quarta-feira, 18 de abril de 2012

Inspiração para Ginástica


Se era inspiração para praticar alguma atividade física que faltava, com esse depoimento eu simplesmente parei para pensar de verdade.

Embora ainda não tenha descoberto a minha vocação, realmente me inspirou a insistir nessa procura.

Como sei que nem todos os nossos leitores e seguidores leram esse comentário feito pela Lidia no dia 13/Abril, decidi publicá-lo como forma de estimular todos a também tentar entender sua própria necessidade e buscar possibilidades:
Edamoa,

Eu sempre fui do tipo bunda-mole-pata-choca, daquelas que só não reprovavam em Educação Física no colégio porque tirava excelentes notas no resto. Nunca fiz atividade física na vida e nunca gostei de nenhum tipo de ginástica.

Até que um belo dia eu inventei de fazer um concurso para Delegado de Polícia Federal, que exigia além dos conhecimentos teóricos, algumas habilidades físicas que eu, obviamente, não tinha. Eu não sabia nadar e era incapaz de correr o mínimo exigido pelo edital...

Como eu já tinha passado na primeira fase do concurso e a segunda fase era justamente essa parte física, entrei numa academia para aprender a nadar. Foi aí que eu descobri que eu nunca gostei de exercício em equipe e que nunca gostei de fazer ginástica se o meu objetivo principal estivesse fora da ginástica  (emagrecer ou cuidar da saúde por exemplo). 

Mas se a ginástica fosse feita por mim sozinha, como um fim em si mesmo e que me acrescentasse algum tipo de aprendizado, eu curtia.

Pra mim, o legal de aprender a nadar, não era "nadar", era "aprender". Eu ficava super estimulada com os meus progressos no meu aprendizado da natação. Pra quem começou fazendo borbulhas na água, atravessar uma piscina a nado era o máximo!

Na mesma academia tinha aulas de patinação e resolvi experimentar. Foi a mesma coisa, eu adorava o aprendizado! Na primeira aula eu não conseguia parar em pé sobre as rodas, e com o tempo eu já estava toda feliz me equilibrando num pé só e andando de costas. E, pasmem!, Eu acordava domingo de manhã só para ir ao parque poder praticar os novos movimentos que tinha aprendido nas aulas. Não era tortura, era puro prazer!

Acredito que o segredo é encontrar uma atividade física que combine com a sua personalidade e que você se sinta estimulada a fazer o exercício por prazer e como um fim em si mesmo e não como um mal necessário para atingir outros objetivos.

Pra mim, funcionou assim e quem estudou comigo não acredita quando me vê patinando no parque.
Ah, e reprovei no concurso! rsrsrs

Lidia 13/abril/2012
                                     “

Ou seja, talvez seja mais fácil tentar fazer alguma atividade física buscando outras realizações, não especificamente o condicionamento físico ou o emagrecimento, mas uma REALIZAÇÃO.

Quem sabe ganhar uma medalha por participar em alguma caminhada? Conseguir correr meia maratona? Ou aprender algo que não sabemos uma luta? Natação? Mas é preciso descobrir o que pode realmente DESPERTAR NOSSO INTERESSE para que seja possível passar a gostar de alguma coisa.

Talvez o segredo esteja justamente nessa DESCOBERTA, que provavelmente é bem difícil. 

16 comentários:

  1. Olá Edamoa
    que bom que você colocou este coemntário eu não li e olha que te acompanho desde o início, mas muito bom este depoimento dela, acho que você esteja encontrando seu caminho pra atividade física. Vale a pena tentar coisas novas mesmo, uma amiga me falou que se matriculou na aula de hidroginástica juto com as senhorinhas da 3ª idade, na época era porque ela estava muito obesa e o único ritmo que ela aguentava era o dos idosos, mas como ela vi as pessoas bem mais velhas do que ela fazer a aula inteira sem reclamar, acabava ficando constrangida em parar no meio da aula e assim ela estava indo muito bem na hidroginástica.
    Fica ai a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Jô,

      Sei que não dá para ler todos os dias e às vezes alguns comentários também passam despercebidos, mas como sempre escrevo aqui, não sou apenas eu que tenho informações e dicas interessantes, os demais participantes também tem cada um a sua própria experiência e é exatamente essa troca que torna nosso blog tão singular.

      E é isso mesmo que você acaba de narrar, os desafios tornam-se METAS assim como a redução de peso, mas como alguém escreveu em algum lugar, (não consigo me lembrar agora) a atividade física não é inerente ao ser humano, e muitas vezes parece que está totalmente contra a natureza humana, o que acaba fazendo com que essa pratica na maioria das vezes seja uma OBRIGAÇÃO e das mais desagradáveis do mundo, e por obrigação acho que só fazemos algumas poucas coisas uma delas é trabalhar, em alguns casos (o meu) outra é cozinhar... rsrsrsrs

      Excluir
  2. Cecinha

    Edamoa

    Tambem não vi esse comentario, acesso seu blog todos os dias, mesmo quando não faço comentario, realmente muito interessante o depoimento... ja te falei que possuir diversos aparelhos e nunca conseguir levar adiante uma ativ.física regular, atualmente tenho feito o percuso até o trabalho a pé, como ja comentei com você, levo em média 55m a 1h, porém, meu objetivo é diminuir esse tempo,isso tem me dado muita motivação, estou adorando esse desafio, acredito que todas nos temos uma carta na manga, so nos resta descobrir qual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso Cecinha!!!!

