quinta-feira, 17 de março de 2011

Tipo Sanguíneo e Dietas

Não pretendo me aprofundar no assunto, mesmo porque qualquer coisa que eu escreva aqui será copiada de algum outro lugar.
Mas lendo alguns artigos sobre o tema, relembrei coisas que já havia ouvido em algumas entrevistas e descobri outras.
As teorias existentes sobre as necessidades de cada ser humano são extremamente complexas e muitas vezes são contraditórias.
Na realidade a máquina humana é ainda um mistério para a própria ciência, pois a cada novo estudo, surgem mais dúvidas do que respostas.
Foi de tanto ver, ouvir, ler e até sentir na própria pele, que as respostas do organismo não são resultados de uma fórmula matemática, como um mais um são dois, que decidi que precisava ir testando as possibilidades, avaliando os resultados e adequando cada opção existente à minha própria realidade, observando a reação de meu organismo.

Como eu mencionei em resposta ao comentário feito nessa semana por um (a) leitor (a) no “post” “Comprando Roupas”: Nosso sistema fisiológico é muito individual e particular e nada é igual para ninguém, nem quantidades de alimentos, nem de água, nem de atividade física, cada organismo reage muito diferente. Claro que existe certo padrão, mas não significa que esse padrão seja UNIVERSAL. 

Desta forma, consegui entender um pouco minha aversão à atividade física, quando li sobre a teoria do tipo sanguíneo, que  além de separar tipos de alimentos adequados e inadequados a cada um, sobre atividade física diz  mais ou menos o seguinte:

Sangue tipo O: Precisa de intensa atividade física, e tem maior facilidade para permanecer magro. A carne vermelha ativa o metabolismo e atua na queima de gordura, ajudando a perder peso.

Sangue tipo A: Reage às atividades mais tranqüilas. O organismo demanda menos atividade física do que nos outros tipos de sangue, e deve evitar carne vermelha.

Sangue tipo B: Tem sistema imunológico forte. Reage melhor equilibrando atividades físicas e mentais. Devem comer menor quantidade de carne.

Sangue tipo AB: É o mais raro entre a população. Reage bem combinando exercícios físicos e atividades criativas, como artes, trabalhos manuais e artesanato. Deve evitar alimentos gordurosos
Agora adivinhem qual é meu tipo sanguíneo? Claro que é o A!!! Bingo!!!!
Não foi premeditado, mas hoje minha rotina e a correria não me permitiram fazer a ginástica diária, só uma coincidência.
RESULTADO DA BALANÇA = Menos 0,400 Kg  
Tenho priorizado água gelada, o gengibre, a canela e a pimenta como alimentos termogênicos.

6 comentários:

  1. Então tá explicado. Meu tipo sanguínio é O. Por isso fico doente se fico parada muito tempo. Não gosto muito de atividades físicas programadas, mas adoro andar e o contrário da maioria das pessoas, prefiro ir aos lugares a pé do que de carro. O problema é a carne. Não sou muito fã, não.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Silmara, você nasceu para atividades físicas, até que uma nova pesquisa prove em contrário. Afinal, todos os dias surgem novas teorias que contradizem as anteriores, não dá para assumir nenhuma delas como definitivas.

    ResponderExcluir
  3. Há alguns meses comprei o livro "Dieta do tipo Sanguineo", achei bem interessante mas no meu caso difícil de seguir. Meu sangue é AB e as carnes que me fazem bem são cordeiro, coelho, peru, essas bem fáceis de se encontrar sabe, rsrsrs. Mas uma coisa é certa: eu me dou muito bem com atividades físicas e quanto à atividades manuais quero te convidar pra conhecer meu blog: http://www.olho-de-boneca.blogspot.com (adoro!!!)

    ResponderExcluir
  4. Olá Danielle!

    Desculpe a demora na resposta, como pode perceber só consegui fazer as verificações de pendências agora, 23:54h.

    É verdade existem algumas dietas que não facilitam mesmo, não encontramos os ingredientes e como digo no post “Farinha de Quê?” de 08 de Janeiro, muitas vezes nem sabemos em que seção do supermercado fica o produto, em alguns casos, nem se ficam mesmo em supermercados...

    Assim, se confirma também o que falo aqui sobre os tipos sanguíneos tanto para atividade física como também para trabalhos manuais e artesanato.

    Visitei seu blog, é muito legal, tens habilidades realmente interessantes - Parabéns. Já eu sou um verdadeiro desastre em se tratando de trabalhos manuais.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, o meu sangue é o Tipo O!
    Tô procurando ainda em mim a parte " tem maior facilidade para permanecer magro" hahahahhaha

    É tão tão difícil!
    Exercicio físico até gosto, mas e a coragem?
    Eu enjoo muito fácil das coisas..sabe, coisas rotineiras não são meu forte.
    Estou tentando variar agora, mas ai ai ai preguicite aguda! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moh,

      Segundo essa teoria a pessoa que já é mais magra tem mais facilidade para permanecer magro, mas como tudo que eu contesto aqui no blog, essa teoria também não é aplicável em TODO MUNDO QUE TEM O SANGUE TIPO O, como eu sempre digo por aqui, cada ser é exclusivo, as reações e dificuldades também são únicas, ninguém pode ser igual a ninguém, mesmo que queira, nem mesmo os gêmeos univitelinos possuem em suas características genéticas 100% de compatibilidade.

      Mas as pessoas do tipo O que eu conheço são magras e não engordam com facilidade, com o passar do tempo tem mantido muito bem o peso.

      Vai saber???

      Agora a Atividade Física vai mesmo contra a natureza humana, nós não nascemos para viver em movimento, embora seja imprescindível para a saúde, a natureza humana não é para ginástica, ninguém conseguiu me convencer do contrário por enquanto. E também existem muitas contradições sobre esse tema, tem um ex presidente americano por exemplo que sempre despachou da cama e viveu uma eternidade considerando-se o padrão mundial, inclusive dos atletas...

      Excluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.