quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Continua a Polêmica

Como eu quase não gosto de polêmica, ainda tenho algumas questões nada populares para abordar sobre a Atividade Física. Lembrando sempre que são as polêmicas e as discussões que nos levam à reflexão e às descobertas.

 

Uma vez ouvi no rádio, um famoso apresentador falando que leu num livro sobre um Presidente Americano que abominava tanto a atividade física que despachava com seus assessores de sua cama, e que esse mesmo presidente viveu muitos anos, não me lembro, se quase cem ou mais de cem anos.

 

Já procurei essa informação na internet e não encontrei, pois não consigo me lembrar o nome do presidente que ele mencionou, mas se isso não for uma lenda é um bom exemplo de que nem todo mundo precisa mesmo de atividade física.

 

Lembram-se do meu post sobre tipos sanguíneos e dietas, de 17 de Março/2011? (http://emagrecendo365dias.blogspot.com.br/2011/03/tipo-sanguineo-e-dietas.html) Pois lá também coloquei algumas informações baseadas nas minhas pesquisas que dão conta de que tem até tipo sanguíneo que não precisa de nenhuma atividade física, e coincidentemente (quem sabe providencialmente), eu faço parte exatamente do grupo que segundo essas matérias, não precisam de atividade física alguma. Talvez daí venha minha intolerância, mas repito, não pretendo desistir, apenas penso que é importante prestar atenção às respostas que nosso corpo nos dá.

 

Então, quando leio uma pesquisa que afirma que a atividade física vai contra a natureza humana, consigo interpretar usando a razão, sem nenhum sensacionalismo ou preciosismo, pois o ser humano vive em busca do PRAZER.

 

É da natureza humana, até entrar numa guerra por PRAZER, seja o prazer da conquista de um território, ou o prazer da realização dos seus sonhos, vivemos praticamente em função do prazer.

 

Comer traz prazer para a maioria das pessoas, embora eu já tenha comentado aqui que conheço pessoas que já afirmaram para mim que comem exclusivamente por necessidade, que não sentem nenhum prazer em comer, mas a maioria gosta sim, de pelo menos um prato especial.

 

Já a atividade física, para quase que a totalidade dos humanos, começa de forma inversa, ela traz desgaste, cansaço e mesmo para aqueles que AMAM praticar algum esporte, no início houve sofrimento, por menor que seja o início sempre exige algum sacrifício. O horário apertado, o tempo corrido, sempre será preciso abrir mão de alguma coisa que inicialmente dá mais prazer do que a ginástica em si.


Nosso cérebro trabalha num mecanismo de recompensa, e por isso quando estamos tristes, alguns procuram compensar nas guloseimas, outros no cigarro, já para praticar uma atividade física, a recompensa não vem tão rapidamente e aí começa o sacrifício.

 

Mas temos que ser fortes para não ceder aos apelos do corpo que prefere mesmo ficar em repouso. A natureza também acaba cobrando pelo sedentarismo, com o passar do tempo.

 

Assim como um equipamento ou aparelho não permanece novo se ficar sem uso, o corpo humano também acaba “se estragando” se ficar parado, sem se movimentar, é então tomado pela “ferrugem” causada pelos radicais livres que deteriora o organismo levando ao desenvolvimento de muitas doenças.

 

Mas isso não significa que todo mundo precise virar atleta, é possível sim encontrar um meio termo saudável.

 

E muita atenção! Não vale à pena depositar na Atividade Física toda a RESPONSABILIDADE para o emagrecimento, ela será no máximo uma coadjuvante, nunca o principal caminho.

8 comentários:

  1. oi eda! tenho uma pergunta pra te fazer, pois isso tem me encucado muito!
    todos sabemos que comer porcarias, massas, pizzas, lanches, etc, ENGORDA! mas será que o volume dos alimentos não acaba por engordar tb, por dilatar o estomago?
    explico:
    na semana passada estava jantando apenas um bife com tomate ou um bife com ovo, e emagreci bastante!
    nessa semana jantei todos os dias um saladão ....repolho roxo, alface, tomate, brócolis, couve, com um tiquinho de alguma proteína e sem molhos gordurosos, apenas um fiozinho de azeite de oliva e um farelo de gorgonzola, pra dar sabor. teoricamente era pra emagrecer mais, visto que são todos alimentos de baixíssima caloria,tirando o azeite e a gorgonzola, mas a quantidade que uso não passa de 50 kcal, mas o resultado foi que engordei! e estou atribuindo isso a enorme quantidade de salada que jantei, pois é um prato realmente imenso e acredito que de alguma forma dilata muito meu estômago.
    o que você acha??? é melhor continuar na proteína pura em pequena quantidade (o que me deixa com fome logo em seguida) ou comer um pratãoo de salada que me sacia até o outro dia, correndo o risco de engordar?
    PS: sei que muitos pensarão que sou louca por dizer que engordo comendo salada, mas meu metabolismo é lento como o de um hipopótamo kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônima acima,

      Sua questão é muito complexa, não sou uma especialista em nutrição e nem me sinto confortável afirmando nada sobre o metabolismo de terceiros, pois mal consigo administrar o meu. rsrsrs

      Folhas, legumes e vegetais em geral possuem índices glicêmicos variados, tem alimento que parece inofensivo e tem um alto índice glicêmico, sei muito pouco sobre esse tema, já que eu tento comer pouco carboidrato inclusive os vegetais.