      Você se propôs a fazer o seu percurso à pé e agora seu desafio é reduzir o tempo desse trajeto cada vez mais e se superar um pouquinho a cada dia, semana, mês, não importa tanto o tempo que vai demorar, o importante é ter uma meta diferente do:

      "É Saudável..."; "Emagrece..."; "O Corpo precisa...", pois tudo isso que todos nós sabemos nos induz a fazer, se é que vamos fazer, por pura obrigação e qualquer coisa OBRIGADO ou à força é muito chato.

      Excluir
  3. Oi Eda, amei o post de hoje, acho realmente que cada um precisa de uma motivação própria.
    Qdo eu era adolescente ( e gorda ) eu fiz tudo que era tentativa, mas fazia 2 meses no máximo e saía, dizia que enjoava mas na verdade tinha vergonha pois era desengonçada e não evoluía como as outras pessoas.
    Agora mais velha e mais consciente do que significa a atividade física resolvi ir pra academia e tentar de tudo, resolvi correr, comecei quase morrendo com 2 minutos, fui fazer uma prova de rua e percebi qtas pessoas (mais velhas e não tão em forma) faziam aquele percurso com tanta energia e alegria!!! Me encontrei, hj adoro correr e faço corridas com uma nova meta, correr 10km e depois talvez a meia maratona, e sem parar!!!
    Adoro tbem fazer jump e qdo me dá ânimo faço as aulas que tem na grade da academia no tempo que estou lá, na verdade o que gosto mesmo é o prazer que sinto DEPOIS que termino a atividade, mas isso só consigo encarando a preguiça de ir até lá!!!
    Desculpe o imenso comentario... Espero que vc se encontre tbem!!! Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kazinha,

      Quanto maiores os comentários mais motivação e ideais conseguimos aqui no blog, não se intimide, escreva quanto quiser.

      Você encontrou sua motivação, eu ainda encontrarei a minha, não posso ser assim tão diferente...

      Hoje, pensando durante minhas idas e vindas às tarefas na rua (mãetorista), me ocorreu que eu sou muito ESCRAVA DO RELÓGIO, deixo de fazer muita coisa por sempre achar que vai ficar tarde, que não vai dar tempo de voltar para fazer o almoço NO HORÁRIO (muito rigorosa com esse horário, independentemente de ser segunda sexta ou domingo), ou não vou conseguir terminar aquela atividade que preciso fazer. Tenho que preparar o café da amanhã o almoço e o jantar SEMPRE NO MESMO HORÁRIO - é uma neura.

      Isso dificulta encaixar outras atividades que sempre ficaram para segundo plano.

      Excluir
    2. Edamoa, esse seu comentário me fez lembrar uma amiga médica. Ela costuma dizer que é impressionante como os seus pacientes arrumam tempo pra fazer ginástica depois de terem um infarto. Seria cômico se não fosse trágico... rsrsr
      Mas tenho certeza que quando você encontrar a sua motivação, o tempo pra se exercitar vem como consequência.
      Lidia

      Excluir
    3. Relaxa Eda, aposto que seus filhos e seu marido jamais iriam reclaram de um atraso se vc estivesse realizada em ter feito algo que lhe desse prazer, logo vc encontra ;)

      Excluir
  4. Eu li esse comentário e por incrível que pareça me motivou mais, embora minha área não exige aptidão fisica, mas a outra área que quero atuar exige e nas minhas condições atuais cansaria muito rápido em uma prova dessa, super interessante esse comentário, bjs e boa tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone,

      Eu realmente achei que seria muito útil para todos os leitores, pois também me motivou a procurar com mais atenção.

      Excluir
  5. Achei interessante esse ponto de vista de ver a atividade física não como um meio, mas como um fim em si mesmo. Se eu tivesse aparelhos de ginástica em casa, certamente me dedicaria mais, porque sinto que a minha barreira está na ida para a academia e ficar na academis. Simplesmente acho que não me encaixo, que não tenho roupas adequadas, que as pessoas e os professores estão reparando em mim, essas coisas. Pode ser tudo besteira, mas é minha pedra no caminho, sabe...
    Se eu tivesse uma companhia, talvez me animasse. Mas ninguém que eu conheço quer entrar na academia comigo. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris,

      Sem querer te desanimar, afinal meu objetivo é motivar todos os leitores, mas eu e meu marido sempre pensamos assim também: "É melhor ter em casa" "Não gosto de academia", "Assim não precisa sair de casa"...

