terça-feira, 29 de março de 2011

Aos Novos Seguidores

Essa reflexão acabou sendo retirada da resposta à uma leitora cujo comentário foi feito na postagem de 22 de Março “Gráfico”, e como ficou muito grande para uma resposta, foi transformada em postagem pois certamente pode ser útil aos demais leitores.

...

Não esse não é meu nome, é um pseudônimo que se aproxima muito, considerando algumas iniciais. Pensei que o pseudônimo deveria ser algo muito individual e único, não um, qualquer, sem ter qualquer vínculo comigo, se usasse qualquer nome fictício também não estaria sendo verdadeira, então resolvi utilizar parte das iniciais de meu nome, tenho certeza que não encontrarei muitas EDAMOA por aí.

Quanto ao termo “participar” do blog, eu sinceramente também não sei se esse é o termo, mas considero que sim, eu também comecei esse “negócio” quase que por acaso, senti que minha experiência poderia ser útil para outras pessoas e iniciei o blog para trocar experiências, receber sugestões e mesmo críticas, como “Que dieta imbecil”, pois acredito que a interação, através do blog, entre mim os leitores e até os leitores entre si, vai ser um sucesso, acredito de verdade que muitos vão conseguir mudar sua forma de encarar a dieta e mesmo os alimentos que surgem à sua frente.

Se você leu o “post” de 12 de Janeiro, “Histórico”, deve ter visto lá que eu também venho de um crescente aumento de peso nos últimos 17 anos. Quando me casei passei a andar só de carro, pois fui trabalhar na mesma região do meu marido e assim já ganhei 3 quilos, após o primeiro filho mais 3 ficaram e não quiseram mais sair do corpinho, depois do segundo filho mais 3, o que chamei lá de a “maldição dos 3 quilos”. Mas se tivesse parado aí, ainda estaria razoável, pois sou alta, o problema é que com a correria, alimentação totalmente irregular, depois de um tempo você acaba nem percebendo e quando ACORDA tem mais de 15 quilos para eliminar e claro não consegue.

Conforme já mencionei em postagens anteriores, eu já tomei sibutramina, e essa também é uma razão de ter aumentado ainda mais o peso, pois nas 3 tentativas em que utilizei o medicamento, quando parei, recuperei rapidamente o que havia perdido, ou seja encontrei novamente, e ainda engordei alguns quilos a mais.

E venho assim, lutando contra a balança, então decidi que não queria mais e resolvi radicalizar no início, muitos leitores me “crucificaram”, alguns reclamando da quantidade mínima de alimento ingerida, outros da atividade física que eu não fazia, mas eu acabei por concluir e logo encontrei alguns artigos na internet que comprovavam minhas suspeitas, de que as dietas não são uma fórmula matemática, elas nem sempre funcionam com todos que tentam, e agora tenho ouvido muito mais médicos e especialista afirmarem isso, mas eu precisei DESCOBRIR SOZINHA, pois até então os nutricionistas e endocrinologistas se baseavam numa RECEITA DE BOLO: “_ Olha, toma esse remedinho, e coma o que está nesta listinha, que você vai perder peso...” E Não funciona assim, tem organismos, por exemplo, que não podem consumir carboidratos de rápida digestão, traduzindo: Pães, bolos e massas com farinha branca, pois isso desencadeia uma fome descontrolada, Por outro lado existem pessoas que não podem consumir frutose, o açúcar das frutas. Tudo isso eu ouvi um médico falando nessa semana, mas eu descobri por mim mesma há pelo menos dois meses.

É difícil, sim é muito difícil, mas depois que você já se conscientizou e começa a PENSAR antes de comer, fica muito mais fácil. É como eu digo já não me sinto tão refém das guloseimas, quem determina se e o quanto vou comer, sou eu, e até para as coisas não permitidas eu decido conforme meus resultados, por exemplo, na semana passada comi pastel, por quê? Ora, meus resultados me permitiram isso, claro que imediatamente na próxima refeição faço uma grande compensação, mas tem valido muito a pena. Mas esse luxo, só é possível, depois de no mínimo 5 ou 6 quilos eliminados, pois é muito arriscado, perder o controle numa situação dessa e acabar desistindo da dieta.

No começo, controle muito, o que come, anote tudo para ter certeza que está prestando mesmo atenção, CORTE TOTALMENTE as “bobagens”, gorduras e doces, você realmente não precisa delas.

Mentalize: Para que serve esse alimento? Se for algo que você já comia sempre, só para engordar, pois não se trata de vontade comer morango com chantilly, por exemplo. Você só pode dizer que está com vontade de algum alimento se for muito ESPECIAL, se fizer algum tempo que não come, caso contrário, aquilo só vai te engordar.

ISSO É PARAR PARA PENSAR, ANTES DE COMER.

RESULTADO DA SEMANA   =  pouco mais de um quilo, eliminado
(minha balança quebrou, dica, quem não comprou ainda, não compre aquelas lindinhas de vidro, eu tropecei na beleza e ficou em mil pedaços, agora comprar outra, fazer o quê???)

