quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Ciclo Vicioso

Faltou contar como foi meu resultado durante as comilanças do Réveillon.

Dessa vez eu não saí ilesa como no Natal.

Foram nada mais, nada menos do que 2, 200 Kg entre a sexta e a segunda.

Mas dessa vez eu realmente comi mais que no Natal, portanto NADA DE SE ESTRANHAR.

Hoje já estou de volta ao equilíbrio, mas estou mesmo cansada desse ciclo vicioso, de recuperar no final de semana e eliminar durante a semana.

Eu preciso encontrar a fórmula para quebrar esse ciclo, pois estou sem evoluir absolutamente nada desde Outubro/2011.

Tenho que assumir minha responsabilidade,  eu tenho abusado mais do que o necessário nos finais de semana, enquanto durante a semana acabo tendo uma rotina mais controlada, penso mais no que vou colocar na mesa e consequentemente no que eu mesma vou ingerir.

Já no final de semana, tenho me rendido ao "mais fácil", não tenho me esforçado para evitar os lanches, as massas e tudo o que é realmente dispensável quando QUEREMOS emagrecer.

Tudo isso, sem contar a PREGUIÇA mortal e a INDISPOSIÇÃO total para a atividade física.

Sabemos que só temos DUAS ALTERNATIVAS:


v    Ou Reduzimos as Calorias
v    Ou Aumentamos a Atividade Para Queimá-las

Eu posso até não aumentar a ingestão de calorias, mas reduzir também não tem sido uma opção, e, além disso, não aumentei minha movimentação, já que atualmente ando tão cansada que estou com dificuldades até de evoluir na leitura de um livro (Comer Rezar e Amar), que ganhei em Maio/2011 – Todas as vezes que pego o bendito do livro acabo caindo no sono de tão cansada que ando, e a qualquer hora, não é apenas no final do dia, se eu tento ler durante o dia, também acabo cochilando.

Mas me AGUARDEM... Tenho planos, e acredito que em breve, vou conseguir entender o que ocorre...

Nada como um dia após o outro...

18 comentários:

  1. Olá Edamoa
    realmente isso é um ciclo vicioso eu sei bem o que é estar no meio dele, as vezes desanimamos, as vezes ficamos tristes ou com raiva de nós mesmas, mas para quebrá-lo é realmente preciso muita força de vontade e com certeza nós que convivemos com você todo esse tempo sabemos que isso você tem. Acredito que você tenha que começar pelo final de semana, pois você está jogando fora o que conseguiu durante a semana inteira em dois dias, por que você não faz umas refeições durante a semana e as congela para o fim de semana porque você fica com uma opção mesmo que o restante da família queira um lanche você não terá desculpa para comê-lo.

    ResponderExcluir
  2. Jô!

    Nem te conto!

    O pior é que muitas vezes eu até tenho minha sopinha básica, ou outra coisa "menos ruim" no freezer, mas acabo comendo o que está na mesa.

    Talvez eu me sinta "merecedora", e até acho que sou mesmo, o problema está no descontrole.

    Quando cedi semanas atrás àquela feijoada que não comia há tempos, era diferente, eu queria mesmo comer sem ficar só na couve e alguns grãos de feijão, mas na maioria das vezes eu me perco nas coisas mais comuns, como o pão, e eu já falei aqui antes, que um pãozinho para mim é uma tortura, só começo a me sentir satisfeita se comer pelo menos 3, e o café da manhã do sábado sempre tem pãozinho fresquinho, o que não acontece durante a semana, por exemplo.

    Depois de exagerar no pãozinho eu até prometo para mim mesma que no almoço vou virar "Faquir", mas adivinhe: Lembra que o pão aumenta minha fome como uma arma nuclear?

    Pois é, eu até não tenho consumido o bendito pão durante a semana, mas além de abusar dele nos finais de semana, eu acabo perdendo o controle da minha fome e do meu apetite.

    Puro relaxo. Tenho que voltar a ter o controle e isso depende mais de "VERGONHA NA CARA" do que qualquer outra coisa - É sério.

    Até minha filha, quando me vê comendo pão fala: “_Heee Mãe!”

