quinta-feira, 30 de junho de 2011

Falta Pouco


Estou terminando o mês de Junho mais próxima de minha meta.

Já consegui eliminar 13 quilos, e agora vou me dar ao “desfrute” de mencionar o quanto AINDA FALTA, coisa não recomendada, mas como estou saindo em férias, quero deixar registrado para tentar não me esquecer, pois vou ficar sem a balança para acompanhar diariamente.

Imaginem que em Janeiro eu estava tão redonda que poderia tranquilamente pegar qualquer fila para gestante, no supermercado, no banco ou em qualquer outro lugar. E pensar que eu já havia desistido de reencontrar minha antiga forma...

Agora, SÓ FALTAM 2 quilos para a meta, espero conseguir manter a situação sob controle, agora, durante as férias, embora não pretenda entrar numa neurose, quero sentir, até que ponto consigo me controlar, numa situação onde não disponha de tudo que costumo consumir e que pelo contrário encontre muito mais itens para engordar do que para emagrecer.

Estou muito contente, acredito que exorcizei a gula e a compulsão, que são nossos maiores inimigos e espero sim, me sair muito bem.

Tenho convicção de que mesmo que se eu quisesse não conseguiria engordar tanto novamente. Já me acostumei a comer só o que necessito, e me condicionei a necessitar de pouco, portanto se eventualmente eu recuperar alguma coisa, será culpa do sorvete maravilhoso de Cheese Cake, que eu não consigo resistir, só que dessa vez, o pote de aproximadamente 400 ml que era consumido em um ou dois dias, agora deverá ser DEGUSTADO em pelo menos 4 dias, vou curtir o sabor por mais tempo sem exagerar no volume.

Adianto para todos que já deixei programados alguns “posts” inéditos e resgatei alguns mais antigos que foram muito importantes para minha conscientização, assim, quase todos os dias haverá alguma reflexão, e nesse período vou tentar acessar e responder aos comentários tão logo seja possível.

Também espero que continuem deixando os registros de eliminação da semana e eu prometo tentar fazer a tabulação o mais rápido possível.

Manterei contato, até para não desviar de minha caminhada, afinal de contas, é aqui que consigo forças para seguir em frente sempre.

13 comentários:

  1. Parabéns Eda... falta tão pouco né??
    Minha academia nos últimos dias tá me boicotando, quero ver se consigo incluir algum tipo de exercício em casa, já que agora que consegui eliminar alguma coisa...
    Boas férias, aproveite e volte com muitas novidades!!
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Taise,

    Como eu disse, não vou sumir, só não terei uma rotina muito certa, mas estarei acompanhando e sempre que possível atualizando o blog.

    Não esqueça de mandar seu resultado para a publicação dessa semana.

    ResponderExcluir
  3. Edamoa, parabensss!!! É tão gratificante estar tão pertinho do peso almejado. Algumas semanas atrás voce me questionou sobre uma das primeiras vezes que escrevi no blog, quando eu disse que emagrecer dez quilos estava tão longe da minha realidade,vc me perguntou se eu ainda pensava assim. Pois bem, te respondo hoje, que não penso mais assim, hoje com 11,5 quilos a menos que há 63 dias atrás, eu vi que sou capaz, nunca imaginei que eu conseguiria, ainda quero eliminar mais um pouco. Mas quero que voce e as companheiras de blog saibam que sem rasgaçao de seda nenhuma, que você foi muito importante para minha caminhada. Sinceramente te digo isso, muito obrigada pela força, que talvez voce nem consiga mensurar como me ajudou, moro numa cidade longe da minha família e amigos, aqui tenho meu marido e alguns poucos colegas. E muitas das vezes através desse blog voce se fez presente, me ajudou me colocou para cima, acreditou que eu era capaz, isso para mim foi fundamental porque naquele momento o que eu mais precisava era dividir meu problema com alguém que me entendesse, pois na minha vida real eu não tinha. Estava ficando depressiva por causa dos quilos a mais, me sentindo inferior, parece frescura e bobagem, mas não é. Seu blog é maravilhoso, parabéns pelo bem que essa iniciativa proporciona.
    Hoje perdi as rédeas da minha dieta, sempre tive o sonho de trabalhar numa grande organização, desde que eu era pequena. Sistema Econômico privado, cheio de restrições, escolhem a dedo os contratados. E semanas atrás, tive a oportunidade de ser pelo menos olhada por eles, eles só contratam quem estudou na fundação deles, e eu não estudei. Mas consegui uma chance de mostrar o quanto sou capaz, pois sou muito determinada, e lutei muito para conseguir uma chance la, tava tudo praticamente certo para eu ser contratada, mas me perguntaram se eu era solteira, quando disse que era casada eles falaram que por normas internas não poderiam me contratar, que eu era exatamente o perfil da organização, mas sou casada. Eu chorei tanto, mas tanto, e acabei comendo muitos doces, torta de pão, enfim comi muito mesmo, nem sei por que me desequilibrei tanto, acho que foi o fato de eu me ver pela primeira vez vitima de preconceito. Um preconceito ridículo, ultrapassado, desculpa o desabafo que nada tem haver com o blog. Mas essa chateação toda me fez hoje perder todo meu equilíbrio. Enfim vou pensar como me falaram um mal hoje pode ser um bem enorme futuramente. Sem nenhuma prepotência digo que eles que perderam, agora é trabalhar minha cabecinha para entender que essa é uma porta fechada para sempre!
    Um bjo grande para voce boas férias aproveita muitooooooo!!!
    Natalia

