terça-feira, 11 de setembro de 2012

Fixando

Nossa seguidora Meyri encontrou algumas reflexões muito apropriadas e nos deixou, mas como geralmente nem todos prestam atenção aos comentários, vou transcrever aqui o que ela nos deixou como fonte de inspiração se não para toda nossa jornada, pelo menos para nossa semana:

Alcançar o peso desejado é apenas metade do caminho de uma dieta. 
Tenha isso em mente e evite o efeito sanfona.

É comum que as pessoas se sabotem não apenas no período da dieta, como no período que se sucede a ela, pela simples falta de informação. Caso você não saiba, sua dieta não termina quando você alcança o peso desejado, você ainda vai precisar de cuidados extras após esse período. Justamente por desconhecer esta informação, muitas pessoas não conseguem manter os bons resultados de suas dietas, sofrendo do chamado “efeito sanfona”. 

Ao perder determinado peso (e com ele, percentual de gordura), é preciso que seu corpo aprenda a funcionar de forma harmônica com este novo peso. Isso demora certo período de adaptação. Seu corpo não sabe que você fez uma dieta por vontade própria, ele pode entender que ocorreu uma privação de alimento e tentar reverter a situação pensando no seu bem, na sua sobrevivência. Estima-se que o corpo demore cerca de um mês por cada quilo perdido para se conformar e aprender a funcionar normalmente com o novo peso. Por exemplo, se você perdeu 5kg, seu corpo demorará 5 meses para aprender a funcionar com este novo peso e só depois desses 5 meses é que podemos dizer que o peso foi estabilizado. A gente sabe que ser humano não é matemática, cada organismo tem seu tempo, é apenas uma estimativa.

Por isso, muita atenção quando você alcançar sua meta. Nada de relaxar, de diminuir os exercícios aeróbicos e de relativizar a dieta. Você está lutando “contra” seu corpo. “Contra” no sentido de que ele pensa que o melhor para você é te fazer engordar, seja reduzindo seu metabolismo, seja te estimulando a comer calorias, com o objetivo final garantir sua sobrevivência. Seu organismo vai fazer de tudo para que você volte ao seu peso antigo: despertar sinais de fome, desejo por carboidrato, dar sinais de fraqueza e te recompensar com uma “rave” de hormônios que provocam bem estar quando você comer algo engordativo e muitas outras provações. Continue firme e forte, sua dieta só termina quando acabam os meses relativos ao peso que você perdeu. Esta é a receita de quem conseguiu driblar o efeito sanfona.

Tenha sempre em mente que enquanto não passar esse prazo de meses correspondentes aos quilos que você perdeu, você está dormindo com o inimigo.
Seu corpo pode tentar te sabotar.

Alcançou o peso desejado? Ótimo, parabéns. 

Tem que comemorar muito! Mas não descuide

Meyri
                                                                                                 “
         

Um comentário:

  1. otimo saber Eda.
    tem que ser realmente uma mudança de habito para vida toda.
    beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.