terça-feira, 27 de setembro de 2011

Açúcar

“Se engana quem pensa que açúcar fornece energia. Na verdade ele rouba toda nossa energia...”

Ouvi esse comentário enquanto fazia minha ginástica matinal, assistindo a um programa de entrevistas na última sexta-feira, onde a atriz kirstie Alley falava sobre sua condição física e sobre uma dieta que ela desenvolveu com cientistas, e agora está comercializando.

Também recentemente li que ela emagreceu 45 quilos e nessa entrevista ela inda está bem gordinha. Será que a dieta é assim tão milagrosa? Vai saber...

Mas o que me chamou a atenção foi a afirmação de que o açúcar rouba nossa energia, embora essa afirmação talvez não tenha um fundamento científico, tenho que concordar com ela, pois quanto mais carboidrato, menos disposição eu tenho, além do aumento considerável da fome.

Com o açúcar não é diferente, quando no passado eu exagerava, as conseqüências variavam de mal estar até crises fortíssimas de enxaqueca.

Sempre ouvi que o açúcar é um veneno para nosso organismo, e num desses programas sobre saúde onde o médico traz uma série de experiências para demonstrar algumas teses, ouvi que o açúcar danifica muito nosso sistema circulatório, atuando como uma lâmina que vai cortando as veias e artérias, todas as vezes que passa e a regeneração vai criando calosidades que com o passar do tempo vão obstruindo a passagem do sangue, gerando coágulos que podem causar entre outras doenças, AVC e Infarto.

Nossa! Depois dessa, fica difícil encarar o açúcar com tanta alegria, não é mesmo?

Entendo que não podemos acreditar totalmente em tudo que lemos ou ouvimos por aí, mas sabendo que o excesso de açúcar pode causar diabetes, reumatismo, artrite, artrose, além de ser um grande fator desencadeante da obesidade. Sinceramente? Eu não pretendo pagar pra ver se essa constatação é ou não é verdadeira.

Sou contra o terrorismo sobre alimentação, dieta e saúde, mas depois que ouvi isso, eu fiquei um pouco mais atenta à quantidade de açúcar que coloco no suco, no café, no chá ou no leite de toda a família. Até meus bolos levam um pouco menos de açúcar do que mandam as receitas, e sinceramente, NINGUÉM reclamou.

O simples ato de reduzir, já trará mais saúde para todos. Vale à pena refletir...

2 comentários:

  1. isso é um tapa na cara das gordinhas(eu)que cansaram de comer um pote inteirinho de sorvete ou mamaram num leite condensado...imagina a quantidade de açúcar? CREDO. não digo que nunca mais comerei doces, mas com certeza vou lembrar disso e tentarei parar no primeiro pedaço.
    bjs ana

    ResponderExcluir
  2. É Ana,

    Eu fiquei abalada quando ouvi tudo isso, e achei que mesmo que não esteja totalmente comprovado, vale o lembrete.

    Como eu falo lá no começo do blog, nós nascemos sem precisar de açúcar e os adultos teimam em introduzir esse produto na dieta infantil sem nenhuma necessidade e depois sofremos as consequências.

    E nem mencionei as cáries, temos uma dentista que é seguidora do blog e vai cobrar esse alerta com certeza...

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.