quarta-feira, 16 de maio de 2012

Psicologia da Alimentação

Eu engordo porque sou estressado ou sou estressado porque sou gordo?

Perguntinha capciosa não é mesmo?

Às vezes ouvimos dizer que a pessoa quando fica triste ou deprimida perde o apetite, mas particularmente não conheço muita gente assim, na maioria das vezes o que se VÊ é o aumento da ingestão de alimentos e geralmente os piores possíveis.

Já o estressado diz que come de qualquer jeito, que não tem tempo para se alimentar direito e vive num ciclo vicioso ganhando os quilinhos a mais, e se “encostando” na desculpa do estresse.

Eu mesma passei um período bem difícil nos últimos 30 dias e o que percebi não foi falta de apetite, mas também não houve qualquer policiamento do que ingeria diariamente.

Mas como sempre tudo depende das reações de cada um frente aos obstáculos que a vida lhe impõe, alguns superam rapidamente, outros nem tanto.

Mas também nesses momentos temos que estar atentos para não permitir que um problema se transforme em muitos outros, já que o aumento exagerado no peso traz inúmeras outras dificuldades que só vão piorar nossa condição.

Tão logo seja possível é preciso restabelecer o equilíbrio.

Mais uma vez lembrando que uma vez que optamos por uma dieta, temos que ter consciência que não poderemos mais ceder aos apelos do organismo por exageros que foram os motivos de um dia termos atingido um peso que hoje estamos lutando para eliminar ou que já eliminamos e não queremos nunca mais recuperar.

3 comentários:

  1. É verdade Adamoa, por isso, antes de qualquer atitude que o ser humano tome na vida, seja ele emagrecer, mudar de emprego ou outras, tem que ter a plena consciência do que quer, e isso minha amada, só acontece quando nos tornamos realmente nossa amiga, olhamos mais pra nos mesma, nos elogiamos a cada dia, com esse amadurecimento e consciêntização o ser humano tem condições de manter o equilibrio e aprender a indentificar algo de errado, isso amiga, podemos ver pela vida, atráves de conhecido ou até familia mesmo, nem todos estão preparados, por uma simples formula, apreender a se conhecer, somos muito impulsivo agimos primeiro e pensamos depois como diz Daniel Guleman TEMOS QUE TER INTELIGENCIA EMOCIONAL, com isso adquirimos equilibrio, maturidade e somos bem sucedidos em todas nossas escolhas, claro que nem sempre será flores, mas é nesta hora que, iremos esta bem preparado, pois saberemos lidar em diversas situações que a vida nos prega.

    Eu vivo neste treinamento constantemente, pois sei o quanto não é facil atingir tal nivel, mas com dedicação podemos melhorar a cada dia, por isso, que vivo dia a dia.

    Bjs e fique na paz.

    ResponderExcluir
  2. Olá Edamo
    passei a perceber que toda vez que fico sem tempo minha alimentação fica prejudicada e acabo por não me policiar no que como, acredito que isso caba ficando em segundo plano quando estamos muito ocupados. porém sei que é muito importante esse controle alimentar para não jogar todo fora.
    Tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Jô,

      E eu acrescentaria que muitas vezes é a preguiça que nos domina e faz com que não queiramos os alimentos mais saudáveis, afinal de contas muitas vezes temos algo pronto, isso quando não apelamos para o sacrilégio dos Fast Food, que o próprio nome denuncia a preguiça do usuário... kkkk

      Excluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.