    ResponderExcluir
  3. Sei bem o que é isso, mas já descobri que só uma rotina de exercícios não me deixa cair neste ciclo de preguiça - cansaço - preçuiça - cansaço ...
    E esse negócio de ser merecedora... Ai, ai... toda vez que emagreço, acabo me dando de presente algo muito delicioso e entro em outro ciclo de "já que comi esse", por isso vc tem toda razão qdo diz que é falta de vergonha na cara. Mas pq fazemos isso?!

    Paula

    ResponderExcluir
  4. É Paula!

    O grande problema é que tenho a sensação de que alguns GOSTAM DEMAIS de atividade física enquanto outros simplesmente ODEIAM.

    Acho que tem muita gente que gosta no meu lugar, pois eu fico mesmo sem entender como tem tanta gente que AMA isso.

    Entretanto esse tema da “adoração” ou da dependência da atividade física, está na minha lista de discussão, pois andei lendo sobre isso e tem gente que embora pareça ser uma saudável praticante de ginástica, na verdade é uma pessoa doente e nem tem noção disso.

    Não desisti ainda, agora tenho planos para investigar minha saúde, já que andei "FUGIDA" dos médicos durante o ano passado inteiro.

    Esse meu cansaço não está me parecendo muito normal.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Edamoa,

    Hoje por enquanto está tudo na mais perfeita ordem na alimentação, meu problema mais grave está sendo quando estou em casa, trabalho o dia inteiro, e em casa fica mais fácil inventar coisas pra comer, ainda por mais ter uma pequena em casa...

    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Olá Edamoa
    também sou vítima do bendito pãozinho e minha filha também fica me controlando (rsrsrsr) mas fazer o que né, temos que seguir em frente. Ah por falar nisso comecei uma nova etapa resolvi criar um blog com a dieta que estou fazendo comecei hoje e estou aceitando sugestões, sei que você é bem franca nos comentários dê uma olhada lá http://emagrecendocomadietadaproteina.blogspot.com/ e depois me diga o que achou.

    ResponderExcluir
  7. Acho que tudo na vida precisa ser sem excesso. Até atividade física. Eu gosto, mas não morre se não fizer. Hoje mesmo, estava com muito, muito sono e optei por ouvi meu corpo e continuei dormindo mais um pouco.
    Se tem uma coisa da qual não fujo é de médico. A gente tem que se cuidar.

    ResponderExcluir
  8. É Eusiane,

    Quando preparamos algo para os pequenos, temos que colocar na mesa e sair correndo... rsrsrs

    Eu sei bem o que é isso, porque eles podem e devem se alimentar com tudo (claro que com bom senso), açúcar, gorduras e nós caprichamos para oferecer a eles as coisas mais gostosas.

    Mas eu realmente faço sirvo e saio de perto, porque também aprendi a gostar dessas coisas, e hoje em dia não posso mais utilizar o argumento que estou em fase de crescimento porque o crescimento agora é só para os LADOS... rsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Jô,

    Já adicionei à minha lista de favoritos para passar sempre que possível.

    Ainda não fiz nenhuma análise, mesmo porque acho que a entendida aqui é você.

    Se não me engano você estuda o assunto não é?

    Mas penso que tudo que fazemos para manter nossa mente concentrada em nossos objetivos colabora muito para conseguirmos atingí-los.

    ResponderExcluir
  10. Paula,

    Eu geralmente não fujo dos médicos, aliás, tenho uma médica maravilhosa que me atende há mais de 20 anos, e que inclusive citei no post "Tarefas Domésticas” de 09 de Janeiro/11, e até ela entende como meu tempo é apertado.

    Sendo assim, ela geralmente emite os pedidos de exames para o ano seguinte, justamente para que eu consiga “economizar” esse tempo de ir à primeira consulta pegar os pedidos de exames, fazer os exames e passar novamente em consulta, eu pulo uma etapa, chegando a data, faço os exames e levo para a médica, mas no ano passado eu fui ao médico muitas vezes para acompanhar meu marido para algumas investigações que até hoje ainda não foram esclarecidas e continuamos procurando médicos que consigam resolver, e não sobrou muito tempo para que eu fosse às minhas consultas.

    Assim, passei o ano sem fazer as checagens que sempre são necessárias.

    Agora quero fazer todos os exames possíveis para verificar minha saúde, inclusive considerando o emagrecimento que embora tenha sido relativamente tranqüilo, vale à pena avaliar se realmente está tudo bem como imagino que esteja.

