terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Estratégias nas Festas

Andei pesquisando e pensando e acredito que dê para enfrentarmos a maratona de comemorações e confraternizações sem fazer desse mês o fim dos tempos para nossa Dieta.

Sabemos como será difícil ou mesmo impossível seguir a dieta à risca, e como já comentei antes, não precisamos ser tão radicais nessa época.

Podemos sim brindar, mas ninguém precisa exagerar.

Imagino que se consumidos moderadamente os itens abaixo, não vão colocar tudo a perder:

ü    Uma ou duas taças de bebida, se possível opte pelos sucos naturais sem açúcar ou algum espumante sem álcool, mas não tem nenhum problema uma pequena dose de bebida alcoólica;
ü      Pequenas porções de frutas secas;
ü   Pequenas porções de Oleaginosas que ajudam a enganar a fome (nozes, castanhas), mas lembre-se que as porções devem mesmo ser pequenas, pois 100 gramas de um desses itens têm em torno de 400 a 600 calorias


O que evitar a qualquer custo?
ü      Gordura, principalmente a saturada, que além de tudo, causa mais fome;
ü      Açúcar, retirar do que for possível, ou consumir com moderação;
ü      Reduzir o sal do que for possível.

Medidas Auxiliares
ü      Beber bastante água durante o dia no período que antecede o “abuso”;
ü  Fazer um lanchinho saudável e de baixa caloria antes de ir para a festa, pois geralmente esses eventos são realizados mais tarde e chegar com muita fome não ajuda nada;
ü      No dia seguinte procurar se alimentar com alimentos leves;
ü      No final do período, tentar fazer uma desintoxicação.

Ah é, é? Então é só fazer dieta? Grande Novidade né??

Não, na verdade, basta MODERAÇÃO em tudo, pois vamos sim comer tudo o que não comemos o ano inteiro, mas a variedade e não a quantidade. kkkkk

Além da moderação, temos que aprender a SUBSTITUIÇÃO, procurar sempre os itens menos calórico dentre as opções disponíveis.

Também é preciso fazer ESCOLHAS, se eu estiver com uma vontade incontrolável de atacar a sobremesa, convém reduzir em outro item, procurando comer de tudo, mas dentro de um período maior, ou seja, até o final do mês. Ninguém precisa comer tudo num dia só.


Já ouvi muita gente em reuniões desse tipo falando que precisaria guardar um espaço para a sobremesa, e é verdade, se comermos demais na refeição principal, é melhor deixar a sobremesa para outro dia, e portanto se queremos ter direito à sobremesa, vale à pena reservar um "espacinho" para ela. kkkkk


Então! Juízo e Boas Festas para nós todos! E se os resultados não forem os melhores, temos um ano inteiro para nos recompor.


Mais uma vez a regra claríssima e justíssima:


Não devemos nos preocupar com o que comemos entre o Natal e o Ano Novo, mas sim com o que comemos entre o Ano Novo e o Natal.

4 comentários:

  1. Olá Edamoa
    Também acredito que a palavrinha mágica nas festas de fim de ano seja moderação, se comermos moderadamente não teremos sérios estragos após as festas. Ah uma dica que aprendi com uma pessoa famosa, e que realmente funciona é tomar uma sopinha de legumes antes de ir a festa, essa realmente ajuda mesmo, testei sábado passado pois tive um churrasco de confraternização e usei, não deixei de comer o churrasco mas também não ataquei tudo (kkkkk). Boas Festas a todas!

    ResponderExcluir
  2. É Jô,

    Ótima dica, uma sopinha leve antes das tentações ajuda a "maneirar" e economizar nos exageros, pois muitas vezes comemos a mais por chegarmos com muita fome aos eventos.

    E o gostoso dessas ocasiões não é apenas a comida, são as companhias, os bate papo, as piadas, as brincadeiras, e não precisamos resumir tudo em COMER.

    ResponderExcluir
  3. Também penso assim Edmoa. Porque será que pra se festejar alguma coisa tem de ter muita comida? Esse ano vou pra casa da minha mãe, sei que não vai ter essas comilanças, assim vou está a salvo... Não quero dar trabalho pra ela que ja está um pouco idosa, quero aproveitar o tempo fazendo outras coisas além de comer...hehehehe o importante é está junto de quem a gente ama nessas datas especiais. ja planejei tudo, vamos jantar normalmente, claro que vai ser uma janta especia,dia seguinte almoço especial também, com irmãs que com certeza também estarão lá, mas nada de exagero.

    flor

    ResponderExcluir
  4. Flor,

    O pior é geralmente nós não pensamos assim, não.

    As festas nos deixam em transe ficamos hipnotizadas com tanta comida e parece que TEMOS que comer tudo aquilo, e conversa vai, conversa vem, e acabamos realmente comendo muito além da conta.

    Por isso essa reflexão, que não é por acaso uma "receitinha", mas pesquisando foi o que encontrei, fiz algumas adaptações, mas infelizmente não existe mágica, a regra é clara, temos que tomar cuidado, temos que comer e beber com moderação, não tem jeito.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.