quinta-feira, 17 de maio de 2012

Pergunta da Semana

Onde será que eu errei?

Hoje quero compartilhar uma preocupação de mãe.

Já comentei aqui, que tenho um filho que não se alimenta muito bem, já tentei de tudo e mais um pouco e não consigo fazê-lo comer o que realmente precisa.

A alimentação dele é muito pobre em variedades e, portanto nem tem como medir quão limitado é o número de nutrientes.

Me sinto tão impotente e ao mesmo tempo tão incompetente por não conseguir fazê-lo comer de forma saudável.

Para fazê-lo comer feijão, por exemplo, eu praticamente tenho que fazer ameaças, e também não vejo isso como uma forma saudável de se alimentar, a repulsa que acaba sendo desenvolvida pode ficar com ele pelo resto da vida e eu não estarei sempre ao lado dele para ameaçá-lo para comer o feijão.

Verduras e legumes ele nem aceita olhar e as únicas frutas que ele come são banana, maçã e uva sem semente.

Come bife, picadinho ou carne moída sempre reclamando, aceita um pouco melhor se for churrasco, frango assado caso contrário só quer saber de nuggets, salsicha, hambúrguer e batata frita, sempre acompanhando arroz branco e só.

Tenho outra filha que come praticamente qualquer coisa que colocamos à mesa, ela sempre gostou de verduras, legumes e frutas, e, portanto não  se trata de uma questão de educação, já que os dois são submetidos aos mesmos tipos de alimentos a diferença é que uma aceita e o outro não.

Ultimamente ele vem sentindo muita fome está com onze anos de idade, e percebi que tem sentido mais fome, mas não aumenta a quantidade de alimento, mesmo o que ele come nas principais refeições é bem pouco, e nos lanches aproveita para “tirar a barriga da miséria”, atacando pães e bolos, e por isso, para essas ocasiões, procuro não ter à disposição muita guloseima como bolachas recheadas ou alimentos processados.

Que tortura! Tenho tanto medo que isso se reflita na saúde dele quando estiver adulto, mas não tem nenhuma forma de fazê-lo mudar.

6 comentários:

  1. Edamoa é normal na idade do seu filho ele optar por determinados alimentos e não querer comer muito, converse com o pediatra dele e expõem tudo isso que você colocou aqui, aproveita e faz alguns exames se os valore de glicose, trigleceris tiverem normais não ha com que se preoucupar. Não é aconselhado chantagiar criança para comer, segundo estudos publicado realmente a uma fase que eles não querem comer ou preferem somente os mesmo alimentos agora tenho que ver em qual idade é isso, o ideal é você proucurar alternativa para chamar atenção dele para alimentação saudável, não sei se ele faz algum tipo de esporte, isso ajudaria a estimular mais na alimentação, procura um dia colocar na mesa tudo saudável, sei que já faz e fala pra ele que por esses dias só vai ter isso para ele comer, vai tirando os industrializado por enquanto até ele se adaptar e comer o que tem, diga que não comprou, concerteza ele vai dizer que não vai comer, mas não se preocupe ele não vai aguentar ficar com fome e vai acabar comendo o que tem. Mas o pediatra dele vai te orientar melhor é que filho cada um tem o genio diferente um do outro, esse é um assunto que nem vou entra em questão é extenso. Mas não se preocupe, monte uma estratégia junto com o pediatra para estimular alimentação dele, ou se preferir converse com uma nutricionista que trabalhe com alimentação para criança, mas seu filho já é quase um adolescente, sendo assim tem um médico especifico para adolescente, proucure em sua cidade, fique tranquila é normal.

    Fique na paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone,

      Não é fase não. Ele NUNCA comeu bem, mesmo quando ainda era bebê, se a papinha tivesse qualquer tipo de carne ele colocava tudo para fora, era um suplício fazer esse menino comer.

      O pediatra sempre disse para dar o que ele aceitasse, eu sempre argumentei que ele só aceitava esses alimentos e mesmo assim o pediatra sempre disse para deixar que um dia ele iria comer, até aconteceu pois ele não comia nenhuma carne em hipótese alguma até os 7 anos, era somente os benditos nuggets e salsicha, nem hamburger ele comia, mas agora faz muito tempo que não evolui para mais adições.

      Os exames dele sempre se apresentam muito bons, por incrível que pareça, tem um crescimento bom, é esperto, corre, anda de bicicleta, nada sem nunca ter ido para aula de natação, só não come, eu costumava brincar com minha mãe que sempre falava o quanto ele estava grandão, que arroz é ótimo para crescer, ríamos muito disso...

      Excluir
  2. Cecinha

    Edamoa

    Passo por tudo isso, meu filho tem 12 anos e não suporta feijão, verdura,carne...etc passou um tempo comendo nuggets, mas graças a Deus enjoou, agora o almoço se resume em peito de frango assado, sem nenhum acompanhamento, também não gosta de carne, inventou de comer omelete com queijo, batata e presunto, quase todos os dias, saio de casa cedo e deixo a omelete pronta, quando ele chega do colegio é só esquentar, pensei que essa falta de apetite por comida normal fosse porque passava o dia sozinho, porém vejo que você passa pelo mesmo dilema, apesar de estar presente todos os dias com seu filho, vamos fazendo o possivel para que eles consigam reconhecer a importancia de uma alimentação saudavel, se conseguiremos é uma longa historia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Cecinha,

      Eu também dei muito trabalho para minha mãe para comer, mas na minha época não existiam tantas alternativas e as poucas que haviam custavam muito caro e portanto ou eu comia ou ficava com fome e com certeza fiquei muitas vezes com fome deixando minha mãe atormentada.

      Eu brinco sempre que TODA MÃE MERECE SER CANONIZADA pois é mesmo DUREZA!!!!

      Excluir
  3. Eu nunca gostei de legumes e verduras, depois que comecei na dieta, vi que são essenciais, então hoje eu como legumes e verduras todos os dias, pelo fato de nunca ter gostado, nunca teve isso na minha casa, está tendo agora, minha filha tem 6 anos, e esta começando a comer agora tudo isso, só que se arrependimento matasse...ela não curte muito, pra se ter uma idéia pra que ela coma chuchu e batata cozidos eu tenho que amassar no meio da comida dela sem que ela perceba, agora batata frita ela manda pra dentro, mas quando é cozida ou assada, ela não quer. Sempre tomei muito refrigerante, hoje em dia eu não tomo mais, só que ela bebe refrigerante todos os dias, mas não é gorda, pelo contrário, é bem magrinha...já tentei ficar sem comprar pra convence-la de tomar sucos, mas ela chora, implora por uma coca-cola, e eu como mãe boba, acabo comprando novamente. Feijão ela só como o caldo dele...nossa é um dilema as refeições na minha casa, rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Patrícia,

      Em alguns aspectos eu até tive sorte pois meus filhos simplesmente não gostavam de refrigerante até uns 5 anos de idade e hoje tomam se tiver, mas se não tiver tomam qualquer suco e eu sempre priorizo o suco, mas quando o assunto é alimento, sempre coloquei tudo na papinha depois nas refeições, mas mesmo assim só um se rendeu aos alimentos saudáveis.

      No começo do blog, em “Celebridades Engordam?” (http://emagrecendo365dias.blogspot.com.br/2011/01/celebridades-engordam.html), em 7 de Jan/2011, eu menciono uma pergunta interessante: Por que será que não é o alface que engorda? “E porque será que tudo que eu gosto é ilegal imoral ou ENGORDA?”

      Se não fosse assim, certamente as crianças se alimentariam bem melhor...

      Excluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.