segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Que Inveja

É, me rôo de inveja das pessoas que afirmam poder comer de tudo e não engordam, mas sinceramente fico um pouco desconfiada.

Ontem, domingo, vi uma reportagem na TV que falava sobre uma pesquisa que foi feita com pessoas que ao serem submetidas ao dobro de calorias que consumiam normalmente, engordaram proporcionalmente pouco, ou seja, os efeitos do excesso de alimento não foram devastadores como em pessoas consideradas “normais”.

Como já frisei em outras discussões acredito que o fator idade favorece e muito esse perfil de metabolismo, mas tenho que concordar que algumas pessoas podem sim ser privilegiadas e não ter a chamada “Tendência” a engordar, os que nós costumamos denominar “Magros de Ruim”.

Tenho uma experiência muito real dessa semana e vou colocar aqui os resultados dia a dia.

Na sexta feira, dia da minha pesagem semanal, eu registrei Zero, ou seja, meu esforço da semana foi nulo, mas aí tenho que confessar que ataquei um pacote de biscoitos, comi muito pão e não fiz ginástica nem na quinta-feira, nem na sexta-feira, portanto ainda posso me considerar no lucro.

Entretanto, no final de semana, já irritada por não ter cumprido minhas obrigações da semana e por não ter eliminado 1 graminha se quer, “enfiei o pé na jaca”.

Viajei, e ao ir até uma padaria para comprar um lanchinho para a noite de sábado, vi um bolo de milho verde, quentinho, que acabava de sair do forno, aquele cheiro... Não resisti, peguei o meu e trouxe para casa, acompanhado de alguns pãezinhos para fazer um hot dog básico.

Ao chegar, acham que esperei para comer um pedacinho somente depois do jantar? Claro que não! Lembram quando eu “falo” que temos direito de sentir vontade do que não comemos frequentemente? Pois esse foi o meu momento da VONTADE sem nenhum controle.

Chegando em casa comi um pedaço bem generoso do bolo, e sim, comi hot dog também no jantar, e ainda tomei refrigerante, pouco mas tomei, e lógico, após o jantar comi mais bolo.

No café da manhã do domingo comi bolo, tentei controlar um pouco o almoço, comendo apenas escarola refogada e um pedaço de carne, mas comi mais bolo à tarde, ou seja, uma HERESIA TOTAL pra minha dieta.

Sem a balanço, só consegui me pesar hoje pela manhã, e o resultado não poderia ser outro: + 1,100 Kg nos ponteiros da balança? Não! No meu corpinho mesmo!

Vejam como é fácil aumentar o peso, mas eu estou acostumada com isso e sei que em dois ou três dias retorno ao peso correto, desde que mantenha o controle RÍGIDO.

Assim, vou narrar para os leitores esse processo, até para que outros que enfrentam situações parecidas tenham certeza que isso acontece sim, e que basta compreender, aceitar e admitir o erro e corrigir o comportamento IMEDIATAMENTE.

Eu ganhei 1,100 Kg em apenas 3 dias, se mantiver o nível de calorias, recupero rapidinho o que eliminei até aqui, se não fizer o “detox” imediatamente, ficarei com esse quilo adicional, pois ele se instala e a cada dia fica mais difícil eliminá-lo.

Amanhã passo a situação e assim dia a dia até a sexta-feira, quando devo registrar o resultado da semana. Penso que será um ótimo exemplo para ilustrar para quem esteja um pouco desorientado com o sobe e desce dos ponteiros da balança, que insistem em refletir no nosso “corpinho”.

