quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Planos de Saúde

Todo mundo sabe que ao contratar um plano de Assistência Médica, na verdade o que estão nos vendendo é um PLANO DE SAÚDE, não é um PLANO DE DOENÇA... (essa é a "pegadinha" que geralmente não conseguimos entender)

Mas vale lembrar que:
"A partir deste domingo, 1º de Janeiro de 2012, entrou em vigor a Resolução Normativa nº 262, que atualiza o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Publicada em agosto de 2011, pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a norma determina que as operadoras de planos de saúde deverão oferecer cerca de 60 novos procedimentos aos consumidores de planos novos (contratados após janeiro de 1999) ou adaptados à legislação. " Fonte:  http://www.ans.gov.br/index.php/a-ans/sala-de-noticias-ans/consumidor/1267-nova-listagem-de-coberturas-obrigatorias-entre-em-vigor-

Entre esses novos procedimentos e atualizações, ficou determinado que o Plano deverá cobrir pelo menos 12 consultas com Nutricionistas por ano, ou seja no mínimo uma por mês. Antes muitos planos se recusavam a oferecer esse tipo de cobertura e os poucos que ofereciam limitavam ao máximo de 6 consultas por ano. Agora TODOS terão de cobrir esse tipo de acompanhamento.

Isso significa um grande avanço em termos de apoio dos órgãos públicos, na busca por uma população mais saudável, e uma grande ajuda para quem necessita de acompanhamento com Nutricionista.

Aliás, enquanto o resto do mundo ainda tenta cercar a doença, o Governo Brasileiro parece que vem avançando nas questões que envolvem esse problema, e já trabalha para reverter esse quadro e reduzir ou acabar com as causas do problema.

Foi lançado recentemente o Plano Nacional Contra a Obesidade - detalhe: contra a obesidade não contra o obeso - onde o governo pretende reduzir o crescimento do problema entre as crianças, e tentará estacionar o seu crescimento entre os adultos.

Assim, se as crianças crescerem mais conscientes, com mais orientação, inclusive recebendo alimentação mais equilibrada até mesmo na escola, inviabilizando a aquisição de alimentos "bomba" nas cantinas, começaremos uma nova mentalidade, que precisava ser iniciada já faz tempo.

Comentei por várias vezes aqui no blog, a inexistência de políticas públicas para combater um problema que vem se tornando uma epidemia mundial, e agora o governo sinaliza com medidas que se aplicadas adequadamente trarão uma população mais saudável nos próximos anos.

E assim, inicia-se uma era de combate ao problema, não ao doente, como vinha sendo feito até então.

5 comentários:

  1. Oi Edamoa!

    Pois é, parece que finalmente o Governo acordou para o problema. Sempre me questionei por que não se cortava o mal pela raiz ao invés de apenas podar a árvore. Explico minha comparação: é muito melhor, não apenas por questões orçamentárias, "criar" uma população saudável do que tratá-la depois de doente. Penso que se deve oferecer um lanche de melhor qualidade nas escolas e creches, incentivar e baratear a produção de alimentos orgânicos (e aqui entra também as criações como frangos, gado e produção de leite e ovos), fazer com que a prática esportiva se incorpore ao cotidiano e seja algo prazeroso, etc. É muito melhor fazer isso do que custear o tratamento de milhões de diabéticos, hipertensos, cardíacos e por aí afora. Talvez seja uma ilusão sonhar com um país assim, onde as pessoas morrerão "de velhas" e não de complicações de uma vida recheada de abusos, mas como diz o ditado: "A esperança é a última que morre".

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. É Lidy,

    Talvez ainda haja esperança no fim do túnel...

    O problema é que isso passa também pelas empresas que exigem cada vez mais do seu funcionário e nunca se preocupa se ele consegue se quer ter o lazer, que dirá se pratica atividade física, pois naquele momento o que interessa é o funcionário dedicado exclusivamente à empresa de preferência 24 horas por dia, se aquele MORRE, (e eu já presenciei um funcionário morrer na mesa do refeitório uma vez), simplesmente colocam outro no lugar e dá-lhe chicote e tronco...

    As pessoas não têm tempo para se exercitar e quando tem já não têm disposição.

    ResponderExcluir
  3. Minha intenção e desejo é poder postar todos os dias. esses dois dias que não postei foi pq estava num lugar que não tinha acesso a net,estava na praia, mas mesmo assim n me esqueci, fiz bastante caminhada ja que ia comer coisas que n devia heheheheh praia sabe como é né? e mais num calorão desse o sorvete é indispensavel, apesar de ter optado por agua de coco gelada.bjo e obregada pelas visitinhas isso tem me dado mais animo apesar de não esperar que pessoas venha ler meu blog. O fiz na intenção de apenas registrar minhas conquista sem esperar nada, só mais como uma brincadeira.

    ResponderExcluir
  4. AH! Esqueci de dizer, Nesses dias de terça até hoje ja perdi 300gramas..uêbaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  5. Legal Flor.

    Acho que hoje tô meio desanimada. Não dá para comentar muita coisa.

    Desculpe

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.