quinta-feira, 26 de maio de 2011

RECEITAS

Neste espaço, todos os leitores poderão compartilhar suas dicas de receitas de baixa caloria para ajudar a quem já não sabe mais o que inventar para alternar o cardápio.

Antecipadamente agradeço a colaboração de todos.

Segue a primeira receita recebida da nossa seguidora Luisa:

Gente, quem tiver receitas legais, não deixe de nos enviar, só recebi essas, mas tenho certeza que todos tem algum segredinho, dividam conosco, mesmo que seja aquele sanduiche improvisado de alface e tomate, tenho certeza que tem muitos leitores precisando de algumas dicas.


PEIXE ASSADO    

As quantidades são meio a olho, então não vou descrever como faço.
Esse peixe è feito dentro de "pacotes" de papel de forno e alumínio, então vou explicar como se faz 1 "pacote" dai è só multiplicar pela quantidade de pessoas.

Corte cenoura e cebola cruas em cubinhos bem pequenos, a quantidade è mais ou menos umas 2 colheres de sopa de cubinhos misto para cada pacotinho e a quantidade de cebola e cenoura varia de acordo com o gosto de cada um (eu gosto com mais cenoura e menos cebola, meu marido já è chegado numa cebola).

Pique bem miudinho a sua erva aromática preferida (eu normalmente uso salsinha, mas com hortelã ou tomilho tb fica gostoso) dá tb pra misturar as ervas conforme o gosto. A quantidade è mais ou menos 1 colher de sopa de erva picada pra cada pacote de peixe.

Tire a casca de um limão e corte em rodelas bem finas - servirão umas 3 ou 4 rodelas por peixe.

Daí coloque na mesa uma folha de papel alumínio, por cima uma folha de papel de forno (papel manteiga) - o alumínio serve pra fechar bem o pacote e o papel de forno para cozinhar o peixe.
Pegue um filé de peixe (peixe que preferir), tempere com sal e pimenta a gosto, coloque sobre o papel de forno, e sobre o peixe coloque o picadinho de cenoura e cebola, as ervas aromáticas, as rodelas de limão e um fio de azeite de oliva.

Feche bem o pacote e coloque no forno médio por uns 20-30 minutos (de acordo com o tipo e tamanho do filé do peixe). Na hora de servir, é só levar os pacotes fechados pra mesa.

Cada um tem o seu pacotinho pronto, não come demais pq as quantidades já são estabelecidas antes de começar a cozinhar e é um prato saboroso e pouco calórico.

Dá pra acompanhar com verdura refogada por exemplo. Eu costumo fazer um refogado de abobrinha com nozes que fica super bom.

Bjs e sucesso!

Luisa
11 de maio de 2011 14:51 

Nota:
  • Não utilizem peixe congelado - Ele produz muito caldo e o pacotinho fica encharcado;
  •  Descascar os limões significa tirar inclusive a parte branca da casca, se ela não for retirada, o peixe pode ficar com um leve amargo, por causa dessa parte da casca do limão;




REFOGADO DE ABOBRINHA COM NOZES

A receita do refogado de abobrinha que eu mencionei na receita acima, lembrando que as minhas receitas são todas meio a olho, as quantidades podem mudar conforme o gosto de cada um:

Numa panela mais larga do que alta (tipo frigideira), coloque uma cebola (a quantidade vai depender do gosto de cada) pra refogar com um fio de óleo (pra ficar menos calórico, eu uso um fio de água), quando a cebola estiver dourada, junte a abobrinha cortada (a quantidade varia... pra 2 pessoas eu uso mais ou menos meio quilo) em "tijolinhos" e deixe pegar o gosto da cebola por uns minutos, mexendo sempre.

Acrescente meia taça de vinho branco (meu marido è sommelier, então em casa a gente poe vinho em quase tudo!) e deixe cozinhar. Se secar demais, é só colocar um pouco de água.

Quando estiver quase pronto, junte nozes picadas (eu coloco umas 10 nozes, mas vai do gosto tb), salsinha picadinha e sal e pimenta a gosto. Mexa por mais alguns minutos e sirva em seguida.

Luisa
 

Um comentário:

  1. A receita do refogado de abobrinha que eu mencionei na receita acima, lembrando que as minhas receitas sao todas meio a olho, as quantidades podem mudar conforme o gosto de cada um:

    Numa panela mais larga do que alta (tipo frigideira), coloque uma cebola (a quantidade vai depender do gosto de cada) pra refogar com um fio de oleo (pra ficar menos calorico, eu uso um fio de agua), quando a cebola estiver dourada, junte a abobrinha cortada (a quantidade varia... pra 2 pessoas eu uso mais ou menos meio quilo) em "tijolinhos" e deixe pegar o gosto da cebola por uns minutos, mexendo sempre.
    Acrescente meia taça de vinho branco (meu marido è sommelier, entao em casa a gente poe vinho em quase tudo!) e deixe cozinhar. Se secar demais, è sò colocar um pouco de agua.
    Quando estiver quase pronto, junte nozes picadas (eu coloco umas 10 nozes, mas vai do gosto tb), salsinha picadinha e sal e pimenta a gosto. Mexa por mais alguns minutos e sirva em seguida.

    Luisa

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.