8 comentários:

  1. Exatamente o que estou passando, como pode, comer alguma coisa a mais e a balança ir nas alturas assim...
    Foi o que pensei tb, fazer algo imediatamente. Hoje começo a minha caminhada, que semana passada boicotei, preciso sair da casa dos 70 logo para me motivar mais.
    Obrigada por descrever tão bem estas situação que descrevem o que sentimos.
    Um grande abraço e ótima semana a todos!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Não preciso nem dizer que não sou uma dessas pessoas que não engordam de jeito nenhum, mas meu marido é! Em casa brigamos com a balança em lutas opostas: eu para emagrecer e ele para ganhar peso! Ele malha, come bastante, mas ainda precisa de suplementos para ajudar no processo (todos com acompanhamento médico e nutricional).
    Enquanto isso, euzinha ralo muuuuuito pra não engordar só com o cheiro de coisas gostosas! Pra você ter uma idéia, na minha lua-de-mel (há 6 anos) engordei 5 kg (isso mesmo, CINCO QUILOS) numa semana!!!! E não era pra menos: uma semana em Buenos Aires comendo muita carne, bebendo muito vinho, comendo muito alfajor, muitas medias lunas, muito chocolate... além desses 5 kg, dos quais nunca me livrei, fui acumulando muitos outros!!
    Confesso que também sinto inveja dos "magros de ruim".

    Bjo,
    Paula

    PS: acabei de reparar que o layout dos nossos blogs são iguais!!

    ResponderExcluir
  3. Olá edamoa. Vi essa mesma reportagem roendo os cotovelos de inveja desses magros. E vou dizer uma coisa, conheço várias pessoas que comem o que querem e não engordam, mas todas elas tem uma coisa em comum (conheço 4 pessoas que se encaixam no que direi a seguir): TODAS as tais magras de ruim praticam exercícios desde pequenos. Eu até hj jogo na cara da minha mãe por nunca ter me incentivado a praticar exercícios, pois esses 4 amigos, sendo 2 homens e 2 mulheres saem comigo direto, quando eu nao fazia dieta iamos em churrascarias, rodízios de pizza, cheeseburgues com batata frita, litros de refri, buffet de sorvete...e eu fui virando uma porca gorda, engordando kilos por semana, enquanto que pra eles aparentemente toda a orgia gastronomica não afetava em nada seus corpos esbeltos. E foi pensando nisso que me dei conta que eles comem muito mas um deles faz tae kwon do 3x por semana desde pequeno, outra faz academia há 7 anos direto, outra corre 4x por semana e o outro menino joga futsal de fim de semana e dia de semana corre. Ou seja, claro que nós sedentárias se começarmos atividade física hj não notaremos melhora imediata, mas com o passar dos anos nosso metabolismo acelera muito com a prática da atividade física, e creio que talvez após chegarmos ao peso esperado e com prática de ex físico diária, no futuro nosso corpo mudará sua forma de pensar e conseguiremos um dia ir num churrasco sem engordarmos 1kg imediatamente, pois o corpo saberá que logo iremos perde-lo, assim poderemos ter os costumes de pessoa magra (sem exageros é claro) mas acredito que apenas com muito controle.
    ana

    ResponderExcluir
  4. Taise,

    Força, Determinação e Persistência. Eu te garanto que depois que embalar, não vai mais querer parar.

    Você consegue, acredite, não é nada fácil, mesmo porque se fosse fácil não estaríamos aqui discutindo o tema há tanto tempo, mas você pode sim sair da casa dos 70 e aos poucos chegar até onde você DETERMINAR.

    ResponderExcluir
  5. É Paula,

    Quem tem a malvada da "tendência", engorda mesmo até com o cheiro das coisas calóricas, e pra ajudar temos também a tendência a gostar DEMAIS das coisas calóricas.

    Assim, não resta alternativa a não ser controlar quando é possível e compensar muito quando não for assim tão fácil passar ilesa pelas guloseimas.

    E a compensação passa pelo controle alimentar e em seguida pela atividade física. Afinal de contas para eliminar precisamos comer menos e gastar mais, é uma conta de matemática, mas insistimos em tentar encontrar uma mágica mesmo... kkkk

    ResponderExcluir
  6. Ana,

    Eu ainda tenho também certa "bronca" nessa questão de incentivo e estímulo à atividade física, e abordei o tema quando discuti no post “Atividade Física na Escola” em 31 de Março, algumas falhas que acontecem no sistema educacional, e lá eu menciono que os nossos pais não tiveram essa cultura da atividade física, alguns até por terem outras prioridades, não tendo recursos para estimular seus filhos, uma vez que não teriam como custear essa atividade.

