quarta-feira, 28 de março de 2012

Sedentarismo


Ainda não parei de pesquisar e pensar sobre minha dificuldade com a atividade física, pois assim como não me podemos nos conformar com o excesso de peso, também não é possível ser tão sedentário.

Estive pensando na minha condição especificamente e concluí que não se trata de preguiça, sinto que sou uma pessoa muito agitada e tudo que exige de mim momentos de “paradas”, ou que me tirem da minha rotina, não me agrada.

Ontem olhei no banheiro e vi “encalhada” há muito tempo uma daquelas banheiras de massagem para os pés, adquiridas há uns 3 anos. Sabem quantas vezes utilizei aquilo? Umas 3 ou 4 vezes apenas, e nem se trata de um equipamento para “ficar cansada”, seria para “relaxar”.

Eu tenho banheira de hidromassagem em casa, moro nesse imóvel há 8 anos, e quantas vezes utilizei a banheira? Umas 3 no máximo. Por quê? Porque não quero parar enquanto tenho outras coisas para fazer, mesmo sabendo que essas atividades nunca vão acabar.

Se quer, consigo me programar para ir à manicure para fazer as unhas, pois terei que abrir mão de outra atividade para arranjar esse tempo...

Ou seja, eu simplesmente não consigo parar para fazer alguma coisa que inconscientemente eu considero dispensável, pois quando paro para isso, existem outras tarefas ou atividades me aguardando, e é como se aquela atividade dispensável estivesse “roubando” meu tempo.

E isso não significa que meu dia seja proveitoso, pois como eu sempre tenho muita coisa para fazer, acabo tentando fazer tudo ao mesmo tempo, e o resultado nem sempre é o que eu gostaria.

Em fim, fazer ginástica para mim, não é difícil porque não quero me exercitar, é difícil porque não quero PARAR.

É um paradoxo, pois eu tenho que largar tudo, parar de pensar no que tenho para fazer no dia, me concentrar somente na atividade física, e isso é PARAR MINHA ROTINA.

Tivemos nessa semana a sugestão da leitora Fabiana, que propôs que juntamente com nossa competição, também montássemos um esquema de competição para cumprir metas semanais de atividade física.

Aguardei alguns comentários sobre o assunto e ninguém comentou, não sei se não viram ou se ninguém se animou com a proposta. Achei uma boa idéia, seria mais um mecanismo para tentarmos nos motivar. Teríamos uma proposta para a semana e no final assinalamos se cumprimos ou não o que nos propusemos para aquele período.

Para mim, vai continuar sendo uma tortura. O fato de ter que parar tudo para fazer ginástica, ou até mesmo para relaxar, chega a ser angustiante, mas eu preciso tentar reverter essa situação.

Continuo aguardando comentários e sugestões para adotarmos ou não esse “projeto”, afinal de contas aqui o que vale é a participação de todos.

16 comentários:

  1. Edmoa bom dia!!!

    Esse seu ponto de vista de atividade física é ótimo, mas com a correria da vida, esquecemos de nos exercita, mas tudo é questão de organização, ou seja, organizar horarios e motivação para realizar a meta, penso eu que em tudo que realizamos perdemos calorias e também trabalhamos a nossa condição respiratoria e circulatoria eu opitei por realizar serviços de casa do que encara uma academia, isso por enquando, mas vou escoloher alguma modadlidade de exercicio, por que as calorias queimada lá são maiores que em casa.Mas amiga é dificil quando se tem uma vida tarefada,mas tudo é questão de organização e planejamento coisa que eu estou treinando muito, não sou plenamente organizada.

    Me diz uma coisa o peso para postar no sabado coloco aqui ou mando para seu e-mail?
    Um grande bj e tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone,

      O pior é que minha correria e meu dia a dia é mesmo em casa, eu faço quase tudo em casa, só não faço mais porque realmente não consigo, mas preciso de condicionamento físico e isso não dá para conseguir com as atividades domésticas, que são um tédio, mas precisam ser feitas, e mesmo fazendo todos os dias, todos os dias estão novamente para serem feitas... socorrooo rsrsrsrs.

