quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Ninguém Está Contente


Parece mesmo que ninguém está contente com o que “TEM”.

O ser humano foi criado para EVOLUIR e para isso é preciso ter ambição, mas uma ambição positiva.

Mas será que é possível ter ambição positiva?

É muito complicado, pois a ambição traz o querer, e geralmente é o querer ter o que não se tem, seja no que se refere a bens, conhecimento ou lazer, e com esse desejo de ter o que não se tem podemos nos deixar trair pela inveja ou a cobiça, aí a tendência é que essa ambição não seja nada positiva.

A ambição saudável faz parte da natureza do ser humano, o problema é que ele consegue transformá-la em algo muito negativo.

Querer estudar para poder competir por um emprego melhor, querer acumular riqueza para usufruir e poder viver melhor, proporcionar mais tranquilidade e conforto para nossa família, tudo isso é saudável, desde que nossas atitudes sejam éticas, responsáveis e honestas para atingir esses objetivos.

Acontece também que na questão física, desde muito cedo estamos numa competição exaustiva por possuir uma beleza sem considerar que beleza vem da alma, que beleza é uma qualidade extremamente relativa e abstrata. E nos deixando trair pela impressão de que temos que ter ou seguir um determinado padrão, passamos a correr atrás de uma beleza muitas vezes fabricada e que é realmente usada para nos vender muita coisa, até mesmo a própria beleza.

Sem perceber, estamos tentando ter os cabelos de uma estrela da TV, as unhas de outra, a barriga de uma cantora famosa, e essa busca nunca se encerra, pois mesmo que seja possível ficar com os cabelos de outra pessoa, pode não combinar com nosso "padrão".

Mas quando o assunto é dieta, somos PHD. Vamos atrás de tudo que aparece de novidade, e só não usamos se não tivermos dinheiro para adquirir, considerando inclusive empréstimos e endividamento para isso.

Parei para fazer essa reflexão quando, analisando meus resultados, percebi que cheguei exatamente no peso de quando comecei a me preocupar com os quilos a mais. Hoje eu peso o que pesava quando o assunto dieta passou a fazer parte do meu cotidiano.

Após duas gestações, o corpo já não era mais o mesmo, a barriga começou a incomodar,  e o fato de querer a todo custo voltar a ter o corpinho invejável de antes, fez com que eu me perdesse completamente por caminhos nem sempre adequados, fazendo com que eu aumentasse ainda mais o peso, o manequim e a frustração.

É importante saber diferenciar conformismo de aceitação. 

Não precisamos nos conformar com as coisas ou situações, mas em alguns momentos a aceitação ajuda a levar a vida de uma forma mais saudável.

Eu não precisava querer retornar ao corpinho da adolescência, mas era exatamente aquela imagem que me assombrava quando surgia a vontade de emagrecer.

E essa busca pela "perfeição" nos faz andar em círculos, no meu caso, eu mesma acabei ficando “redonda”. Buscando caminhos mais curtos, queria sempre emagrecer em uma ou duas semanas e como o resultado não vinha, revoltada aumentava ainda mais o tamanho do prato e assim cheguei ao "plus size", que tanto abomino. 

Estou trabalhando isso comigo mesma, eu quero realmente separar o querer do poder. De repente eu não posso ou não devo querer um corpo incompatível com minha constituição física atual, melhorar é sempre possível, mas da mesma forma que fiz quando estipulei uma meta atingível para esse ano, preciso atentar para até onde é possível chegar, me contentando com o resultado viável, não buscando o impossível.

Buscar eternamente a perfeição traz muita frustração e precisamos estar atentos para não exagerar no grau de exigência e na ambição.


É sempre bom saber dosar tudo nessa vida, para não querer mais que o necessário...

4 comentários:

  1. Cecinha

    Edamoa

    Concordo plenamente com você, o ser humano é muito incostante, nunca estar satisfeito com o que tem, isso faz com que a cobiça esteja sempre presente em nossas vidas.
    Se paramos para analizar e ja comentei isso outras vezes, ninguem tem mais do que merece, tudo estar de acordo com o esfoço dedicação e empenho de cada um, não quero ser hipóclita em dizer que não gostaria de ter uma casa grande, pois a minha é pequenininha tamanho de um botão, rsrsr, ter um carro, e por que não ums 10kg a menos, porém acredito fiamente que se ainda não possuo é porque não merecir, isso é tão certo como 2 + 2 são 4 , assim vou vivendo, sem neuras, nem traumas, procurando fazer minha parte para ver no que vai dar, adoraria chegar novamente aos 55k peso que tinha antes de engravidar em 1999 , porém digo com toda sinceridade, se alcança os 60kg vai estar pra la de bom e procurar mante-lo.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Cecinha!

    Quase que eu pensei que estivesse "falando" só com o teclado hoje.

    Apenas 11 horas após a publicação do "post" e surge um comentário.

    Embora seja um tema óbvio, nos faz pensar e pesar nosso grau de exigência, pois é importante sermos conscientes de que em muitos casos é impossível "voltar no tempo", então é importante que se busque somente o equilíbrio, pois a busca incessante por um corpo perfeito traz a frustração e com ela a desistência.

    E o fracasso nada mais é do que a nossa rendição ao inatingível.

    ResponderExcluir
  3. Estou atrasada no comentário....

    Tudo isso é verdade mesmo, mas acertar no grau de ambição, mesmo que a positiva, é difícil e nem todo munto está pronto para querer aquilo que pode ter.

    Bjo,
    Paula

    ResponderExcluir
  4. Paula,

    Grande verdade!!!!

    É muito difícil dosar a ambição, e talvez seja exatamente por isso que ela se transforma em algo tão ruim...

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.