

Descobertas

Andei lendo mais a respeito das nossas vontades e descobri algumas coisas bem intrigantes.

 

Para cada necessidade que nosso organismo aponta, existe um alimento ou nutriente correspondente que estaria faltando na alimentação.

 

Então os especialistas e ENTENDIDOS, indicam o que estaria faltando, quando queremos cada um dos alimentos a seguir:

1. Doces-> Pede cromo, enxofre, triptofano.
Coma: brócolis, uva, queijo, frango, frutas frescas, carne, fígado, peixe, ovos, laticínios, nozes, legumes, couve, repolho, peru, batata-doce e espinafre.

2. Pão -> Pede nitrogênio.
Coma: alimentos com alto teor de proteínas, peixes, carnes, nozes e feijão.

3. Petiscos gordurosos -> Pede cálcio.
Coma: mostarda, verduras, laticínios, legumes e sementes de gergelim.

4. Café -> Pede fósforo, enxofre, ferro.
Coma: frango, carne, fígado, peixe, ovos, laticínios, pimentão vermelho, alho, cebola, sal marinho, vinagre de maçã, algas, verduras e cerejas pretas.

5. Refrigerantes -> Pede cálcio.
Coma: mostarda, verduras, laticínios, legumes e sementes de gergelim.

6. Alimentos salgados -> Pede cloreto.
Coma: leite de cabra, peixes e sal marinho grosso.


Desculpa! Mas quem vai querer comer brócolis quando está com vontade de um doce? Peixe ou Feijão quando queremos pão? Frango quando queremos café?

Entendo que essa seria uma dieta para minimizar essas vontades e nunca para saciá-las, mas supondo que geralmente estamos consumindo boa parte de alguns desses grupos de alimentos em tese as vontades já não existiriam. No meu caso muitos deles fazem parte da minha dieta regular e nunca percebi a redução da vontade de ingerir qualquer um desses itens relacionados.



É por isso que sou tão crítica com matérias ou pesquisas genéricas.

Resumo da Alimentação do Dia
Café da manhã
50 ml de leite com café  e adoçante
Intervalo da manhã  
2 bananas com canela
Almoço
1 porção generosa de escarola
1 bife
Intervalo da tarde  
1 iogurte laranja, cenoura e mel
Jantar
5 almôndegas caseiras
Ingestão de água do dia: menos de 2 litros, tomei pela manhã, mas esqueci à tarde.

9 comentários:

  1. Olá Edamoa

    eu tive até que rir desta pesquisa e fiquei imaginando como foi feito esse estudo, porque como trabalho com pesquisas científicas aprendi que temos que fazer teste, agora imagina uma pessoa com vontade de comer chocolate, ai eles dão uma dose de cálcio, e pergunta ao paciente: "e ai a vontade passou?" , o paciente diz: "não", então eles dão uma dose de nitrogênio, e o paciente continua afirmando que não passou a vontade do doce, por último já de tanto esperar pelo doce que não vem qualquer coisa que der a vontade passa. rsrsrsr Foi s´o uma brincadeira pra descontrai, mas não vem me dá brócolis quando estou atacada por doces não! rsrsr

    E na verdade é como você disse comemos esses alimentos quase que diariamente e mesmo assim temos essas vontades! Isso os cientistas não disseram por que né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Jô,

      Só rindo mesmo, quando li a matéria fiquei até chocada, como conseguem inventar tantas explicações para o inexplicável.

      Só sei que muita coisa é mesmo derivada do interesse financeiro.

      As verdades sobre alimentação não são contadas porque existem muitos interesses.

      Como já escrevi em outras oportunidades, "É preciso existir o problema para venderem soluções..." E a vida segue dependendo cada vez mais de informações desencontradas e se nós mesmos não formos espertos acabamos cada dia numa armadilha diferente.

      Para você ter uma idéia, até esse negócio de "Rio+20" tem mesmo é muito interesse sinistro por trás, o universo vive em constante transformação e existe até uma grande teoria sobre isso que diz que ele se recupera sozinho de todos os males, mas tem MUITA GENTE ganhando e MUITO com esse papo de PRESERVAÇÃO, que só é difundido QUANDO CONVÉM...

      E olha que eu sou uma defensora do meio ambiente muito antes de se falar nisso, eu separo lixo há mais de 15 anos, quando nem existiam lugares para coleta seletiva, mas sabemos que existem exageros, e se quer mencionaram o problema da ÁGUA nesse evento no Rio, um recurso que dentro de pouco tempo será mais caro que o petróleo, não foi tema de nenhuma discussão... LAMENTÁVEL.