      Quanto ao resultado semanal, é só deixar aqui em qualquer comentário, eu anoto e registro na tabela para divulgação, só não publico o comentário contendo resultado antes do domingo para manter o clima de suspense, então se deixar o comentário ele aparecerá juntamente com a publicação ok?

      Excluir
  2. Oi
    então pensei, pensei rsss e mais uma tabela, acho que seu tempo pra organizar, publicar...seria um tempo a menos pra você

    quem sabe um tópico semanal, toda segunda (muitas tem dificuldade de acesso aos finais) pra relatar o que fez na semana anterior

    VEM AQUI CONTAR O QUE VOCÊ GASTOU!

    a pessoa coloca a meta, ex, a minha é gastar 1000 calorias semanais (que dá cerca de 4 ou 5 atividades de 30 / 40 minutos na semana (nada impossivel de atingir)

    eu uso esta tabela, bem completinha: http://harmonutrigastocalorico.blogspot.com.br/

    meu exemplo desta semana:
    meta 1000 calorias
    segunda: caminhei rápido em terreno acidentado, fofo por 30 minutos = 250 calorias
    terça: -
    quarta: irei treinar jiu-jitsu 500 calorias em 1:00h de treino
    então até sábado tenho que fazer ou fracionar ou fazer de uma vez só algo que totalize 250 calorias

    quem não fez...tem que contar também, assim uma ajuda a outra, e vejam há atividades caseiras, que se a pessoa fizer com o pensamento direcionado como se fosse atividade, dá certo:
    tipo, sábado não tenho ajudante
    arrumo as 3 camas seguidamente, volto e dou um up nos banheiros, tem que ser vapt- vupt, sem parar num lugar só, desço, arrumo almofadas, recolho coisas espalhadas dos meninos, cozinha e fim (devo gastar umas 150 nisso)

    Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiana,

      Legal o projeto! Acho que dá sim para implementar, vamos ver o que os demais leitores acham.

      Agora, "cá entre nós" - rsrsrsrs

      Só de ler seu comentário já fiquei mega cansada... rsrsrsr

      Quero um dia chegar a ter esse pique todo, veremos se consigo alguma coisa a partir de agora, pois começo a pensar que a atividade física nesse meu momento, (em que já eliminei 15 quilos no ano passado), é ainda mais importante do que eliminar os 8 o 5 quilos restantes que ainda me incomodam.

      Excluir
  3. você já pensou em academia feminina? eu após um longo tempo parada, desmotivada, corpo pós parto...enfim me encontrei numa destas kkkk

    a que ia chamava contours (tem site) vale muito a pena pq são atividades
    rápidas em circuito ideais pra mulheres em qq nivel fisico, vc pode chegar a qq momento, e entrar numa das estações e fazer seus 30 minutos + uns 15 de step/ bike ou esteira, fechei um pacote de oito meses e depois já estava condicionada parti pra atividades livres (parque, correr um pouco, enfim variar)

    pra mim na época foi ótimo, só tem mulheres, não tem desfile de corpos e moda, tem desafios mensais, mini competições de perda de peso e frequencia nas , não tem espelhos, atividades são com um método que qq uma pode vencer, eu gostava muito.

    no site vc imprime cupom pra fazer uma semana grátis, veja alguma perto de sua casa ou perto de algum lugar que leve seus filhos durante a semana (escola, inglês etc)

    Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiana,

      Já me matriculei numa dessas, tava indo até bem, até que exigiram um exame médico, aí, fui pro cardiologista fazer teste ergométrico, deu um resultado meio estranho e o médico me pediu para fazer um exame que simula o teste ergométrico só que utilizando medicamento, no hospital - Achei que fosse morrer naquele dia, que exame HORROROSO!!!! Nunca mais na minha vida faço aquilo, além de tudo FOI PRA NADA, não tinha nada ele acabou autorizando a volta para a atividade física, só que aí fui eu quem não voltei mais, já tinha perdido o embalo, desanimei, deixei 3 mensalidades pagas e não frequentei mais, por isso NUNCA MAIS FAÇO PACOTE, pois é prejuízo na certa. Pra academia FOI LUCRO CLAROOOO!!! Não me devolveram o dinheiro, quando depois de um tempo tentei retornar ainda queriam cobrar matricula novamente, ai eu mandei todo mundo pra lá...

