sábado, 8 de outubro de 2011

Comentários da Semana

Comentários de 02 a 07 de Outubro 2011


Em “Competição” de 02 de Outubro/2011
Anônimo disse...
Cecinha

Bom dia
Edamoa

Tudo Bem! Como foi seu final de semana?

Estou na batalha para eliminar os excessos da semana passada, já chegamos a outubro e só tenho 90 dias para eliminar pelo menos a metade do que pretendo, pois até agora só tenho andando para frente e para traz, ou seja, não saio do lugar, sempre que inicio uma dieta não passo de um Mês, porém agora percebo que se não for determinada esses kilos que tanto me incomodam jamais irão me abandonar, continuarei frustrada e gorda.
Em 2009 eu pesava 60kilos e hoje 70 kg paro e me questiono o que fiz para engorda tanto em 2 anos, será que isso tudo foi por causa da comida? Como é difícil só ver a balança na casa dos 7 sei que o caminho é longo mais vou sai desse patamar.
Edamoa disse...
Cecinha,

Engordamos sem perceber, é uma mistura de vários fatores.

Depois dos 30 a idade favorece o acúmulo de peso, e tenho a impressão que a cada ano esse aumento é ainda mais acentuado, só pelo fator idade, depois entramos numa rotina diferente, muitas vezes reduzimos nossas caminhadas, às vezes, com pressa para fazer mais coisas num mesmo dia optamos por andar mais de carro, ou reduzimos mesmo nossos esforços físicos, sem perceber, você, por exemplo, parou até de ir à praia, e uma coisa leva à outra, não tem jeito, nossa alimentação muitas vezes muda também pela correria, para ter mais tempo comemos coisas menos saudáveis, que geralmente dão mais trabalho para serem preparadas, em fim, são muitas modificações que nem percebemos.

Eu, por exemplo, em 1992, pesava 60 quilos, em 93 fui para 63, só porque passei a ir trabalhar de carro, em 99 fui para 66 com o nascimento de meu primeiro filho e não consegui eliminar tudo que havia engordado, em 2001 depois do nascimento do segundo filho fui para 69 e nunca mais emagreci, de lá para cá só aumentei, aumentei, aumentei, até chegar aos 85,5 SOCORROOOO!

Por isso precisei PARAR de verdade, caso contrário, onde eu iria chegar?

Eu engordei 25 quilos de 1992 a 2010, foram 18 anos engordando, e sinceramente não esperava que conseguisse eliminar tanto como eliminei nesses 9 meses. Faltando apenas 500 gramas para minha meta, que foi modesta justamente porque eu não acreditava que conseguiria.

Por isso eu insisto tanto para que as pessoas ACREDITEM e se esforcem, pois vale mesmo à pena, e depois que emagrecemos tanto fica muito mais fácil se controlar, se não resistirmos num momento, conseguimos compensar com muita tranqüilidade em seguida, a questão fundamental é QUERER MUITO e abrir mão daquilo que tanto nos atrapalha.
Larissa disse...
Olá,
Bom essas semana que passou (30/09) tomei um susto e uma decisão agora de verdade me pesei no sábado (01/10) e tomei um susto faltam apenas 700 gramas pra 90 kg não sou uma pessoa de baixa estatura tenho 1,76, mas 90kg é demais pra mim, tudo bem que esta semana foi complicada de se pesar, pois estava naqueles dias e normalmente meu peso altera mesmo, pois incho bastante retenho muito liquido.
Ganhei 2kg (30/09) e após me ver quase com 90 decidi radicalizar e comecei nesta segunda uma dieta e estou mantendo pelo menos até hoje firme e forte, disse a amigos que agora cheguei ao fundo do posso e peguei impulso para subir e chagar onde quero. Larguei a academia não por falta de vontade, pois adoro academia e atividade física em geral só tava sem tempo de ir e as aulas já não estavam tão legais assim estavam muito repetitivas e isso eu não gosto. Pretendo voltar talvez mês que vem. Desculpa, escrevi demais é que realmente precisa fiquei muito mal quando vi o resultado de comer e exagerado e largar a atividade física.
Edamoa disse...
É Larissa!

