quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Esperando um Milagre

Se pararmos para pensar, ficaremos chocados com a facilidade com que engordamos e indignados com a dificuldade que temos para emagrecer.

A sensação é de que é muito mais barato e rápido engordar do que emagrecer, mas não é bem assim, pois como sempre comento por aqui, nós não engordamos em alguns poucos dias, geralmente são anos comendo errado e se exercitando pouco, mas quando o assunto é emagrecer, buscamos verdadeiros MILAGRES, queremos perder peso em poucos dias, vamos atrás daquelas receitas milagrosas, do tipo “Perca 8 quilos em uma semana...”, ou no máximo “entre em forma em 30 dias”

É aí que entram as ENGANAÇÕES: Produtos milagrosos, clínicas de estética, promessas de mudanças rápidas, geralmente a custos altíssimos e trazendo apenas frustrações, sem contar o prejuízo financeiro.

Segredos de beleza de verdadeiras Divas sendo vendidos como soluções mágicas, causando tanta frustração e sofrimento que acabam fazendo com que essa busca gere exatamente o contrário, ao invés de emagrecer, as pessoas engordam ainda mais.

Foi assim, cansada de tentar, desistir, tentar novamente, desistir de novo, sempre engordando um pouco mais, que decidi observar com muita atenção o meu organismo, sem me preocupar com as tantas receitas e cardápios sugeridos por médicos e nutricionistas.

Eu resolvi que tinha que comer somente o que sentia ser necessário, claro que cortei itens cujas calorias só serviam para engordar, mas também não me submeti aos cardápios que nunca serviram para minha condição, assim, fui percebendo o que me ajudava e o que me atrapalhava, muita atenta às reações orgânicas, anotava cada detalhe, retirava algum alimento recolocava e fui aos poucos sentindo o que o corpo precisava e o que não precisava.

Lembrando que percebi que não posso comer pães, pois desencadeiam uma fome descontrolada. Frutas são verdadeiras armadilhas, pois também me fazem ficar com sensação de fome. Estudei os efeitos dos alimentos termogênicos e descobri que são fantásticos para acelerar o metabolismo, inclusive incluí a água gelada que se mostrou sensacional no processo.

Passei a ingerir mais água e a partir do momento que reduzo, por causa do frio, sinto que o resultado fica totalmente comprometido.

Nesse vai e vem, percebi que nenhuma receita é tão perfeita quanto aquela que nós mesmos conseguimos elaborar, pois volto a repetir, o que está nas receitas dos nutricionistas se baseia somente numa média e nem sempre estamos dentro dessa média, os seres humanos são únicos, ninguém reage da mesma forma quando submetido a qualquer experiência e por isso nem tudo que está na regra da saúde, da atividade física e da dieta é exatamente aplicável para todos os seres indistintamente.

Eu precisei descobrir SOZINHA que não posso comer pão, e não interessa se é o integral ou o branco, precisei descobrir SOZINHA que as frutas são armadilhas terríveis para mim, eu até como, mas nunca nos lanches ou intervalos de refeições, pois realmente geram uma fome inexplicável.


É essa descoberta que eu gostaria de incentivar aqui, quero que cada um identifique o seu ponto fraco e consiga como eu, estabelecer o controle dessa dificuldade e minha experiência comprova, que não adianta esperarmos que alguém nos mostre esse ponto fraco, não existem exames, nenhum médico talvez tenha pensado nisso, justamente por ser algo muito pessoal e individual.

Somente nós podemos identificar onde ocorrem nossas maiores falhas e somente após essa constatação será possível estabelecer um mecanismo de controle para realmente se chegar ao resultado tão esperado: O EMAGRECIMENTO.

7 comentários:

  1. oi Edamoa, concordo com tudo o que vc disse.Eu, por exemplo, se como coisas feitas com açucar sejam elas quais forem, me dá uma fome de leão, se estou com fome e como uma maçã, meu estômago fica péssimo, se como pão branco me dá azia, quando tomo pouca água meu intestino no dia seguinte não funciona,etc.Só a gente sabe o que é bom para o nosso organismo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Silmara!