    ResponderExcluir
  4. Natalia,

    Fico muito contente, em saber que estou conseguindo impulsionar uma pessoa que seja. Minha natureza é mesmo assim, tenho satisfação em poder ajudar as pessoas, mas volto a repetir que todos que me seguem e acompanham acabam sendo minha motivação também, pois quero que dê certo para que as pessoas se sintam estimuladas, e por isso preciso estar ainda mais atenta para me manter no controle, pois acredito que consigo transmitir minha força de vontade também para os leitores, e se eu fraquejar, estarei indiretamente, incentivando que os leitores também fraquejem.

    No fim é um processo mútuo, enquanto me preocupo em dar o melhor exemplo e ser um espelho para o leitor, também me apoio na confiança que todos depositam em mim.

    Parabéns a você também, que queria inicialmente eliminar 10 quilos, que achava ser tão impossível e já ultrapassou sua própria meta.

    Quanto ao emprego, penso que “há males que vem pra bem”. Não era para ser seu, se vasculhar com calma, vai encontrar algum bom motivo para o emprego também não te servir, geralmente a empolgação nos deixa um pouco sem “visão”, mas lá no fundo deve existir alguma justificativa para você também não querer tanto assim a vaga.

    Outras oportunidades vão surgir, acredite, assim como acreditou no seu propósito, vai descobrir que merece coisa melhor de verdade.

    Olhando por essa ótica, você se ergue mais rapidamente e percebe que pode sim conseguir algo melhor, afinal de contas a empresa também não é assim tão superior a você.

    Quanto ao deslize, nem se preocupe, não vai tirar o que já conquistou, sei que você pode compensar tranquilamente esses eventuais exageros, e será assim de agora em diante, você poderá escorregar de vez em quando e compensar em seguida, isso é “Estar no controle da situação”. Você faz o que quiser, pois sabe quanto e quando chegou o limite, e nunca mais vai voltar a engordar.

    Funciona assim comigo, se eu decidir que quero comer um pudim inteiro (ainda não fiz isso), eu como e nem com remorso vou ficar, pois no dia seguinte eu como somente legumes, por exemplo, e não vou morrer de desnutrição, nem voltarei a engordar NUNCA MAIS!!!!!

    ResponderExcluir
  5. oi!!! Tudo bem??? Parabéns!!! Fico mutio feliz em saber que você esta tão perto da sua meta
    Boas férias!!!
    Beijos
    Mara

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Mara,

    E não se esqueça de passar seus resultados.