      Então compramos a bicicleta ergométrica, não usamos e mesmo assim tivemos a brilhante idéia de comentar que era muito cansativo e enjoava muito de fazer a mesma coisa, aí fomos atrás de estação de musculação, um trambolho enorme, montamos e NUNCA USAMOS, decidimos vender, "Ah Esteira é legal, dá para fazer ginástica mesmo quando está chovendo, pois não precisamos sair para a rua, posso fazer até de pijamas, não preciso ficar preocupada com o modelito como na academia"

      Viu quanta desculpa eu consegui resolver comprando os aparelhos? E mesmo assim não uso.

      Não tem jeito. Se não encontrarmos algo que nos dê prazer, não vai ser comprando todos os equipamentos que existem que vamos passar a usar.

      Temos muitos outros depoimentos no blog que relatam a mesma coisa, que tem um ou outro tipo de aparelho para ginástica e acaba não usando.

      Então, eu aconselho você a não comprar nenhum equipamento mesmo que esteja numa MEGA LIQUIDAÇÃO, sem que você tenha CERTEZA ABSOLUTA que se trata de uma atividade que trará satisfação e não pode ser momentânea, precisa durar...

      Excluir
    2. Valeu pela dica, Edamoa!
      Sei que cada um reage de um jeito, por isso queria, ao menos, tentar comprar algum aparelho e fazer algum exercício em casa. Queria ter essa experiência, mas, no momento, estou sem dinheiro e espaço para adquirir um aparelho. Quem sabe no futuro...
      Outra coisa que queria dizer é que o blog está quase chegando aos 100 mil acessos!! Parabéns!! Merece um post de comemoração, hein?! rsrs :)
      Beijo grande!

      Excluir
    3. Cris,

      Para você ter uma ideia, estou com "coceira" para comprar uma cama elástica, ainda não tive coragem por achar que é mais uma ilusão, achando que vou gostar de praticar, além de já estar com problema de espaço faz tempo em casa...

      Não se frustre por não conseguir comprar nenhum equipamento agora, sei que essa possível frustração se reflete na nossa motivação, então faça o que conseguir sem se preocupar muito com os meios e vá tentando evoluir dentro do que você realmente consegue fazer, em todos os aspectos, controle alimentar e atividade física.

      Eu me agarrei muito na "desculpa" de que não emagrecia porque não "conseguia" fazer ginástica, um belo dia eu decidi que iria sim emagrecer e SEM GINÁSTICA, pois eu não conseguia me concentrar nas duas coisas, e ainda tenho problemas com isso, pois quando faço atividade física fico mais compulsiva, sinto mais fome, mas também perco o controle mais facilmente.

      Então quando decidi emagrecer controlando mesmo o que comia, anotando tudo todos os dias, e assim acabei eliminando muito do que tinha "sobrando".

      Por isso, penso que embora seja complicado, com muita determinação você vai se surpreender com sua capacidade - Acredite você pode sim.

      Quanto ao número de acessos do blog, é uma marca bem expressiva mesmo, mas acho que a interação de todos é o segredo, aqui todos comentam, todos opinam e todos recebem respostas, e eu tenho algo para contar, compartilhar ou perguntar praticamente TODOS os dias, são poucos os dias que não consigo escrever alguma coisa, e todos nós acabamos descobrindo alguma coisa nova todo dia, se não com uma experiência minha, com a experiência de algum leitor ou seguidor do blog.

      Mas se formos comparar com o sucesso de outras coisas por aí na internet, essa número é pequeno, pois vamos atingir isso em pouco mais de um ano, tem algumas "besteiras" por aí que recebem UM MILHÃO de acessos em um dia.

      Nesse final de semana vi inclusive uma blogueira que também está postando sua experiência no emagrecimento que tem milhões de acessos só porque o dela é em vídeo, ou seja, não precisa ler nada só ouvir e assistir, mas na reportagem ela não mostrou o antes, e pelo que está agora ainda tem pelo menos mais 15 quilos para eliminar. Fui dar uma olhada, e o que encontrei foi a moça vestida numa calça muito maior que ela, que eu não posso ter certeza que realmente pertencia a ela, confesso que fiquei um pouco frustrada, pois falar que emagreceu 20 quilos é fácil, difícil é explicar o caminho das pedras,discutir as dificuldades, procurar alternativas, nós que estamos aqui há tanto tempo é que sabemos.

      Mas vou sim comemorar quando NÓS atingirmos os 100 MIL acessos, afinal de contas o blog é de todos nós.

      Excluir
  6. Verdade. Inspirador. Tb não gosto de atividade em grupo e competição, mas quando comecei a caminhar sozinha: amei! É uma terapia... :) Não estou caminhando o suficiente e fechando a boca para emagrecer com isso, mas recomeçarei o plano de emagrecer amanhã... :)

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Edamoa,
    Fico feliz que meu depoimento tenha servido de inspiração.
    E espero que todo mundo se encontre numa atividade física que dê prazer, como aconteceu comigo e com os patins.
    É só ter em mente que ginástica não é só ir pra academia fazer esteira e puxar peso. Que tal aproveitar as Olimpíadas esse ano como inspiração e fonte de ideias? Tenho certeza de que no meio daquele monte de modalidades esportivas diferentes exista alguma coisa que se encaixe no perfil de todo mundo.
    Sucesso pra todas nós!

    Lidia

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.