Não se preocupe com o quanto escreve, isso é muito bom. Ao colocarmos no papel ou em qualquer outro lugar como estamos nos faz refletir mais e ajuda bastante a não nos esquecermos do que realmente QUEREMOS.

Eu também tomei a GRANDE DECISÃO, quando me olhei no espelho e não gostei nada do que vi.

Geralmente é assim, algo nos chama a atenção e nos abala ao ponto de ESCOLHERMOS MUDAR.

Ressalto como sempre que, NUNCA É TARDE.

Procure se policiar tente adaptar algumas dicas do Resumo que possam ser aproveitadas no seu dia a dia e ACREDITE que você pode sim conseguir, depende de muito esforço, muita dedicação e empenho, mas o resultado será muito gratificante.
Em “O Que Comer” de 04 de Outubro/11

Mara disse...
Oi Edamoa!
Bom dia!!!
Acho que estou me enquadrando na dieta de vez em quando, sempre acontece algo que muda a minha rotina e lá vou eu recomeçar "de novo", em uma semana é uma viagem, na outra um aniversário... E cada vez fica mais difícil...! Esta semana estou tentando caminhar e hoje levantei às 6:20 da manhã, mas no fim do dia fico exausta, mas sem atividade física não estava conseguindo nenhum resultado, no próximo sábado envio meu resultado nas duas semanas que passaram estava viajando e não tive como enviar!
Bjão
Boa Semana
Edamoa disse...
É Mara,

É muito difícil, mas é preciso reduzir cada vez mais os abusos, mesmo quando não temos como fugir das tentações, precisamos encontrar meios para driblá-las.

Mas é preciso ter calma, pois se entrarmos em desespero, fica muito mais fácil desistir, e esse verbo não deve nunca ser levado em consideração, por mais difícil que seja a situação.
Anônimo disse...
Oi edamoa, acho que tua lista de restrições é a mesma da maioria das pessoas em dieta, mas eu nem sempre resisto ao doce, pelo menos no final de semana como um chocolate, pois se não acabo ficando com tanta vontade que acabo comendo uma caixa inteira de bis, então prefiro comer uns pedaços 1x por semana. E realmente os legumes refogados são uma mão na roda, nada como misturar um monte de brócolis, cenoura e abobrinha com a carne e o feijão, pois aí comemos porções bem menores dos dois últimos...
Ana
Edamoa disse...
Oi Ana,

A grande questão aqui é que a maioria das pessoas super entendidas de dietas e reeducação alimentar simplesmente diriam que a minha estratégia é a mais errada da face da terra, pois afirmam que dietas restritivas não funcionam, alegando que ao restringirmos demais acabamos exagerando na primeira oportunidade e colocamos tudo a perder, voltando a engordar tudo novamente.

Eu até penso que a restrição total realmente não funciona, mesmo porque, nós não aguentamos e acabamos nos sabotando, mas também não acredito naquela dieta do "Coma de Tudo e Emagreça com Saúde". Não mesmo!

Eu faço essas restrições e me dou sim ao luxo de sair da linha algumas vezes, e acredito que todas as vezes que fiz isso, relatei aqui no blog, mas também tratei logo de compensar o abuso.

É uma nova forma de encarar a dieta, você corta tudo que SABE muito bem que não precisa comer e se em algum momento sentir muita necessidade de ingerir algum desses alimentos, você até cede, mas consciente que se trata de uma exceção e que não pode se transformar numa rotina constante. É meu conceito de CONSCIENTIZAÇÃO ALIMENTAR, pois a Reeducação Alimentar só vai funcionar se estivermos conscientes de todos os obstáculos que teremos que enfrentar DIARIAMENTE.


Em “Economia & Dieta” de 06 de Outubro/11

Anônimo disse...
Cecinha

Boa tarde
Edamoa.

