terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Sem Pressa

Acabo de ler a mais recente reflexão da Jô, nossa leitora que também tem seu próprio Blog (http://emagrecendocomadietadaproteina.blogspot.com.br)

Lá ela fala de um tema que já discuti algumas vezes, em textos ou em respostas a vários comentários.

A questão é crucial para as pessoas que insistem em comparar seu resultado com o de outras pessoas e que também insistem na famosa MÁGICA, emagrecer em poucos meses os 20 quilos "ganhos" em anos de “comilança”.

Vale lembrar que temos sim a impressão de que emagrecer é muito mais difícil, mas é porque as privações geram frustrações, enquanto engordar sem preocupações, comendo tudo que gostamos e nas quantidades mais exageradas possíveis, aparentemente é TUDO DE BOM, o problema só surge quando "Cai a Ficha".

É exatamente a frustração de não poder mais abusar das coisas que achamos mais gostosas que dá a sensação de que o tempo não passa, afinal para engordar geralmente não existe sofrimento, é tão natural que não percebemos quanto tempo levamos para ganhar tanto peso.

Talvez a chave do impasse esteja na real intenção da pessoa quando decide emagrecer.

Muitas vezes a decisão de emagrecer é muito momentânea e não dura nem resiste por muito tempo porque a pessoa quer apenas eliminar uma parte do seu excesso de peso para poder voltar a comer. Inconscientemente a pessoa não percebe que isso não vai resolver o problema e ao contrário, pode até piorar.

Quando não estamos convencidos o suficiente de que precisaremos nos controlar PARA SEMPRE, o tempo que demoramos a eliminar alguns poucos quilos passa a ser um fator gerador de “Desmotivação”.

A partir do momento que aceitamos que nunca mais poderemos ter os hábitos alimentares desequilibrados que nos levaram ao aumento exagerado de peso, não nos preocupamos tanto com quanto tempo precisaremos para eliminar tudo o que acumulamos durante anos.

Querer emagrecer muito rápido não colabora em nada para a nossa MOTIVAÇÃO. Temos que aceitar o tempo que for necessário e que vai variar em função de quanto temos para eliminar, o metabolismo e a composição física de cada um e não pode ser baseada em nenhum exemplo externo. Os resultados são exclusivos e únicos para cada pessoa.

A dificuldade em aceitar esse tempo que faz com que a desistência tome conta de nossos pensamentos e nos domine completamente.

Muita calma nessa hora...

4 comentários:

  1. Cecinha

    Oi Eda

    Quanto tempo,eita mês corrido! e sem computador em casa o bicho pega, quase não tenho parado na empresa, andando pelos orgão para resolver broncas de Receita Federal, Fazenda do Estado Previdencia Social...
    Bom, vamos ao que interessa, eliminação dos kilos a mais que tanto nos incomodam. Lembra que te falei haver recuperado 3 kilos? qual foi minha surpresa no dia 03/12/2012 saber que eram 5kg recuperados ao inves de 3kg, de 62,00kg passei para 66,90kg fiquei super frustada,tive vontade de chutar o pau da barraca, mas sabia que se fizesse isso a situação só iria piorar, resultado, começei novamente a fase de indução no dia 04/12 e após 15 dias de controle total hoje estou com
    - 2,70kg, é como você falou, depois que vencemos a etapa dos 15 dias tudo fluir muito mais tranquilo, sem pressa, sem fome, estou consciente que preciso continuar nesse caminho para atingi minha meta, não pode ser diferente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Cecinha,

      Escorregando e levantando SEMPRE.

      Eu fiz uma média distribuí a sua recuperação e lancei a eliminação em seguida, e com tranquilidade você volta ao seu ritimo rapidinho, é só não ficar sofrendo justamente agora no período que temos que enfrentar aquelas mesas maravilhosas cheias de gostosuras... rsrsrsrs

      Com Tranquilidade você volta ao seu controle e vai chegar ao seu objetivo com certeza, afinal, já conseguiu tanto!

      Excluir
  2. Cecinha

    Oi Eda

    Nem me fale das gostosuras,hum! juro que tem sido minha maior preocupação, me orienta como contorna essa situação, para não voltar a estaca zero, estou com muito medo das minhas fraquezas, principalmente no quisito cervejinhassss rsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecinha,

      Não sou nenhum exemplo nessas épocas e, portanto não tenho bons exemplos para passar.

      Eu procuro não exagerar, mas realmente não me privo de nada, pois como eu já escrevi algumas vezes aqui:

      "Não adianta se preocupar com o que comemos entre o Natal e o Ano Novo, pois nosso maior problema está ENTRE o ANO NOVO e o NATAL..."

      Por isso eu apenas controlo um pouco, mas não deixo de ingerir nada que eu queira, pois assim que as festas terminam, temos UM ANO INTEIRO para eliminar...

      Assim, eu apenas recomendo que não exagere, até porque quando exageramos acabamos nos sentindo mal, principalmente depois que já estamos habituadas a uma alimentação mais controlada, e se der aquelas escorregadas, procure dar uma equilibrada nos dias seguintes e se tiver algum prejuízo, "Bola pra Frente... Em 2013, você se supera".

      Excluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.