    Sinto que é muito importante sabermos disso, pois eu realmente tentei seguir dietas "PRESCRITAS" por especialistas e NUNCA funcionou, por um problema ou por outro, nunca acontecia nada e o pior, ainda ganhava alguns quilos de brinde.

    E além de tudo ainda precisam ouvir dos outros que não tem força de vontade, que é “gordo” porque quer, que está acima do peso porque come demais.

    Fico indignada com a crueldade que encontramos em alguns comentários por aí. Se as pessoas imaginassem o que realmente ocorre, se limitariam a ficar caladas, e não fariam comentários tão agressivos. E olha que eu nunca estive assim tão acima do peso heim..

    Quando percebi isso senti a necessidade de compartilhar com outras pessoas, pois somente quem realmente vive tentando fazer dieta sabe o quanto é difícil e o quanto os resultados se apresentam insignificantes.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Estou editando seu comentário para preservar seu endereço de e-mail pois não convém publicá-lo ok?

    Keliane disse...

    Oie!!! Estou conhecendo o seu blog e adorando à cada página lida! Gostaria de participar do "desafio" semanal....
    Começo com 60,00Kg (sim, redondos!) e minha meta é eliminar 5Kg. Pode parecer pouco, mas a verdade é que estou naquela fase em que o corpo "estaciona" após a reeducação alimentar (eu pesava 64kg, cheguei aos 57kg e relaxei....) É isso, se precisar de mais alguma coisa é só falar: keliwwwwwww@wwwwwwwwww.www.ww
    17 de agosto de 2011 14:44

    ResponderExcluir
  5. Olá Keliane, seja bem vinda.

    Tenho certeza que você vai conseguir atingir sua meta, tente seguir algumas das dicas do Resumo e semanalmente não se esqueça de me passar seu resultado, ou seja, o quanto eliminou em 7 dias, e não se preocupe se não eliminar nada ou se aumentar alguma coisa pois as oscilações semanais não representam perda ou ganho efetivo de peso, é a repetição e manutenção desses índices num período de pelo menos um mês que realmente comprova o resultado.

    ResponderExcluir
  6. Oi Edamoa!
    Descobri hoje o teu blog e achei muito interessante. Comecei lendo desde janeiro e fui até o início de fevereiro, pretendo ler tudo. Em certos momentos parece que era eu quem estava escrevendo, tamanha a semelhança de pensamento. Eu estou nessa de perder peso há muito tempo. Nos últimos 2 ou 3 anos engordei mais de 20 quilos, sempre ouvindo do meu marido que eu estava magra e que era coisa da minha cabeça que eu estava engordando, mas as roupas não mentem. Já iniciei dietas com nutricionista três vezes e nunca chego até o fim. Estou tentando encontrar uma maneira de ELIMINAR peso, mas sempre coloco obstáculos e adio a dieta. No momento não estou trabalhando, fico em casa o dia todo. Meu marido é "bom de garfo" e tenho que cozinhar todo dia e também isso se agrava pelo fato de eu ser descendente de italianos e gaúcha (aqui no sul as mesas sempre são fartas)sou ótima cozinheira então imagine a dificuldade de resistir às tentações. Como você, não tenho interesse em doces, mas sim em massas, pães, todos os tipos de carboidrato. Mas lendo os teus relatos me dei por conta que eu tenho um problema, tenho que assumi-lo, mas também tenho a solução, que está dentro de mim mesma, basta eu ter força de vontade. Além de tudo, tenho um problema sério nas pernas, o que só piora com o aumento de peso. Obrigada por dividir conosco tuas descobertas, vitórias e angústias. Já não me sinto tão sozinha!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Lidy, seja bem vinda!

    Você não faz idéia de como fico feliz em saber que posso de alguma forma ajudar alguém.

    Acaba sendo minha maior motivação.

    Tenha certeza que vai sim conseguir, é difícil, não vou mentir não, mas aos pouquinhos você vai se adaptando, e quando os resultados começarem a aparecer, você vai se empolgar tanto que a dificuldade nem parecerá tão grande assim.

    Pense no RESULTADO sempre, não fique preocupada com as dificuldades, valorize o PRÊMIO FINAL e vai passar pelos obstáculos quase sem perceber.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.