terça-feira, 4 de outubro de 2011

O que Comer

(Ontem, não me sobrou tempo para escrever, e só consegui responder dois comentários. O tempo que tive livre foi de 1 hora, e utilizei todo na Ginástica matinal, pelo menos consegui cumprir o martírio e foi 1 hora sem parar).

Atualizado em 07/Out/11

Atendendo a pedidos, resolvi falar um pouco sobre o que comer, mas ao contrário do que todo mundo espera, prefiro ressaltar O QUE NÃO COMER.

Se pararmos de nos preocupar tanto com dicas de alimentos saudáveis ou dietas mirabolantes, nos concentrando mais no que não devemos comer, conseguiremos resultados mais satisfatórios.

Por isso, quero chamar a atenção para o que eu SEMPRE EVITO no meu dia a dia:

Gorduras: Carnes gordurosas, molhos gordurosos, frituras de todos os tipos;

Amido: Nunca como batata ou legumes que contenham muito amido;

Massas: Somente em caso de não encontrar outra opção (geralmente no final de semana), mas em quantidade extremamente reduzida;

Sobremesas: Nunca como a sobremesa, mesmo que seja uma fruta, sempre deixo para o lanche da tarde, se for o caso;

Doce: Não tenho consumido nenhum doce, substituí o açúcar por adoçante e só como doce se for um evento especial, uma festa, e mesmo assim, tento resistir, se não consigo, compenso imediatamente, retirando algo calórico do cardápio no dia seguinte, geralmente sai o pão e o arroz, dependendo da quantidade de doce ingerida.

Bebidas: Sucos e refrigerantes não entram durante a refeição, apenas bebo muita água até meia hora antes, ou pelo menos 1 hora depois das refeições, jamais tomo qualquer líquido muito próximo às refeições, exceto no café da manhã quando tomo meio copo de leite com café e adoçante;

Rotina de alimentação

Horários: Sempre evito jantar após as 18 horas;

Alimentos básicos: Pequenas porções de Arroz, Feijão e Carne, frango ou peixe e porções generosas de algum refogado de folhas ou legumes;

Hora de parar: Sempre paro de comer ainda com fome, não espero sentir aquela sensação de saciedade, pois quando ela vem e ainda estamos à mesa, é porque já exageramos, pois o cérebro demora a enviar o sinal de saciedade e quando esse sinal vem, é porque já comemos demais;

Lanches: Frutas secas, queijo branco, barra de cereais, ½ yogurte, ½ copo de café com leite e adoçante, 1 pote pequeno de sobremesa de gelatina;

Pães, Bolos e Tortas: Alimentos que prejudicam muito minha dieta, pois são irresistíveis para mim. Então se realmente não conseguir me controlar e exagerar um pouco, se por acaso comer mais de duas fatias de pão no dia, eu elimino os demais carboidratos da refeição seguinte, geralmente o arroz é cortado, posso até aumentar a porção do refogado, mas corto o arroz do dia;

Substituições: Às vezes troco a carne por dois ovos cozidos ou 3 a 4 fatias de presunto ou 2 fatias generosas de queijo branco;

Para driblar a fome: No período da manhã (antes do almoço), como até dois tomates com sal ou uma cenoura crua. À noite (após o jantar), escolho entre 1 colher de sopa de nozes ou castanha de caju ou 4 damascos secos ou 4 ameixas secas;

O que não pode faltar: Água, muita água, pois faz toda a diferença na pesagem diariamente. No dia que minha ingestão de água é reduzida os resultados são automaticamente afetados negativamente;

Atenção: Notem os “OU”, nunca utilizo “E”, quando utilizo o “ou”, é para escolher entre algumas alternativas, nunca todas juntas.

Sei que é uma lista INGRATA de limitações e PRIVAÇÕES, mas minha vontade de eliminar o excesso de peso é muito maior do que qualquer um desses sacrifícios.

É isso que importa:

Colocarmos na mesa o que estamos dispostos a sacrificar e quanto QUEREMOS emagrecer, dessa conta sairá o nível de sacrifício e o resultado diário.

A fórmula é simples, mas a equação não é nada fácil de ser solucionada, pois com ela vem uma lista de variáveis externas que só no dia a dia poderemos contornar.

Alerto aos leitores que eu não consegui isso do dia para a noite, fui me adaptando durante esses 9 meses, testando alguns alimentos, sentido os que mais me ajudavam e os que mais me atrapalhavam, e aos poucos fui me acostumando com quantidades cada vez menores de alimentos, tanto que hoje, ao menor abuso na quantidade, já me sinto estufada, o estômago já não aceita da mesma forma que antes, fico realmente me sentindo mal.

Espero que isso sirva de alento para aqueles que tanto me pedem um cardápio, mas sei que muitos ficarão apavorados também, pois eu realmente “pego pesado” nas restrições, mas quero lembrar que mesmo com todas essas restrições, eu também saio da linha de vez em quando, mas SÓ DE VEZ EM QUANDO. Como eu sempre escrevo, perder a linha vez ou outra é natural, o que não pode acontecer é fazer dieta vez ou outra, ou seja, inverter a situação.

A Regra é a DIETA e não os abusos. A freqüência dos abusos é que vai determinar a velocidade de seus resultados. Muitos abusos resultado mais lento, abusos reduzidos, resultados mais acelerados.

Conforme eu aprimore esse método, ou me lembre de mais detalhes, farei atualizações nesse link, assim como faço com o Resumo, para que o texto reflita minha realidade em cada fase da jornada.