    Mas minha fuga de médico no ano passado, foi mesmo por pura falta de tempo, agora tenho que encontrar um “espacinho” na agenda para fazer essas verificações, já peguei todos os pedidos médicos que por sorte estão sem data e por isso ainda poderei utilizá-los, e já estou checando para quando vou marcar a bateria de exames inicial.

    ResponderExcluir
  11. Olá Edamoa...Vamos la, Agora é sério!!
    Café da manha, suco de laranja e uma maça!
    Almoço, alface tomate e uma colher de feijao!!Bora ficar linda!Chega de desculpas!!Força força força!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Estou publicando pela primeira vez em seu site.
    Realmente ando com o mesmo problema. Minha mãe me disse que esse cansaço deve ser por comer muito pouco, talvez faça sentido. Tracei uma meta e qdo estava quase chegando tudo desabou com o final de ano.

    Bjss

    ResponderExcluir
  13. É isso aí Elaine!

    É assim que se fala!

    ResponderExcluir
  14. Olá Luciana seja bem vinda!

    No meu caso não tem nada a ver com a quantidade de comida e penso que você deve tomar cuidado com essa impressão também, pois a tendência é acreditarmos que não podemos comer menos mesmo e por isso fica cada vez mais difícil, quando não impossível, eliminar alguns quilinhos.

    Meu cansaço não está relacionado com a alimentação pois o ápice dele ocorre quando acordo, talvez esteja mais relacionado à qualidade do meu sono, e além disso tenho algumas dores na sola do pé que fazem do acordar e colocar os pés no chão uma verdadeira tortura.

    Já andei pesquisando sobre isso e já tenho algumas pistas, agora vou buscar opiniões médicas, além de alguns exames para confirmar minhas suspeitas.

    Eu realmente não como mais como comia há um ano, mas também não passo fome, a questão é que também não sinto ser possível reduzir ainda mais, acho que a quantidade e a qualidade que eu consumo hoje são suficientes e saudáveis, só preciso fazer uns ajustes em alguns itens que atrapalham bastante meu metabolismo, e geralmente aumentam muito o meu nível de insulina e acaba desencadeando uma fome exagerada em alguns momentos.

    ResponderExcluir
  15. olá! estou acompanhando teu blog ha um tempo, a vida inteira eu luto contra a balança. Aos 15 anos eu pesava 92kg, consegui emagrecer e ficar com 68kg aos 18, 19 anos e me mantive nesse peso até os 22, que foi quando comecei a namorar meu marido e parei de fumar. Então juntou tudo... a ansiedade pela falta do cigarro, parei de sair pra dançar, passamos a sair só pra comer, ou fazíamos jantas em casa, aí já viu... explodi de novo. Ano passado fiz um tratamento com remédios que me fez emagrecer 18kg em 6 meses, fazia academia... tava amando. Porém, após a pascoa, parei com os remédios, dieta, academia e engordei 20kg de novo... QUE COISA, NÉ?? Pois é, ansiedade e compulsão são um problema pra mim.
    Ontem comecei novo tratamento com outro médico, outro remédio (sem remédio eu não consigo, voltei pra academia... tô bem confiante! espero voltar a usar minhas roupas logo, logo. Obrigada pela sua ajuda :)

    ResponderExcluir
  16. Olá Anônima acima!

    Não sei quanto tempo faz que acompanha o blog, mas espero sinceramente que encontre alguma palavra minha ou mesmo de alguma seguidora que possa te ajudar.

    No seu caso parece que a atividade física te ajuda a controlar a ansiedade, e os remédios reduzem a compulsão, mexendo com o apetite.

    Aos poucos você pode ir tentando reduzir os medicamentos e aumentar a atividade física, mas o mais importante é TER MUITO FOCO.

    Quando eu pensava em comer coisas que eu sabia que iriam me atrapalhar, eu parava, pensava na calça jeans e se minha hesitação persistisse, eu pegava a calça jeans e tentava vestir, até que um dia ela entrou e fechou. Depois disso fiquei um pouco mais controlada com a alimentação.

    Agora minha luta está nos finais de semana...

    ResponderExcluir
  17. oie...isso mesmo concordo com tudo, já demos muitas desculpas, uma semana foi por isso, na outra por aquilo e não estamos chegando alugar algum...então bora enfrentar mais um ano....e com muitas vitorias....bjus

    ResponderExcluir
  18. Com certeza Regiane!

    "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer..."

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.