quinta-feira, 8 de março de 2012

Ceder

... Só Se For Muito Especial

Quando cedemos no começo do dia, não sabemos ainda o que ainda teremos que enfrentar no decorrer desse mesmo dia e corremos o grande risco de nos deparar com outra coisa ainda mais saborosa e que também não vamos resistir.

Um exemplo claro foi a ida ao fast-food anteontem para comemorar o aniversário da minha filha, que foi decidido de última hora, mas eu já tinha cometido meus deslizes básicos durante o dia, então surgiu algo que não tinha como evitar, mas se tivesse me controlado mais no decorrer do dia o balanço teria sido “menos pior”.

É como se estivéssemos num rodízio de delicias, sem saber a sequência, nem a variedade que será servida, vamos provando de tudo que aparece e a cada “novo prato” acabamos achando que aquele é melhor e talvez nem deveríamos ter comido do anterior, mas no final acabamos comendo muito além do que deveríamos, (Não sei se conseguem acompanhar meu raciocínio).

Acho que devemos deixar passar as vontades no decorrer do dia nos consolando com o “argumento” de que algo mais gostoso ainda está por vir, e aí sim, justificar o deslize.  Se no final do dia não tiver aparecido nada de tão especial assim, estaremos marcando um ponto a favor de nossa dieta e no dia seguinte repetimos a estratégia, e assim, o tempo vai passando e nosso controle aumentando.

Pelo menos no meu caso tem sido assim, cedendo pela manhã, acabo não sendo nada seletiva (especialmente nos últimos dias com muita correria), cedendo mais um pouco à tarde e no final do dia aparece algo realmente inevitável e como não controlei nada durante o dia, me sinto no direito de continuar ERRANDO.

Percebam que eu até sei onde e quando ocorrem meus maiores erros, ainda não consegui dominar essas questões, por isso tanto tempo estacionada, mas essa análise ajuda a entender minhas limitações e ao entender nossos pontos fracos caminhamos para conseguir superá-los, foi assim no começo e não será diferente nessa fase de estagnação.

É preciso estudar muito bem o inimigo para conseguir vencê-lo.

9 comentários:

  1. No meu caso, não sou muito de comer pela manha, se eu n me policiar acabo nem tomando café e nem almoçando direito, e ai é que ta o perigo, se vc n se alimenta direitinho durante o dia é inevitavel aquela fome deseperada no final da tarde até a noite, nem precisa ser alimentos tão deliciosos assim vc sai atacando tudo que tem pela frente. Por isso tento comer direitinho principalmente na parte da manha.Acho que o segredo é esse, comer mais pela manha e quase nada a noite.

    ResponderExcluir
  2. É Flor,

    Comer como um Rei no café da manhã, um Príncipe no almoço e um Mendigo no jantar...

    ResponderExcluir
  3. isso é verdade, se eu como qq coisa fora do normal penso, ah, ja enfiei o pé na jaca mesmo, agora nao fará diferença, e acabo me empanturrando o dia INTEIROOO! horror! voltei essa semana para a dieta e não está sendo fácil, pois eu abandonei a meta de emagrecer por um mes quase. engordei apenas 3 kg nesse mes, e digo apenas pq comi de tudo e parei com a atividade fisica. já emagreci 600gramas desse peso...agora precisarei ser muito forte pra emagrecer o resto e seguir o curso do emagrecimento. agora eu fico pensando meu Deus pq eu me permiti engordar o que lutei tanto pra emagrecer? mas na hora nem penso, apenas me jogo na comida como um conforto e que depois tudo se acertará...vida triste essa de gordinha.

    ana s.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Ana,

      Me dei conta que é mesmo assim, comemos um só biscoitinho e só por isso achamos que o mundo já acabou e que naquele dia não adianta mais RESISTIR, então comemos mais um picolé, depois um pedaço daquele bolo delicioso e no final do dia SIM passamos dos limites.

      Por isso a palavra de ordem deve ser sempre: ESPERAR por algo que realmente justifique o deslize, nada de beliscar uma coisinha aqui outra ali, porque no final é a SOMA que fica muito alta e a CONTA NÃO FECHA com a balança.

      Excluir
  4. É, como meu problema é a noite, tenho encontrado na academia, neste horário, refúgio para minhas limitações. Assim, concordo totalmente com você, mesmo em fase que o peso estacionou, nos conhecer é o melhor caminho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita força e disposição para você na Academia pois sem dúvida vai te ajudar muito.

      Excluir
  5. È turma,eu percebi q a questaõ dos horarios p se alimentar è realmente muito importante,no dia em q eu nao consigo almoçar por exemplo no horario certinho eu realmente tenho muita dificuldade p manter o controle.mesmo eu fazendo aquela refeiçao atrazada nao consigo me controlar,sinto fome e aì q esta o perigo.

    ResponderExcluir
  6. Cecinha

    Oi

    Edamoa

    É exatamente isso que tem acontecido comigo, vou abrindo exceções durante o dia, quando percebo que errei o premio de consolação é continuar me esbaldando nas guloseimas, perdido por um, perdido por mil. Depois só resta se lamentar e chorar diante da balança e do espelho, porém, nada como um dia após o outro para restabelecer o controle diante da comida e reativar o projeto do emagrecimento,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Cecinha,

      Não podemos simplesmente desistir de continuar. É por isso que sempre teremos o DIA DE AMANHÃ...

      Excluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.