quarta-feira, 2 de maio de 2012

Desaprendi?


Hoje acordei com um pensamento forte de que desaprendi o que preciso fazer para eliminar os ridículos cinco quilos que ainda me incomodam tanto.

Será que me contagiei com as dificuldades dos leitores? Afinal de contas eu fiz tudo tão certinho no ano passado, consegui me livrar dos 15 quilos propostos bem antes do tempo inicialmente previsto.

Agora qualquer coisa é motivo para não seguir a dieta, fiz minha sopa e não tenho mais vontade de consumir, está congelada e nunca me disponho a descongelar, venho atacando os pães e bolos sem a menor cerimônia, e quando vejo os números da balança “contra mim”, é um motivo a mais para não perseverar.

O que deve ter acontecido comigo? Eu permaneci tão regrada, tão exigente comigo mesma no ano de 2011 e agora tenho sido tão displicente.

Sei que a acomodação se instalou, mas qual deve ser o novo choque que eu preciso ter para voltar a ter a mesma firmeza que mantive durante todo o ano passado?

Também tem a questão de faltar muito pouco, o que torna o corpo muito mais resistente, criando verdadeiras armadilhas para que agente desista, mas realmente não consigo entender porque fiquei tão vulnerável aos alimentos.

Ainda não estou computando recuperação de peso, mas somente porque encaro a balança diariamente, pois sinto que se não ficasse muito atenta, já teria recuperado boa parte do peso eliminado.

Esse vai e vem não é nada confortável, embora seja essa a sensação que o próprio organismo emite, pois às vezes me pego pensando que desse jeito já está bom.

Também não quero me torturar por um objetivo puramente estético, ou por uma vaidade excessiva e desnecessária.

Por isso muita atenção aos seus objetivos, não os perca de vista, e invista constantemente em atingi-los gradativamente, pois foi isso que fiz no ano passado e consegui despachar mais de 17% do meu peso inicial.

Sei que até a minha estagnação pode interferir nos seus resultados, e preciso chamar a atenção de que é importante se concentrar nos seus esforços e não nas minhas falhas ou de qualquer outro seguidor aqui do blog, afinal o que buscamos aqui é motivação e meu exemplo e situação, não têm sido nada motivadores para o leitor. 

12 comentários:

  1. Edamoa,
    Força amiga, acredite em você, se você foi capaz de eliminar 15 quilos, com certeza vai eliminar esses 05 que falta. "Acredite é hora de vencer, toda força vem de dentro de você... Campeã... vencedora.."
    Meu objetivo é 58 kg e estou estacionada os 61 Kg à meses, faço atividades físicas diariamente, controle minha alimentação, e nada do ponteiro da balança baixar, acho que é o famoso efeito platô, mas não vamos desanimar, com certeza vamos conseguir vencer. Uma dica, não é bom ficar pesando todos os dias, vamos combinar pesar somente uma vez por semana, quem sabe é nossa ansiedade que está atrapalhando nosso pesinho baixar.
    Um grande abraço e fique com Deus
    Andréia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá difícil Andréia,

      Estou tentando, mas sinto que nado contra uma correnteza nesse momento, e a força da água é muito maior do que qualquer vontade.

      E aqui VONTADE é tudo.

      Excluir
  2. Edamoa a resposta está em você mesma, por mais que torcemos para você eliminar esses poucos quilos e você não consegue coloca-los em prática nada será feito, você sabe o que fazer e como fazer disso não tenho duvidas o efeito platô é combatido com tudo aquilo que você já sabe ou muda alimentação ou aumenta a carga de exercícios, como todos sabem para haver uma mudança é preciso partir do nosso consciênte, temos que apreender a conviver com alimentos proibido e o segredo é resistir a eles no momento da vontade, mas se não consegue consumir um pedaço então nem esprimente a comer, coma outra coisa é assim que faço quando vejo um alimento que sei que posso perder o controle, isso não seguinifica que não vai poder comer, pode comer sim, mas a diferença é consumi-los de maneira consciênte a ponto de não acumular o excesso no nosso organismo. Ontem a noite eu comi 1 fatia e meia de pizza é claro que o horario que eu comi concerteza alterou a balança, mas não significa que engordei o truque é como todos sabem não é consumir sempre e no outro dia continuar normal como se nada tivesse acontecido e com dois dias você ver que essa alteração sumiu e eliminou mais umas 200gramas ou até mais.
    Uma dica procure obeservar os seus dias e ver em qual momento te leva a querer consumir esses alimentos proíbido, pode ser no momento de tensão ou depresão, momento de distração ou você acha vou comer e depois vou eliminar e se torna uma bola de neve, sei que você é capaz de eliminar quantos quilos você quiser, você é inteligente você sabe disso, mesmo sem prática de exercício o grande pilar é uma alimentação regrada, AF somente te da condicionamento e claro ajuda a eliminar, mas conheço pessoas que eliminaram peso sem a AF.
    Olhe pra você, converse com você, não deixe esse momento díficil vira uma bola de neve a ponto de você chegar a recuperar tudo dinovo o sucesso está com você e em você, não se sinta derrotada por uma situação que você sabe se controlar, você já provou isso eliminado 15quilos, você sabe o que fazer então é só colocar em prática que dentro de um mês você elimina isso brincando tenho certeza, mas de uma chance pra você, tudo tem seu momento e tempo e tenho certeza que seu momento e tempo você conheçe e determina e você mais do que ninguem sabe que essa mudança é pra sempre então aproveite esses momentos para conhecer seu ponto fraco e trabalhar em cima deles, garanto que rapidinho você lutará contra eles e esses 5quilinhos que faltam irão desaparecer num piscar de mágica, faça tudo que você já sabe, só não vale passar fome, se eliminar 1quilo no mês continue não pare um dia eles irão desaparecer por completo ai assim, você pode ter a certeza que esta curada a ponto de saber lidar com esses alimentos que te fazem estacionar, torço muito por você, pois sei que você esta buscando saúde e isso amiga não tem preço, meu sonho é ver todo pais emagrecido, e pra você esses quilinho não são nada perto do que eu tenho que elinar ainda que são 28quilos agora isso porque ja eliminei 12quilos, mas sei que vai ser moleza é assim que vejo, para não sofre e nem me martilizar com a quantidade de quilos que faltam, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Simone!

