sexta-feira, 6 de maio de 2011

Perseverança Grande Virtude

Mais uma vez, uma resposta minha à uma de nossas leitoras merece ser trasformada numa publicação, pois sinto que muitas pessoas podem se identificar com muito do que escrevi, e olha que escrevi MUIIITO mesmo!


Olá Natália!

Seja firme, e confie em você mesma, pois vai sim conseguir, você tem muitos fatores a seu favor.

Quanto ao medo de se pesar, no começo eu também tinha receio, mas quando decidi tentar essa mudança no meu comportamento e na forma de encarar os alimentos, a primeira providencia que adotei foi comprar uma balança, pois eu penso que o controle diário é um fator que me fortalece.

Penso que quanto mais freqüente é o controle, mais rápido percebemos se está funcionando, se estamos abusando muito, se estamos recuperando peso, e sempre me preocupei mais com NÃO RECUPERAR O QUE JÁ ELIMINEI, do que com o que preciso eliminar.

Também não creio que funcione assim para todo mundo, como sempre digo aqui, cada ser é único e reage de forma única aos estímulos, mas no meu caso foi a melhor coisa que eu fiz, pois em outras tentativas, todas frustradas, eu não acompanhava o peso e não tinha a menor noção do que estava ocorrendo, se os cardápios propostos estavam fazendo efeito, se a ginástica fazia algum efeito e como as roupas continuavam não entrando, e nenhuma ficava mais larga,  eu DESISTIA.

Não encare a balança como uma vilã, mas como sua principal aliada, independentemente de como você pretende fazer esse acompanhamento, se diário, semanal ou mensal.

Também não crie expectativas muito grandes, tente imaginar o resultado conforme seu comportamento com a alimentação, se abusar um pouco, imagine que a perda não será tão significativa, se controlar bastante a perda pode ser melhor, mas acima de tudo, tenha consciência do que você realmente merece aquele resultado, seja ele bom ou ruim.

Se seu comportamento foi bom, vai merecer bons resultados, mas ao se comportar mal, não queria resultados excelentes. Essa conscientização faz com que nós não queiramos o que não conseguimos cumprir. Aceitando o resultado possível, ficamos contentes por ter conseguido chegar até ali, e passamos a nos empenhar por resultados cada vez melhores.

É um pacto entre você e seu subconsciente.

Também é preciso muita paciência, alguns conseguem resultados rapidamente, outros demoram um pouco mais.

Quanto à atividade física, sou um péssimo exemplo para todos os leitores, em Março fiz dez dias ininterruptos e no décimo primeiro, precisei fazer outra coisa no horário da ginástica e aí não voltei mais. Posso garantir que estou tentando, só não estou relatando, pois faço num dia, abandono 3 dias, por exemplo, fiz esteira e bicicleta no dia 27 de Abril, aí só retornei no dia 02 de Maio, segunda-feira, mudança de mês, toda empolgada, agora pergunta se retornei depois disso... Claro que não!!!!

Estou tão empenhada que ontem, fui até algumas lojas de aparelhos e acessórios para ginástica, procurando uma corda com elástico, para pular e também com a função de musculação (uma corda que pisamos e puxamos fazendo movimentos para fortalecer alguns músculos), e em nenhuma das lojas visitadas tinham nenhum modelo de corda, segundo as informações, havia acabado. Eu disse para os vendedores que o MUNDO resolveu pular corda, então...

Estou pensando em boxe, dança, mas o problema é que me nego a gastar dinheiro com isso, pois como já escrevi em outros momentos, já cansei de gastar dinheiro para perder peso e tudo que perdi foi dinheiro.

Quanto ao que você precisa eliminar, não se preocupe com isso, pois quando começar vai se empolgar tanto que não vai nem perceber.

Fiz umas contas bem rápidas e o que o médico disse, não está muito fora do que você realmente precisa eliminar. Pode acreditar nele, se perder só isso, já estará super perto do ideal, e repito, eliminando só esses sete quilinhos, você vai se gostar tanto que vai conseguir muito mais.

É TÃO BOM e o mais difícil é começar, depois que você perceber o primeiro quilo eliminado, vai ficar tão eufórica que vai jurar que aquele nunca mais vai voltar pra você e os outros vão desaparecer de forma muito rápida.

Você começa a ser mais criteriosa no que vai comer, passa a ver alguns alimentos com outros olhos, começa a ver o quanto eles te fazem feliz por um momento tão curto e depois te causam tanto sofrimento durante muito tempo, começa a perceber que muitos não valem à pena.

Quando se pesar, não fique pensando em quanto ainda falta, procure se concentrar numa roupa que quer voltar a usar, ou que queira comprar.

Sempre que ficar desanimada, escreva aqui ou em outro lugar e RELEIA o RESUMO, ele me ajudou bastante no começo, e escrever também me fazia repetir muitas e muitas vezes o que eu precisava fazer, embora quando você lê o blog, parece que estou apenas aconselhando o leitor, eu estou na realidade me aconselhando diariamente, fazendo minha cabeça pensar o que realmente precisa pensar e funcionou sempre.