      Então, eu sou uma pessoa pior que São Tomé, NEM VENDO EU CONFIO... kkkk

      Excluir
  2. oi edamoa,tudo bem? infelismente estive doente[dengue]mas acho q ja estou melhorando,to me sentindo inchada pois tomei muito soro.logo estarei de volta.beijo a todas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iris,

      Que chato, imaginei mesmo que estivesse com alguma dificuldade.

      Espero que se recupere bem, e lembre-se, primeiro a SAÚDE, o resto não tem pressa...

      Se cuide.

      Excluir
  3. Olá,

    Comecei ler seu blog hoje, li desde janeiro de 2012 até agora, estou na luta preciso perder 12 Quilos, no ano retrasado fiz R A e perdi 9 Quilos, mas entre o meio do ano passado pra cá engordei tudo novamente.
    Comecei esse mês minha nova R A pretendo perder 12 Quilos até setembro, quando vou comemorar meu aniversario de 28 anos. Sou muito baixinha tenho 1.55 e estou pesando 66 Quilos, isso me faz ficar ainda mais baixa. Vou seguir seu blog todos os dias para pegar inspiração, eu tb estou anotando tudo o que eu ando comendo.
    Abraços.
    Csilva

    ResponderExcluir
  4. Olá C.Silva

    Seja bem vinda!

    Para começar, sugiro que você leia a partir de Janeiro do ano passado, pois foi exatamente no ano passado que eu tive mais sucesso na minha busca.

    Eu eliminei 15 quilos em 271 dias, e nos meus relatos desse período você vai encontrar muita coisa interessante que pode te motivar.

    Atualmente estou no chamado efeito platô, estacionada sem conseguir evoluir, quero me livrar de pelo menos mais 5 quilos, mas está bem difícil.

    Agora estou prestes a sair de férias e decidi não encanar, na volta vou ter uma decisão tomada sobre possíveis mudanças de estratégias, pois falta muito pouco, só preciso encontrar o caminho para essa etapa.

    Posso te adiantar que se você não tem qualquer distúrbio de saúde, tem um grande fator a seu favor que é a IDADE, antes dos 30 anos é INFINITAMENTE MAIS FÁCIL eliminar peso, é preciso porém que você realmente QUEIRA, e precisa querer isso muito mais do que qualquer outra coisa, pois vai precisar ser muito disciplinada e DETERMINADA, pois as tentações rondam nosso caminho o tempo todo, e precisamos ser muito fortes para resistir sempre que possível.

    Então, leia mais alguns posts do ano passado, leia também comentários de outros leitores, tenho certeza que vai encontrar muita coisa inspiradora e muita motivação para conseguir.

    Não vou te iludir, não é fácil, mas POSSÍVEL É.

    ResponderExcluir
  5. Oi Adamoa,

    Obrigada por me responder, é muito difícil eu sei bem como é. O fato de eu ainda não ter chegado nos 30 ajuda, sei bem, pois quando emagreci os 9 kilos foi bem de boa, por que eu queria me livrar do corpo que não era meu. Então entrei realmente de cabeça no regime e na RA. quando ia em festas, escolhia comer entre o doce ou o salgado, quando ia comer fora, nunca comia bebendo nada, e se a cede apertasse consumia apenas água. Por isso perdi peso toda semana. Agora estou desesperada, pois andei engordando novamente, na verdade depois de um ano engordei tudo novamente. E estou cheia de tentações, hoje por exemplo tenho um jantar de aniversário de uma colega, num restaurante nordestino, ou seja, só coisa pesada, amanhã tem festa junina na empresa, o que eu faço nesse caso? Estou morrendo de vontade de comer tudo, e olha que nem cheguei ainda nos locais. Minas amigas, familiares, acham que sou louco por vivier no regime, como tenho bumbum grande e pernão, eles acham que estou ótima e que não preciso de regime, mas só eu sei como eu me sinto mal quando coloco uma roupa curta e pior ainda quando vou à praia. Vou ver os post do ano passado.

    Beijos
    C. Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dica sobre os eventos.

      Passe a maior parte do tempo enrolando com o mesmo petisco, dê mordidas bem pequenas para que ele demore bastante para acabar, sei que é difícil, mas assim você come menos e as pessoas param de prestar atenção em você, se você estiver deixando de comer ficam "implicando" com a tal dieta, se você "comer socialmente" ninguém vai te perturbar com essa história.

      Realmente precisa tentar comer o mínimo.

      No ano passado qdo eu ia às festas, eu dava uma mordida em cada salgadinho e meu marido comia o restante para que eu não ficasse morrendo de vontade de comer algum, eu realmente comi de todos, só que apenas uma mordida de cada um. Não fiquei com fome e também não passei vontade.

      Excluir
    2. Muitoooo obrigada, mega valeu a dica, vou seguir, na segunda vou me pesae pra ver o que aconteceu em uma semana...

      Beijos e mega obrigada.

      Excluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.