Estou super motivada essa semana, espero continuar assim, comecei de verdade a me alimentar de maneira equilibrada em 03.10.2011 mesmo dia que você iniciou sua dieta em janeiro, preciso focar meu objetivo e ter a determinação de permanecer com ele sem permitir que nenhum evento o atrapalhe, vem ai dia 12 de outubro além de feriado também é aniversario do marido, pense! Temos projeto de ir à piscina do clube que ele é sócio, porém bate um desespero sem saber o que vai ter para comer e bebe, não quero sai da dieta, então estou te pedindo um help, como devo me alimentar? Faço minha bolsinha de lanche para levar ou como o mínimo as opções que o clube oferecer?
Que dilema!
Vou te passar o peso na segunda, pretendo caminhar no sábado e no domingo, vim trabalhar andando esses dias, mais quero completar a semana inteira de exercícios e ver o resultado na segunda.
Você tem razão quando diz que o orçamento diminui quando estamos de dieta, sinto no bolso, principalmente nos finais de semana que adoro umas cervejinhas, por outro lado passei a comprar as sementizinha que você citou. rsrsrsr
Edamoa disse...
Boa Tarde Cecinha!

Confesso que é bem difícil dar palpite na rotina alimentar dos leitores.

No seu caso, não sei bem o que você pode encontrar para comer no clube e também não sei como funciona a questão de levar o próprio lanche, em alguns lugares esse procedimento é um pouco difícil, mas se fosse eu e houvesse condição de levar de casa, eu levaria, até porque prefiro ter certeza e garantia de como o alimento foi preparado.

Eu já tenho esse hábito em casa, quando viajamos, geralmente o hotel não tem refeição, ou tem só 1/2 pensão, por exemplo, então eu levo um verdadeiro supermercado na bagagem, principalmente porque tenho criança e pelo menos um que não come qualquer coisa, entenda-se por "qualquer coisa": quase nada, é bem difícil, não gosta de praticamente nada saudável e é uma verdadeira guerra fazer comer o que precisa.

Agora se ficar muito difícil ou causar transtornos, é melhor comer o que encontrar, mas controlando muito a quantidade. Evitando refrigerante, se não resistir àquela cervejinha, que seja o mínimo possível. Não precisa ser estraga prazer, mas dá para enrolar bastante tempo com o copo na mão e beber bem devagar, e ainda comer socialmente, controlando a vontade e a voracidade.

Mas lembre-se, não vai ser na sua primeira tentativa que o controle vai ser sensacional, isso exige muita prática e muitas tentativas até que esteja pronta para enfrentar qualquer evento sem ficar atormentada.

Por garantia, seja o mais rigorosa que puder na alimentação até o dia do evento, assim você já estará compensando alguns pequenos deslizes antecipadamente.

Quanto à sementezinha, eu também até compro algumas coisinhas, mas se entrarmos numa dependência desses itens muito específicos e não controlar o restante da alimentação, acabaremos comendo tudo que comemos normalmente MAIS as sementinhas e farelinhos e ainda teremos um “rombo” na conta no final do mês.

5 comentários:

  1. Olá...Minha semana foi desastrosa, muito deprimida acabei descontando na comida e não fazendo a caminhada de todo dia, então acabei acrescentando 600gr. Mas vamos que vamos, uma semana sempre será diferente da outra, espero esta semana estar melhor.
    Grande beijo e bom domingo!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Esta semana começou a minha "subida" do poço 07/10 menos 2,100.

    ResponderExcluir
  3. Olá Larissa!

    Ótimo, mas, por favor, me confirme se esse número corresponde às três semanas, pois como você não enviou resultado nas últimas três semanas, seria necessário fazermos uma média desse resultado e distribuir nesse período, correspondendo a aproximadamente 700 gramas por semana, o que já é um resultado bem acima da média.

    Aguardo sua confirmação.

    ResponderExcluir
  4. Não, na pesagem referente a 23/09 não engordei (87,600) nem emagreci, na pesagem do dia 30/09 (89,400)como era período menstrual e eu incho muito aumentei quase 2kg comecei uma dieta e a pesagem agora 07/10 (85,500) foi de menos 4kg, só que não considero o que aumentei no período menstrual então é menos 2kg.

    ResponderExcluir
  5. Ok Larissa!

    Então meus parabéns, seu resultado é muiiiito bom, e também conquistou a medalha.

    Já que você fez as contas considerando que subiu e eliminou o peso da semana anterior, vou considerar zero na tabela, para não ficar em branco, e nem com a "interrogação".

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.