      Não quero mais saber de academia nenhuma, que só se preocupam com o LUCRO, o aluno é só um número a mais - CANSEI. Como diria minha filha “Revoltis”

      Excluir
  4. Oi turma,eu tbm achei bem legal a ideia da Fabiana,de colocarmos aqui o q fizemos de atividade física na semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou trabalhando o projeto Iris.

      Espero que eu mesma possa ter esse impulso também, através dessa ideia.

      Excluir
  5. Olá Edamoa
    tenho uma boa experiência com academia, eu simplesmente não pensava em entrar na academia, tinha vergonha e sem contar que achava que todas as pessoas que frequentava eram fúteis e vulgares (desculpem o preconceito)mas era assim que eu pensava. Então meu marido começou a frequentar uma perto de minha casa e depois de um ano insistindo ele pagou a 1ª mensalidade pra mim e resolvi ir, contra minha vontade mas fui. Comecei meio tímida odiava as repetições e quase não conversava com ninguém, dai o professor começou a conversar mais comigo e me passar umas séries especiais, fiquei por um ano, ganhei condicionamento físico resistência e tônus muscular, mas não conseguia perder peso que era a minha principal meta, ai desisti. Agora que emagreci 10 quilos queria retornar mas não tenho tempo. Oh vida né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh vida Jô!

      Eu não quero ir para academia, você quer e não pode.

      É sempre assim, nós seres humanos acabamos complicando tudo não é mesmo?

      Eu tenho praticamente uma academia em casa, e por isso acho um absurdo gastar dinheiro com academia, seria mesmo uma heresia pagar para frequentar uma, enquanto a minha fica literalmente "enferrujando".

      Vou fotografar tudo que tenho e colocarei no blog, tenho certeza que todo mundo ficará tão indignado quanto eu mesma.

      Excluir
  6. olá Edamoa,sou nova por aqui mas me sinto a vontade de perguntar:se eu não tenho tanto tempo para me exercitar,e na comida acabo exagerando,como é que eu posso me acustumar com essa nova rotina mais rápido???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Desculpe-me, mas não consegui acompanhar seu raciocínio.

      Não entendi muito bem o que você realmente perguntou.

      No meu caso eu venho de um controle muito bom do ano passado quando consegui me livrar definitivamente de 15 quilos, mas realmente não fiz nenhuma atividade física, pois todas as vezes que comecei, parei com no máximo 15 dias, que acredito tenha sido meu recorde de tempo constante em atividade física.

      Ainda estou procurando um caminho para a atividade física, e no controle alimentar tenho conseguido manter meu peso, embora ainda queira reduzir mais uns 5 ou 6 quilos, mas como estou muito próxima do chamado "peso ideal", tem sido mesmo muito difícil evoluir mais.

      Assim, não sei se você tem mais dificuldade no controle alimentar ou na atividade física como eu, mas é preciso muita força de vontade mesmo.

      Excluir
  7. Querida, vou te contar uma coisa. Eu tenho dois filhos de 3 anos. Até me divorciar, eu dizia que não fazia atividade física porque não queria ficar longe dos meus filhos. Agora, solteira de novo, rapidinho achei um tempinho. Isso significa que coloco qualquer coisa nesse mundo acima dos meus filhos? Não, nunca. Mas, sair para trabalhar, por exemplo, faz parte da minha rotina. Eu acordo e venho trabalhar, deixando os dois dormindo. Então, decidi que a atividade física também teria que fazer parte da minha rotina e que eu compensaria com horas dedicadas a eles, com qualidade. Aí, no dia que não vou, como segunda, procuro pensar que aquele imprevisto atrapalhou minha rotina de atividade física.
    Menina, não é que tem dado resultado?
    Essas atividades diárias nunca tem fim e nunca nos deixarão plenas. Ir para academia me dá, agora, uma sensação boa de dever cumprido. Eu chego em casa do trabalho e já visto a roupa de ginástica, para não perder o pique. Então, sugiro que você encontre um horário que dê pra vc manter uma rotina de malhar.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está na Minha lista...