    Eu vejo isso acontecer hoje com meus próprios filhos que acabaram não gostando dessa matéria na escola, justamente pela inversão de valores que vem sendo aplicada ao tema. Querem exigir que uma criança goste de todos os esportes, cobram rendimentos teóricos e práticos muitas vezes desnecessários, e eu sei que isso vai fazer falta lá na frente.

    O mais importante é despertar a paixão pela atividade física e não ENSINAR a fazer esporte ou ginástica, pois da paixão virá o interesse em se desenvolver em alguma das várias alternativas, enquanto a cobrança por resultados e provas teóricas sobre regras acaba tirando o “gosto” pela matéria. Isso é uma constatação que eu tenho dentro da minha própria casa, não estou afirmando apenas por “achismo”, Tenho uma menina e um menino, a garota já se desiludiu faz tempo com Educação Física e o menino já está indo pelo mesmo caminho, sempre acham o professor um chato, e posso garantir que meus filhos são acima da média geral, sempre com excelentes notas, adoram estudar, mas de Educação Física querem distância. É lamentável!

    Por isso não considero que seus pais sejam os únicos responsáveis por não terem te oferecido um caminho na prática de algum esporte, acho que isso passa também por outros setores de nossa vida.

    Mas também penso que se uma pessoa mantiver um ritmo de ingestão de calorias muito alto durante muito tempo, também vai engordar, não é possível ser magro eternamente comendo tudo errado, as pessoas que participaram da pesquisa, aparentavam ter menos de 30 anos e acabaram engordando alguma coisa, e sem a prática da atividade física alguns perderam massa magra, que foi substituída por gordura, portanto não acredito que exista alguém que possa comer descontroladamente tudo e em quantidades absurdas sem ter nenhum problema com a balança. Geralmente isso acontece com pessoas que praticam atividade física, e pessoas assim não comem como nós gostamos de comer, ah não comem mesmo! Nosso nível de comer muito, está muito acima do que é considerado acima do normal, nós sabemos disso, pelo menos eu tenho essa consciência, eu comi um bolo inteiro praticamente sozinha no final de semana, isso não é normal.

    ResponderExcluir
  7. Cecinha

    Oi
    Edamoa

    Sou mais uma a invejar quem come muito e não engorda, falo que gostaria de fazer parte dessa ” minoria privilegiada” tenho uma irmã que sempre foi magrinha, minha mãe também era magra,elas nunca praticaram exercícios, se bem que minha irmã e super luxenta para comer, saber aquelas pessoas que só comem para sobreviver? A comida pode ser a mais gostosa do mundo,ela só come o mínimo, não tem preocupação com dieta nem estética,diz que só come aquela quantidade porque é a que o estomago agüenta, tenho 41 anos e ela 46 1,60m e 48kilos ai que inveja rsrrsrsrs.

    ResponderExcluir
  8. É Cecinha,

    É fácil não se preocupar com dieta nem tão pouco com estética quando não temos prazer em comer.

    Eu também conheço pessoas que estão sempre em forma, e que comem apenas porque precisam ficar de pé, pois não sentem nenhum prazer com o alimento, não sei se isso é trauma de infância, quando a mãe obriga a comer, faz comer a qualquer preço e em alguns casos a criança chega a ter ânsia de vômito, passando a ter verdadeira aversão ao horário das refeições, tornando-se um adulto que como só o mínimo pra sobreviver, talvez tenha outras causas, mas minha experiência diz que alguns casos surgem dessa situação.

    Ainda assim, prefiro gostar de comer e ter que me controlar, deve ser muito ruim não ter paladar para nada.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.