quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Comer para Viver


O pior não é quando nosso problema é ansiedade, compulsão ou gula mesmo.

O pior é quando nosso maior problema é o PRAZER DE COMER.

Como é prazeroso saborear os alimentos!

Conheço pessoas que nunca gostaram de comer, que fazem do horário das refeições verdadeiros martírios, que alegam que comem somente porque é necessário, e comem o mínimo.

Enquanto isso, quem simplesmente adora comer, se alimenta muitas vezes sem pensar, não fica preocupado se aquele alimento tem muita caloria, nem se lembra de pensar se tem vitaminas, se for algo saboroso, apenas “devora”.

Essas são as pessoas que mais sofrem com as dietas, pois o impulsivo, o compulsivo e o guloso de uma forma ou de outra podem trabalhar o psicológico, fazer terapia, tomar antidepressivos, inibidores de apetite, e até tranqüilizantes.

Já os Glutões sempre vão sofrer, mesmo depois de conseguirem eliminar o peso que se propõe, pois aquele imenso prazer em se alimentar deverá ser contido eternamente, ele não poderá descuidar, pois gostando de comer como ele gosta, corre o risco de voltar a engordar tudo novamente.

Concordo plenamente que temos que “Comer para Viver” e não “Viver para Comer”, mas quem tem prazer em se alimentar come sem ficar contando calorias e geralmente gosta de porções generosas de tudo.

Mas é assim, temos que optar, se queremos ser felizes comendo muito ou moderadamente, e nesse caso, muito moderadamente mesmo...

9 comentários:

  1. Olá Edamoa!Seu comentário de hoje caiu como uma luva!Depois de um resultado tão bacana que tive na semana passada, nesta semana já tenho minhas duvidas sobre o meu processo...Fez um solzinho, foi um sorvete aqui, e aquele vontade de um chocolate delicioso com um cafezinho depois do almoço aqui, e ai fique de tpm e mais um docinho p acalmar e nessa não sei como será o resultado de amanhã...A coisa positiva da semana é q começei a fazer esteira, achei um treino para iniciar a corrida aos poucos, 4 min de caminhada + 1 de corrida e nesse processo estou fazendo cerca de 45 min...O que me chamou a atençao no seu texto de hoje é q as pessoas q sofrem com essa compulsão, as vezes não sofrem só com a comida, ajem em outros pontos da vida dessa forma e as vezes conforme o que foi feito nesse momento de "devorar" sem pensar, as consequencias depois são bem maiores que só engordar...é algo bem triste..As vzes um carência, um suplemento, que gera danos sérissímos......
    Bom, já que o nosso problema no momento é a alimentação....vamos ver se a balança pelo menos fica no igual amanhã né......
    Força p nós!

    ResponderExcluir
  2. Elaine,

    Às vezes temos mesmo que torcer pelo Zero a Zero.

    Hoje por exemplo, está tão frio em São Paulo, que eu já tomei café da manhã umas 4 vezes para tentar me aquecer, já vesti tudo que tinha no armário e ainda quero me enrolar nos cobertores e não sei o que vai ser da dieta até o final do dia.

    Legal que começou com os treinos na esteira, com certeza vai te ajudar bastante.

    O Texto de hoje complementa o de ontem, que chamava a atenção para o fato de que o alimento não pode ser usado como válvula de escape, mas por outro lado quando o prazer de comer é o grande problema, não dá para acordar de um dia para o outro e parar de gostar de se alimentar.

    Eu costumo dizer que existem coisas que ninguém pode tirar da gente o "Comer Bem" é uma dessas coisas. Esse é um investimento que ninguém pode tirar de você.

    Mas o "Comer Bem", não necessariamente precisa significar comer muito, falo do comer coisas de qualidade, que muitas vezes achamos caro, mas que valem à pena.

    Recentemente, tivemos o relato de uma leitora lá da Itália, que deu um depoimento muito interessante, dizendo que os italianos preferem gastar 5 Euros numa bola de sorvete artesanal de boa qualidade do que os mesmos 5 euros num "balde" de sorvete daqueles que encontramos no supermercado.

    Muita gente prefere tomar um refrigerante baratinho a um suco natural que custa um pouco mais, e às vezes economiza na alimentação e acaba gastando em remédios.

