terça-feira, 29 de maio de 2012

Analisando Gráfico

Como boa economista que sou, resolvi analisar novamente meus resultados no formato de gráfico e tentando mais uma vez entender o que está ocorrendo, percebi que exatamente no mês que tentei praticar a atividade física, desta vez sem muita pretensão, pois o objetivo não era eliminar peso, mas melhorar o condicionamento físico, meu peso subiu.

Embora a tentativa de fazer ginástica tenha acontecido apenas entre os dias 9 e 25 de Abril, eu senti que fiquei mais compulsiva, e cheguei a mencionar isso aqui no blog, eu sentia muita necessidade de aumentar a ingestão de alimentos e claro acabei consumindo mais carboidratos, e imagino que isso tenha desencadeado um ciclo vicioso, pois quanto mais carboidrato nós consumimos, maior é a quantidade exigida pelo nosso organismo e principalmente por nosso cérebro.

Percebam o quanto é assustador o resultado dessa combinação que no meu caso é uma verdadeira bomba relógio, que se não monitorada devidamente pode me fazer perder tudo que consegui até aqui.

Além de ter me acomodado com o resultado, eu falhei feio no controle e na compulsão, me deixando dominar totalmente, e não está sendo nada fácil voltar ao controle novamente, pois todos os dias eu começo o dia jurando que não vou comer isso ou aquilo, e de repente já estou eu novamente comendo algo inadequado, essa experiência está sendo realmente assustadora, pois não estou me reconhecendo nas minhas atitudes, depois de tanto tempo tendo controle total das minhas vontades.

É o Malvado do carboidrato, eu já conhecia seus efeitos, já tinha conseguido provar para mim mesma o estrago que ele faz em qualquer dieta, mas acabei sendo traída inclusive pela atividade física, cujas ressalvas eu já havia destacado, pois percebi também que meu controle fica em grande risco quando estou praticando qualquer atividade física.

Agora vou precisar novamente radicalizar, e confesso que já tentei fazer a dieta de desintoxicação muitas vezes e não consigo chegar até a quinta feira.

Vou mais uma vez tentar fazer o que fiz no começo, anotar aqui tudo que como diariamente, e sei que vou receber novamente aquelas críticas terríveis que tive que enfrentar no começo, como as mencionadas no post “Críticas” de 28 de Setembro de 2011 (http://emagrecendo365dias.blogspot.com.br/2011/09/criticas.html), mas este será o preço que terei que pagar por ter me deixado cair em tentação com tanta intensidade.

Assim, volto ao meu ponto inicial, quando anotava tudo o que havia comido no dia, e a pesagem diária, para ver se consigo reverter esse jogo de “Gato e Rato” que estou enfrentando nos últimos meses.

5 comentários:

  1. Oi, Edamoa! Devo confessar que também tenho encontrado muitas dificuldades em controlar os impulsos. Hoje foi um desses dias em que o ataque e a voracidade falaram mais alto. Misturei tantas coisas (ovo cozido, batata cozida, ovo frito, batata frita, pipoca) que acabei passando mal. E nem sequer posso chamar isso de refeição.
    Não sei o que me deu. Voltei aos velhos tempos de atacar o que há na geladeira. Depois, pesam a consciência e a barriga.
    Minha principal motivação aconteceu neste fim de semana (um evento). Agora, preciso urgentemente encontrar um novo foco pra continuar persistente. Mas ele tem que ser verdadeiro, entende? Caso contrário, eu mesma me saboto.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Edamoa!!!

    Eu também me acomodei e não consigo sair dos 61 kg, mesmo fazendo atividades físicas meu peso não baixou nada, mas eu não estou controlando minha alimentação como antes, acredito que se eu não fizesse A.F diária o ponteiro da balança já teria aumentado e muito. Pesquisando na internet encontrei a dieta do Shake e vou começar fazer hoje, vem comigo e vamos fazer a diferença, entre no site http://mdemulher.abril.com.br/dieta/reportagem/dietas-liquidas/shake-seca-barriga-483955.shtml?slide_count=3
    Espero que você goste lá vai ter todas informações sob a dieta pra perder 5 kg em 14 dias ou 05 kg em um mês substituindo uma das refeições por shake, vale a pena tentar.
    Um grande beijo e fique com Deus.

    Sua Admiradora Andréia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréia,

      Eu tenho um problema SÉRIO com substituição de refeição por Shake.

      Já tentei por diversas vezes e acabo tomando o Shake e comendo às vezes até mais, pois geralmente esse Shake é bem doces, e para mim é fatal, como uma coisa muito doce fico louca querendo algo salgado e de preferência bem calórica claro!

      Vi que nesse caso são receitas caseiras, menos mau, pois assim posso dispensar o uso de açúcar ou adoçante, pois para mim não faz diferença, a vontade de comer algo salgado vem tanto utilizando um como o outro.

      Mas tenho a impressão que vou ficar acabada de vontade de comer algo sólido, mas vou tentar também, pois estou "matando cachorro a beliscão", tamanha a crise que estou vivenciando nesse momento.

      Excluir
  3. Cecinha

    Bom dia Edamoa

    Como você sabe, vai fazer 3 meses que estou na dieta das proteinas,não acreditei que poderia chegar tão longe, o mais interessante é que a ansiedade e a necessidade por carboidrato diminuiu consideravelmente, as vezes bate um medo enorme de como será quando atingir meu objetivo, será que esse controle vai permanecer? essas reflexões fazem parte do meu dia a dia, preciso encontrar alternativas, porque também passo por essa compução quando aumento o cosumo de carboidrato, porém, de certa forma estar me servindo de lição acompanhar sua trajetoria depois de atingi sua meta, saber que o controle de ingestão de carbo. tem que ser controlada até o fim de nossos dias, pois é nosso inimigo Nº 1 em ganho de peso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecinha,

      Eu faço questão de narrar aqui minhas dificuldades também, pois passei muito tempo numa grande vantagem, e sinto que é importante passar também essa parte da experiência que até então vinha sendo tão facilmente conduzida, até para que as pessoas possam reagir melhor quando atingirem esse estágio também, pois como em já escrevi outras vezes aqui: Quanto mais peso nós temos para eliminar, mas fácil conseguimos despachar, e à medida que nos aproximamos do nosso "peso ideal", vai ficando cada dia mais difícil e numa 'BOBEIRA' como a que eu dei, podemos colocar tudo a perder.

      A acomodação me levou a pensar equivocadamente que eu podia sim comer tudo que eu bem quisesse, mas mesmo controlando a quantidade eu acabei por voltar a ter compulsão, justamente por voltar a comer alguns itens que poderiam passar bem longe do meu cardápio.

      E repito para todos que estão nessa jornada, MUITO CUIDADO, não se deixem enganar pela impressão de que já dominaram a situação e que podem fazer muitas concessões porque não podem.

      A exceção precisa continuar sendo uma exceção, e é preciso garantir que a REGRA SEJA SEMPRE A MESMA, não podemos fazer da exceção uma regra, porque assim voltamos a comer tudo como antes e na quantidade de antes e realmente não queremos voltar a ser como éramos antes.

      Excluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.