      Por muito tempo eu fiz esse papel que agora você, a Andréia e muitas outras leitoras estão fazendo, dando força, chacoalhando.

      Agora tenho andado muito desfocada.

      Talvez por estar numa fase meio complicada, alguns problemas de saúde com pessoas queridas, alguns desentendimentos também com pessoas queridas, tenho perdido um pouco o foco.

      Mas penso que mesmo estando demorando muito, é passageiro, e quando eu menos esperar estarei novamente no controle da situação.

      Também penso que talvez essa estabilidade esteja relacionada com uma necessidade de readequação do próprio corpo, até que eu finalmente consiga mesmo voltar a eliminar com a mesma tranquilidade com que eliminei no ano passado, pois foi mais fácil do que eu imaginava e agora o corpo realmente parece estar se readaptando ao novo "modelo" de consumo e gasto calórico, e sinto que se eu eliminar muito rapidamente ficarei debilitada e será muito pior, pois o importante é garantir a saúde, eliminando peso de forma saudável.

      Afinal de contas emagrecer e ir parar num hospital não vai ser vantagem nenhuma, então que seja no tempo devido, sem pressa, como foi na fase anterior.

      O fato de conseguir manter o mesmo peso por quase sete meses já é um fator muito importante.

      Mas como eu escrevi hoje no relatório da segunda fase: Vamos continuar tentando...

      Excluir
  3. Cecinha

    Oi

    Edamoa


    Como sabe estou na dieta da proteina a mais de 40 dias, e graças a Deus estar dando certo, depois de tantas dietas fracassadas ja eliminei 5k, como minha meta são 10k estou na metade do caminho, por que voçe não tenta fazer a dieta por 14 dias? quen sabe seu organisno acostumou com a alimentação e esteja precisando de um estimulo diferênte, sei que cada um saber o que é melhor para si. Estava a um mes atraz tão desanimada porque não conseguia eliminar peso sem recuperar tudo novamente, foi então que por indicação sua começei a visita o blog da Jô, me empoguei e resolvir arriscar, hoje estou com o peso que tinha em 2009, imaginar como estou me sentindo? o importante é buscarmos alternativas, com certeza alguma irá funcionar, tanta gente consegue, com certeza conseguiremos também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecinha,

      Essas falas eram minha até bem pouco tempo atrás heim? rsrsrsr

      É muito bom ver algumas de vocês encontrando suas alternativas também.

      Eu já ameacei de começar com a dieta da proteína, mas eu não consigo manter, e como diz a própria Jô, essa é uma dieta muito radical, pois não permite que você burle, ela precisa ser recomeçada do zero todas as vezes que você saí do controle, e eu estava acostumada com a minha dieta, que era sim radical, mas mesmo que eu desse um escorregão, eu tinha resultado quando voltava a apertar o cerco.

      Acontece que agora isso não funciona mais, pois eu eliminei o grande excesso, e o que tem sobrando é realmente uma reserva estratégica para o organismo e ele não facilita nada, então cada vez que saio da dieta, o organismo vence e passo a correr atrás do rabo sem conseguir alcançá-lo.

      Mas embora eu esteja um pouco frustrada pela estagnação, também tenho satisfação com o que já conquistei, perdi muita roupa GG, e sobraram pouquíssimas G, só porque a modelagem é realmente pequena, e isso acaba me confortando muito, e talvez esteja aí um grande inimigo da minha força interior que até então era inabalável.