4 comentários:

  1. Olá, em uma das muitas noites de insônia encontrei seu blog, confesso que não li todos os posts, mas me identifiquei muito com muitas situacões. Fui uma adolescente obesa, a gordinha legal,sabe? Mas sofria muito, naquele círculo vicioso de se achar feia por estar acima do peso e comer mais ainda para espantar a tristeza. Quem me salvou? A dona de uma loja de roupas que me chamou de gorda abertamente, todo mundo pensava e ninguém dizia. E entao foi que a luta comecou, perdi 20 quilos em 8 meses. E mantive esse peso por mais de 10 anos. Recentemente ganhei uns quilos e estou sofrendo para eliminá-los. Estou mais resistente a mudar os hábitos a abrir mão de alguns prazeres, mas quando estou muito relaxada a frase que me vêm a cabeca é " comer para viver e não viver para comer"
    Muitas vezes penso como vc, que no início a dieta tem que ser mais radical, mas recentemente me convenci de que quando emagreci nao fiz dieta, fiz substituicões,limitacões e passei 10 anos sem engordar. Imagina passar 10 anos sem brigadeiro, pipoca,sorvete, feijão?????
    Impossível...meu conselho é o seguinte: coma de tudo mas pouco- Um brigadeiro no domingo, gelatina diet os outros dias. Mais um conselho e prometo não me meter mais....se pese uma vez por semana, se possível na segunda-feira. Se vc se pesa todos os dias não valoriza suas perdas e ganhos pois oscila e acaba não comemorando suas perdas e maximizando seus ganhos, o dia que ganha acaba desanimando e comendo mais (geralmente)e nas segundas -feiras pois os domingos são dias perigosos...comida especial, sobremesa,sofá e filme, etc....Assim fica mais difícil escorregar você pensa...amanhä é dia de pesar não posso exagerar.
    Economize nas calorias e não no sabor...você vai ficar mais feliz e motivada, ninguém precisa comer mal porque está de dieta...Um grande abraco, muita saúde e se ame muito.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Anônima, seja bem vinda!

    Muito obrigada pela contribuição, tenho certeza que muitas pessoas podem sim seguir esse caminho sugerido por você.

    Como eu já escrevi em outras oportunidades cada um precisa encontrar a sua própria forma de seguir na dieta, na atividade física, e através das opiniões e sugestões que os leitores nos enviam é que podemos pensar nas possíveis alternativas.

    Eu precisei ser radical no início, pois até então já havia tentado “de tudo e mais um pouco”, já não havia alternativa para minha situação, era “tratamento de choque” ou outra tentativa frustrada, sem resultados e perdida.

    Agora, não estou tão radical como nas duas primeiras semanas, mas também não tenho mais a fome que tinha antes, nem consigo comer praticamente nada a mais, meu estômago pesa com uma colher a mais de arroz, ou com uma fatia a mais de pão.

    Parei de publicar a dieta, pois muitos leitores ficaram indignados com tão pouca comida e também achei mais prudente não ensinar dieta, pois não é o objetivo do blog, eu prego sempre que cada um precisa fazer somente o que consegue e de uma forma tranqüila. A idéia é estimular a redução daquilo que o organismo não necessita e a minha dieta é diferente da outra e da outra, ninguém é igual, nenhum organismo reage igual ao outro.

    Hoje por exemplo, fiz um bolo de maçã e canela, e consegui comer no lanche da tarde, só um pedaço pequeno, sem sofrer, foi muito tranqüilo, antes eu comia três ou quatro pedaços generosos, agora nem consigo, simplesmente não cabe mais.

    Também gosto de me pesar diariamente, e convivo muito bem com as oscilações, e só comemoro o resultado na pesagem que registra o resultado da semana, e excluindo as semanas 3, 4 e 5, conforme o gráfico do dia 22 de março mostra, em todas as demais semanas eu comemorei pois venho eliminando em média 1 quilo por semana. Mas destaco que sua sugestão de se pesar somente uma vez por semana é a mais adequada para não desanimar com as oscilações. Eu só passei a colocar o resultado da pesagem por que uma leitora sugeriu que o fizesse, mas alertei que as oscilações acabam gerando mais confusão, se não souber administrá-la.

    Eu nunca consegui tanto, até aqui já foram 9 quilos que eu tenho certeza que nunca mais vou recuperar eu nunca perdi mais do que 3 quilos, com o agravante de recuperar, em seguida, com “juros e correção monetária”.

    Mais uma vez obrigada pelas dicas, tenho certeza que muitos leitores vão realmente encontrar nessas dicas a sua alternativa, é assim que deve ser: Todos lêem as minhas experiências e as dos outros leitores e encontram as suas próprias soluções nesse debate, pegando uma coisa minha, uma do outro leitor, uma sua e montam a própria estratégia.

    Penso que “TODOS OS CAMINHOS LEVAM À ROMA”, o importante é encontrar o caminho que melhor se adéqüe à necessidade e à disponibilidade de cada um.

    ResponderExcluir
  3. Oi Edamoa, estou adorando o blog. Estou fazendo dieta desde 01 de fevereiro. Já emagreci 6kg e agora tô começando a cansar, sabe como é? Dá aquela vontade de desistir. Então lendo teus posts dá um alento para continuar. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  4. Olá Andréia! Obrigada. É isso mesmo, quando bater aquela vontade de parar com a dieta, volte aqui, leia mais alguns relatos meus ou dos outros leitores que volta a empolgação. Por isso acho tão importante compartilhar com os leitores as minhas experiências e as deles também. Por isso publico separadamente toda semana todos os comentários, para que todos possam ler outras dificuldades, frustrações, e também o sucesso de muitos de vocês, a dificuldade de um acaba ajudando o outro a perceber a sua também.

    Você emagreceu bastante em um período curto, mas é preciso se policiar constantemente. "Pare pra pensar, pense muito bem" Sinta prazer em comer somente o suficiente, mesmo que seja o chocolate, ninguém precisa devorar uma barra inteira, um pedacinho é suficiente, depois saia de perto, guarde, esconda, tire do seu campo de visão.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.