      Pode ter certeza que tenho procurado me concentrar nisso há um ano.

      Só não quero me desesperar com a questão.

      Tem coisa que demora acontecer, não é mesmo?

      Tem gente que só decide parar de fumar por exemplo, depois de sofrer um infarto.

      Espero sinceramente que eu não tenha um problema tão sério para me conscientizar dessa necessidade quase que fisiológica de manter o corpo em atividade.

      Excluir
  8. Edamoa,
    Em primeiro lugar quero dizer que você é minha inspiradora e foi através do seu blog que me motivei e comecei meu processo de emagraceimento (Reducação Alimentar e Atividade Física) em Novembro/2011 e até agora eliminei 09 K, tenho 1,62 e estou pesando 61 Kg quero chegar nos 58 Kg, faltam só 03 kg e sei que vou conseguir. Minha experiência com a balança sempre foi assim me motivava fazia dieta e atividade física emagrecia, parava a dieta, a atividade física e engordava tudo dinovo, com o passar do tempo percebi que esse negócio de dieta é pura ilusão e o que devemos fazer sempre a vida toda é atividade física e controle na nossa alimentação. Tenho uma filha de 03 aninhos e quando fazia A.F á noite um dia fazia, outro dia se ela demorasse pra dormir eu não fazia, outro dia chegava alguém lá em casa e isso me desmotivava porque eu não conseguia manter, até que um dia resolvi começar fazer A.F bem cedinho (ás 05:00 quando era horário de verão, hoje acordo ás 04:00) e não é que deu certo, desde nov/11 faço todos os dias 1 hora de esteira e 30 minutos de bicicleta e nesse horário minha filha está dormindo e até hoje graças à Deus estou firme e forte, são 04 meses de A.F diária. E posso dizer que no início fiz por obrigação e hoje faço por prazer. Comigo deu certo eu coloquei a A.F como uma tarefa diária e estou conseguindo manter. Um grande beijo e fique com Deus (Andréia)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Andréia!

      É muito bom saber que consegui inspirar alguém, e com resultados tão animadores, isso acaba gerando em mim um estímulo adicional para não desistir.

      Realmente DIETA no seu puro e simples significado é uma enganação pois na verdade nós temos mesmo é que cuidar da alimentação eternamente, deveria ter sido assim antes mesmo de ganhar peso, mas agora só será possível manter o peso prestando atenção ao que se come, embora com esse alerta, acabamos podendo voltar a comer alguns itens até proibidos, desde que tenhamos atingindo o controle para conseguir parar antes de exagerar.

      Eu realmente não acho que eu tenha preguiça, pois corro tanto faço tantas coisas que se fosse preguiça, muitas outras coisas na minha vida não aconteceriam, mas de acordar muito cedo eu tenho sim muita preguiça.

      É eu sei... Xô preguiça!!!! Mas eu tenho sim muiiiito sono, mas isso não seria desculpa, pois depois que todo mundo sai, meus filhos para a escola e o pai para o trabalho, eu teria que arranjar tempo, e entendo que até tenho tempo, o que não tenho mesmo é disciplina.

      Parece que o dia não vai render se eu parar os 40 ou 50 minutos para me exercitar - É bem difícil. Se vasculhar o blog, desde o começo eu tenho relatos do tipo: "Agora vai..." "Voltei..." "Hoje fiz...", mas logo paro novamente - Essa questão está sendo muito mais difícil do que a própria redução de peso.

      É um compromisso que eu realmente não consegui assumir comigo mesma.

      Excluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.