    ResponderExcluir
  7. Olá Edamoa,

    Achei o seu blog através de um comentário no site da Terra. Gostei do que vi e li. E peguei rindo ao ver que para você atingir o seu objetivo faltam apenas 2Kg. Pois me lembrei de um amigo que sempre me dizia que o sonho de toda mulher é 2Kg para mais ou para menos. Eu hoje moro em outro país, moro no Canadá, onde a alimentação é totalmente diferente. Para se ter uma idéia, aqui as pessoas fazem um pequeno café da manhã, um pequeno almoço e um big jantar. Assim que cheguei,no auge do inverno adquiri( não ganhei) 5Kg. Somente agora, 6 mese após minha chegada que estou conseguindo eliminar esses 5Kg. Pode parecer pouco, mas tenho a impressão que quanto menor o número maior é a dificuldade. Não tenho balança em casa, pois creio que ficaria neurótica ao me pesar todos os dias. Prefiro me pesar uma vez por semana para avaliar se houve eliminação de peso. Não utilizo o termo "perder" pois você só perde o que lhe pertence e quilos extras não me pertecem, portanto eu os elimino, entendeu?rsrs
    Mas de qualquer forma me encontro no mesmo patamar seu, ainda pretendo eliminar 2Kg. Pois ainda tenho uma calça jeans que trouxe que ainda fica muito apertada nas pernas. E como estar longe da sua "terra", da familia, dos amigos proporciona "alguns"deslizes, tenho tentado me policiar. Ja consegui eliminar o açúcar da minha dieta. Tomo chá sem açucar ou adoçante e resisto com bravura a todas as guloseimas que vejo e as que me oferecem. Adotei a bicicleta como meu meio de transporte. E aproveito todas as oportunidades para andar a pé. Se não eliminar mais Kg, pelo menos deixo de acumular mais calorias. Mas as suas dicas me fizeram rever alguns comportamentos que boicotavam minhas metas. Sendo assim, de hoje em diante a acompanharei, para chegar mais rápido ao meu objetivo final.
    Sucessos e grande abraço

    Ana Laura

    ResponderExcluir
  8. Olá Ana Laura! Seja Bem Vinda!

    É muito enriquecedor poder contar com a participação de leitores que vivem rotinas e realidades tão diferentes das nossas.

    Veja bem, eu não sabia que o hábito alimentar aí do Canadá era tão estranho, quando o recomendado é que se faça refeições mais leves no jantar, vocês acabam na contra-mão dessa “orientação”, mas se ler mais alguns “posts” vai perceber que para mim, nem isso é um absurdo tão grande como parece, à primeira vista, pois tudo depende do organismo e do próprio metabolismo individual de cada pessoa.

    Sempre destaco aqui que nenhuma dessas regras que ouvimos e lemos por aí, funciona igualmente em todo mundo. Existem pessoas que podem muito bem seguir a dieta canadense e não engordar tanto, quanto outra pessoa, que muitas vezes até tem um estilo de vida SUPER centrado e engorda só de olhar para alguns alimentos.

    Tudo é muito relativo, e foi descobrindo isso que eu consegui pela primeira vez fazer uma dieta que realmente funcionou. Eu simplesmente parei de aceitar como regra, as “receitas de bolo”, adaptei tudo conforme minhas necessidades individuais, nada de uma porção disso pela manhã, outra daquilo no lanche, mais um tantinho de qualquer outro ingrediente. Algumas coisas, fui testando e sentindo minhas reações, o que servia mantive, o que atrapalhava retirei, independentemente de precisar consumir x calorias por dia, eu comia o que achava necessário, se sentia que faltava, adaptava e pronto, e só assim consegui passar de um mês e prosseguir, pois sempre desistia e acabava recuperando tudo com juros e correção.

    Além dessas variáveis individuais, ainda no caso do Canadá, ainda contam com o frio super rigoroso, que certamente influencia no metabolismo, então, o que parece ser um absurdo, nem é assim tão absurdo, não é mesmo?

    Lendo mais um pouco, vai perceber que eu também proíbo a utilização do termo “perder”, pois corremos o risco de encontrar, então estamos com o mesmo pensamento...

    Pela sua narrativa, você está no caminho certo, em breve estará comemorando sua conquista conosco.

    Espero contar com sua participação freqüente, conte-nos mais das dificuldades e quem sabe das facilidades que podem existir por aí. Nunca se sabe, algum leitor pode pensar em morar no Canadá também, e assim pode se preparar melhor.

    Obrigada pela colaboração, sinta-se à vontade para participar sempre que quiser.

    Ah, tenho mesmo alguns fãs, que acabam divulgando o blog nos sites por aí. São pessoas que geralmente estão tão felizes em participar que querem trazer mais pessoas que podem estar precisando de uma forcinha, ou um incentivo a mais, e eu fico muito feliz em poder compartilhar tudo com os leitores, acabo me inspirando em cada seguidor, em cada leitor, em cada comentário e também por isso consegui chegar tão longe.