      Mas tudo depende de quanto "emagreceu" na semana passada, e quanto
      "engordou" essa semana. Essas variações em pequenos espaços de tempo não costumam ser conclusivas. Grandes variações em períodos curtos podem ser tudo, e na maioria das vezes não podem ser consideradas EMAGRECIMENTO OU RECUPERAÇÃO DE PESO.

      Reduzir muito numa semana e recuperar em seguida por si só já não é EMAGRECIMENTO.

      Para poder ser considerado redução de peso, é preciso permanecer, ou seja a redução precisa se consolidar, isso significa que não devemos recuperar no momento seguinte, se isso ocorre na verdade não se trata de emagrecimento.

      Quando eliminamos 1 quilo, essa eliminação precisa permanecer por pelo menos quinze dias, com mais redução ou no mínimo a manutenção dessa eliminação, se eliminamos 1 quilo numa semana e recuperamos 500 gramas na semana seguinte, a eliminação não foi de 1 quilo, talvez tenha sido de 500 gramas, se não recuperarmos também esses 500 gramas.

      É muito difícil, é preciso observar todo dia as reações do organismo, não dá para concluir nada com esse seu relato.

      Quanto à quantidade, com certeza comer muito de algum tipo de alimento, mesmo os mais “inofensivos” vai sim preservar o excesso de peso ou aumentar ainda mais, um exemplo clássico é o dos elefantes, que só comem vegetais e frutas e são imensos, eu abordei isso em 16/Jan/2011 nos post "Elefantes e Vegetais". Tem toda a constituição física, tem o metabolismo, é tudo muito relativo.

      Também tem a questão do horário que costuma fazer a refeição, quanto mais tarde, pior é para o metabolismo.

      Também não é possível te indicar uma dieta específica, já que você diz que fica com fome comendo apenas proteína.

      Eu particularmente precisei adaptar um pouco de tudo, fui fazendo testes, entendendo o que funcionava e o que não funcionava, descobri que não podia comer carboidratos nem frutas que despertavam uma FOME INCONTROLÁVEL. Quando reduzi drasticamente esse tipo de alimento descobri um caminho que para mim funcionou bem, mas até eu descobrir que minha insulina fica totalmente descontrolada quando como carboidratos, eu precisei engordar muitos quilos tentando dietas mágicas, e algumas receitadas por especialistas que não foram capazes de descobrir isso por mim.

      Acho que você precisa fazer mais testes, procurando manter sua saúde, sem exageros e aos poucos você vai descobrindo o que mais te atrapalha e o que você realmente consegue fazer. O ideal é fazer o que você consegue fazer, pois se tentar algo muito radical, você acaba não permanecendo na “dieta” e o processo de começar e desistir várias vezes é o que mais nos faz engordar, pois a desistência vem sempre com uma frustração tão grande que nos faz perder o controle ainda mais e é ai que ganhamos ainda mais peso.

      Talvez eu tenha te confundido mais ainda, mas é preciso que você se concentre em analisar seu organismo para encontrar as ferramentas mais adequadas para conseguir emagrecer com tranqüilidade, se nem os especialistas, médicos e nutricionistas conseguiram descobrir isso pra mim, eu com certeza não seria capaz de te apontar uma solução, pois como mencionei antes, é um processo complexo que requer muita atenção às respostas que nosso corpo nos dá a cada experiência.

      Excluir
  2. peso da semana: -700g! viva!
    laura.
    ps: pode parecer pouco, mas a redução de alguns gramas toda semana é mto penosa para mim, então comemoro muito sempre que consigo reduzir. de grama em grama já se foram 11 quilos em 3 meses! tenho um longo caminho, mas acho que finalmente achei o MEU caminho. abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi Eda.
    Bom final de semana para vc.
    essa semana eliminei -200
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Edamoa,
    Achei seu blog por acaso em uma pesquisa da internet. Vou abrir uma loja de venda de layouts para blog e inicialmente pretendo fazer parcerias com blogs como o seu (você entraria apenas com a divulgação). Hospedei um modelo de banner (esse foi feito pra você) no site do imageShack (tirei o www para não dar problema com o blogger):

    img267.imageshack.us/img267/1268/modelooko.jpg

    por favor, deixe uma resposta sobre a parceria nesses comentários mesmo, em breve colocarei meu portifólio na web, estou terminando o meu blog de vendas..volto para ver..bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Talvez seja possível uma parceria, mas antes seria interessante que seu site realmente estivesse on line.

      Aguardo um novo contato com uma proposta mais concreta sobre o que você propõe para que eu faça a divulgação no blog, embora eu seja um pouco avessa a qualquer tipo de publicidade vinculada ao blog, dependendo da sua proposta posso tentar flexibilizar um pouco minha forma de encarar o esquema.

      Excluir
  5. desculpe, mas você recebeu meu comentário sobre a parceria Edamoa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Desculpe, acabo de acessar o blog, pois tive alguns compromissos e hoje não foi possível.

      Acabei de ver seus recados, apenas me dê um tempo para entender direito do que se trata, pois nem consegui ler todos os recados nem o seu, e vou ver, analisar e te posiciono.

      Só que hoje estou mega exausta, não consigo pensar muito e não vou conseguir, mas te prometo me inteirar e entender primeiro sua proposta e depois te respondo aqui.

      Enquanto isso seu comentário fica omitido por dois motivos, primeiro para eu publicar somente após saber do que se trata e segundo para que ficando na pendência eu não me esqueça de te responder.

      Obrigada pela compreensão.

      Excluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.