quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Tanto Estresse

Porque será???

A correria de final de ano chegou e aquele tempo que já era pequeno parece que foi ainda mais reduzido...

Onde é que está escrito que temos que fazer tantas coisas assim?

Tenho ouvido e lido reportagens afirmando que o ser humano está ficando cada vez mais estressado, e o estresse começa ainda na infância.

Gente! As crianças nem tem mais tempo de sentir saudades da escola como antigamente nós sentíamos.

Eu me lembro de sair de férias no final de Novembro e só retornar para a escola depois do Carnaval e passava uns dois meses perguntando para minha mãe se ainda faltava muito para voltar para a escola.

Entendo que vivemos num mundo moderno, onde as coisas parecem acontecer numa velocidade maior, mas penso que existe um exagero sem fim e o Ser Humano já não está mais agüentando, estamos todos à beira de um colapso nervoso, muitas pessoas sofrendo de doenças com origem no estresse, sem contar o aumento acentuado de afastamento do trabalho por problemas de saúde também devido aos exageros do dia a dia. Até a violência muitas vezes tem sua origem no estresse vivenciado pelo ser humano atualmente.

Meus filhos terão aulas, pasmem, até o dia 21 de Dezembro, e o retorno das férias está previsto para 23 de Janeiro, se não for antes – Socorrooooo!!!!!!

Eu costumo dizer que eles têm aulas com o Papai Noel. E Olha que não se trata de recuperação, pois a escola não tem esse tipo de atividade no final do ano, são aulas mesmo!

E nesse esquema de vida, vamos assumindo cada vez mais coisas, cada vez mais tarefas e sempre com prazos mais curtos.

Será que isso só vai ser considerado depois de muitas e muitas mortes? Afinal de contas existe tanto interesse envolvido nesse ritimo de vida moderno, e tudo que tentam nos vender é que é assim mesmo, que temos que nos tornar super humanos, e nos adaptar, caso contrário não teremos espaço nesse mundo.

Então os pais correm para matricular seus filhos em mais uma dezena de atividades extracurriculares, balé, judô, natação, computação, teatro, música, inglês, francês, espanhol, tem criança que faz até aula de circo.

Depois quando tem um tempinho para relaxar, vão comer, comer, comer, para passar a ansiedade, desenvolvida depois de tanta atividade e tanta responsabilidade, pra pensar em outra coisa, ou para não pensar em nada...

Eu estou tentando montar a árvore de natal há uma semana, consegui tirar da caixa, as bolinhas estão jogadas ao lado para tentar fazer numa horinha dessas.

Ontem nem sobrou tempo para reflexão, corri o dia todo e se me perguntarem o que eu fiz, nem saberia responder...

Ainda é preciso sair para procurar presente de amigo secreto, outra coisa chata, acho isso uma bobagem, se você estipular o valor fica quase uma compra retribuída, se não estipular, corre o risco de comprar um item mais caro ou mais barato do que vai ganhar, mas como faz parte da tradição, continuamos seguindo, esperando que todos se lembrem o que realmente estamos comemorando, ou seja, que nos lembremos do Aniversariante no Natal.


Para desanimar um pouco mais, acaba de sair essa matéria na internet:


"Ser mais "multitarefa" estressa as mulheres, diz estudo"




http://mulher.terra.com.br/noticias/0,,OI5498341-EI16612,00-Ser+mais+multitarefa+estressa+as+mulheres+diz+estudo.html

9 comentários:

  1. Edamoa, imagino que essa correria toda seja privilegio de quem mora em cidades grandes onde você perde muito tempo pra se locomover de um lugar pra outro. Eu não faço idéia do que seja correria, moro numa cidade pequena super tranquila, trabalho pela manha e as vezes fico até entediada por não ter nada pra fazer na parte da tarde, só tenho uma filha que estuda a tarde, marido que trabalha a tarde também e fico aqui sozinha, dar pra relaxar,dormir navegar fazer exercicio, ver Tv etc...Stres? Quero isso longe de mim, cidade grande só pra passear e de vez em quando.rsrsrsr Não vale a pena.O tempo passa rápido demais, ficamos velhas e nem percebemos. A gente precisa de tão pouco pra viver né? e com esse negocio de fazer dieta precisamos de menos ainda.rsrsrsrsrsr.Bjos amigas e companheiras não deixem o estress reinar.Pensem nisso!!! Maria

    ResponderExcluir
  2. Olá, adorei o post, e concordo com você em tudo que disse, o tempo tá passando muito rápido, não sei se isso é bom ou ruim,
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  3. É Maria,

    Eu já morei em cidade relativamente pequena, embora os tempos hoje sejam realmente outros e mesmo algumas cidades pequenas também têm muita agitação, e, além disso, o trabalho/profissão das pessoas fica cada vez mais exigente, as pessoas precisam abrir mão da própria vida para conseguirem ser reconhecidas no trabalho, vem aquela "estória" de que é preciso se dedicar muito, e assim as pessoas muitas vezes acabam deixando de ter vida própria vivendo em função do trabalho, e quando caem, são facilmente substituídas.

    A concorrência desleal entre os profissionais tem feito vitimas todos os dias, tudo em função da carreira, subir a qualquer preço e no fim as coisas ficam e o corpo não agüenta.

    Como você disse, precisamos de tão pouco para viver, e as pessoas vivem nessa loucura para ter sempre mais e mais, e nunca será suficiente, quando entramos nessa obsessão pelo TER em detrimento do SER, fica muito difícil achar que alguma conquista é suficiente, parece que vai faltar mais alguma coisa eternamente...

    ResponderExcluir
  4. Eusiane,

    Eu acredito que esse passar muito rápido não está sendo nada bom para o ser humano.