    ResponderExcluir
  9. Gente que isso, que dieta é essa? Come pouquíssimo, logo teu corpo vai queimar músculos e vc só vai perder massa magra! Coma proteína de 3 em 3 horas que o resultado vai ser mto melhor! Na verdade, eu perdi 20 kg fazendo uma dieta tipo a sua, mas agora tô virada em pelanca, tentanto correr atrás do prejuízo, mto arrependida do que eu fiz! Não vale a pena!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Juju, seja bem vinda!

    Você não entendeu, eu já não estou comendo tão pouco. Apenas cortei as chamadas "bobagens".

    Como eu disse na página inicial do blog, ler alguns poucos trechos do blog, inviabiliza sua compreensão.

    Estou muito bem, e nunca consegui chegar tão longe.

    Consegui assumir o controle de minhas "vontades", não sou mais dominada pela compulsão e passei a ingerir muito mais água, e minha alimentação atual é muito bem balanceada, só cuido muito da quantidade, que antes era um exagero, e por fim deixei de gostar ou depender tanto das guloseimas. Exorcizei de minha dieta as coisas que só servem para engordar, embora eventualmente me dê ao luxo de comer um ou outro item, mas sem nenhum exagero.

    Obrigada pela participação.

    ResponderExcluir
  11. Ei Edamoa, obrigada pela força que me dá sempre, hoje ja estou bem melhor, aquele dia que fiquei super triste, mas como vc me disse, vasculhando direitinho eu encontraria um bom motivo para perceber que nao era la grandes coisas aquele emprego.
    Mas to passando para registrar minha pesagem, fiquei no 0 x 0, nao ganhei nem eliminei, MANTIVE!
    Nao é bom, mas tambem nao e o fim do mundo ne.. tentarei nao me desesperar rsrs.
    Bom fim de semana a voce e a todas companheiras de blog, força e sucesso!
    Natalia

    ResponderExcluir
  12. Olá Edamoa,

    Obrigada pela calorosa recepção. E é isso mesmo aqui no Canadá asnrefeições são invertidas. Desobedecem um antigo ditado que minha vó sempre me falava: que devemos tomar café-da-manhã como reis, almoças como príncipes e jantar como mendigos. Isso se dá pelo fato das pessoas aqui trabalharem muito( aqui se recebe por horas trabalhadas) e com isso só sentam para comer à noite, quando voltam para casa. E o perigo maior do frio aqui é a depressão. Aqui o inverno dura 7 meses. E por ser muito longo, falta opções externas do se fazer. Com isso as pessoas ficam literalmente confinadas dentro de casa. E o que uma pessoa confinada faz? Ela come. Então ao vir para cá levei algum tempo sofrendo e fazendo algumas adaptações para ver o que funcionava melhor. Sem contar que ao chegar aqui, além dos quilos extras ganhei retenção de líquidos devido à alta concentração de sódio que se tem nas comidas, inclusive na água. Ao perceber isso diminui o sal da comida que faço em casa. Mas é assim mesmo, para chegarmos aos nossos objetivos precisamos de paciência, perseverança, persistência e muita força de vontade. E claro de blogs como o seu para nos incentivar e fazer companhia. Estarei sempre por aqui acompanhando seus novos posts. E terei enorme prazer em sanar algumas dúvidas de alguém que esteja interessado em passar uma temporada aqui no Canadá.
    Grande abraço
    Ana Laura

    ResponderExcluir
  13. Nossa! Ana Laura!!!

    Sua rotina realmente deve ter mudado muito e deve ser mesmo muito difícil conseguir um equilíbrio com tantas diferenças.

    Eu simplesmente detesto frio e fico imaginando o que seria de mim com um inverno de 7 meses - SOCORROOOO.

    Mesmo assim, tenho curiosidade em conhecer o Canadá, parece ser um lugar muito bom para se viver - tirando o frio é claro... rsrsrsrs.

    Obrigada pela participação, espero realmente poder contribuir com algo positivo para suas conquistas, que tenho certeza estão bem próximas, como eu já disse, você parece estar no caminho certo, adotando estilo de vida adequado para isso.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.