quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Os Excessos


Que os exageros fazem mal, nós sempre ouvimos falar.

Ou seja, tudo DEMAIS faz mal, mas uma pessoa me disse que ouviu de um médico que o excesso de água também faz mal.

O referido médico disse que sobrecarrega os rins e pode desencadear uma série de complicações, e chegou ao cúmulo de falar que essa história de 2 a 3 litros por dia é exagero.

E entenda-se como excesso somente um pouco mais do que estaríamos acostumados a ingerir, não estão se referindo a muitos litros que poderiam inclusive dilatar o estômago, causando muito desconforto.

E sinceramente, 2 a 3 litros de água por dia não seria nenhum exagero, claro que é preciso uma mudança de hábito e nem todo mundo realmente consegue ingerir tudo isso por dia, mas considerando que o corpo humano é composto por aproximadamente 70% de água, esse líquido não me parece assim tão perigoso.

Como assim? Até excesso de água faz mal?

Onde vamos parar?

Só sei que a cada dia ouvimos uma coisa diferente, uma teoria contradizendo a outra e como sempre afirmei desde que iniciei este blog, é preciso mesmo se conhecer, se observar e entender muito bem as reações e os sinais que o seu organismo emite para encontrar o seu próprio ponto de equilíbrio.

11 comentários:

  1. Olá Edamoa tudo bem contigo?Bem....Sobre a água cada pessoa fala uma coisa, porém uma nutricionista já falou para mim que o excesso de água faz mal sim, qualquer coisa em excesso não faz bem, contudo tem pessoas que tomam de 4 a 5 litros por dia pensando que está fazendo bem e na verdade não está.Ela ainda me contou que tem pessoas que contam que passam mal de beber água, mas também a pessoa que tomat 1 litro de uma vez só.rsrsrsr...O ideal é tomar 2 litros dividido em pequenos goles durante o dia e é o que todo mundo sabe, mas não faz.rsrsrs Beijnhus e abraços.Thais Suelen

    ResponderExcluir
  2. Eu entendo é que quando se determina que devemos consumir 2 a 3 litros de água por dia, não se leva em consideração a quantidade de água ingerida indiretamente através de alimentos e outros tipos de líquido. Continuo acreditando que a sede é o melhor mecanismo para regular o consumo de água. O problema é que a maioria das pessoas quando estão com sede agem de duas formas: ou comem algo ou tomam refrigerante ou similares.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,Eda.Concordo com vc,cada ser humano é único e ninguém tem a verdade sobre tudo...Por isso,devemos,ouvir tudo e reter o que for bom,como disse o apóstolo Paulo aos seus amigos.Que estejamos sempre atentos.Abraços...

    ResponderExcluir
  4. Mas pra água fazer mal deve ser necessário tomar os 4 litros, em um dia normal. Eu acho assim: tem lugar quente, lugar seco, em alguns dias a gente perde mais líquidos (atividade física). Eu tenho dificuldade para beber água, então, me policio para ingerir uns 2 litros por dia. Se deixar, eu não percebo a sede e fico o dia com dois copinhos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ola Edamoa,
    Interessante esse post. Nos faz refletir que todo o excesso é prejudicial. Eu tenho um amigo, Nefrologista, que já havia me esclarecido essa dúvida. E, ele me afirmou que, o excesso de água realmente é prejudial, pois a partir do momento que você ingere mais água do que precisas para hidratar, o seu corpo começa a liberar, através da urina, sais minerais. Lembrando que o nosso corpo é composto de 70% a 75% de água. E qual seria o excesso de água?Ele me afirmou que é acima de 3 litros. Como saber se estamos ingerindo uma quantodade adequada de água? Qundo observamos que nossa urina esta saindo transparente. Essa é a medida. E lembrando que tudo o que ingerimos ao longo do dia contém água: frutas, legumes, a comida depois de pronta, sucos e etc. Por isso a necessidade de se Outra dúvida que ele me esclareceu, sobre a cerveja. Ela é benéfica ao corpo por ser diurética? Sim a cerveja é muito diurética. Porém o alchool presente na mesma anula os seu beneficios por ser extremamete agressivo aos rins e ao fígado.Com isso, mais uma vez, chega-se a conclusão de que todo o excesso é prejudicial, seja ele de água ou comida. E o nome do meu amigo Nefrologista é Mauri Félix e ele atende em Goiânia. Grande abraço e mais uma vez prabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,

      Certo, mas também tem uma teoria que afirma que uma dose de álcool diariamente faz bem ao coração, ou sei lá para quê, me lembro de ouvir médicos falando algo assim, e se uma dose de bebida alcoólica faz bem porque a pequena dose da cerveja faria mal? Tá aí mais uma contradição...

      São informações divergentes assim que acabam confundindo as pessoas.

      Concordo com o que você diz, apenas me assusta de verdade, tantas teorias diferentes e contraditórias.

      Excluir
  6. Oi minha querida!!eu particularmente sou uma fã sua!! além de escrever hiper bem é criativa...adoro seu blog!!!comecei hoje nesse universo na blogosfera!! estou amando...depois dá uma conferida! um beijo e força na peruca.

    ResponderExcluir
  7. olá edamoa, voltei rapidão...não estou me pesando, como boa concurseira que sou fico "em concentração" perto de uma prova, chego a estudar 5 horas por dia, além das 6 horas de trabalho diário..ou seja não sobra tempo pra internet e nem pra fazer dieta! to comendo o que me dá na telha, obviamente com bom senso, porém como a comida pra mim é uma muleta e me deixa sim menos nervosa, em épocas como essa (meu concurso é domingo) eu não me privo de nada que eu queira, no momento meu foco é a aprovação e a mudança de emprego (sou servidora atualmente e quero mudar para um concurso q paga melhor). semana que vem volto com tudo!

    PS: essa história da água é realmente verdade, a sobrecarga dos rins acontece,eles tem que trabalhar demais para filtrar uma quantidade maior a que estamos acostumados e causa muitos estragos pois ficamos com eletrólitos diminuidos, o que requer que o corpo faça compensações para se manter "normal" e com a pressão estabilizada, isso pode levar até ao coma. existem pessoas que tem doenças cardiacas e nem sabem, assim como doenças renais, que a agua é um verdadeiro veneno se tomada em excesso, pois não conseguem descartá-la e ela causa inchaços e diversos outros problemas...os hospitais estão cheios de gente q o máximo que podem tomar de agua é um copinho de café.
    enfim, todo excesso faz realmente mal
    abraços
    ana s.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Sote Ana!

      E a Fisioterapia tem ajudado. Já terminei, mas percebi que terei que continuar os exercícios em casa, pois parando 3 a 4 dias já sinto tudo novamente. O problema é a disciplina para isso também. A fascite plantar parece não ter REMÉDIO, somente controle...

      Excluir
  8. qdo se bebe mtaa água é logico fazemos mais xixi,e com isso podemos perder sais minerais,então não devemos beber mais que 2 litros de água por dia,porque isso pode ser prejudicial...

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.