    ResponderExcluir
  3. Olá Edamoa
    Faz uns 25 dias que visito o seu blog diariamente, e ontem preparei um comentário e na hora de postar, cliquei no perfil errado e ele sumiu. Aí desisti.
    Resumindo, você escreveu hoje o que eu não consegui postar ontem. Eu adoro comer. Comer para mim é um prazer. Simplesmente me faz bem. Como porque gosto, e nisto, estou precisando eliminar uns 8 kilos.
    Logo que comecei a visitar o seu blog li a dica da balança e foi a minha primeira atitude: comprei uma, e só com esta atitude já me controlo mais. Nunca gostei muito de frituras, doces, mas adoro pão e massas. Arroz para mim é um manjar dos deuses. Cortar arroz, pão e massas é um suplicio muito grande para mim. Vivo muito bem sem chocolate, sem doces e sem frituras, mas dispensar pães e massas é muito complicado.
    Bem, resumindo o que escrevi ontem, eu admiro muito a sua disposição, a sua vontade, porque eu tentei e não consegui uma dieta radical. Tentei ficar só com o cafezinho de manhã, mas não deu. Sinto dor no estômago, fico mal humorada, com dor de cabeça, e no fim das contas estou diminuindo tudo, mas aos poucos. Mas já me sinto feliz, porque ao ler você todos os dias encontro disposição para me controlar. Hoje eu fiquei feliz de comer só 3 daquele salqadinho que é "impossível comer um só". E foram só 3 mesmo.
    Mas eu já estou me sentindo mais feliz e confiante de que vou conseguir, porque com o pequeno passo que já dei - diminuir um pouco de tudo - já consegui eliminar 2,700 Kg. Tem dia que peso e tem 100 ou 200 g a mais, mas aí começo o dia já reduzindo alguma coisa, e tento me manter assim durante todo o dia.
    Muito obrigada por ser esta amiga que me estimula todos os dias.
    Raquel - SP

    ResponderExcluir
  4. Olá Raquel!

    Que bom que uma pequena dica minha te ajudou. Eu percebi que se eu tivesse balança, lá, muito tempo atrás, quando meu manequim ainda era 42, eu não teria engordado tanto, pois realmente ficamos muito mais atentas às oscilações e não “relaxamos”.

    Ontem quando escrevi que alimento não pode ser usado para outra coisa que não alimentar, sabia que muita gente iria se sentir incomodada, pois eu mesma, nunca utilizei a alimentação como válvula de escape, sempre gostei muito de comer e já tinha o tema de hoje na cabeça, justamente para complementar.

    É isso mesmo, o ideal é REDUZIR, principalmente quando já não temos onde CORTAR. Concordo totalmente com seu raciocínio, não tendo os doces ou as frituras, só nos resta reduzir o que comemos normalmente.

    No meu caso eu primeiro precisei me desintoxicar, pois comia muito pão e massas, precisei passar por uma fase bem radical para conseguir realmente comer menos. O pão ainda é um perigo, prefiro evitá-lo, pois me dá mesmo muita fome.

    Agora já como uma quantidade bem menor de tudo, e consigo resistir àquele pedaço a mais da lasanha, à colher a mais do arroz, fico bem com muito menos, mas foi um processo lento, onde eu precisei observar cada reação do meu organismo para entender de verdade o que estava acontecendo.

    Obrigada pela participação, são os comentários e depoimentos de todos que enriquecem essa troca de experiência que eu sinto, tem sido muito valiosa para todos.

    ResponderExcluir
  5. Oie... Para a competição desta semana eliminei: 0,500 gramas, estou pesando 58,8Kg!!!! Vamo que vamo....

    ResponderExcluir
  6. Olá Edamoa....
    Ai menina, semana desastre......Eu preciso de verdade entender que comer tdo que vejo pela frente não va resolver NENHUM dos meus problemas....são 8 e meia da manha e tdo que ja comi hoje serve p me deixar bem alimentada até domingo mais ou menos...estou mto p baixo essa semana....Hoje como sabe o maior frio de novo aqui em SP, estou sem balança em casa entao peso numa farmacia a caminho do trabalho e hoje com essse monte de roupa estou com 87,70 de novo...nao acredito q tenha engordado isso tdo nessa semana pq ja deu p ver uma mudancinha no meu corpo com o pouquinho q emagreci por isso acho q tenha sido só as roupas mesmo...Preciso dar um jeito nisso pq assim nao vou conseguir ter ctza nunca do meu desempenho...preciso de uma balança...
    Bom...não sei o q fazemos com o resultado de hoje...estou triste com tdo!Força p nós.....E superação....

    ResponderExcluir
  7. Olá Elaine,

    Você me mata de rir... Acho que tem que ser assim mesmo, levar com bom humor.

    Eu até anotei seu resultado na tabela, mas sinceramente não acredito que o resultado esteja correto, pois com certeza, na semana passada você se pesou com muiiito menos roupas e hoje com o frio que estava devia ter mais de um quilo adicional de roupa.

    Sendo assim, não encane com o resultado, tente ir se controlando na medida do possível sem desanimar.

    É uma luta que você trava com seu subconsciente, é uma luta diária, aos poucos você vai vencendo e superando as dificuldades.

    ResponderExcluir
  8. Eu tb ri qdo subi na balança n encanei mesmo com o resultado de hoje. Sei q o q vc disse é a real. Concerteza o problema são as roupas. Mas a semana n foi boa mesmo e estou chateada com outras coisas.........

    ResponderExcluir
  9. Elaine,

    Eu morri de rir com seu exagero dizendo que havia comido pelo final de semana todo.

    Tente não pensar no que te chateia. Sei que é difícil e dependendo do que se trata, talvez seja impossível, mas tente.

    Um pensamento para você: "O impossível é quase sempre o que nunca se tentou..." (não sei o autor, li isso muitos anos atrás ainda na adolescência e nunca mais esqueci).

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.