    Talvez dentro de algumas décadas se descubra que é preciso pisar no freio, mas antes disso muita gente terá sofrido muito.

    O próprio INSS tem uma pesquisa indicando que o número de afastamento e licenças no trabalho aumentou substancialmente, só está faltando alguém tomar alguma providência.

    Não precisamos fazer tudo hoje, as crianças não precisam aprender tudo de uma vez, eles não estão tendo tempo para simplesmente SEREM CRIANÇAS, tantas a atividades, responsabilidades e cobranças que recebem diariamente.

    Elas estão indo para a escola cada vez mais cedo, vejo minha filha aprendendo na 7a. série, coisas que eu aprendi no colegial, estão acelerando muito, e os impactos já estão vindo.

    Pessoas sem paciência para nada, pessoas que não conseguem esperar a sua vez de atravessar a rua ou cruzar o farol, todos os dias, eu que não ando muito devagar, sou ultrapassada no trânsito por outros veículos apressados, que no fim acabam parando no semáforo logo à frente e eu costumo dizer que ele queria ficar mais tempo parado no farol... O povo está ficando maluco de verdade... E isso me assusta bastante.

    ResponderExcluir
  5. Pois é. Na verdade a ânsia do ter sempre mais acaba deixando a pessoa sem o principal.Muitos pessoas se esquecem da família em busca de posição de destaque no trabalho e entre cursos e mais cursos aparece cada xifre.Rsrsrsrsrrs Isso é serio!!! Tem um amigo do meu marido que só chegava em casa a noite e dizia que estava batalhando pra dar uma vida confortável pra esposa, ela, na simplicidade dizia sempre pra ele que preferia a presença dele em casa com os filhos do que tê-lo tão distante mesmo sabendo que isso lhe daria mais conforto ( LUXO). Os filhos foram crescendo e a medida q o tempo passava ela se sentia cada vez mais só,ela acabou se envolvendo com o vizinho, hoje o marido q virou ex vive sozinho, teve um problema de coração devido o stress e foi obrigado a parar.TARDE DEMAIS...ela no entanto, vive feliz da vida com o vizinho, que também reclamava da esposa também advogada e vivia pro trabalho.Pensem comigo, Vale a pena? Acho que estou sendo realista demais mas é assim que acontece. Acho que se nos contentássemos com o necessário o supérfluo se tornaria desnecessário.
    Maria

    ResponderExcluir
  6. Nossa Edamoa, esse posto tem tudo a ver com o momento que estou passando. Estou há duas semanas tendo fortes dores de estomago e tenho quase certeza que é uma gastrite nervosa. Já sofri disso antes...em outras épocas corridas como a que estou vivendo hoje... Trabalho fora de casa 10 horas por dia, tenho casa pra cuidar (não tenho diarista) e dois filhos pequenos (o meu filho mesmo e o marido que é uma criança). Tem dias que tenho vontade de jogar tudo pro ar e ir cuidar só da minha casa e dos meus "filhos" (o que já seria bastante trabalho), mais infelizmente ainda não posso...Tinha o sonho de ter dois filhos, mais depois que tive o primeiro e que quando ele tinha 1 mês e pouco já tive que voltar a trabalhar, desisti do sonho...

    Realmente a correria em que vivemos está terrível...e o pior é que não sei se essa correria nos leva em algum lugar...

    Isabel

    ResponderExcluir
  7. É Isabel,

    Tenho pensado muito nesse assunto de uns tempos para cá, e acredito que as pessoas precisam acordar desse pesadelo, e não aceitar tanta pressão assim, não sei como as fariam isso, mas já passou da hora de parar de colocar as coisas na frente de tudo na vida, pois as pessoas morrem e as coisas ficam.

    É um pensamento muito polêmico, muitas pessoas não conseguem ver o que realmente está por trás dessa idéia, e muitos acabam se assustando, pois imaginam que terão que abrir mão de muita coisa, mais uma vez a "coisa" a questão material na frente de questões muito mais importantes.

    Penso que o ser humano está precisando programar mais sua vida, jovens geralmente fazem TUDO SEM PENSAR, e acabam se enrolando para a vida inteira, se houvesse planejamento para se viver, seria mais fácil adquirir determinadas coisas enquanto se é jovem e garantir uma velhice mais tranquila, programando inclusive a aposentadoria.

    Mas as pessoas querem sempre viver o momento, ninguém quer se preocupar com o futuro e quando o futuro chega, não estão preparados, não tem casa, não tem economias, às vezes nem emprego. Então acabam precisando se sujeitar às regras cruéis do sistema de emprego e mercado de trabalho onde é preciso matar um dragão por dia para sobreviver...

    São devaneios que se eu começar a escrever sobre eles teremos outro blog bem interessante...

    ResponderExcluir
  8. Cecinha

    Oi
    Edamoa,

    Minha situação é indentica a da Isabel, passo o dia inteiro fora, quando chego encontro duas crianças para cuidar,(Filho e Marido)não tenho diarista e as obrigações estão sempre a me esperar,depois de um dia exaustivo..
    Mas agradeço muito a Deus por ter saúde e poder encarar esses constantes desafios, só que somos humano e a tendencia é, mais cedo ou mais tarde o corpo reclamar de todo esse desgaste físico, mental etc. Estou organizando a casa desde o começo de novembro e ainda estar a maior bagunça, espero até o natal conciliar tantas obrigações.
    Não engordei nem emagreci 0x0

    ResponderExcluir
  9. É tanta correria meeeeesmo que quase esqueci de colocar o resultado da semana... -0,300!!!
    Vamos que o Natal tá chegando...

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.