quarta-feira, 25 de maio de 2011

Escolhas

 
Café da Manhã

Pão de Queijo recheado com requeijão cremoso
ou
Uma fatia de pão integral com margarina light

Um copo de leite com chocolate bem cremoso
ou
½ copo de leite desnatado com café e adoçante

Um belo pedaço de bolo
ou
½ mamão papaya

Almoço

Um convidativo pedaço de lasanha
ou
Uma salada colorida

Um pudim
ou
Uma fruta

Água
ou
Refrigerante

Infelizmente todos nós sabemos o que devemos fazer, pena que nem sempre fazemos, mesmo porque na maioria das vezes as escolhas certas não correspondem aos sabores mais agradáveis.

Ah! Como gostaríamos que nosso paladar não fosse assim tão sofisticado!!!

Temos um sensor diferente em cada parte da língua, um só para o salgado, outro só para o azedo e outro para o sabor doce.

Vamos combinar que a natureza também não nos ajuda muito. Já questionei isso aqui, antes, mas porque será que a saladinha de alface não é tão gostosa como um pedaço de lasanha? Porque a maçã não é tão gostosa como um pedaço de pudim? Alguns reclamariam porque o chocolate precisa ser tão calórico, não poderia ser proporcional à caloria do brócolis, por exemplo?

Pois é! Para recuperarmos o corpinho “antigo”, temos que jogar fora o atual, e isso requer uma grande mudança, e também nesse quesito o ser humano não é nada fácil, pois não gostamos de mudanças, toda mudança gera estresse, dor ou sofrimento.

Mesmo as melhores mudanças, geram ansiedade, dúvida, insegurança. Nunca estamos totalmente à vontade com as mudanças em nossa vida, seja profissional, pessoal ou de hábitos em geral.

No caso da dieta, a decisão de eliminar aqueles quilos que estão sobrando faz tempo, envolve a conscientização de que nunca mais poderemos abusar da sobremesa, que será necessário rigoroso controle sobre todos os hábitos alimentares para sempre.

De nada adianta publicarmos aos quatro cantos que estamos “de dieta” se internamente não OPTAMOS por essa nova vida, e essa é uma decisão que não podemos delegar para ninguém, e nunca poderemos culpar ninguém por não tê-la tomado.

Por isso, a necessidade de fracionar as metas para cumprir aos poucos e conseguir vibrar com cada etapa atingida. Contando com 10% de VONTADE mais 10% de EMPOLGAÇÃO e 80% de ESFORÇO, podemos concluir a caminhada.

E é mesmo assim, precisamos de no mínimo 80% de muito esforço e dedicação para manter a decisão e não desistir.

7 comentários:

  1. Olá Edamoa
    é verdade este frio está me deixando muito ansiosa pois fico com vontade de comer doces e comida pesada. Mas tenho me contentado com a sopinha de legumes e estou tomando muito chá de erva-docê, erva cidreira e camomila, porque além de me dá uma acalmada deixa o corpo mais quentinho.
    Até mais. Jô

    ResponderExcluir
  2. É isso aí JÔ!

    Procurar o "calorzinho" para se aquecer com chás e sopas leves.

    ResponderExcluir
  3. Oie, sou nva aki no seu cantinho, tb fiz um p gente trocar idéias e c o intuito de me fazer emagrecer de x!!
    http://minifatia.blogspot.com/
    É o link p meu blog, espero q vc consiga me visitar.
    Comentando sobre o seu post.. é vdd, quem dera... a vontade é qs sempre irresistível, o q fazer nessas h q ataca a vontade louca de comer né? dps ficamos c aquela cara de 'bunda' c peso na consciência.. é fogo! Vamos mudar isso!! Vc tá fazendo alguma dieta no momento? bjs e prazer!!

    ResponderExcluir
  4. Ah! tô te segunindo desde já!!! ;)

    ResponderExcluir
  5. Olá Animadinha! Seja muito bem vinda e que você nos traga muito ânimo, principalmente para a atividade física.

    Acabo de visitar seu blog, é isso aí, siga com ele, desabafe lá suas dificuldades, mas principalmente registre e comemore muito cada conquista.

    Quanto à sua pergunta, se estou fazendo alguma dieta, eu tenho controlado radicalmente o consumo de carboidratos, doces e gorduras em geral.

    Desde o mês de Janeiro já consegui ELIMINAR mais de 11 quilos, mas a santa ginástica ainda está faltando.

    Tire um tempinho para ler as postagens antigas até se atualizar e chegar aos dias atuais, pois tem muita coisa interessante, tem muita dica legal que você pode adaptar à sua rotina.

    Acho que você vai tirar de letra. Seu IMC atual é de 27,4 se baixar para 25, já entra na faixa considerada normal, baixando um pouquinho mais ficará mais que ótima.

    Tenho certeza que aplicando algumas dicas do Resumo ao seu dia a dia, você vai conseguir rapidinho.

    ResponderExcluir
  6. BOMMMMMM DIAAAAA EDAMOAAAAAAA!!!!
    BOMMMM DIAAAAA SEGUIDORAS DO BLOG!!!
    MUITA ANIMAÇÃO PARA O FINAL DE SEMANA!!
    VAMOS NOS MANTER FIRMES CONTRA AS CALORIAS TENTADORASSSSSSSS DE TODA SEMANA!!

    Estou contando os minutos para pesar, acho que perdi mais um pouquinho de peso (Tomara) porque 30 minutos no simulador de caminhada nesse frio toda tarde é uma tortura, estou na tentativa de aumentar o tempo para uma hora mais não dá força mais que uma caminhada normal e o melhor de tudo para minha coluna SEM IMPACTO (to meio limitada com exercicios por conta da coluna). Estive pesquisando e 30 minutos por dia são suficientes para movimentar o corpo e ajudar na queima de calorias, apesar que em 30 minutos caminho apenas 3 kilometros o que considero pouco!
    A água está indo de vento em polpa gelada gelada e gelada, fico um certo tempinho sentindo frio para o corpo aquecer espero q isso queime calorias... E sinta se aliviada tbm não sou adepta do bendito chá, aqui no meu serviço tem uma mega variedade ai resolvi experimentar o tal chá verde, misericórdiaaaaaa quase morri é o pior d todossss, que coisa horrorosa!!! Meninasss até amanhã para enviar o quanto perdi de peso para NUNCA MAIS RECUPERAR, pensamento positivooo PERDI PERDI PERDI PERDI.... bjoss

    ResponderExcluir
  7. BOMMMMMM DIAAAAAA PRA VOCÊ TAMBÉM BIHH!!!

    Eu estava acabada, até agora, não tinha nem conseguido entrar no blog ainda, pois ontem tive uma reunião de condomínio e terminou bem tarde, e, além disso, quando cheguei ainda fui responder alguns comentários do blog, que estavam pendentes e por isso estava até agora com tanto sono que não conseguia nem abrir os olhos direito.

    Ao ler o seu BOOOMMM DIAAA tão gostoso, me animei tanto, você não tem noção.

    É você vai sim comprovar que ELIMINOU peso, lembre-se, eu não uso o termo perder para não correr o risco de encontrar novamente- rsrsrs.

    Eliminou, eliminou, eliminou ...rsrsrs

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.