Só dei uma desviada nesse último mês, que foi justamente quando minha balança quebrou e fiquei mais de 15 dias sem conseguir me pesar e perdi o controle totalmente, e por manter certo foco, consegui sempre compensar imediatamente os abusos, e somente por isso não recuperei peso, o que seria um verdadeiro desastre no meu caso, pois não eliminar nada já me desviou muito do meu propósito, se tivesse recuperado peso então, talvez tivesse desistido. 

Seja perseverante... Vale mesmo à pena.


4 comentários:

  1. Olá querida Edamoa,
    Adorei tudo o que você escreveu para essa seguidora e fiquei com vontade de escrever uma história qua aconteceu comigo no passado e está se repetindo no presente. Há 13 anos atrás, sem que eu me desse conta, engordei 10kgs, chegando aos 85. Assinava na época uma revista feminina que coincidentemente no mesmo mês em que me descobri mais gorda, me enviou um pequeno livro com as calorias de muitos alimentos, inclusive alguns industrializados.Comecei a anotar tudo o que comia e a contar quantas calorias continham cada alimento. O resultado foram 10kgs eliminados em dois meses e me mantive com este peso até engravidar do meu terceiro filho, cinco anos depois. Engordei 22kgs na gravidez e quanto ele nasceu, exatos 40 dias depois, havia eliminado 18kgs. Quando ele estava com 1 aninho, eu já havia chegado aos 75kgs novamente, que, no meu caso, é o peso ideal.Depois disso, passei por vários tratamentos hormonais e cheguei aos famigerados 99kgs. Desde o começo deste ano estou na luta para retornar ao meu tamanho real e comecei a fazer a contagem das calorias, só que de maneira diferente: entrei num site e vi uma tal de dieta das notas, que nada mais é do que contar as calorias dos alimentos só que de maniera simplificada. Desde então, já eliminei 9kgs e de uma maneira até bem suave, pois posso comer de tudo o que gosto, desde que não ultrapasse o número de notas que devo consumir diariamente. Como já te disse algumas vezes, adoro me exercitar, o que me ajuda bastante. Enfim, desculpe-me por escrever tanto, mas o meu objetivo é tentar ajudar você e as pessoas que lêem seu blog. Se você tiver curiosidade de conhecer o site que ensina a dieta das notas, é o www.dietanota10.com.br.Beijos...

    ResponderExcluir
  2. oi cada dia que passa e leio o que vc escreve fico mais animada ainda obrigada pelas linhas aqui escritas elas me ajudam todo dia beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Magda!

    Também fico ainda mais feliz quando percebo que posso estar ajudando uma pessoa que seja.

    Esse era o objetivo do blog, quando tive a idéia, achar a solução para o meu problema e de brinde conseguir ajudar mais pessoas que como eu já havia desistido de tentar.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Olá Silmara!

    Demorei a responder seu comentário e também para publicá-lo, pois realmente faço questão de analisar antes os sites recomendados.

    Sinceramente não é para mim. Acho um tédio ficar preocupada com quantas calorias eu comi, quanto tem cada alimento, em fim, sou muito impaciente para esse sistema.

    Para mim o que vale é saber que tenho que comer o mínimo possível de carboidratos em geral, não necessariamente precisando eliminá-los do cardápio, evitar a qualquer custo frituras e doces, que na realidade não servem para nada, comer com bastante moderação, sem gula por qualquer que seja o alimento e se por acaso exagerar em alguma coisa, compensar o mais rápido que eu puder.

    Assim, venho comendo bem pouco, parei de beliscar o dia todo, e não fico olhando para aqueles alimentos que me tentam, tiro do meu ângulo de visão e ocupo minha mente com outra coisa. E não tenho passado fome, além de estar com a mesma ou até mais disposição física que quando comia sem nem mesmo estar com fome.

    Acho que no meu caso, com meu temperamento, ficar contando as calorias dos alimentos seria muita neurose. Claro que presto atenção nas embalagens, leio os rótulos, mas daí a recorrer a uma tabela de calorias toda hora, não serve para mim, mesmo porque o que tenho feito até agora, me proporcionou eliminar 10 quilos em 3 meses. Como já escrevi anteriormente, nunca havia conseguido eliminar mais do que 3 quilos e sempre recuperei em dobro.

    Não censurei o nome do site, pois não vi lá tanta propaganda, mas ainda assim, achei o conceito bem comercial, claro que ali tem gente ganhando dinheiro, mais uma ou mais empresas para faturar com nossa falta de consciência com a forma de se alimentar.

    Destaco ainda que segundo o site, na lista de celebridades que utilizam aquela dieta, consta a Daniela Escobar, que segundo o mesmo site, é adepta desde 2002, e recentemente, ela declarou que engordou 10 quilos tomando sorvete, e eu abordei essa questão no “post” “O que Engorda” de 25/Mar/11. Portanto não há como ver naquilo um interesse puramente comercial, pode até funcionar, mas como sou muito cética quanto a isso, tenho certeza que o objetivo principal é o LUCRO, antes de qualquer outra “bondade”.

    Mas se funciona para você, pode funcionar para outras pessoas. Para mim realmente não serve.

    Obrigada mais uma vez pela participação.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.