quinta-feira, 2 de junho de 2011

Efeito Sanfona


Ontem, por acaso, navegando num portal de notícias, me deparei com mais uma daquelas notícias sobre celebridades, que dava conta que a citada faz a dieta do “detox”, nunca ouvi falar disso, deve ser mesmo coisa de celebridade.

Não explicavam muito bem como funciona a dieta, mas é baseada em períodos super restritivos, visando à desintoxicação do organismo.

Não resisti e comentei a “notícia”, pois lendo alguns comentários, encontrei dois que mencionavam meu blog, e outro que criticava drasticamente as dietas radicais, pois segundo a opinião desse comentarista, leva ao efeito sanfona, e eu não pude deixar de registrar minha própria experiência, pois não concordo absolutamente com essa tese.

Penso que dependendo do caso, é necessária uma dieta restritiva sim, pois o organismo precisa ser desintoxicado, o excesso de calorias ingeridos por um longo período funciona mais ou menos como uma droga, ficamos com reações químicas cerebrais e mesmo reações metabólicas comprometidas e a desintoxicação, ajuda a equilibrar um pouco esses descontroles.

Eu sou um exemplo claro de como isso funciona, passei aproximadamente 10 anos ganhando como digo, sem sorteio, 15 quilos, notem que não foi de um dia para o outro, foram pelo menos 10 anos. O corpo desenvolve reações que se não forem controladas, fica impossível perder peso, pois passamos a precisar cada vez mais de mais calorias e gorduras, eu não saberia explicar, mas tenho certeza que a neuroquímica consegue perfeitamente.

Então, quando tentamos reduzir as calorias ingeridas, o organismo tende a dificultar, isso acontece com o cigarro, com a dependência química, porque não aconteceria com a alimentação excessiva?

Então, decidi por conta e risco tentar uma dieta super restritiva, pois eu precisava me livrar daquela fome descontrolada, precisava me livrar daquele VÍCIO de comer.

Depois do período que eu chamei aqui de “Tratamento de Choque”, me vi mais controlada, menos compulsiva, sem aquela fome injustificável que eu tinha durante o dia todo, gerando a necessidade de comer praticamente o dia inteiro, sem parar.

Pois bem, agora o TERRORISMO que costuma surgir sobre o possível “EFEITO SANFONA”.

Discordo totalmente, pois depois que você assume o controle, depois que eliminou bastante do excesso que tinha sobrando, fica fácil controlar ATÉ OS ABUSOS.

Quem está acompanhando o blog, deve ter percebido que eu tenho sim meus momentos de PRAZER com os alimentos, e tenho me permitido alguns eventuais abusos, mas como eu acompanho meu peso diariamente, valorizando apenas as oscilações semanais, consigo controlar totalmente, pois ninguém engorda 1 quilo que seja, de um dia para o outro, já disse, que essas oscilações diárias, não representam risco, o problema é 1 quilo numa semana, mais 1 quilo na semana seguinte e assim por diante.

Eu não ganhei 15 quilos nem mesmo em seis meses, repito foram mais de 10 anos, engordando, se acostumando cada dia mais com a roupa apertada, com o aumento no manequim até chegar ao ponto que eu já não agüentava mais.

Portanto, essa tese de que fazendo dieta restritiva temos a contra partida do “Efeito Sanfona”, pra mim não se justifica, pois a partir do momento que descobrimos o caminho para manter o controle na alimentação, temos também que saber que isso é PRA SEMPRE.

Se começarmos uma dieta para eliminar peso, pensando que depois de eliminar poderemos voltar a fazer tudo errado novamente, é melhor parar e continuar como está, pois ao fazer dieta para perder peso, precisamos nos conscientizar que NUNCA MAIS poderemos descuidar da alimentação e consequentemente da balança.

Não adianta pensar que poderemos voltar a comer a mesma quantidade de bolos, doces, tortas, macarrão, lasanha, chocolate, todos os dias, que não vai dar. Se voltarmos a consumir a mesma quantidade de alimentos que antes, vamos sim voltar a engordar, e aí estaremos no caminho do “Efeito Sanfona”.

Então: Dieta é para sempre, a única diferença é que depois de atingirmos o peso ideal, se controlarmos bem o que comemos podemos nos dar a alguns luxos e pequenos prazeres, sem ficar se quer com a consciência pesada.

Mas até chegar nesse nível, é preciso muita dedicação e esforço, o que eu tenho certeza que não falta aos nossos seguidores e leitores habituais.

9 comentários:

  1. Concordo até com as virgulas que vc escreveu, Dieta é para sempre, e restritiva da efeito sanfona somente em quem posteriormente relaxar...

    Bjos contando os minutos para me pesar amanhã

    ResponderExcluir
  2. Oi Edamoa,

    bom diaaa!!!

    Pois é, tambem concordo com seu post e tambem concordo que a partir do momento que vc reeduca seu organismo fica bem mais facil se controlar, eu por exemplo ja estou sentindo a diferença, pois inconcientemente eu me sinto satisfeita com muito pouco. Esses dias fui comemorar o aniversario de uma amiga em um bar aqui em Franca que se chama Peixinhos, e no dia estava tendo rodizio de peixes, eu nao sou muito fã de peixes, entrei nos frios, primeiro comi bastante salada e depois comi alguns camarões, nada de exagero e ja me senti super cheia, quase não consegui tomar o suco que tinha pedido. Estou muito feliz com minha reeducação, outro exemplo foi no sabado que eu tinha um chá de bebe para ir tinham muitos doces e talss, uma comid deliciosa, decidi que ia deixa um pouco a dieta de lado, porem sem eu perceber comi apenas salada e um bombom, não tive vontade de comer outras coisa.. Incrivelll antes eu comeria muitos bombons... to super feliz.