9 comentários:

  1. Oi Edamoa!
    Bom dia!!!
    Achi que estou me enquadrando no dieta de vez em quando, sempre acontece algo que muda a minha rotina e lá vou eu recomeçar "de novo", em uma semana é uma viagem, na outra um aniversário... e cada vez fica mais dificil...! Esta semana estou tentando caminhar e hoje levantei às 6:20 da manhã, mas no fim do dia fico exausta, mas sem atividade fisica não estava conseguindo nenhum resultado, no próximo sábado envio meu resultado nas duas semanas que passaram estava viajando e não tive como enviar!
    Bjão
    Boa Semana

    ResponderExcluir
  2. É Mara,

    É muito difícil, mas é preciso reduzir cada vez mais os abusos, mesmo quando não temos como fugir das tentações, precisamos encontrar meios para driblá-las.

    Mas é preciso ter calma, pois se entrarmos em desespero, fica muito mais fácil desistir, e esse verbo não deve nunca ser levado em consideração, por mais difícil que seja a situação.

    ResponderExcluir
  3. oi edamoa, acho que tua lista de restrições é a mesma da maioria das pessoas em dieta, mas eu nem sempre resisto ao doce, pelo menos no final de semana como um chocolate, pois se não acabo ficando com tanta vontade que acabo comendo uma caixa inteira de bis, entao prefiro comer uns pedaços 1x por semana. E realmente os legumes refogados são uma mão na roda, nada como misturar um monte de brócolis, cenoura e abobrinha com a carne e o feijão, pois aí comemos porções bem menores dos dois últimos...
    ana

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana,

    A grande questão aqui é que a maioria das pessoas super entendidas de dietas e reeducação alimentar simplesmente diriam que a minha estratégia é a mais errada da face da terra, pois afirmam que dietas restritivas não funcionam, alegando que ao restringirmos demais acabamos exagerando na primeira oportunidade e colocamos tudo à perder, voltando a engordar tudo novamente.

    Eu até penso que a restrição total realmente não funciona, mesmo porque, nós não aguentamos e acabamos nos sabotando, mas também não acredito naquela dieta do "Coma de Tudo e Emagreça com Saúde". Não mesmo!

    Eu faço essas restrições e me dou sim ao luxo de sair da linha algumas vezes, e acredito que todas as vezes que fiz isso, relatei aqui no blog, mas também tratei logo de compensar o abuso.

    É uma nova forma de encarar a dieta, você corta tudo que SABE muito bem que não precisa comer e se em algum momento sentir muita necessidade de ingerir algum desses alimentos, você até cede, mas consciente que se trata de uma exceção e que não pode se transformar numa rotina constante. É meu conceito de CONSCIENTIZAÇÃO ALIMENTAR, pois a Reeducação Alimentar só vai funcionar se estivermos conscientes de todos os obstáculos que teremos que enfrentar DIARIAMENTE.

    ResponderExcluir
  5. Oi Edamoa

    Como gosto de ler tudo que escrever, parece que estou me vendo nos seus comentarios, sua experiência durante todos esses meses foi um ato cientifico sabia? rsrsrsrsr fizeste toda uma investigação se auto analizando e hoje nos oferece o resultado pronto para usarmos ou não de acordo com as necessidades de cada um, fantastico, estou realmente empogadíssima com seu blog é tudo de bom.

    ResponderExcluir
  6. Cecinha

    Edamoa o comentario anterior foi meu, esquecir de me identificar. rsrsrsr

    ResponderExcluir
  7. Oi Cecinha,

    Tomara mesmo que sirva para mais pessoas, seria uma alegria eu conseguir meus objetivos e ainda de brinde conseguir ajudar outros a pelo menos se aproximarem dos seus.

    ResponderExcluir
  8. PESSOAL , COMER É PARA MANNTER O CORPO FUNCIONANDO, NÃO É CURA DE DEPRESSÃO OU OUTOS PROBLEMAS, É UM VICIO COMO QUALQUER OUTRO E VICIADO SEMPRE TEM UMA DESCULPA P/ A RECAIDA, (VIAJEM, FIM DE SEMANA, TRISTESA...)ENTENDAM QUE A SOCIEDADE NÃO IMPÕE UM MODELO DE CORPO ESGUIO E SAUDAVEL, O QUE ACONTECE É QUE QUALQUER SOCIEDADE SEMPRE TRATA MAL OS VICIADOS EM QUALQUER COISA, E COMER MAIS QUE NECESSITAMOS É SIM UM VICIO COM CRACK, COCAINA TABAGISMO , ALCOOL, ETC.. EM TEMPO NUNCA FUI NEM UM POUCO OBESO, MAS JÁ BEBI MUITO E DE VICIO EU ENTENDO...OLHEM A COISA POR ESSE PRISMA.

    ResponderExcluir
  9. Olá Anônimo (a) acima!

    Obrigada por sua contribuição, mas se ler mais alguns "posts", vai ver que essa ótica já foi abordada e sempre é retomada.

    Realmente o processo para se conseguir precisa vir do QUERER e da CONSCIENTIZAÇÃO, e quem tenta muitas vezes está procurando alternativas e em algum momento vai encontrar a sua própria saída desse labirinto que é o vício em comer, que é o prazer que torna o ato de comer um sacrilégio.

    Mas como eu sempre escrevo aqui, cada organismo reage diferente aos experimentos e somente com muita observação do próprio metabolismo e das reações do organismo, conseguimos encontrar as melhores fórmulas para eliminar peso.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.