      Mas vamos trabalhando isso também, uma ora o "trem desenrosca".

      Excluir
  4. Olá Edamoa
    Li seu post e todos os comentários, e comparando o que você está vivendo com o que eu já vivi, percebo que em uma coisa temos em comum, toda vez que o emagrecimento não é o nosso foco principal acabamos por estagnar, e na verdade pensar em emagrecimento parece ridículo quando estamos muito ocupadas ou quando estamos passando por problemas maiores. Eu estagnei da última vez quando entrei na faculdade e só voltei a eliminar quando terminei o curso, este último mês estava trabalhando muito, sem tempo e quando tenho um tempinho pra comer só desejo comer o que não devo, talvez seja porque o meu foco neste momento seja o trabalho. E também estou na mesma situação, estou satisfeita com meu peso e o meu corpo, mas como meu objetivo é chegar aos 70 quilos, então quero emagrecer os 6 quilos que ainda faltam.
    A grande dúvida agora talvez seja você fazer uma lista nova de prioridades e o título desta nova lista deve ser: Por que continuar? Por que não só manter o peso eliminado? Faça uma lista de prós e contras das duas perguntas e quem sabe você não encontre a resposta para suas dúvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito Jô!

      Vou sim, pensar e repensar, mas eu quero mesmo me livrar desses cinco quilos, só ando meio sem DETERMINAÇÃO.

      E é bem o que sempre acontece, a acomodação toma conta e fica sempre muito mais fácil desistir e recomeçar toda semana.

      Minha sorte é que entrei nessa fase só depois de ter conseguido eliminar bastante, pois geralmente isso acontece bem no início, e somente por isso as pessoas desistem rapidamente de continuar as dietas.

      Excluir
  5. ola Edamoa,meu nome é Paula e comecei uma dieta há uma semana e não está sendo fácil,porém pesquisando na internet encontrei seu blog no qual estou gostando muito.Eu preciso de uma sugestão para enganar o estômago ao passar perto de padarias,lanchonetes que não dá para resistir!!!!preciso de ajuda e seu blog está me incentivando muito,obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula!

      O começo da dieta não é nada fácil e há quem diga que nem o final o é.

      Mas com muita determinação é possível vencer a primeira fase mais crítica, que na minha opinião são os primeiros quinze dias.

      Não tem muito milagre não, é preciso ser muito rigorosa e firme e como sempre escrevo qui QUERER MUITO, você precisa ter em mente que sua prioridade é eliminar peso e por isso nenhuma vontade pode ser mais forte que a vontade de emagrecer.

      Quanto a algo para enganar o estômago, nem tudo funciona, aliás pouca coisa funciona a não ser a força de vontade que tem que ser maior que qualquer outra coisa.

      Você pode andar com barrinhas de cereal, mas nunca será a mesma coisa que saborear aquelas delícias das vitrines das padarias e lanchonetes.

      Acho mais fácil evitar passar perto desses lugares, principalmente nessa fase inicial.

      Depois de um tempo, você já estará mais forte e resistente e vai aos poucos conseguindo ficar longe das coisas que não valem a pena.

      Teve uma época que eu passei a ter certa raiva de alguns alimentos, e em alguns casos continuo evitando naturalmente, pois quando passamos a encarar a alimentação com mais critério percebemos como muita coisa acaba sendo incluída no cardápio por pura desatenção, prestando atenção aos itens que só servem para nos engordar ficamos um pouco "revoltadas" com esse tipo de alimento que na verdade contribuiu tanto para chegarmos onde chegamos.

      Antes de consumir algum alimento eu costumava parar para pensar que aquele sabor delicioso passaria muito rapidamente e a tristeza por estar acima do peso demora muito mais e exige mesmo muito mais sacrifício, pois comer uma delícia é super fácil, mas eliminar os quilinhos que estão sobrando é muito, mas muito difícil mesmo.

      O mais importante é ter em mente que não existe milagre, que vai sim ser demorado, ninguém engorda 10 quilos em um mês e não deve querer eliminá-los nesse tempo, é preciso muita paciência e determinação.

      Excluir
  6. brigada Edamoa,eu quando fico com muita vontade de comer algo muito calórico procuro pensar e escrever com ficaria se comesse aquilo e como ficaria se evitasse;essa semana não está sendo fácil mas essa tática esta dando certo...Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Paula!

      Escrever AJUDA DEMAIS.

      Escrever o que comeu durante o dia costuma ajudar a nos concentrarmos em não consumir o que não devemos, pois depois teremos que colocar no papel ou num diário, ou mesmo num blog, aí acabamos nos policiando muito mais.

      Funcionou comigo durantes muitos meses no ano passado.

      Agora que eu parei de fazer essas anotações com tanto rigor, tenho tido dificuldades para eliminar o pouco que ainda falta.

      Excluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.