    Edamoa, outra coisa. Lendo o resumo decidi comprar um balança para eu me policiar melhor e usar apenas ela como referencia, quero saber na sua opinião, qual o horario mais correto para eu fazer a pesagem?

    Beijusss..

    ResponderExcluir
  3. É Aline,

    As pessoas não podem pensar que depois de perder peso podem voltar a comer descontroladamente, pois aí vão encontrar o que perderam novamente...

    Quanto à balança, como já escrevi anteriormente, foi o melhor gasto que fiz para minha deita e já escrevi antes também que se eu tivesse uma balança há dez anos, JAMAIS teria engordado tanto.

    Então se decidiu comprar uma também, tenha certeza que nunca vai se arrepender, e olha que não sou produtora de balança, nem sou patrocinada por nenhuma marca de balança, o que nem seria assim má idéia... rsrsrsrsrsrs

    Quanto ao melhor horário, em todas as leituras que pude fazer sobre o assunto, geralmente afirmam que o melhor horário é logo pela manhã, pois seu corpo já processou todo o alimento consumido no dia anterior e você ainda não iniciou as refeições do dia.

    Mas penso que se por acaso você preferir se pesar no final do dia, também não haverá problema, desde que você sempre se pese no mesmo horário e depois das mesmas refeições.

    Depois que tiver a balança vai entender melhor, mas, se você se pesa antes e depois do jantar, por exemplo, vai perceber uma diferença nos números. Tudo o que comemos ou bebemos afeta o peso no instante da ingestão, portanto o melhor horário é mesmo pela manhã, ainda em jejum, mas de preferência sempre no mesmo horário.

    ResponderExcluir
  4. Edamoa,

    Uma curiosidade, aqui no meu emprego tem saches de chá, tem também de canela com maçã o efeito termogenico continua???

    ResponderExcluir
  5. Oi Edamoa, pois é, justamente por essa diferença que questionei, estou mesmo muito satisfeita com minha balança e ela ta me ajudando mto, assim como vc hehe que me ajuda muitoooo..

    Muito obrigada..

    ResponderExcluir
  6. Chiii! Bihh,

    Eu realmente não tenho certeza. Imagino que talvez sim, já que se trata de um pó que não parece sofrer grandes alterações mesmo variando a sua forma de armazenamento, compondo o chá também deve manter suas propriedades, e o chá de maçã e canela é bem gostoso.

    ResponderExcluir
  7. Aline,

    Então você já comprou sua balança. Legal, eu me peso todos os dias pela manhã.

    É difícil com o frio que temos tido aqui por SP, pois tiro toda a roupa pois o pjama pesa pelo menos 500 gramas.

    Às vezes, principalmente nos finais de semana, eu acabo esquecendo, desço para fazer café, tomamos o café da manhã e só depois me lembro que não me pesei, ai eu nem me peso, pois vai dar diferença.

    ResponderExcluir
  8. Olá Edamoa
    concordo quando você diz que o risco de entrar no efeito sanfona diminui quando aprendemos a nos controlar para emagrecer e, acredito que é muito mais fácil entrar no efeito sanfona pessoas que emagrecem com medicamentos. No meu caso por exemplo que voltei a ganhar peso depois de emagrecer 25 Kg eu recuperei 12 Kg num período de 3 anos nem considero como efeito sanfona, apenas descuidei do que comia. Esta semana eliminei 600 gramas, você tinha razão quando disse que eu não deveria considerar como ganho de peso os 500 gramas de semana passada. Isso foi muito importante pois um ganho de peso nos desanima muito. Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. É JÔ,Os medicamentos realmente podem gerar esse problema, pois o resultado está vinculado a uma espécie de anestesia em nosso sistema nervoso central, passada a anestesia, corremos o risco de voltar a comer como antes.

    Por isso, mesmo que se esteja tomando algum medicamente é IMPRESCINDÍVEL que tenhamos consciência que indiferentemente de como eliminamos o peso, NUNCA mais poderemos voltar a comer da mesma forma que antes, pois esse é o maior erro que cometemos, muitas vezes sem perceber, pois estamos acostumados a comer distraidamente, sem parar para pensar se realmente estamos com fome, se aquele alimento é mesmo indispensável.

    Portanto, o medicamento só é um caminho para reduzir a vontade de comer momentaneamente, mas não podemos perder a consciência de que aquele caminho é temporário e que num determinado momento TEREMOS QUE ASSUMIR O CONTROLE da situação.

    Quanto ao seu resultado, quando analiso os números que vocês me passam, não faço nada além de comparar com minha própria experiência, pois esse foi o objetivo quando decidi escrever o blog, realmente sabia que existiam muitas como eu sofrendo por aí, tentando de tudo e mais um pouco e desistindo. Queria realmente que minha experiência pudesse ajudar outras pessoas, mesmo que fosse para que eu descobrisse que não haveria solução, pois na verdade, quando comecei, não sabia se daria realmente certo, aos poucos, fui testando minhas próprias reações, além de ler muito à respeito, e acredito mesmo que essa experiência será muito útil, pois aqui não existe uma palavra se quer de enganação ou de ilusão, eu procurei trabalhar com meu subconsciente de forma a desenvolver um pensamento novo sobre como me alimentar, uma forma diferente de encarar os alimentos e sempre falando somente a verdade, nunca propagando ilusões sobre nossa realidade.

    Parabéns pelo resultado, continue firme, você é capaz e vai se superar todos os dias, acredite nisso.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.